segunda-feira, 2 de julho de 2012

137 – Gary U.S. Bonds – New Orleans (1960)

New Orleans foi o primeiro hit da carreira de Gary U.S. Bonds. Inclusive foi nos discos promocionais dessa musica que vinham escritos os dizeres “Buy U.S. bonds”, tendo Gary Anderson, então com 19 anos, recebido o apelido de Gary U.S. Bonds.

New Orleans chegou ao numero 6 dos charts americanos em 17 de outubro de 1960. Foi escrita por Frank Guida e J, Royster, foi produzida por Frank Guida e gravada em Norfolk, Virginia.

A letra:

I said, a-hey-hey-hey-yeah
(I said a-hey-hey-hey-yeah)
I said, a-hey, a-hey-hey-yeah
(Said, a-hey, a-hey-hey-yeah)

Well, come on ev'rybody
Take a trip with me
Well, down the Mississippi
Down to New Orleans

They got the honeysuckle bloomin'
On the honeysuckle vine
And a-love is a-bloomin' there
All-a the time

You know ev'ry Southern Belle
Is a Mississippi Queen
Down the Mississippi
Down in New Orleans

I said, a-hey-hey-hey-yeah
(I said, hey-hey-hey-yeah)
I said, a-hey-a-hey-a-hey-yeah
(Said, a-hey-hey-hey-yeah)
Well, come on take a stroll
Down to Basin Street
Yeah, listen to the music
With the dixieland beat

A-where the magnolia blossoms
Fill the air
Yeah, an if you ain't been to heaven
Then you ain't been there

They got the French moss
Hangin' from a big oak tree
Down the Mississippi
Down in New Orleans

I said, a-hey-hey-hey-yeah
(Said, hey-hey-hey-yeah)
I said a-look out, child!
Yeah, yeah, yeah
(Said, look out child, yeah, yeah, yeah)

Well, come on ev'rybody
Take a trip with me
Well, down the Mississippi
Down to New Orleans

Well, the honeysuckle's bloomin'
On the honeysuckle vine
Yeah, and the love is a-bloomin' there
All the time

You know that ev'ry Southern Belle
Is a Mississippi Queen
Down the Mississippi
Down in New Orleans

Hey, hey!

Well, I says, a-hey-hey-a-hey-yeah
(Said, yeah-yeah-yeah-yeah)

I said, a-look out child!
Yeah, yeah, yeah

A gravação original de 1960 (somente áudio):



Gary U.S. Bonds com New Orleans em 1989:



Gary ao vivo em New York City:

domingo, 17 de junho de 2012

0084 – Boys - The Shirelles (1960)


Escrita por Luther Dixon e Wes Farrell, foi gravada pelas Shirelles em 1960, no Bell Sound Studios, em New York City e lançada em novembro de 1960, em um compacto que tinha Will you love me tomorrow como Lado A. Os Beatles iriam gravá-la quase dois anos depois e lançariam em 1963, no disco Please Please, o disco de estréia deles. John ficou louco com a versão das Shirelles. Era um apaixonado pelos grupos vocais americanos. Foi a primeira vez que Ringo colocaria voz em uma gravação.


I been told when a boy kiss a girl
She takes a trip around the world
Yeah-yeah, Hey-hey
Hey-hey, Hey
Please say you do


Mama says, when you kiss my lips
I'll get a thrill through my fingertips
Yeah-yeah, Hey-hey
Hey-hey, Hey
Please say you do


Well, I'm talkin' 'bout boys
Don't ya know I mean boys
Well, I'm talkin' 'bout boys
Don't ya know I mean boys
Well, I'm talkin' 'bout boys
Hey, what a bundle of joy


Well, I'm talkin' 'bout boys
Don't ya know I mean boys
Well, I'm talkin' 'bout boys
Don't ya know I mean boys
Well, I'm talkin' 'bout boys
Hey, what a bundle of joy


Boys
Ya know I'm talkin' 'bout boys
Well, boys
Well, I'm talkin' 'bout boys
Well, I'm talkin' 'bout boys
Yeah, what a bundle of joy




The Shirelles com Boys original, somente áudio:



Ringo Starr em 2008:



The Beatles ao vivo com Boys, nos anos 1960:


terça-feira, 12 de junho de 2012

135 – Elvis Presley – It’s now or never (1960)


Escrita em italiano originalmente, se chamava O Sole Mio, de Edoardo Di Capua. A versão em inglês foi feita por Wally Gold e Aaron Schroeder. A gravação que escolhemos foi a de Elvis Presley, gravada em 3 de abril de 1960 e lançada em 5 de julho de 1960, pela RCA, sendo lado A do compacto que tinha A messo of blues como lado B.

Elvis escutou a canção quando estava servindo na Alemanha. Quando o seu publisher Freddy Bienstock foi visita-lo na Alemanha, ele mostrou a canção e então o senhor Bienstock tratou de arranjar dois letristas para fazerem a letra pra Elvis da canção que se chamaria It’s now or never.

Chegando em New York City, os dois únicos letristas disponíveis eram justamente Gold e Schroeder. Eles escreveram a letra em meia hora. It’s now or never é a música mais vendida de Elvis, com mais de 20 milhões de unidades vendidas e se tornou número 1 em vários países. Uma canção que eles escreveram em meia hora, foi também o maior hit da carreira deles, logicamente.

Em 1960, it’s now or never chegou ao número 1 dos charts americanos, ficando 5 semanas por la. Nos charts ingleses, chegou ao número 1 e ficou por lá por 8 semanas. Incrivelmente, ficou em número 1 por uma semana nos charts ingleses novamente em 2005, quando foi relançada por la. Com esse relançamento, chegou aos 25 milhões de cópias vendidas. Chegou também ao número 7 dos charts de Rhythm and Blues.

O cantor Barry White estava preso em 1960 quando escutou a canção pela primeira vez. A canção deixou uma coisa tao boa nele que ele resolveu virar cantor. No álbum ao vivo Elvis in Concert tem uma versão de O sole mio, cantada pelo tenor Sherril Nielson.

Em 1981, o cantor country Americano e ator John Schneider regravou it’s now or never. Foi o primeiro single e fez parte do seu primeiro album. A versão de Schneider chegou ao top fica dos charts country e chegou ao número 14 dos charts pop americanos.  

A letra:

It's now or never,
come hold me tight
Kiss me my darling,
be mine tonight
Tomorrow will be too late,
it's now or never
My love won't wait.

When I first saw you
with your smile so tender
My heart was captured,
my soul surrendered
I'd spend a lifetime
waiting for the right time
Now that your near
the time is here at last.

It's now or never,
come hold me tight
Kiss me my darling,
be mine tonight
Tomorrow will be too late,
it's now or never
My love won't wait.

Just like a willow,
we would cry an ocean
If we lost true love
and sweet devotion
Your lips excite me,
let your arms invite me
For who knows when
we'll meet again this way

It's now or never,
come hold me tight
Kiss me my darling,
be mine tonight
Tomorrow will be too late,
it's now or never
My love won't wait.

It's now or never original, somente áudio:



A versão de John Schneider:


Andrea Bocelli, O sole mio:

segunda-feira, 11 de junho de 2012

134 – Brian Hyland – Itsy bitsy teenie weenie yellow polka dot bikini (1960)


Composta por Lee Pockriss e Paul Vance, essa canção foi gravada por Brian Hyland e lançada em junho de 1960, pela Kapp Records. Hyland foi acompanhado na gravação pela orquestra de John Dixon. A cancão conta a historia de uma menina tímida que usa um biquíni muito revelador, um polka dot bikini, na praia.

A versão de Hyland chegou ao numero 1 dos charts pop americanos em 8 de agosto de 1960, assim como chegou ao numero 8 dos charts ingleses.

A historia é contada através de três versos. No primeiro verso, uma menina jovem está com muito medo de deixar a cabine onde ela vestiu o biquíni. No segundo verso ela chega até a praia, mas continua enrolada na saída de praia. Na terceira parte, ela finalmente vai pro oceano, mas fica com medo de sair de lá e fica imersa na agua.

Trudy Packer recita as seguintes frases: “one, two, three, four/tell the people what she wore”, que pode ser escutado no fim de casa verso antes do coro e depois diz: “stick around, we’ll tell you more”, que pode ouvido depois do primeiro coro e antes de começar a segunda estrofe.

A musica apareceu na comédia One, two, three, de Billy Wilder, em 1961. Aparece numa cena em que o personagem Otto, suspeito de ser um espião, é torturado pela policia da Alemanha Oriental. A tortura consiste em tocar essa musica pra ele sem parar, e depois com o disco fora do centro de rotação, pra criar um barulho estranho. Logico, em 1962 colocaram a musica de novo na praça para aproveitar o sucesso do filme, mas não conseguiu entrar nos charts novamente.

Uma versão mais rápida aparece nos comerciais do iogurte Yopkait, em 2006. Também foi usada em comerciais para o IWCA e em filmes como Sister Act 2 e A Vingança dos Nerds II. Em 1986 apareceu no filme 36 Chowringhee Lane. Uma versão em francês, cantada por Richard Anthony, foi usada nas ultimas cenas e créditos do filme A Good Year. Em francês ela se chamava Itsy bitsy petit bikini e foi gravada também em 1960.

A cancão foi usada no tempo em que um bikini era muito raro entre as mulheres americanas. Mas, por causa dela, as vendas dos bikinis cresceram rapidamente e muitos creditam a cancão como sendo uma das pioneiras na popularização do bikini na sociedade. Em seguida, vieram os movimentos de surf, com seus filmes e musicas, que seguiram o movimento e deram mais força ao bikini.

Existem muitas versões em diferentes línguas. Temos em francês, em italiano, em alemão, em português…

A cancão chegou ao numero 1 dos charts ingleses em 19 de agosto de 1990 com uma versão gravada por Bombalurina e Timmy Mallett. A cancão ficou como numero 1 por três semanas. A cancão foi lançada por todo o mundo e foi primeiro lugar em vários países do mundo, vendendo mais de 1 milhão de copias.

A versão brasileira foi lancada por Ronnie Cord, em outubro de 1960. Foi um grande hit e se chamava Biquini de bolinha amarelinha tao pequenininho. A banda Blitz fez uma regravação em 1983, que atingiu também grande sucesso.

Também em 1983, a banda inglesa Echo and The Bunnymen lançaram uma musica cuja letra se inspira em Itsy bitsy teenie weenie yellow polka dot bikini. Há também uma versão búlgara cantada pelo grupo Sparrows. Outra versão interessante é a propaganda cubana chamada El Cohete Americano, cantada pelas Las D’Aida, de 2000. Há também uma versão finlandesa gravada por Pirkko Mannona, de 1961. Em grego foi cantada por Polina. Em servia, por Ljiljana Petrovic. Em croata pelo trio Tividi.

O cantor mexicano Manolo Munoz gravou nos anos 1960 com o titulo de Bikini Amarillo, com enorme sucesso. A banda punk alemã Die Toten Hosen gravou-a em 1987, lançando em 2007 uma versão em inglês.

A letra:

She was afraid to come out of the locker
She was as nervous as she could be
She was afraid to come out of the locker
She was afraid that somebody would see

One, two, three, four, tell the people what she wore
It was an itsy, bitsy, teenie, weenie, yellow polka-dot bikini
That she wore for the first time today

An itsy, bitsy, teentie, weenie, yellow polka-dot bikini
So in the locker she wanted to stay
Two, three, four, stick around we'll tell you more
She was afraid to come out in the open
And so a blanket around she wore

She was afraid to come out in the open
And so she sat bundled up on the shore
Two, three, four, tell the people what she wore
It was an itsy, bitsy, teenie, weenie, yellow polka-dot bikini
That she wore for the first time today

An itsy, bitsy, teentie, weenie, yellow polka-dot bikini
So in the blanket she wanted to stay
Two, three, four, stick around we'll tell you more

Now she is afraid to come out of the water
And I wonder what she's gonna do
Now she is afraid to come out of the water
And the poor little girl's turning blue
Two, three, four, tell the people what she wore

It was an itsy, bitsy, teenie, weenie, yellow polka-dot bikini
That she wore for the first time today
An itsy, bitsy, teentie, weenie, yellow polka-dot bikini
So in the water she wanted to stay
(From the locker to the blanket)
(From the blanket to the shore)
(From the shore to the water)
Yes, there isn't any more

A versao original de Brian Hyland, somente áudio:



A versao deRichard Anthony, em frances:



A versao de Manolo Munoz, em espanhol:

terça-feira, 15 de maio de 2012

133 – Elvis Presley – Stuck on you (1960)

Composta por Aaron Schroeder e J. Leslie McFarland, foi gravada por Elvis Presley em 20 de março de 1960. Foi lançada pela RCA Victor em 23 de março de 1960 como compacto simples, tendo Fame and Fortune como lado B.  
 
Este foi o primeiro hit de Elvis desde quando ele havia voltado da estadia de 2 anos no exército americano. Chegou ao número 1 dos charts pop americanos no final de abril de 1960, se tornando também o primeiro hit number 1 de Elvis nos anos 1960 e o décimo terceiro da carreira ate então.  

Stuck on you tirou a música Theme from a summer place, de Percy Faith, do primeiro lugar, canção essa que já estava no número 1 dos charts havia 9 semanas. Stuck on you também chegou ao número 3 nos charts ingleses. 

A letra:

You can shake an apple off an apple tree
Shake-a, shake- sugar,
But you'll never shake me
Uh-uh-uh
No-sir-ee, uh, uh
I'm gonna stick like glue,
Stick because I'm
Stuck on you

I´m gonna run my fingers thru your long black hair
Squeeze you tighter than a grizzly bear
Uh-uh-uh,
Yes-sir-ee, uh, uh
I'm gonna stick like glue
Stick, because I'm
Stuck on you

Hide in the kitchen, hide in the hall
Ain't gonna do you no good at all
'Cause once I catch ya and the kissin' starts
A team o' wild horses couldn't tear us apart

Try to take a tiger from his daddy's side
That's how love is gonna keep us tied
Uh-uh-uh
Yes-sir-ee, uh,uh
I'm gonna stick like glue
Stick, because I'm
Stuck on you

A versão original, somente áudio:



 Elvis ao vivo em 1960, no Frank Sinatra show:



Burton Cummings do The Guess Who imitando Elvis em Stuck on you:

terça-feira, 8 de maio de 2012

132 – Ray Charles – Georgia on my mind (1960)

Georgia on my mind é um clássico escrito em 1930 por Hoagy Carmichael e Stuart Gorrell. É a música oficial do estado da Georgia, nos Estados Unidos. Gorrell escreveu a letra pra irmã de Hoagy, chamada Georgia Carmichael. No entanto, a letra da música é ambígua o suficiente pra se referir tanto ao estado quanto pra uma mulher chamada Georgia.

Na sua autobiografia de 1965 chamada Sometimes I wonder, Carmichael disse que um amigo saxofonista chamado Frankie Trumbauer sugeriu: “porque você não escreve uma música chamada Georgia? Ninguém nunca escreveu nada sobre o sul!”. Assim, a canção é universalmente acreditada que foi escrita pro estado da Georgia.

A canção foi gravada primeiramente por Hoagy Carmichael and His Orchestra em 15 de setembro de 1930, em New York. Foi lancada pelo selo Victor. Mas o primeiro hit foi com Frankie Trumbauer, que sugeriu o tema. Em 1931, a sua gravação chegou ao TOP 10 dos charts. Outro hit foi alcançado por Mildred Bailey, juntamente com membros da orquestra de Paul Whiteman.

A versão que fez mais sucesso, no entanto, foi a versão que escolhemos pra nossa discografia obrigatória. Trata-se da versão de Ray Charles, um nativo do estado da Georgia, que gravou-a em 1960 e lançou-a no álbum The Genius Hits the Road, pela ABC Records. Por causa dessa versão, ela se transformou na canção oficial do estado da Georgia, em 1979.

Em 1978, Willie Nelson regravou-a, chegando ao numero 1 dos charts de country and western. Também gravaram essa musica Louis Armstrong, Dean Martin, Glen Miller, Michael Bublé, Michael Bolton, Ella Fitzgerald, Gladys Knight, James Brown, Alicia Keys with Jamie Foxx, Billie Holiday, The Band, John Mayer, Jerry Lee Lewis, The Righteous Brothers, Tom Jones, Van Morrison, Coldplay, Spence Davis Group com Steve Winwood nos vocais, e Bing Crosby. 

Como eu disse, a canção só se tornou estourada mesmo com a gravação de Ray Charles, que chegou ao numero 1 dos charts americanos por uma semana, em novembro de 1960. Em março de 1979, num símbolo de reconciliação depois dos conflitos dos direitos civis, ele tocou essa canção na assembleia legislativa da Georgia e depois disso, a conexão da música com o estado da Georgia foi feita e a assembleia adotou-a como canção oficial do estado no dia 24 de abril de 1979.

A versão de Charles ia ao ar toda as vezes que a televisão estatal da Geórgia ficava fora ao ar de madrugada. Também foi usada como canção tema do sitcom Designing Women, que tinha historia em Atlanta. Também foi sampleada pelo grupo de rap Field Mob, no single Geórgia, com Jamie Foxx e Ludacris.

Em 2000, Charles convidou a cantora italiana Giorgia Todrani pra cantar essa canção, quando ele ficou sabendo que o nome dela tinha sido em homenagem a canção. No Grammy de 2005, Jamie Foxx e Alicia Keys, com Quincy Jones e sua orquestra, tocaram um novo arranjo em homenagem a Ray Charles.
 
Willie Nelson, como já foi dito, gravou Georgia on my mind no seu álbum Stardust, de 1978. Quando saiu o single, chegou ao numero 1 por uma semana nos charts country and western, ficando ali em outras posições por 16 semanas. Um ano depois, Nelson ganhou um Grammy por melhor performance vocal masculina country. A versão de Nelson também chegou ao numero 84 dos charts pop e numero 1 dos charts country canadenses.

Georgia on my mind era também a frase usada nas placas dos carros da Georgia, entre 1997 ate 2003, ficando válidas ate dezembro de 2009. A placa de bem-vindo à Georgia diz assim: ‘Welcome, we’re glad Georgia’s on your mind”, numa clara referência à música do estado.

O trecho Georgia’s always on my mind, cantado pelos Beatles na música Back in the U.S.S.R. se refere a Georgia soviética, mas brincando com a canção. A canção também é tocada todo verão no Stone Mountain Laser Show, nos arredores de Atlanta. Foi também uma das canções oficiais dos jogos olímpicos de 1996, em Atlanta.

No show de televisão chamado Quantum Leap, a versão de Ray Charles apareceu em vários episódios, desde que foi tocada no casamento de um personagem, o Al Calavicci. Aconteceu que os direitos de uso da música eram limitados e quando saiu no DVD, eles não puderam mais usar a música, o que desapontou muito os fãs do seriado.

Na música Hong King Cemetery, de Johnny Flynn, uma menção a Georgia on my mind é feita. No episodio Saviors, da série House, no final é tocada Georgia on my mind, gravada por Hugh Laurie.

Parte da canção foi usada na cobertura da Sky Sports do 2011 masters golf tournament, e foi usada nos intervalos comerciais.

A letra:

Georgia, Georgia,
The whole day through
Just an old sweet song
Keeps Georgia on my mind

I'm say Georgia
Georgia
A song of you
Comes as sweet and clear
As moonlight through the pines

Other arms reach out to me
Other eyes smile tenderly
Still in peaceful dreams I see
The road leads back to you

I said Georgia,
Ooh Georgia, no peace I find
Just an old sweet song
Keeps Georgia on my mind

Other arms reach out to me
Other eyes smile tenderly
Still in peaceful dreams I see
The road leads back to you

Georgia,
Georgia,
No peace, no peace I find
Just this old, sweet song
Keeps Georgia on my mind

I said just an old sweet song,
Keeps Georgia on my mind  

Ray Charles ao vivo em Montreaux, em 1997:



A versão de Willie Nelson, somente audio:



Willie Nelson e Ray Charles juntos em 1986:

segunda-feira, 30 de abril de 2012

0114 – Cathy’s clown - The Everly Brothers (1960)

Escrita por Don Everly, foi gravada em 18 de março de 1960 e lançada em abril de 1960, no compacto que tinha Always it's you como Lado B. Fala a história de um homem que foi humilhado publicamente pela sua namorada. Don canta as partes sozinho e os dois irmãos cantam juntos o refrão. Foi um sucesso mundial e o maior vendedor de cópias da história da dupla. Foi adicionada à National Recording Registry, da Library of Congress. Os dois irmãos tocaram violão, Floyd Cramer tocou piano, Floyd Chance tocou baixo e Buddy Harman tocou bateria. Foi gravada ao vivo, num único take, com os irmãos dividindo o mesmo microfone. Vendeu mais de 8 milhões de cópias no mundo todo e ficou no número 1 do Billboard Hot100 por 5 semanas. Também chegou ao número 1 do chart Billboard R&B. Ficou 7 semanas no número 1 no Reino Unido. Foi o terceiro compacto da dupla a chegar ao número 1, mas também foi o último. É o número 149 da lista da revista Rolling Stone das 500 greatest songs of all time. Foi regravada por Reba McEntire e Neil Sedaka, entre outros artistas.


Don't want your love anymore
Don't want your kisses, that's for sure
I die each time I hear this sound
Here he comes, that's Cathy's clown

I gotta stand tall
You know a man can't crawl
When he knows you're tellin' lies and he hears 'em passing by
He's not a man at all

Don't want your love anymore
Don't want your kisses, that's for sure
I die each time I hear this sound
Here he comes, that's Cathy's clown

When you see me shed a tear
And you know that it's sincere
Don't you think it's kinda sad that you're treating me so bad
Or don't you even care?

Don't want your love anymore
Don't want your kisses, that's for sure
I die each time I hear this sound
Here he comes, that's Cathy's clown

That's Cathy's clown
That's Cathy's clown



Cathy's clown original, somente áudio:



A versão de Reba McEntire:


Os irmão Everly nos anos 1980:

sexta-feira, 20 de abril de 2012

130 – Sam Cooke – Wonderful world (1960)


Escrita por Sam Cooke, Herb Alpert e Lou Adler, esse exemplar de soul music foi gravada em 2 de março de 1959 e lançada em 14 de abril de 1960, pela Keen Records, em um compacto simples que tinha a canção “Along the Navajo Trail” como Lado B. O próprio Cooke foi o produtor da sessão de gravação.

A canção chegou ao número 12 dos charts pops americanos e numero 27 nos charts ingleses, além de #2 dos charts de R&B. Acredito que o Charlie Brown fez uma música similar, no que se refere ao assunto. O sujeito diz que não manja nada de assuntos escolares e que a única coisa que ele sabe é que ama a garota. No caso do Charlie Brown Jr., ele diz que não manja de nenhuma matéria, somente de anatomia.

Quem teve um sucesso enorme com a canção foi o grupo inglês Herman’s Hermits, sendo que a versão deles é um pouco mais rápida. No meio dos anos 1960, os Hermits chegaram ao número 4 doa charts americanos e numero 7 nos charts ingleses. Melhor posição nos charts do que a original de Cooke. Os Hermits gravaram essa canção em uma homenagem a Sam Cooke, por ocasião da sua morte.

A canção foi usada no filme Animal House, de 1978. Também foi usada no filme Breathless, de 1983. Assim como foi incluída no film Hitch, de 2005. Em 1985, Greg Chapman gravou-a e entrou na trilha sonora do filme Witness, de 1985, assim como a canção também apareceu em um comercial do jeans Levi’s 501. Com isso, a canção voltou a ser popular naquela época, chegando ao número 2 dos charts ingleses.

O autor Kenneth C. Davis escreveu uma série de livros chamado de “Don’t know much about”, usando a canção como inspiração.

Outros artistas que gravaram a canção foram: The Supremes, Art Garfunkel (versão que chegou ao #17 dos charts pops americanos, e tinha paul simon e james Taylor fazendo os backing vocals), Johnny Nash (#25 dos charts ingleses), Otis Redding, Brian Ferry, Terence Trent D’Arby, Michael Bolton, Rod Stewart, Joan Baez 

A letra:

Don't know much about history
Don't know much biology
Don't know much about a science book
Don't know much about the French I took

But I do know that I love you
And I know that if you love me, too
What a wonderful world this would be

Don't know much about geography
Don't know much trigonometry
Don't know much about algebra
Don't know what a slide rule is for

But I do know one and one is two
And if this one could be with you
What a wonderful world this would be

Now, I don't claim to be an A student
But I'm trying to be
For maybe by being an A student, baby
I can win your love for me

Don't know much about history
Don't know much biology
Don't know much about a science book
Don't know much about the French I took

But I do know that I love you
And I know that if you love me, too
What a wonderful world this would be

La ta ta ta ta ta ta (History)
Hmm-mm-mm (Biology)
La ta ta ta ta ta ta (Science book)
Hmm-mm-mm (French I took)

Yeah, but I do know that I love you
And I know that if you love me, too
What a wonderful world this would be

Sam Cooke na versão original da canção, somente áudio:



Herman's Hermits em 1966, ao vivo:



A versão de Rod Stewart, mais moderna, somente áudio:

domingo, 15 de abril de 2012

129 – The Shirelles – Will you love me tomorrow? (1960)

Esse clássico foi escrito por Gerry Goffin e Carole King e gravada pelas Shirelles e lançada em 1960 pelo selo Scepter, no compacto simples que tinha “Boys” no lado B. A canção foi a primeira de um grupo somente formado por mulheres a chegar ao número 1 dos charts americanos. 
 
A cantora principal das Shirelles, Shirley Owens, não queria gravar a canção, por acha-la country demais. Só ficou mais aliviada depois que os arranjos de corda foram adicionados. Algumas rádios baniram a canção de ser tocada por acharem as letras muito carregadas sexualmente.

Acclaimed Music elegeu essa música como a melhor de 1960. 

Foi regravada por Brenda Lee, Ben E. King, Dusty Springfield, Cher, The Four Seasons, Linda Ronstadt, Carole King, Roberta Flack, Smokey Robinson, Dionne Warwick, Elton John, Patti LaBelle, Brian Ferry, Neil Diamond, Debbie Gibson, The Bee Gees e Amy Winehouse. 

A letra:

Tonight you're mine completely
You give you love so sweetly
Tonight the light of love is in your eyes
But will you love me tomorrow?

Is this a lasting treasure
Or just a moment's pleasure?
Can I believe the magic of your sighs?
Will you still love me tomorrow?

Tonight with words unspoken
You say that I'm the only one
But will my heart be broken
When the night meets the morning sun?

I'd like to know that your love
Is love I can be sure of
So tell me now, and I won't ask again
Will you still love me tomorrow?
So tell me now, and I won't ask again
Will you still love me tomorrow?
Will you still love me tomorrow?
Will you still love me tomorrow?

A gravação original das Shirelles:



A versão de Amy Winehouse:



A versão de Carole King, uma das autoras da canção:

quarta-feira, 11 de abril de 2012

128 – Roy Orbison – Only the lonely (Know the way I feel) (1960)


Only the lonely foi escrita por Roy Orbison e Joe Melson. Foi gravada por Roy Orbison e lançada pela Monument Records e lançada em maio de 1960, com “Here comes that song again” como Lado B do compacto simples.

Este foi o primeiro grande hit de Orbison. Trata-se de uma opera-balada romântica, nunca ninguém havia escutado nada do tipo naquele momento. O New York Times a descreveu como algo que expressava uma louca urgência. Essa canção é vista como super importante na evolução do rock and roll.

Only the lonely chegou ao número 2 dos charts americanos no fim de julho de 1960 e numero 14 nos charts de R&B. Chegou também ao número 1 dos charts ingleses em 20 de outubro de 1960, ficando nessa posição por 2 semanas, num total de 24 semanas que ficou nos charts em outras posições. Em 1999, Only the lonely ganhou um Grammy Hall of Fame Award.

Bruce Springsteen faz uma reverencia a Only the lonely na música Thunder Road, de 1975.

A letra:

(Dum-dum-dummy doo-wah, ooh yay, yay, yay, yeah)
(Oh, oh oh oh oh ooh-ah-ah, only the lonely, only the lonely)

Only the lonely (Dum-dum-dummy doo-wah)
Know the way I feel tonight (Ooh yay, yay, yay, yeah)
Only the lonely (Dum-dum-dummy doo-wah)
Know this feeling ain't right (Dum-dum-dummy doo-wah)

There goes my baby, there goes my heart
They're gone forever, so far apart
But only the lonely know wh-y-y I cry--only the lonely
(Dum-dum-dummy doo-wah, ooh yay, yay, yay, yeah)
(Oh, oh oh oh oh ooh-ah-ah, only the lonely, only the lonely)

Only the lonely (Dum-dum-dummy doo-wah)
Know the heartaches I've been through (Ooh yay, yay, yay, yeah
Only the lonely (Dum-dum-dummy doo-wah)
Know I cry and cry for you (Dum-dum-dummy doo-wah)

Maybe tomorrow a new romance
No-o-o more sorrow, but that's the chance
You've got to ta-a-a-ake, if your lonely heart breaks
Only the lonely (Dum-dum-dummy doo-wah)

Roy Orbison em um dos melhores DVDs que existem sobre música, o seu show chamado Black and White Night, exibido pela HBO em 1987:



A versão maravilhosa de Chris Isaak, que troca umas partes vocais pelo violão, somente áudio:



Outra versão ao vivo de Roy Orbison dessa canção maravilhosa:

sexta-feira, 6 de abril de 2012

0030 – Are you lonesome tonight? - Elvis Presley (1960)

Compositores: Lou Handman e Roy Turk
  • Foi gravada em 4 de abril de 1960, no estudio da RCA, em Nashville, Tennessee e lançada em 1 de novembro de 1960, no compacto que tinha I gotta Know como Lado B. 
     
  • Scotty Moore tocou guitarra, DJ Fontana tocou bateria, Floyd Cramer tocou piano, Hank Garland tocou outra guitarra, Bobby Moore tocou baixo, Buddy Harman tocou percussão e os Jordanaires fizeram backing vocals. 
     
  • Chegou ao número 1 no Billboard Hot 100, Billboard R&B, também número 1 no Reino Unido, Espanha, Africa do Sul, Canadá, Bélgica e Austrália.

  • Foi regravada por muitos artistas, antes e depois de Elvis, entre eles Frank Sinatra, Pat Boone e Doris Day.
A letra:

Are you lonesome tonight?
Do you miss me tonight?
Are you sorry we drifted apart?
Does your memory stray to a brighter summer day
When I kissed you and called you sweetheart?
Do the chairs in your parlour seem empty and bare?
Do you gaze at your doorstep and picture me there?
Is your heart filled with pain, shall I come back again?
Tell me dear, are you lonesome tonight?

I wonder if you're lonesome tonight
You know someone said that the world's a stage
And each must play a part
Fate had me playing in love with you as my sweet heart
Act one was when we met, I loved you at first glance
You read your line so cleverly and never missed a cue
Then came act two, you seemed to change and you acted strange
And why I'll never know
Honey, you lied when you said you loved me
And I had no cause to doubt you
But I'd rather go on hearing your lies
Than go on living without you
Now the stage is bare and I'm standing there
With emptiness all around
And if you won't come back to me
Then they can bring the curtain down

Is your heart filled with pain, shall I come back again?
Tell me dear, are you lonesome tonight?

Elvis em 1968:



A versão de Frank Sinatra:



Uma versão maravilhosa de Norah Jones.




quarta-feira, 4 de abril de 2012

126 – Chubby Checker – The twist (1960)


Chegamos ao ano de 1960, e pra começar esse ano, nada mais oportuno do que a canção The Twist, de Chubby Checker. Foi composta por Hank Ballard e lançada por ele mesmo em 1959, mas foi somente com Chubby Checker que a canção fez sucesso estrondoso e é como a conhecemos hoje.

A versão de Chubby Checker foi lançada em junho de 1960 pelo selo Parkway Records, tendo Dave Apell como produtor na gravação. Trata-se de um 12 bar blues e a partir dessa cancão é que surgiu o modo de dançar twist.  

A canção The Twist e a dança foram popularizadas em 1960 somente quando lançada por Chubby Checker. A versão de Checker chegou ao número 1 dos charts americanos em 19 de setembro de 1960 e ficou no primeiro posto por 1 semana. A canção quebrou um record, pois em 13 de janeiro de 1962, chegou novamente ao número 1 dos charts americanos, ficando por lá por duas semanas. Nunca havia acontecido isso na história. A mesma gravação, o mesmo artista, voltando aos charts quase 1 ano e meio depois e recuperando o numero 1.

Em 1988, os Fat Boys regravaram The twist e chegaram ao número 2 na Grã-Bretanha e numero 1 na Alemanha. 

A canção se tornou popular num programa de dança de Baltimore, comandado pelo DJ local Buddy Dean. Dean então recomendou a canção pra Dick Clark, que comandava o programa nacional chamado American Bandstand. Quando a canção se mostrou popular com o seu público, Clark tentou levar Ballard pra se apresentar por la, mas Ballard não estava disponível. Então Clark procurou um sujeito local pra gravar a canção. Então ele achou Checker, cuja voz se parecia com a de Ballard. 

A versão de Checker teve Buddy Savitt no sax e Ellis Tollin na bateria, e com os backing vocals feito pelos Dreamlovers. Com a exposição da música nesse programa nacional, a canção chegou ao topo dos charts americanos.

Em 1962, a febre do twist chegou ao high society. Flagrantes de celebridades dançando o twist fez a canção um hit entre os adultos, particularmente depois de uma reportagem na coluna de fofocas Cholly Knickerbocker. Pouco tempo depois, já se tinha grandes filas na boate Peppermint Lounge, de New York City, que era a mais popular casa de twist de celebridades. Por causa disso, a canção The Twist foi a única canção a chegar ao número 1 dos charts americanos em dois diferentes charts, e também conseguiu um grande ponto de mudança na aceitação dos adultos do rock and roll.  

Checker regravou a canção várias vezes. Em 1982, quando ele regravou-a no seu álbum The change has come, a canção passou a se chamar T-82. E nos 1990s, ele gravou uma versão country.

A canção é a número 451 do ranking da revista Rolling Stone das 500 maiores canções de todos os tempos.

Aparece na trilha sonora do filme Spider-Man 3. Jim Dawson escreveu um livro sobre a canção e o seu fenômeno chamado The Twist: The story of the song and dance that changed the world.

A letra:

Come on baby let's do the twist
Come on baby let's do the twist
Take me by my little hand and go like this
Ee-oh twist baby baby twist
Oooh-yeah just like this
Come on little miss and do the twist

My daddy is sleepin' and mama ain't around
Yeah daddy is sleepin' and mama ain't around
We're gonna twisty twisty twisty
'Til we turn the house down
Come on and twist yeah baby twist
Oooh-yeah just like this
Come on little miss and do the twist

Yeah you should see my little Sis
You should see my my little Sis
She really knows how to rock
She knows how to twist
Come on and twist yeah baby twist
Oooh-yeah just like this
Come on little miss and do the twist
Yeah rock on now
Yeah twist on now
Twist.

Chubby Checker com seu Twist nos anos 1960s:


Na cerimonia do rock and roll hall of fame museum, com Jerry Lee Lewis no piano, Keith Richards na guitarra e tantos outros. O ano de 1986:



Chubby Checker nos anos 2000s com a banda Cheers Elephants:

domingo, 18 de março de 2012

125 – Johnny Cash – Don’t take your guns to town (1959)

Trata-se de uma canção escrita e gravada por Johnny Cash em 1958. Teve como lado B do compacto que saiu em janeiro de 1959 a canção I still miss someone. Compacto esse lançado pela Columbia Records.

A música conta a história de um jovem cowboy chamado Billy Joe que, ignorando o conselho da sua mãe, arranja uma briga de revolver em um bar e é assassinado nessa briga. O compacto simples com essa música foi o quinto de Johnny Cash a chegar no número 1 dos charts country, ficando lá por seis semanas. Chegou também ao número 32 nos charts pop.

O U2 fez uma regravação da musica e lançou em um compacto simples em 2001, com Elevation.

A letra:

A young cowboy named Billy Joe grew restless on the farm
A boy filled with wonderlust who really meant no harm
He changed his clothes and shined his boots
And combed his dark hair down
And his mother cried as he walked out

[Chorus]

Don't take your guns to town son
Leave your guns at home Bill
Don't take your guns to town

He laughed and kissed his mom

And said your Billy Joe's a man
I can shoot as quick and straight as anybody can
But I wouldn't shoot without a cause
I'd gun nobody down
But she cried again as he rode away

[Chorus]

Don't take your guns to town son
Leave your guns at home Bill
Don't take your guns to town

He sang a song as on he rode

His guns hung at his hips
He rode into a cattle town
A smile upon his lips
He stopped and walked into a bar
And laid his money down
But his mother's words echoed again

[Chorus]

Don't take your guns to town son
Leave your guns at home Bill
Don't take your guns to town

He drank his first strong liquor then to calm his shaking hand

And tried to tell himself he had become a man
A dusty cowpoke at his side began to laugh him down
And he heard again his mothers words

[Chorus]

Don't take your guns to town son
Leave your guns at home Bill
Don't take your guns to town

Filled with rage then

Billy Joe reached for his gun to draw
But the stranger drew his gun and fired
Before he even saw
As Billy Joe fell to the floor
The crowd all gathered 'round
And wondered at his final words

[Chorus]

Don't take your guns to town son
Leave your guns at home Bill
Don't take your guns to town


O grande Johhny Cash no seu prime., no fim dos anos 1950s com Don't take your guns to town:



Numa versão fantástica com Willie Nelson, já mais velho (somente áudio): 



Johnny Cash em 1993 no programa do David Letterman:

sexta-feira, 9 de março de 2012

124 – Ricky Nelson – It’s late (1959)

It’s late é uma cancão lançada por Ricky Nelson em 1959, escrita por Dorsey Burnette. Chegou ao número 9 dos charts pop em 1959.

A letra dela é uma espécie de “wake up little Susie”, dos Everly Brothers. Só que nesse caso, em vez de estarem dormindo no cinema, o sujeito tá dizendo para a namorada que está tarde, que não podem ligar para avisar porque não tem mais dinheiro, e mais uma série de desculpas.

E no refrão, ele pede que saiam de casa mais cedo e espera que por estarem tao atrasados, que não esse não seja o ultimo encontro deles. Quando para nossa surpresa, eles já estão vendo sol nascer e o cara tá com medo do que o pai dela vai dizer.

A letra:

It's late (it's late)
We gotta get on home
It's late (it's late)
We've been gone too long
Too bad (too bad)
We shoulda checked our time
Can't phone (can't phone)
We done spent ev'ry dime
It's late (it's late)
We're 'bout to run outta gas
It's late (it's late)
We gotta get home fast
Can't speed (can't speed)
We're in a slow-down zone
Baby, look at that clock, why can't it be wrong?

If we coulda left home at a quarter to nine

Woulda had fun and plenty of time
We got started just a little bit late
Hope this won't be our last date

Look up (look up)

Is that the moon we see?
Can't be (can't be)
Looks like the sun to me
It's late (it's late)
I hate to face your Dad
Too bad (too bad)
I know he's gonna be mad
It's late (it's late)
We gotta get on home
It's late (it's late)
We've been gone too long

It's late (it's late)

We're 'bout to run outta gas
It's late (it's late)
We gotta get home fast
Can't speed (can't speed)
We're in a slow-down zone
Baby, look at that clock, why can't it be wrong?

If we coulda left home at a quarter to nine

Woulda had fun and plenty of time
We got started just a little bit late
Hope this won't be our last date

Look up (look up)

Is that the moon we see?
Can't be (can't be)
Looks like the sun to me
It's late (it's late)
I hate to face your Dad
Too bad (too bad)
I know he's gonna be mad
It's late (it's late)
We gotta get on home
It's late (it's late)
We've been gone too long
(It's late)


Ricky Nelson com It's late em 1959:

Agora Ricky Nelson com It's late nos anos 1980s:


Aqui Billy Burnette, o filho do cara que escreveu It's late, Dorsey Burnette.

terça-feira, 6 de março de 2012

0018 – Almost grown - Chuck Berry (1959)

Compositor: Chuck Berry

  • Foi gravada em 17 de fevereiro de 1959, no Chess Studios, em Chicago, Illinois e lançada em 1959 em um compacto que tinha Little Queenie como Lado B.

  • Chuck tocou guitarra e cantou. Johnnie Johnson tocou piano, Willie Dixon tocou baixo, Fred Below tocou bateria. O backing vocal foi feito por Etta James e por Harvey and The New Moonglows, que tinha o jovem Marvin Gaye. 
     
  • Foi regravada pelos Animals, entre outros artistas. 
     
  • Chegou ao número 3 do Billboard R&B e número 32 no Billboard Hot100.
A letra:

(Wow wow) You know I'm almost grown (Wow wow)

Yeah and I'm doing all right in school
They ain't said I broke no rule
I ain't never been in Dutch
I don't browse around too much
Don't bother me, leave me alone
Anyway I'm almost grown

I don't run around with no mob
Got myself a little job
I'm gonna buy me a little car
Drive my girl in the park
Don't bother just leave us alone
Anyway we're almost grown

Got my eye on a little girl
Ah, she's really out of this world
When I take her to the dance,
She's got to talk about romance
Don't bother just leave us alone
Anyway we're almost grown

You know I'm still living in town
But I done married and settled down
Now I really have a ball
So I don't browse around at all
Don't bother just leave us alone
Anyway we're almost grown

Almost grown com Chuck Berry, original, de 1959, somente áudio: 



Chuck Berry com Keith Richards mandando Almost grown ao vivo na década de 1980:



Almost grown com David Bowie ao vivo na BBC em 1970, somente áudio:


2035 – John Lennon – I'm losing you (1980)

  Escrita por John Lennon, foi gravada entre agosto e outubro de 1980 e lançada em 17 de novembro de 1980, no disco Double Fantasy, o ...