quarta-feira, 11 de junho de 2014

307 – The Beatles – A hard day’s night (1964)




Escrita por John Lennon mas creditada à Lennon/McCartney. Foi lançada na trilha sonora do filme de mesmo nome e depois lançada depois como compacto simples que teve Things we said today como Lado B no Reino Unido e I should have known better como Lado B nos Estados Unidos. 

Foi a música principal e que deu ao nome do primeiro filme dos Beatles e que teve um disco de mesmo nome. Chegou ao primeiro lugar nos Estados Unidos e Reino Unido. O disco de mesmo nome tambem chegou ao primeiro lugar no Reino Unido e nos Estados Unidos, em agosto de 1964, e foi a primeira vez que um artista conseguiu esse feito. 

Foi gravada em 16 de abril de 1964 nos EMI Studios, em Londres, e lançada em 10 de julho de 1964. O titulo da cançao foi dito por Ringo, quando ele disse isso numa entrevista pra o DJ Dave Hull em 1964. Ringo disse assim: “Nós fomos trabalhar e trabalhamos o dia todo e acabamos virando a noite tambem, ainda trabalhando. Eu pensava que ainda era dia e disse: ‘tem sido um dia (day) duro…’ e olhei ao redor e vi que estava escuro e disse: ‘noite’ (night)… foi assim que veio A hard day’s night."

O titulo no entanto foi usado primeiro pro filme, so depois que compuseram a música. De acordo com John na entrevista da Playboy de 1980: “Eu estava indo pra casa e Dick Lester, o diretor do filme, sugeriu o titulo, a partir de algo que Ringo tinha ditto. Eu usei isso no livro que estava escrevendo na epoca, In his own write, mas foi apenas uma frase dita sem importancia por Ringo. Um dos seus malapropismos. Um Ringo-ismo, onde ele disse isso nao pra ser engraçado, ele apenas disse. Entao Lester disse, vamos usar esse título”. 

John entao colocou na cabeça que ele iria compor a canção título do filme. Trabalhou na canção a noite toda e trouxe-a pra comentarios na manhã seguinte. Ele disse na entrevista da Playboy, em 1980: “Eu trouxe a canção na manhã seguinte, porque tinha uma competiçãozinha entre eu e Paul pra saber quem iria pegar o Lado A, quem tinha os Hits. Se voce notar, no começo dos Beatles, a maioria dos hits, nos filmes e em tudo, eram meus… no período inicial eu dominava o grupo… e a única razao de Paul cantar em A hard day’s night, na bridge, é porque eu não alcancei as notas. 

Foi gravada em 16 de abril de 1964 e levaram menos de tres horas pra polir a canção pro lançamento final, eventualmente selencionando o take 9 pra ser lançado. 

A jornalista Maureen Cleave disse que pegou o taxi com John e foram pra o Abbey Road pra uma sessão de gravacao, justamente dessa música. John tinha nas maos um cartao de feliz aniversario de um fã pro filho dele, Julian e no cartao dizia “When I get home to you, I find my tiredness is trough..”. John pegou uma caneta, riscou a frase e escreveu no lugar When I get home to you, I find the things that you do, will make me feel all right”. 

Os outros Beatles estavam no estúdio já, com George Martin. John tipo que assobiou a melodia pros outros, não tinha copias das letras ou nada. Tres horas depois, o tape estava pronto. O cartao de aniversario que ele riscou se encontra na British Library.


Foi lançada primeiramente nos Estados Unidos, em 26 de junho de 1964 no album A hard day’s night, a trilha sonora do filme. Foi a primeira canção a ser lançada em disco antes de ser lançada em compacto. No Reino Unido chegou apenas em 10 de julho, juntamente na trilha sonora e no compacto simples que tinha Things we said today no lado B. 


O compacto chegou ao número 1 dos charts britanicos em 25 de julho de 1964, tirando o primeiro lugar de It’s all over now, dos Stones. Chegou ao primeiro lugar no mesmo dia nos Estados Unidos.  

Já o compacto nos Estados Unidos chegou apenas em 13 de julho e no Lado B tinha I should have known better. Foi estabelecido um novo recorde, ninguem até entao tinha tido um número 1 no Reino Unido e número 1 nos Estados Unidos ao mesmo tempo. Os Beatles foram os primeiros a conseguir isso. Isso só ocorreu novamente em 1970, quando Simon and Garfunkel conseguiram esse feito com Bridge over troubled water. A hard day’s night vendeu um milhão de cópias nos Estados Unidos em apenas cinco semanas. 

Em 1965, A hard day’s nighr ganhou um Grammy por melhor performance musical de um grupo vocal. É a canção de número 154 na lista das 500 maiores canções de todos os tempos. 

A hard day’s night é imediatamente reconhecida antes das vozes entrar no começo, graças à inconfundivel guitarra de 12 cordas Rickenbacker 360/12 de George Harrison. Ele faz um acorde de introducao sinistro. De acordo com George Martin, eles sabiam que essa canção iria abrir o filme e o disco, entao procuraram um som forte e efetivo pra começar a cancao. O acorde de guitarra estridente foi um perfeito começo. 

Na discografia dos Beatles, apenas encontramos paralelo no acorde final Mi no final de A day in the life. Dizem até que esse acorde inicial de A hard day’s night marca o pico criativo dos Beatles e o final de A day in the life marca o fim desse pico.


O acorde inicial tem sido debatido por decadas por especialistas em música. Uns dizem que é um G7add9sus4, outros dizem um G7sus4, outros um G11sus4. Mas na verdade, o exato acorde é um Fadd9, confirmado por George Harrison numa entrevista em 15 de fevereiro de 2001. George disse: “É um F com um G em cima, mas você terá que perguntar à Paul a nota de baixo pra pegar a história completa”. 


Na gravação, tanto John quanto Paul fizeram double track das vozes. John canta a canção nos versos e Paul na bridge. No refrao, Paul canta em harmonia alta e John em harmonia baixa. 

A gravação do solo foi um dos aspectos mais dificeis da sessao. Um tape que apareceu nos anos 1980 mostra George perdido, sem encontrar o tempo e errando notas. Mas quando a sessao acabou às dez da noite, ele tinha esculpido um dos solos mais memoraveis dos Beatles. Geoff Emerick, um dos engenheiros de som dos Beatles, disse que George sempre passava muito tempo trabalhando nos solos. Tudo era dificil pra ele, nada vinha fácil. 

A canção acaba com George tocando um arpegio do acorde inicial Fadd9 durante o fadeout. Essa foi a primeira vez que os Beatles usaram essa técnica. Todas as musicas antes tinham fechado com um acorde final. 

A letra fala sobre a devocão que não morre do cantor à sua amada. E porque ele trabalha tanto pra que ela possa comprar as coisas que ela quer. Ele fala do seu cansaço quando chega em casa do trabalho, mas as coisas que sua amada faz, faz com que ele se sinta melhor. 

John fez os vocais dos versos, double tracked, e tocou guitarra eletrica e violoes. Paul fez os vocais da bridge, double tracked, fez os backing vocals e tocou o baixo. George Harrison tocou guitarra solo de 12 cordas. Ringo tocou bateria, bongês e sino de vaca. George Martin tocou piano. 

A hard day’s night foi usada como música de despertador em naves espaciais nas missoes STS-30, STS-61 e STS-69.

The Supremes regravou-a em 1964, assim como Quincy Jones e Peggy Lee e Santo and Johnny. Em 1965 foi a vez dos Kingsmen, Ella Fitzgerald e Petter Sellers. Em 1966, foi regravada por Chet Atkins e Billy Preston. Johnny Rivers em 1967, Dionne Warwick em 1969, John Mayall em 1976, Otis Redding em 1982, Goldie Hawn em 1988, Rita Lee em 2001, Billy Joel em 2005, entre outras tantas dezenas de artistas. 

No espetaculo do Cirque du Soleil chamado Love, eles usam o acorde de abertura de A hard day’s night pra apresentar Get back. O Acorde é tocado ao contrário e enquanto o solo de bateria de The end é tocado, ao corde é tocado até o começo. 


A letra:

It's been a hard day's night, and I'd been working like a dog
It's been a hard day's night, I should be sleeping like a log
But when I get home to you I find the things that you do
Will make me feel alright

You know I work all day to get you money to buy you things
And it's worth it just to hear you say you're going to give me everything
So why on earth should I moan, cos when I get you alone
You know I feel OK

When I'm home everything seems to be right
When I'm home feeling you holding me tight, tight, yeah

It's been a hard day's night, and I'd been working like a dog
It's been a hard day's night, I should be sleeping like a log
But when I get home to you I find the things that you do
Will make me feel alright owww

So why on earth should I moan, cos when I get you alone
You know I feel OK

When I'm home everything seems to be right
When I'm home feeling you holding me tight, tight, yeah

It's been a hard day's night, and I'd been working like a dog
It's been a hard day's night, I should be sleeping like a log
But when I get home to you I find the things that you do
Will make me feel alright
You know I feel alright
You know I feel alright  


A versao original, dos Beatles, de 1964:



Johnny Rivers, ao vivo, em 1967:



Billy Joel ao vivo em Frankfurt, em 1994:

quinta-feira, 5 de junho de 2014

306 – Roy Orbison – Oh, Pretty woman! (1964)




Escrita por Roy Orbison e Bill Dees, foi lançada em compacto simples em agosto de 1964, com Yo te amo Maria como Lado B. A canção teve sucesso mundial. Foi lançada pela Monument Records, de Nashville, Tennessee. 

A canção ficou tres semanas no número 1 dos charts pop americanos e foi o terceiro compacto de Orbison a ser número 1 no Reino Unido. Anteriormente, os compactos à chegarem ao número 1 no Reino Unido de Orbison foi Only the Lonely, de 1960 e It’s over, do começo de 1964. 

Tinham tres guitarristas na sessao de gravacao de Oh Pretty Woman. Billy Sanford, Jerry Kennedy e Wayne Moss. Billy Sanford tocaria muito pra muitos artistas, desde Elvis Presley à Don Williams. Floyd Cramer tocou piano, Bob Moore no baixo, Boots Randolph e Charlie McCoy no sax e Buddy Harman e Paul Garrison na bateria. Roy Orbison tocou uma Epiphone de 12 cordas. 

Oh Pretty woman vendeu sete milhoes de copias e foi o ponto alta da carreira de Roy Orbison. Cinco anos depois do lançamento, em 1969, recebeu o disco de ouro. Em 1991, com Orbison já falecido, a canção ganhou um Grammy Award for best male pop vocal performance, na gravação ao vivo do show da HBO Roy Orbison and Friends, a black and white night. Em 1999, a canção ganhou um Grammy Hall of Fame Award e foi escolhida como um das 500 canções que deram forma ao rock and roll. É tambem a número 222 da lista das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone. 

A letra conta a historia de um cara que vê uma bonita garota andando. Ele a deseja e pensa se, mesmo bonita como é, se ela é solitária como ele. No ultimo minuto, ela volta e se junta à ele. O titulo da música foi inspirado na esposa de Orbison, Claudette, que disse pra ele que estava de saída e ele perguntou se ela precisava de dinheiro. O co-autor da música Bill Dees entao disse “A pretty woman never needs any money”. E daí tiraram o titulo da música.  

Foi regravada por Johnny Rivers em 1964, por Al Green em 1972 e por Victor Wood, em 1976 foi a vez de Andy Kim e John Mellencamp. Em 1978, foi regravada por Connie Francis. Em 1982 foi a vez de Van Halen. Em 1986 por The Holy Sisters of the Gaga Dada. Em 1987 por Bad News. Em 1983, Sam Hui gravou uma versao em Cantones. Em 1990, Ricky Van Shelton gravou uma versao. Em 1991 foi a vez de Nokie Edwards. Em 2009, Bruce Springsteen cantou-a com John Fogerty ao vivo no rock and roll hall of fame. 

O filme Pretty Woman, com Richard Gere e Julia Roberts foi inspirada nessa canção. 

A letra:

Pretty woman, walking down the street
Pretty woman, the kind I like to meet
Pretty woman
I don't believe you, you're not the truth
No one could look as good as you
Mercy

Pretty woman, won't you pardon me
Pretty woman, I couldn't help but see
Pretty woman
That you look lovely as can be
Are you lonely just like me
Wroooooow

Pretty woman, stop a while
Pretty woman, talk a while
Pretty woman, give your smile to me
Pretty woman, yeah yeah yeah
Pretty woman, look my way
Pretty woman, say you'll stay with me
'Cause I need you, I'll treat you right
Come with me baby, be mine tonight

Pretty woman, don't walk on by
Pretty woman, don't make me cry
Pretty woman, don't walk away, hey...okay
If that's the way it must be, okay
I guess I'll go on home, it's late
There'll be tomorrow night, but wait
What do I see?
Is she walking back to me?
Yeah, she's walking back to me!
Oh, oh, Pretty woman!


Roy Orbison em 1964:



Roy Orbison com amigos, como Bruce Springsteen, James Burton (ex-guitarrista de Ricky Nelson e Elvis Presley), Tom Waits, KD Lang, Jackson Browne e Elvis Costello, em 1987:



Agora Bruce Springsteen com John Fogerty em 2009:


terça-feira, 3 de junho de 2014

305 – The Beach Boys – Fun fun fun (1964)




Escrita por Brian Wilson e Mike Love, foi gravada em primeiro de janeiro de 1964 e lançada em 3 de fevereiro de 1964, pela Capitol Records, num compacto que trazia Why do fools fal in love? como Lado B. O produtor foi o proprio Brian Wilson.

A canção é sobre uma adolescente que diz ao pai que precisa do carro dele, um Ford Thunderbird para ir na biblioteca. O pai deixa, mas ela não vai pra biblioteca, ela pega um hamburger para almoco e dirige o mais rapido que pode. No fim, o pai descobre a mentira e toma as chaves do carro dela. Mas o narrador diz a ela pra não se preocupar, pois ele tem ideias para os dois se divertirem juntos. 

Murry Wilson, o pai dos irmaos Wilson, disse que a ideia para a canção era imoral e tentou impedir que o grupo a gravasse. Mas o compacto se tornou um TOP 5. Eles acabaram demitindo Murray como manager depois desse episódio e durante as gravacoes de I get around.  

A guitarra eletrica da introducao foi baseada em Johnny B. Goode, de Chuck Berry e que por sua vez tinha sido baseada na introducao da música de Louis Jordan Ain’t that just like a woman (they’ll do it every time).
Gravaram a canção como dito antes em primeiro de janeiro de 1964, no Western Recorders Studios. Mike Love faz os vocais principais. As gravacoes mono e stereo tem uma significante diferença. O fadeout da versao stereo começa antes do que na versao mono, com os instrumentos acabando antes do vocais e uma parte da bateria com overdub. 

O compacto chegou ao número 5 dos charts pop americanos. Chegou ao número 6 na Australia, ao número 49 na Alemanha Ocidental, numero 4 nas Filipinas e número 3 em Hong Kong. Em fevereiro de 1966, Status Quo gravou uma versao da canção, que chegou ao número 24 no Reino Unido. Essa versão do Status Quo teve os Beach Boys na gravação nos backing vocals e ganhou uns versos extras. Francis Rossi fez os vocais principais em quase toda a canção. Apenas nos versos novos Mike Love cantou. 

Foi lançada pelos Beach Boys ao vivo em 1964, 1973, e em 1976 foi gravado um concerto pra TV de um show deles que continha essa música. Foi lançado em DVD depois com o nome Good Vibrations tour. Tambem uma versao de 1980 ao vivo foi lançada em 2002. 

Em 1965 foi regravada pelos Boomerangs and Brendan Bower and His Royal Show Band Waterford. Foi lançada tambem em frances em 1965 pelos Missiles e pelos Excentriques. Dino, Desi and Billy gravaram-a em 1966. The Surfriders gravaram-a em 1967. The Carpenters em 1973 e em 1976 Adam Surf and The Pebble Beach gravaram-a. 

Jane and Dean em 1982, Papa Doo Run Run em 1985. Joan Jett and The Blackhearts em 1986, Alvin and The Chipmunks em 1987, Robin the Frog em 1993, John B. and The Surfin’ Safaris em 2002, Busted em 2003, Brian Wilson em 2001, Caleigh Peters em 2005, Grandaddy em 2000, entre outros artistas.  

A letra:

Well she got her daddy's car
And she's cruisin' through the hamburger stand now
Seems she forgot all about the library
Like she told her old man now
And with the radio blasting
Goes cruising just as fast as she can now

And she'll have fun fun fun
'Til her daddy takes the T-Bird away
(Fun fun fun 'til her daddy takes the T-Bird away)

Well the girls can't stand her
'Cause she walks looks and drives like an ace now
(You walk like an ace now you walk like an ace)
She makes the Indy 500 look like a Roman chariot race now
(You look like an ace now you look like an ace)
A lotta guys try to catch her
But she leads them on a wild goose chase now
(You drive like an ace now you drive like an ace)

And she'll have fun fun fun
'Til her daddy takes the T-Bird away
(Fun fun fun 'til her daddy takes the T-Bird away)

Well you knew all along
That your dad was gettin' wise to you now
(You shouldn't have lied now you shouldn't have lied)
And since he took your set of keys
You've been thinking that your fun is all through now
(You shouldn't have lied now you shouldn't have lied)

But you can come along with me
'Cause we gotta a lot of things to do now
(You shouldn't have lied now you shouldn't have lied)

And we'll have fun fun fun now that daddy took the T-Bird away
(Fun fun fun now that daddy took the T-Bird away)
And we'll have fun fun fun now that daddy took the T-Bird away
(Fun fun fun now that daddy took the T-Bird away)
(fun fun now that daddy took the T-Bird away)
(fun fun now that daddy took the T-Bird away)
(fun fun now that daddy took the T-Bird away)
(fun fun now that daddy took the T-Bird away)
(fun fun now that daddy took the T-Bird away)
(fun fun now that daddy took the T-Bird away) 

A versao original dos Beach Boys, de 1964: 


A versao dos Carpenters, de 1973:


Agora Status Quo:

segunda-feira, 2 de junho de 2014

304 – The Beatles – You can’t do that (1964)




Escrita por John Lennon mas creditada à Lennon/McCartney, foi gravada em 25 de fevereiro de 1964, nos estudios EMI em Londres, o Abbey Road. Foi lançada em 16 de julho de 1964. Foi lançada no LP A hard day’s night e em compacto simples, como Lado B do compacto que tinha Can’t buy me love como Lado A.  

Uma das canções semi-autobiograficas de John. Contradiz o tom genial com ameaças tensas e paranoia sexual. O tema de ciumes dessa canção foi revisitado por John em Run for your life e em Jealous guy. John tocou a guitarra solo, solo esse que ele criou. Isso era raro. 

John foi influenciado pelo ainda desconhecido Wilson Pickett na composicao dessa música. A cancao reflete o amor de John pelo Rhythm and Blues americano hard core.  

Quando as filmagens de A hard day’s night começaram, o diretor Dick Lester precisava que os Beatles trouxessem material inédito,e You can’t do that foi selecionada como parte da cena do Scala Theatre, onde eles tocam ao vivo, mas no final foi cortada juntamente com I’ll cry instead e I call your name. A gravacao levou 9 takes pra ser finalizada e ia ser o proximo Lado de um compacto, até que Paul escreveu Can’t buy me love e essa passou a ser o Lado A e You can’t do that o Lado B.  

Um take somente com o guia vocal de John foi inclusa no Anthology. Foi a primeira canção aser terminada na semana antes do começo das gravacoes de A hard day’s night. I should have known better e And I love her foram começadas no mesmo dia. 

Quando estavam em New York pro programa The Ed Sullivan Show, George Harrison ganhou de presente uma Rickenbacker 360 Deluxe, uma guitarra elétrica de 12 cordas que valia em 1964 a bagatela de 900 dolares. Essa guitarra foi a segunda produzida pela Rickenbacker. Ela foi ouvida pela primeira vez em You can’t do that. Ela tinha sido usada em Can’t buy me love, mas foi perdida na mixagem, entao fica sendo You can’t do that como a primeira.

George iria tocar a Rickenbacker em quase todas as músicas do LP A hard day’s night e foi a grande inspiracao pra Riger McGuinn, que depois fundaria os Byrds. 

Foi lançada primeiro nos Estados Unidos, em 16 de março de 1964 e em 20 de março no Reino Unido. Foi o sétimo compacto americano e o sexto ingles. Foi depois inclusa no album A hard day’s night. 

Os Beatles foram filmados cantando You can’t do that no sho que encerra o filme. A gravacao foi em 31 de março de 1964 no Scala Theatre, em Londres, mas não foi usada como dito anteriormente. Foi tocada no The Ed Sullivan Show de 24 de maio. Essa performance foi inclusa no filme The Makinf of A hard day’s night. 

Os Beatles gravaram You can’t do that 4 vezes pra radio BBC em 1964. Se tornou parte do repertorio ao vivo da banda naquele ano e era a segunda música do setlist, logo depois de Twist and Shout, durante as turnês americana e australiana. 

George Martin colocou um piano no dia 22 de maio, mas essa versao com o piano de Martin nunca foi usada. 

John cantou, tocou guitarra ritmica e solo. Paul tocou baixo, sino de vaca e fez backing vocals. George Harrison fez backing vocals e a guitarra solo numa Ricekbacker de 12 cordas. Ringo tocou bateria e congas. 

Foi regravada por Harry Nilsson, no seu primeiro album Pandemonium Shadow Show, de 1967. Ficou mais devagar. Foi o primeiro hit de Nilsson como performer. Chegou somente ao número 122 dos charts americanos, mas foi Top 10 no Canada. 

Nilsson se tornou no artista favorito dos Beatles. John Lennon dissse ter ouvido o disco Pandemonium Shadow Show por 36 horas seguidas quando recebeu uma cópia dada de presente por Derek Taylor. John entao ligou pra Nilsson pra dar os parabens pelo disco e começaram uma amizade que durou até o fim da vida de John. 

Em 1968, numa conferencia de imprensa quando foram formar a Apple Corps, perguntaram a John Lennon qual era o seu artista americano favorito e ele disse Harry Nilsson. Paul McCartney foi questionado da mesma forma e respondeu Harry Nilsson. 

As Supremes tambem fizeram uma versao em 1964 de You can’t do that. Danielle Licari em 1966, Vanilla Fidge, Andy Ellison, tambem fizeram uma versao dessa canção. Em 1991, The Bobs fizeram uma versao a cappella. The Punkies tambem fizeram uma versao, Amanda Overmyer cantou no American Idol, The Head Cat gravou em 2011 e Jim Schoenfeld gravou-a em 1972. 

A letra:

I got something to say that might cause you pain
If I catch you talking to that boy again
I'm gonna let you down
And leave you flat
Because I told you before, oh
You can't do that

Well, it's the second time I've caught you talking to him
Do I have to tell you one more time, I think it's a sin
I think I'll let you down (Let you down)
And leave you flat (Gonna let you down and leave you flat)
Because I've told you before, oh
You can't do that

Everybody's green
Cos I'm the one who won your love
But if they'd seen
You're talking that way they'd laugh in my face

So please listen to me, if you wanna stay mine
I can't help my feelings, I'll go out of my mind
I'm gonna let you down (Let you down)
And leave you flat (Gonna let you down and leave you flat)
Because I've told you before, oh
You can't do that, oh

(You can't do that
You can't do that
You can't do that
You can't do that
You can't do that)

Everybody's green
Cos I'm the one who won your love
But if they'd seen
You're talking that way they'd laugh in my face

So please listen to me, if you wanna stay mine
I can't help my feelings, I'll go out of my mind
I'm gonna let you down (Let you down)
And leave you flat (Gonna let you down and leave you flat)
Because I've told you before, oh
You can't do that

A versao original dos Beatles, de 1964:


A versao de Harry Nilsson, de 1967:


A versao das Supremes, de 1964:

2260 – The Jam – Beat Surrender (1982)

  Escrita por Paul Weller, foi lançada em 22 de novembro de 1982 em um compacto que tinha Shopping como Lado B. Nunca saiu em disco da b...