sábado, 5 de abril de 2014

288 – The Rooftop Singers – Walk right in (1962)




Trata-se de um country blues escrita por Gus Cannon e originalmente gravada pelos Cannon’s Jug Stompers, em 1929, lançada pela Victor Records. 

A nossa versão é a de 1962, dos Rooftop Singers. Essa versão deles ficou no número 1 dos charts pop no começo de 1963 por duas semanas. Chegou ao número 4 dos charts de Rhythm and Blues e número 23 dos charts de country. Chegou ao número 1 na Australia e número 10 no Reino Unido. 

O compacto dos Rooftop Singers, lançado pela Vanguard Records, teve a música Cool water no Lado B. 

Erik Darling, um dos Rooftop Singers, recrutou dois amigos pra gravar uma versão dessa música após ouvir a versão original de Cannon. Darling queria que o som fosse diferente, então ele e Bill Synoe, outro membro do grupo, tocaram violões de doze cordas. A precariedade da época era tão grande que só conseguiram um violão de 12 cordas. Pediram a Gibson, mas eles foram fabricar um pra quem era canhoto. 

O sucesso da música foi uma grande ajuda pra Cannon, que estava com quase 80 anos e tinha sido forçado à vender seu banjo no inverno anterior pra poder pagar a conta de aquecimento. Ele recebeu os royalties de compositor e teve um novo reconhecimento da sua música, o que deu a ele um novo contrato de gravação. 

Foi também regravada por Chet Atkins, Sammy Davis Jr., Ella Fitzgerald, Janis Joplin, Jerry Lee Lewis, Trini Lopez, The Ventures, entre outros. 

A versão dos Rooftop Singers apareceu no filme Forrest Gump e na trilha sonora do mesmo. Roger Branigin usou essa música na sua campanha pra governador do estado de Indiana em 1964, fazendo uma adaptação.  

O compositor e cantor francês Claude François se tornou famoso no começo da carreira graças à essa canção que ele fez uma versão em francês chamada Marche tout droit. 

A letra:

Walk right in, sit right down
Daddy, let your mind roll on
Walk right in, sit right down
Daddy, let your mind roll on
Everybody's talkin' 'bout a new way of walkin'
Do you want to lose your mind?
Walk right in, sit right down
Daddy, let your mind roll on

Walk right in, sit right down
Baby, let your hair hang down
Walk right in, sit right down
Baby, let your hair hang down
Everybody's talkin' 'bout a new way of walkin'
Do you want to lose your mind?
Walk right in, sit right down
Baby, let your hair hang down

[guitar interlude]

Walk right in, sit right down
Daddy, let your mind roll on
Walk right in, sit right down
Daddy, let your mind roll on
Everybody's talkin' 'bout a new way of walkin'
Do you want to lose your mind?
Walk right in, sit right down
Daddy, let your mind roll on
Daddy, let your mind roll on


A versão dos Rooftop Singers:



A versão dos Ventures:



 A versão em francês de Claude François: 


sexta-feira, 4 de abril de 2014

287 – The Four Seasons – Sherry (1962)




Escrita por Bob Gaudio, foi gravada originalmente pelos Four Seasons em janeiro de 1962 e lançada em fevereiro do mesmo ano, pela Vee-Jay Records, em um compacto simples que teve I’ve cried before como Lado B. 

Segundo o próprio autor, levou apenas 15 minutos pra criar a canção e chamá-la inicialmente de Jackie Baby, em homenagem à então primeira dama americana Jaqueline Kennedy. No estudio a música virou Terru Baby e depois Sherry, que era o nome da filha do melhor amigo de Gaudio, um DJ de New York chamao Jack Spector. 

Foi o primeiro compacto dos Four Seasons a ser lançado nacionalmente e o primeiro hit número deles. Chegou ao número 1 dos charts pop americanos em 15 de setembro de 1962, ficando nessa posição por cinco semanas consecutivas e número 1 dos charts de R&B por uma semana. 

Adrian Baker gravou uma versao em 1975 e Dreamhouse gravou uma versao em 1998.

A letra:


Sherry, Sherry baby
Sherry, Sherry baby
She-e-e-e-e-e-ry baby
She-e-rry, can you come out tonight
She-e-e-e-e-e-ry baby
She-e-rry, can you come out tonight
(Why don't you come out) to my twist party
(Come out) Where the bright moon shines
(Come out) We'll dance the night away
I'm gonna make-a you mi-yi-yi-yine
She-e-e-e-e-e-ry baby
She-e-rry, can you come out tonigh
(Come, come, come out tonight)
(Come, come, come out tonight)
You-oo-ooh better ask your mama
Tell her everything is all right
(Why don't you come out) with your red dress on
(Come out) Mmm, you look so fine
(Come out) Move it nice and easy
Girl, you make me lose my mind
She-e-e-e-e-e-ry baby
She-e-rry, can you come out tonight
(Come, come, come out tonight)
(Come, come, come out tonight)...

A gravação original dos Four Seasons:



A versão de Adrian Baker:



A versão do Dreamhouse:

quinta-feira, 13 de março de 2014

286 – Tommy Roe – Sheila (1962)




Escrita por Tommy Roe, foi gravada também por ele. Chegou ao número 1 dos charts pop americanos em primeiro de setembro de 1962, ficando nessa posição por duas semanas. Chegou também ao número 6 dos charts de R&B. 

Foi regravada em 1962 por Tommy Roe, mas já havia sido gravada por ele em 1960, com os Satins, mas não obteve vendas significativas. Em 1962 foi lançado pela ABC-Paramount, uma gigante.

A canção é similar à Peggy Sue, de Boddy Holly.

Em 1969, Tommy Roe ganhou um disco de ouro, pelas vendas acima de um milhão de cópias.

A letra:

Sweet little Sheila, you'll know her if you see her
Blue eyes and a ponytail
Her cheeks are rosy, she looks a little nosy
Man, this little girl is fine

Never knew a girl like-a little Sheila
Her name drives me insane
Sweet little girl, that's my little Sheila
Man, this little girl is fine

Me and Sheila go for a ride
Oh-oh-oh-oh, I feel all funny inside
Then little Sheila whispers in my ear
Oh-oh-oh-oh, I love you Sheila dear

Sheila said she loved me, she said she'd never leave me
True love will never die
We're so doggone happy just bein' around together
Man, this little girl is fine

Never knew a girl like-a little Sheila
Her name drives me insane
Sweet little girl, that's my little Sheila
Man, this little girl is fine

Me and Sheila go for a ride
Oh-oh-oh-oh, I feel all funny inside
Then little Sheila whispers in my ear
Oh-oh-oh-oh, I love you Sheila dear

Sheila said she loved me, she said she'd never leave me
True love will never die
We're so doggone happy just bein' around together
Man, this little girl is fine
Oh, this little girl is fine
Yeah, this little girl is fine
Oh, this little girl is fine 


A versão de Tommy Roe original:

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Tommy Roe muitos anos depois com Sheila ao vivo:

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A versão de Greg Kihn Band ao vivo:

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quarta-feira, 12 de março de 2014

285 – Brian Hyland – Sealed with a kiss (1962)




Escrita por Peter Udell e Gary Geld, foi primeiramente gravada pelo grupo Four Voices, em 1960, mas não estourou. Então em 1962, Brian Hyland, que sempre gravava as músicas da dupla, fez uma gravação que viraria hit e que foi escolhida pra essa lista. A gravação de Hyland chegou ao número 3, tanto nos charts pop americanos quanto nos charts britânicos. Isso em junho de 1962. Quando foi relançada em 1975, voltou ao número 7 dos charts britânicos. 

Brian Hyland também gravou uma versão em alemão. A versão em alemão chamada Einen Sommer Lang foi também gravada pelo artista belga Dana Winner. Ainda em 1962, uma versão italiana chamada Sigillata com un bacio foi gravada por Luigi Fiumicelli. 

Gary Lewis and The Playboys lançaram uma versão em 1968 que chegou ao número 19 dos charts pop americanos. 

Um terceiro TOP40 veio em 1972, com a gravação de Bobby Vinton. Foi arranjada pelo próprio Vinton, com um som moderno incluindo uma introdução com bongô, que fez com que a canção se destacasse das outras da época. 

O sucesso do compacto que Vinton gravou levou ao lançamento de um disco com o mesmo nome. Inclusive essa gravação trouxe Vinton de volta à televisão e à mídia. 

Jason Donovan gravaria uma versão em 1989. Sua versão chegou ao topo dos charts britânicos e também chegou ao número 1 na Finlândia e Irlanda. 

A letra:

'Though we gotta say goodbye for the summer
Darling I promise you this
I'll send you all my love
Every day in a letter
Sealed with a kiss

Guess it's gonna be a cold
Lonely summer
But I'll fill the emptiness
I'll send you all my dreams
Every day in a letter
Sealed with a kiss

I'll see you in the sunlight
I'll hear your voice everywhere
I'll run to tenderly hold you
But darling you won't be there

I don't wanna say goodbye
For the summer
Knowing the love we'll miss
Oh let us make a pledge
To meet in September
And seal it with a kiss

Guess it's gonna be a cold
Lonely summer
But I'll fill the emptiness
I'll send you all my dream
Every day in a letter
Sealed with a kiss
Sealed with a kiss
Sealed with a kiss

A versão de Brian Hyland:

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A versão de Bobby Vinton:

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A versão de Jason Donovan ao vivo:

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terça-feira, 11 de março de 2014

284 – The Crystals – He’s a rebel (1962)


Escrita por Gene Pitney, foi lançada pelas Crystals em agosto de 1962. Foi produzida pelo lendário Phil Spector. Chegou ao número 1 dos charts pop americanos em novembro de 1962. É considerado um dos exemplos mais fortes do estilo de produzir de Phil Spector pra grupos vocais femininos. É a canção de número 263 da lista das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Roling Stone. 
 
A canção fala de uma menina que ama um cara que não aceita muito as convenções da sociedade, o chamado rebelde. E apesar dele ser mal compreendido pelos outros, ela diz que ele é muito doce e leal e ela diz que fará o mesmo com relação a ele. 

Steve Douglas toca um solo de saxofone durante a bridge. Al Deroy toca o riff de piano do inicio. Contrariando as gravações de Phil Spector, cordas não foram adicionadas à gravação. 

Gene Pitney originalmente escreveu He’s a rebel para as Shirelles, mas elas não gostaram. Então Phil Spector ficou sabendo que Vikki Carr iria gravar uma versão dessa música pra Liberty Records e então decidiu apressar pra colocar sua própria versão nas lojas antes dela. 

As Crystals estavam em turnê pela costa leste e então Spector colocou Darlene Love nos vocais principais, acompanhada de um outro grupo de Los Angeles chamado The Blossoms. Mesmo assim Phil Spector disse que foram as Crystals que gravaram. 

Mary Thomas, uma das membras das Crystals, disse que ficaram de boca aberta quando ouviram no rádio o DJ dizer com vocês a nova canção das Crystals. Elas não tinham conhecimento do que estava acontecendo. Elas então foram obrigadas a incluir a canção no repertório ao vivo da banda, embora a vocalista principal, Barbara Alston tivesse uma voz soft e não pudesse imitar a voz poderosa de Darlene Love. 

Por causa dessa razão, uma menina de 15 anos chamada Dolores LaLa Brooks foi promovida ao papel de cantora principal no ano seguinte, começando com Then he kissed me, a música número 260 dessa nossa lista. 

O compacto simples, foi lançado no fim de agosto de 1962, com o lado B tendo a música I love you Eddie. Em 3 de novembro, He’s a rebel chegou ao número 1. O que mostra como Phil Spector era foda e como as Shirelles perderam um número 1 dos charts pop americanos. 

O incrível foi que nessa mesma semana, Gene Pitney colocou outra música no segundo lugar. Era Only love can break your heart, com ele cantando essa segunda. No Reino Unido, He’s a rebel chegou ao número 19.
Darlene Love fez os vocais principais e Edna Wright se juntou a ela durante o refrão. Os backing vocals foram feitos por Edna Wright, Fanita James, Gracia Nitzsche, Gloria Jones e Bobby Sheen. 

Barbi Benton gravou uma versão em 1976. Em 1977, foi a vez dos Boones. Em 1979, foi a vez de Maureen McGovern. Alisha’s Attic gravou em 1997.  

A letra:

See the way he walks down the street
Watch the way he shuffles his feet
My, he holds his head up high
When he goes walking by, he's my guy
When he holds my hand, I'm so proud
'Cause he's not just one of the crowd
My baby's always the one to try the things they've never done
And just because of that, they say
He's a rebel and he'll never ever be any good
He's a rebel 'cause he never ever does what he should
But just because he doesn't do what everybody else does
That's no reason why I can't give him all my love
He's always good to me, always treats me tenderly
'Cause he's not a rebel, oh, no, no, no
He's not a rebel, oh, no, no, no, to me
If they don't like him that way
They won't like me after today
I'll be standing right by his side when they say
He's a rebel and he'll never ever be any good
He's a rebel 'cause he never ever does what he should
Just because he doesn't do what everybody else does
That's no reason why we can't share a love
He's always good to me, good to him, I try to be
'Cause he's not a rebel, oh, no, no, no
He's not a rebel, oh, no, no, no, to me
Oh, he's not a rebel, oh, no, no, no
He's not a rebel, oh, no, no, no
He's not a rebel, oh, no, no, no
He's not a rebel, oh, no, no, no
He's not a rebel, oh, no, no, no
He's not a rebel, oh, no, no, no
He's not a rebel, oh, no, no, no
He's not a rebel, oh, no, no, no


The Crystals com He's a rebel:

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Darlene Love, sozinha, muitos anos depois:

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A versão de Vikki Carr, que apressou Phil Spector a lançar a dele rápido:

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2162 – Journey – Don't stop believing (1981)

Escrita por Jonathan Cain, Steve Perry e Neal Schon, foi gravada entre abril e junho de 1981, no Fantasy Studios, em Berkeley, California ...