segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

343 – The Beatles – I’ll be back (1964)



Escrita por John Lennon mas creditada à dupla Lennon/McCartney, foi gravada em 1 de junho de 1964 e lançada no disco A hard day’s night, em 10 de junho de 1964. Foi escrita em cima dos acordes de Runaway, de Del Shannon, que foi um hit em 1961 (Podemos encontra-la nessa lista no número 157). 

Trata-se de uma letra tragica com uns violoes em estilo flamenco. Não existe um refrao. A canção fechou o Lado B. George Martin gostava sempre de fechar os discos com uma canção que ele achava muito boa. 

John tocou violoes e fez os vocais principais. Paul tocou baixo e fez backing vocals. George Harrison fez os backing vocals, tocou violao classico e violao normal e Ringo tocou bateria. 

Foi regravada por Cliff Richard e UB40, entre outros artistas. 

A letra:

 You know if you break my heart I'll go
But I'll be back again
Cos I told you once before goodbye
But I came back again

I love you so
I'm the one who wants you
Yes, I'm the one
Who wants you, oh ho, oh ho, oh

You could find better things to do
Than to break my heart again
This time I will try to show that I'm
Not trying to pretend

I thought that you would realize
That if I ran away from you
That you would want me too
But I got a big surprise
Oh ho, oh ho, oh

You could find better things to do
Than to break my heart again
This time I will try to show that I'm
Not trying to pretend

I wanna go but I hate to leave you,
You know I hate to leave you , oh ho, oh ho, oh
You, if you break my heart I'll go
But I'll be back again


A gravação dos Beatles, de 1964:



A versao de Cliff Richard:


 
A versao do UB40:



 

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

342 – J. Frank Wilson and The Cavaliers – Last Kiss (1964)



Escrita por James Tarver, Wayne Cochran, Joe Carpenter, Randall Hoyal e Bobby McGlon. Foi gravada inicialmente por Wayne Cochran em 1961 em um compacto que tinha Funny feeling como Lado B. Não teve sucesso, mesmo quando regravou-a em 1963. Foi gravada depois por Frank Wilson and The Cavaliers, Pearl Jam, entre outros. 

Na historia da musica, o cantor pega o carro do pai emprestado pra levar sua namorada pra um passeio romando, numa noite chuvosa. No meio da estrada tinha um carro quenrado e o cantor tenta desviar pra direita pra desviar, perde o controle do carrro e bate fortemente. Na batida, o cantor e a namorada ficam desacordados. Quando ele acorda, ele encontra varias pessoas na cena do acidente e encontra sua namorada ainda desacordada. Quando ele a pega nos braços, ela acorda, sorri e pede que o cantor a segure so por um momento. O cantor entao dá na sua namorada o ultimo beijo, e ela morre.

No refrao, o cantor promete ser um bom rapaz pra que possa reencontra-la no ceu, que é onde ele acha que ela foi e se ele for ruim não irá pro ceu. 

James Lafayette Tarver escreveu essa musica pois sua filha Carol Ann morreu numa colisao entre seu carro e um trem em Grand Praire, no Texas, em 1960. 

A versao escolhida aqui nessa lista e a de J. Frank Wilson and The Cavaliers, gravada em 1964 em San Angelo , Texas e lancada no mesmo ano num compacto simples que tinha That’s how much I love you no Lado B. Essa gravacao chegou ao numero 2 dos charts pop americanos e rendeu a banda o primeiro disco de ouro. 

A versao do Pearl Jam foi lancada em 8 de junho de 1999 e gravada em 19 de setembro de 1998. Saiu num compacto que tinha Soldier of love (Lay down your arms) como Lado B. chegaram tambem ao numero dois dos charts pop americanos e e a posicao mais alta dos charts alcancada pelo Pearl Jam. Conseguiram tambem um disco de ouro. Foi um hit internacional, vendendo bem na Australia, Austria, Japao, Mexico, Africa do Sul, Holanda, Nova Zelandia, Reino Unido e Canada. Chegou ao numero 4 no canada. Numero 1 na Australia.   

Foi regravada em espanhol e foi um hit no Mexico com Polo, e na Colombia com Alci Acosta. Se chama em espanhol El ultimo beso. Trent Darbs tambem gravou-a em 2011. 

A letra:

Well, where oh where can my baby be
The Lord took her away from me
She's gone to heaven
So I got to be good
So I can see my baby
When I leave this old world

We were out on a date in my Daddy's car
We hadn't driven very far
There in the road, straight ahead
The car was stalled, the engine was dead
I couldn't stop, so I swerved to the right
Never forget the sound that night
The crying tires, the busting glass
The painful scream that I heard last

Well, where oh where can my baby be
The Lord took her away from me
She's gone to heaven
So I got to be good
So I can see my baby
When I leave this old world

Well, when I woke up
The rain was pouring down
There were people standing all around
Something warm a-running in my eyes
But I found my baby somehow that night
I raised her head and when she smiled and said
"Hold me darling for a little while"
I held her close
I kissed her our last kiss
I found the love that I knew I would miss
But now she's gone, even though I hold her tight
I lost my love ... my life, that night

Well, where oh where can my baby be
The Lord took her away from me
She's gone to heaven
So I got to be good
So I can see my baby
When I leave this old world


A versao de J. Frank Wilson and The Cavaliers:



A versao do Pearl Jam:



Agora Eddie Vedder acustico, no concerto beneficente organizado por Neil Young todo ano:

terça-feira, 11 de novembro de 2014

341 – Gerry and The Pacemakers – Don’t let the sun catch your crying (1964)



Escrita por Gerry Marsden, Freddie Marsden, Les Chadwick e Les Maguire, foi lançada em abril de 1964, em um compacto que tinha Show me that you care no Lado B. Os compositores são os membros do grupo. Foi primeiramente gravada por Louise Cordet e só depois gravada pelo grupo. 

Louise Cordet havia feito uma excursao com o grupo e com os Beatles. A versao delas foi produzida por Tony Meehan e lançada pela Decca em fevereiro de 1964. Entao eles decidiram gravar sua propria versao. 

Foi no quinto compacto simples no Reino Unido. A versao deles chegou ao numero 6 dos charts britanicos. Nos Estados Unidos chegou ao numero 4 nos charts pop americanos. Foi produzido pelo genio George Martin, o mesmo produtor dos Beatles.

Gerry and The Pacemakers tocaram essa cancao na primeira apresentacao deles na TV dos Estados Unidos, no Ed Sullivan Show, em 3 de maio de 1964. Don’t let the sun catch you crying foi o maior hit deles nos Estados Unidos. 

Foi regravada por Jose Feliciano em 1968, Gloria Estefan em 1994, entre outros artistas. 

A letra:

Don't let the sun catch you crying
The night's the time for all your tears
Your heart may be broken tonight
But tomorrow in the morning light
Don't let the sun catch you crying

The night-time shadows disappear
And with them go all your tears
For the morning will bring joy
For every girl and boy
So don't let the sun catch you crying

We know that crying is not a bad thing
But stop your crying when the birds sing

It may be hard to discover
That you've been left for another
But don't forget that love's a game
And it can always come again
Oh don't let the sun catch you crying
Don't let the sun catch you crying, oh no
Oh, oh, oh


Gerry and The Pacemakers ao vivo no Ed Sullivan Show em 1964:



Jose Feliciano:



Gloria Estefan:

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

340 – The Beatles – When I get home (1964)



Escrita por John Lennon mas creditada à dupla Lennon/McCartney, foi gravada em 2 de junho e 1964 e lançada no album A Hard day’s night em 10 de junho de 1964. Trata-se de uma influencia das Shirelles.

Completaram a gravacao em 11 takes. Logo depois começaram a gravar Any time at all, que haviam começado no dia anterior. E tambem gravaram Things that we said today na mesma sessao. 

John fez os vocais principais e tocou guitarra ritmica. Paul tocou baixo e fez backing vocals. George Harrison tocou guitarra solo e fez backing vocals e Ringo tocou bateria. 

A letra:

Whoa-I, whoa-I
I got a whole lot of things to tell her
When I get home
Come on, out of my way
Cos I'm gonna see my baby today
I've got a whole lot of things I've gotta say
To her

Whoa-I, whoa-I
I got a whole lot of things to tell her
When I get home
Come on if you please
I've got no time for trivialities
I've got a girl who's waiting home for me tonight

Whoa-I, whoa-I
I got a whole lot of things to tell her
When I get home
When I'm getting home tonight
I'm gonna hold her tight
I'm gonna love her till the cows come home
I bet I'll love her more
Till I walk out that door
Again

Come on, let me through
I've got so many things I've got to do
I've got no business being here with you
This way

Whoa-I, whoa-I
I've got a whole lot of things to tell her
When I get home, yeah
I've got a whole lot of things to tell her
When I get home


When I get home com os Beatles:



When I get home com os Back to the Beatles:



Agora a vez de Yellow Matter Custard:

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

339 – Betty Everett - The shoop shoop song (It’s in his kiss) (1964)



Escrita por Rudy Clark, foi gravada por Betty Everett em 1963 e somente lançada em 1964 em um compacto que tinha Hands off como Lado B. Essa gravação chegou ao número 1 dos charts de R&B em 1964 e foi regravada por dezenas de artistas no mundo todo. Foi transformada em hit internacional por Cher em 1990.  

Calvin Carter, diretor da Vee-Jay Records, de Chicago, encontrou essa musica enquanto estava em New York procurando novo material pra Betty Everett. Ela havia tido um hit com outra musica que Carter tinha trazido de New York e entao repetiram a receita. Everett não gostou da musica e gravou-a de relutantemente. 

Foi primeiramente gravada por Merry Clayton, em Los Angeles. Essa versao teve Jack Nitzche como produtor, Hal Blaine na bateria e The Blossoms no coral. Foi lançada em 10 de junho de 1963, e teve um fracasso redundante. Merry Clayton viria a gravar a canção novamente em 1987.  

Depois disso, ela viria a ser gravada em Los Angeles por Ramona King, uma cantora de R&B de San Francisco. A sessao foi produzida por Joe Saraceno e Jerry Riopelle, um antigo parceiro de Phil Spector e foi lançada pela Warner Brothers em fevereiro de 1964, uma semana antes do lançamento da versao de Everett. 

Para distinguir da versao de King, a Vee-Jay decidiu mudar o titulo pra The shoop shoop song. Chegou ao numero 6 dos charts pop americanos na primavera de 1964. Chegou ao numero 21 na Australia e 29 no Reino Unido.

The Searchers gravaram em 1964, assim como The Hollies, Helen Shapiro e Lulu. 

Linda Lewis gravou-a em 1975, tendo Luther Vandross como backing vocal. Kate Taylor gravou-a em 1977, tendo contra vocal o irmao James Taylor. Tambem gravaram essa canção Aretha Fraklin e The Supremes. 

Num Saturday Night, Linda Ronstadt e Phoebe Snow cantaram essa cançao ao vivo, assim como ela iria cantar em outros shows, num dueto com Nicolette Larson. 

Em 1990, Cher lançaria uma versao dessa cançao, em 7 de novembro, num compacto que tinha Love on a rooftop no Lado B. Ela gravaria pro filme Mermaids. Chegou ao numero 33 nos charts pop americanos, mas numero 1 no Reino Unido, vendendo 520 mil copias. Foi a primeira vez que Cher chegaria ao numero 1 no Reino Unido em carreira solo. A ultima vez tinha sido com o marido Sonny, em 1965, com I got you babe. 

A versao de Cher chegou tambem ao numero 1 na Australia, Irlanda, Nova Zelandia, Noriega e Espanha. Tambem foi TOP TEN na Belgica, França, Alemanha, Holanda, Suécia e Suiça.
  
A letra:

How can I tell if he loves me so

(is it in his eyes) Oh no, you'll be deceived
(is it in his eyes) Oh no, he'll make believe
If you wanna know if he loves you so
It's in his kiss (that's where it is, oh yeah)

(or is it in his face) Oh no, it's just his charm
(in his one embrace) Oh no, that's just his arm
If you wanna know if he loves you so
It's in his kiss (that's where it is)
Oh oh, it's in his kiss (that's where it is)

Oh oh oh, kiss him and squeeze him tight
And find out what you wanna know
If it's love, if it really is
It's there in his kiss

(how 'bout the way he acts) Oh no, that's not the way
And you're not listenin' to all I say
If you wanna know if he loves you so
It's in his kiss (that's where it is)
Oh yeah, it's in his kiss (that's where it is)

Whoa oh oh, kiss him and squeeze him tight
And find out what you wanna know
If it's love, if it really is
It's there in his kiss

(how 'bout the way he acts) Oh no, that's not the way
And you're not listenin' to all I say
If you wanna know if he loves you so
It's in his kiss (that's where it is)
Oh yeah, it's in his kiss (that's where it is)
Oh oh, it's in his kiss (that's where it is)


Betty Everett:



Kate Taylor e o irmao James Taylor:



Cher:


2163 – Kim Carnes – Bette Davis Eyes (1981)

  Escrita por Donna Weiss e Jackie DeShannon, foi lançada inicialmente em 1974 pela própria DeShannon. Mas a versão escolhida por nós e qu...