sexta-feira, 2 de outubro de 2015

415 – The Byrds – Turn! Turn! Turn! (1965)

Escrita por Peter Seeger no fim dos anos 50s, foi gravada pelos Byrds em setembro de 1965, nos estúdios da Columbia Records, em Hollywood, na California. Foi lançada logo em 1 de outubro em um compacto que tinha She don't care about me como Lado B.

A letra foi adaptada do capítulo 3 do Livro do Eclesiastes. Foi gravada inicialmente pelos Limeliters e atendia pelo título To everything there is a season, em 1962. E alguns meses foi regravada pelo próprio Seeger. Mas só se tornou um hit internacional com a gravação dos Byrds e nossa escolha na lista.

A versão dos Byrds chegou logo ao número 1 dos charts pop americanos em 4 de dezembro de 1965, um dia antes do meu pai completar 17 anos de idade. A música da adolescencia dele é de me causar inveja. Turn, turn, turn também chegou ao número 3 no Canadá e número 26 no Reino Unido.

O texto bíblico selecionado pra música diz que há um tempo e lugar para todas as coisas: Riso e tristeza, cura e matança, guerra e paz e por ai vaí.

A canção, como foi dito anteriormente, foi gravada inicialmente pelo grupo folk Limeliter, mesmo antes da versão de Peter Seeger, sob o titulo de To everything there is a season. Um dos membros dos Limeliters era Roger McGuinn. Quando saiu dos Limeliters e foi tocar com Judy Collins, McGuinn fez um arranjo novo dessa canção pra ela gravar em 1963, já com o novo título Turn, turn, turn (To everything there is a season). Quando deixou de tocar com ela e formou os Byrds, ele decidiu regravar a canção com sua nova banda.

Mas antes disso, foi regravada ainda em 1963 por Marlene Dietrich, em alemão, com Burt Bacharach regendo a orquestra na gravação. Em 1964 foi também regravada pelo artista australiano Gary Shearston.

A ideia de regravar veio durante uma turnê, onde Dolores, esposa de Roger McGuinn pediu pra tocarem a música dentro do onibus da banda. O jeito que ele tocou soou mais como folk rock do que apenas folk e caiu como uma luva na intenção deles de seguirem nessa linha.

Foram necessarios 78 takes para gravar a música, espalhados em 5 dias. Possui os elementos de harmonias vocais e guitarra Rickebacker de 12 cordas.

Foi regravada também por Jan & Dean em 1965, The Seekers, em 1966, Mary Hopkins em 1968, Nina Simone, em 1969, Dolly Parton, em 1984, Chris de Burgh, em 2008, Tori Amos em 2010, entre outros artistas.

A letra:

To everything - turn, turn, turn
There is a season - turn, turn, turn
And a time to every purpose under heaven

A time to be born, a time to die
A time to plant, a time to reap
A time to kill, a time to heal
A time to laugh, a time to weep

To everything - turn, turn, turn
There is a season - turn, turn, turn
And a time to every purpose under heaven

A time to build up, a time to break down
A time to dance, a time to mourn
A time to cast away stones
A time to gather stones together

To everything - turn, turn, turn
There is a season - turn, turn, turn
And a time to every purpose under heaven

A time of love, a time of hate
A time of war, a time of peace
A time you may embrace
A time to refrain from embracing

To everything - turn, turn, turn
There is a season - turn, turn, turn
And a time to every purpose under heaven

A time to gain, a time to lose
A time to rend, a time to sew
A time for love, a time for hate
A time for peace, I swear it's not too late!


A versão original dos Byrds:


Roger McGuinn, ex-Byrds:


Bruce Springsteen, com Roger McGuinn:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1942 – The Police – Message in a bottle (1979)

Escrita por Sting, foi gravada em fevereiro de 1979 no Surray Sound Studios e lançada em 7 de setembro de 1979 no compacto que tinha La...