terça-feira, 28 de julho de 2026

2389 – R.E.M. – Sitting Still (1983)

 


Escrita conjuntamente por Bill Berry, Peter Buck, Mike Mills e Michael Stipe no final de 1980, “Sitting Still” teve seu lançamento original em 8 de julho de 1981 como o Lado B do influente single de estreia da banda, “Radio Free Europe”, pelo selo independente Hib-Tone. A gravação ocorreu em abril e maio de 1981 no Drive-In Studios em Winston-Salem, Carolina do Norte, sob a produção de Mitch Easter. A faixa foi posteriormente remasterizada (e com leve alteração na velocidade de reprodução da fita) para integrar a ordem oficial do seminal álbum de estreia da banda, Murmur, lançado em 12 de abril de 1983 pela I.R.S. Records, figurando como a 8ª faixa do disco (lado B do vinil). Musicalmente, a canção representa a essência do Jangle Pop e do Post-Punk do início da carreira do R.E.M., destacando-se pelo dedilhado marcante de Peter Buck na guitarra Rickenbacker — frequentemente comparado ao som do The Byrds — e por uma linha de baixo reta de inspiração punk tocada por Mike Mills. A letra, característica do estilo impenetrável e abstrato de Michael Stipe na época, combina enunciações vocais intencionalmente abafadas com fragmentos líricos inspirados em sua irmã defensora e professora de crianças surdas (“I can hear you / Can you hear me?”). O personnel da gravação traz Michael Stipe (vocais), Peter Buck (guitarra), Mike Mills (baixo, vocais de apoio) e Bill Berry (bateria, percussão), sob produção técnica de Mitch Easter e Don Dixon. Embora não tenha sido lançada como um single comercial próprio para as paradas globais de pop em 1983, a faixa impulsionou a reputação crítica de Murmur, álbum que atingiu a posição nº 36 na Billboard 200 norte-americana e superou lançamentos comerciais de grande porte da época ao ser eleito o "Álbum do Ano" de 1983 pela revista Rolling Stone. Sobre outras versões e gravações conhecidas, destaca-se a mixagem original do single da Hib-Tone de 1981 (que apresenta andamento e balanço levemente distintos da versão presente em Murmur), reeditada no disco bônus da coletânea And I Feel Fine... The Best of the I.R.S. Years 1982–1987 (2006). A banda também lançou registros ao vivo oficiais da canção, como a marcante performance presente no álbum ao vivo Live at the Olympia (2009), gravado em Dublin.

A letra:

This name I got we all agreed
She could stop, stop it well rid
We could bind it in the sist-
We could gather, throw a fit

Up to par and Katie bars the kitchen signs but not me in
Set a trap for love, big kill
Don't waste your time sitting still

I'm the sun and you can read
I'm the sign and you're not deaf
We could bind it in the sist-
We could gather, throw a fit

Up to par and Katie bars the kitchen signs but not me in
Set a trap for love, big kill
Don't waste your time sitting still
I can hear you
I can hear you
I can hear you

This name I got we all agree
She could stop, stop it well rid
We could bind it in the sist-
We could gather, throw a fit

Up to par and Katie bars the kitchen signs but not me in
Set a trap for love, big kill
Don't waste your time sitting still
I can hear you
I can hear you
I can hear you

You can gather when I talk, talk until you're blue
You could get away from me, get away from me

I'm up to par and Katie bars the kitchen signs but not me in
Set a trap for love, big kill
Don't waste your time sitting still
I can hear you
I can hear you
I can hear you

I can hear you
I can hear you
I can hear you
Can you hear me

A versão do R.E.M.:


A versão de Alex Hamel:


A versão de Shaking Trough:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

2390 – Willie Nelson – Little Old Fashioned Karma (1983)

  Escrita inteiramente por Willie Nelson, “Little Old Fashioned Karma” foi gravada originalmente durante as prolíficas sessões de estúdio ...