sexta-feira, 30 de outubro de 2015

430 – Sonny and Cher – I got you, babe (1965)

Escrita por Sonny Bono, foi lançada em 9 de julho de 1965 no primeiro disco da dupla Look at us. Também foi lançada em compacto com It's gonna rain como Lado B. Esse compacto chegou ao número 1 dos charts pop americanos em agosto de 1965 e ficou três semanas no topo. Vendeu mais de um milhão de cópias na época e tambem foi número 1 no Canada e número 1 no Reino Unido.

É a canção de número 444 da lista das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Sonny Bono trabalhava como Compositor e produtor para Phil Spector. Então ele resolveu escrever essa canção pra ele mesmo e sua esposa, Cher, uma noite no basement da casa deles. O Wrecking Crew participou da gravação. Hal Blaine foi o baterista. I got you babe se tornou a música da carreira deles e a gravação definiu o começo do movimento contracultural hippie.

A canção era o sentimento oporto de It ain't me babe, de Bob Dylan. A diferença era a letra complexa de Dylan e simples de Sonny. Ele começava com “They”, sugerindo pessoas que colocavam barreiras no romance deles. No entanto, enquanto a estrutura da música de Dylan era simples, a de Sonny era mais ambiciosa estruturalmente.

Com o tempo de valsa, as vezes escutamos um oboé tocado por Warren Webb. Os vocais se alternam, deixando a canção mais interessante.

Além de número 1 nos três países já citados, foi também número 3 na Australia, 6 na Austria, 12 na Belgica, 8 na Finlandia, 7 na França, 3 na Alemanha, 2 na Irlanda, 4 na Holanda, 1 na Nova Zelandia, 6 na Noruega, 5 em Singapura, 5 na Africa do Sul, 5 na Suécia e 7 na Suíça.

20 anos depois, em 1985, o UB40 lançou uma versão em conjunto com Chrissie Hynde, dos Pretenders. Essa versão saiu no disco Baggariddim, do UB40, de 1985 e também dos Pretenders The Singles, de 1987. A versão deles chegou ao número 1 dos charts britanicos e número 28 dos charts pop americanos.

Em 1993, Cher gravou uma versão com Beavis and Butthead, do desenho animado. Essa gravação chegou ao TOP40 no Reino Unido, Belgica e Suécia, assim como TOP10 na Holanda.

A letra:

They say we're young and we don't know
We won't find out until we're grown
Well I don't know if all that's true
'Cause you got me, and baby I got you

Babe
I got you babe
I got you babe

They say our love won't pay the rent
Before it's earned,
Our money's all been spent
I guess that's so, we don't have a pot
But at least I'm sure
Of all the things we got

Babe
I got you babe
I got you babe

I got flowers in the spring
I got you to wear my ring
And when I'm sad, you're a clown
And if I get scared, you're always around

Don't let them say your hair's too long
'Cause I don't care,
With you I can't go wrong
Then put your little hand in mine
There ain't no hill or mountain
We can't climb

Babe
I got you babe
I got you babe

I got you to hold my hand
I got you to understand
I got you to walk with me
I got you to talk with me
I got you to kiss goodnight
I got you to hold me tight
I got you, I won't let go
I got you to love me so
I got you babe
I got you babe
I got you babe
I got you babe

Sonny and Cher:


UB40 and Chrissie Hynde:


Cher com Beavis and Butthead:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1942 – The Police – Message in a bottle (1979)

Escrita por Sting, foi gravada em fevereiro de 1979 no Surray Sound Studios e lançada em 7 de setembro de 1979 no compacto que tinha La...