quinta-feira, 29 de outubro de 2015

429 – The Beach Boys – Help me, Rhonda (1965)

Escrita Brian Wilson e Mike Love, foi gravada nos dias 8 e 19 de janeiro de 1965 no United Western Recorders em Hollywood, California e lançada em 8 de março de 1965 no disco Today! Foi lançada também no dia 5 de abril em um compacto que tinha Kiss me baby como Lado B.

Chegou ao número 1 nos charts pop americanos, se tornando o segundo compacto dos Beach Boys a chegar ao número 1. O primeiro foi I get around, de 1964, já comentado aqui no nosso blog. Help me, Rhonda foi o primeiro compacto dos Beach Boys a ter Al Jardine nos vocais principais.

A letra conta a narrativa de como um cara estava atraído por uma menina e então a mesma arranja outro cara e para ajudar no processo de cura, ele pede a outra garota, Rhonda, pra ajudá-lo nesse processo.

Foi gravada com os Beach Boys e a Wrecking Crew: Carl Wilson, Bill Pitman e Glen Campbell nas guitarras, Billy Strange no ukulelê, Ray Pohlman no baixo, Leon Russell no piano, Hal Blaine na bateria e timbal, Julius Wetcher nas claves, Billy Lee Riley na gaita, Steve Douglas e Plas Johnson nos sa tenor e Jay Migliori no sax baritono. Al Jardine fez o vocal principal e Carl Wilson Dennis Wilson, Mike Love e Brian Wilson fizeram os backing vocals.

Nao tem um solo de guitarra sequer e a música começa com uma introdução breve de ukulelê.

Na primeira sessão de gravação, Murry Wilson, o pai dos irmãos Wilson, chegou bebado no estúdio, reclamando da gravação e do entusiasmo dos membros da banda. Brian Wilson ficou puto, tirou os headphones e a briga foi toda gravada e espalhada aos fãs da banda.

Além de número 1 nos Estados Unidos, chegou ao número 1 no Canadá, número 5 na Suécia, número 10 na Alemanha e Austrália, número 2 em Singapura, número 3 nas Filipinas, número 5 em Hong Kong, número 9 na Irlanda e número 27 no Reino Unido.

Os Beach Boys tocaram com o Grateful Dead em 27 de abril de 1971 no Fillmore East em NYC. Jerry Garcis deu o seu toque especial naquela oportunidade à canção.

Foi regravada por Roy Orbison em 1970, por Johnny Rivers em 1975, Jan and Dean em 1982, Brian Wilson em 2000, Ricky Martin em 2001, Al Jardine e Steve Miller em 2010, entre outros.

A letra:

Well since she put me down I 've been out doin' in my head
Come in late at night and in the mornin' I just lay in bed

Well, Rhonda you look so fine (look so fine)
And I know it wouldn't take much time
For you to help me Rhonda
Help me get her out of my heart

Help me Rhonda
Help, help me Rhonda
Help me Rhonda
Help, help me Rhonda
Help me Rhonda
Help, help me Rhonda
Help me Rhonda
Help, help me Rhonda
Help me Rhonda
Help, help me Rhonda
Help me Rhonda
Help, help me Rhonda
Help me Rhonda yeah
Get her out of my heart

She was gonna be my wife
And I was gonna be her man
But she let another guy come between us
And it shattered our plan


Well, Rhonda you caught my eye (caught my eye)
And I can give you lotsa reasons why
You gotta help me Rhonda
Help me get her out of my heart

Help me Rhonda
Help, help me Rhonda
Help me Rhonda
Help, help me Rhonda
Help me Rhonda
Help, help me Rhonda
Help me Rhonda
Help, help me Rhonda
Help me Rhonda
Help, help me Rhonda
Help me Rhonda
Help, help me Rhonda
Help me Rhonda yeah
Get her out of my heart

Help me Rhonda
Help, help me Rhonda
Help me Rhonda
Help, help me Rhonda
Help me Rhonda
Help, help me Rhonda
Help me Rhonda
Help, help me Rhonda
Help me Rhonda
Help, help me Rhonda
Help me Rhonda
Help, help me Rhonda
Help me Rhonda yeah
Get her out of my heart

Help me Rhonda
Help, help me Rhonda
Help me Rhonda
Help, help me Rhonda
Help me Rhonda
Help, help me Rhonda
Help me Rhonda
Help, help me Rhonda

The Beach Boys:


Johnny Rivers:


Brian Wilson e Al Jardine, em 2014:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1942 – The Police – Message in a bottle (1979)

Escrita por Sting, foi gravada em fevereiro de 1979 no Surray Sound Studios e lançada em 7 de setembro de 1979 no compacto que tinha La...