quarta-feira, 21 de outubro de 2015

424 – The Rolling Stones – The last time (1965)

Escrita por Mick Jagger e Keith Richards, foi em 11 e 12 de janeiro de 1965, nos estúdios da RCA, em Hollywood, California. Foi lançada em 26 de fevereiro de 1965 no Reino Unido e 13 de março de 1965 nos Estados Unidos, em um compacto que tinha Play with fire como Lado B.

Foi o primeiro compacto escrito por Mick Jagger e Keith Richards. Foi o terceiro compacto dos Stones à chegarem no numero 1 no Reino Unido, ficando três semanas no topo, no fim de março de 1965 e começo de abril. Chegou ao número 2 na Irlanda. O riff era tocado por Brian Jones e os acordes os solos eram tocados por keith Richards.

Mick Jagger cantou e tocou percussão. Brian Jones tocou guitarra. Keith Richards tocou guitarra solo e fez backing vocals. Bill Wyman tocou baixo e fez backing vocals. Charlie Watts tocou bateria.

Foi regravada pelos Grateful Dead ao vivo. The Andrew Oldham Orchestra gravou-a com cordas, arranjada por David Whitaker. Ronnie Bird lançou uma versão em francês. The Who gravou-a em 1967. Bruce Springsteen sempre tocava-a nos seus shows. Bobby Bare gravou-a em 1978, Dusan Prelevic gravou uma versão em sérvio.

The Tractor gravaram-na em 1997. Também em 1997 a banda The Verve colocou um sample de The last time com as cordas em sua clássica Bitter Sweet Symphony.

Em 1998 Mare Winningham gravou uma versão. Em 2002 foi a vez de John Farnham. Nena gravou em 2007. Mick Jagger gravou com Arcade Fire para um episódio de Saturday Night Live.

A versão do The Who foi gravada em 28 de junho de 1967 e lançada logo em 30 de junho de 1967 em um compacto que tinha Under my thumb como Lado B.

A gravação desse compacto se deu porque Mick Jagger e Keith Richards foram presos por estarem portando drogas. Eles gravaram essas duas canções dos Stones pra ajudar na fiança da dupla. Mas quando o compacto saiu, eles já haviam sido soltos. Foram gravadas nas pressas e ficaram nas lojas por uma semana apenas. O baixista do The Who John Entwistle estava em lua-de-mel e autorizou Pete Townshend a gravar o baixo por ele nas duas gravações. Chegaram ao número 44 dos charts britanicos.

A letra:

Well I told you once and I told you twice
But you never listen to my advice
You don't try very hard to please me
With what you know it should be easy
Well this could be the last time
This could be the last time
Maybe the last time
I don't know. Oh no. Oh no

Well, I'm sorry girl but I can't stay
Feelin' like I do today
It's too much pain and too much sorrow
Guess I'll feel the same tomorrow
Well this could be the last time
This could be the last time
Maybe the last time
I don't know. Oh no. Oh no

Well I told you once and I told you twice
That someone will have to pay the price
But here's a chance to change your mind
Cos' I'll be gone a long, long time
Well this could be the last time
This could be the last time
Maybe the last time
I don't know. Oh no. Oh no
Well, this could be the last time

Stones em 1965:


A versão do The Who:


A versão de Andrew Oldham Orquestra, instrumental, que foi usada em Bitter sweet symphony:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1942 – The Police – Message in a bottle (1979)

Escrita por Sting, foi gravada em fevereiro de 1979 no Surray Sound Studios e lançada em 7 de setembro de 1979 no compacto que tinha La...