quarta-feira, 3 de junho de 2015

370 – The Beatles – What you’re doing (1964)



Escrita por Paul McCartney, mas creditada à dupla Lennon e McCartney, foi gravada nos dias 29 e 30 de setembro de 1964 e tambem no dia 26 de outubro de 1964. Foi lançada no album Beatles for Sale, em 4 de dezembro de 1964. 

A canção começa com uma introdução de bateria, o que era muito incomum pra banda. Depois vem a sequencia de guitarra que é usada após cada verso. A atmosfera da música é fortemente sincopada. 

Eles usam uma espécie de guitarra de 12 cordas que parece com o som que se tornou após isso identificado como a guitarra de Roger McGuinn dos Byrds. Ou seja, McGuinn iria pegar emprestado esse som. 

A letra se trata das preocupacoes de Paul com seu relacionamento com Jane Asher. Mesmo sendo sempre mais otimista do que John nas composicoes, nessa canção Paul expressa sentimentos de solidão e dúvidas no seu relacionamento. E isso só iria se aprofundar na medida que seu relacionamento iria deteriorando cada vez mais. Exemplos disso são as canções I’m looking through you, You won’t see me e For no one. 

Paul fez os vocais dobrados e tocou baixo. John fez backing vocals e tocou guitarra ritmica. George Harrison tocou guitarra solo de 12 cordas e fez backing vocals. Ringo tocou bateria e George Martin tocou piano. 

A letra:

Look what you're doing, I'm feeling blue and lonely
Would it be too much to ask you
What you're doing to me?

You got me running and there's no fun in it
Why should it be so much to ask of you
What you're doing to me?

I've been waiting here for you
Wond'ring what you're gonna do
Should you need a love that's true
It's me

Please stop your lying, you've got me crying, girl
Why should it be so much to ask of you
What you're doing to me?

I've been waiting here for you
Wond'ring what you're gonna do
Should you need a love that's true
It's me

Please stop your lying, you've got me crying, girl
Why should it be so much to ask of you
What you're doing to me?
What you're doing to me?
What you're doing to me?


A versao original dos Beatles, somente áudio:



A versao de Nick Martellaro:



A versao de James Husband, somente áudio:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1941 – Leonard Cohen – The gypsy's wife (1979)

Escrita por Leonard Cohen, foi gravada entre abril e maio de 1979 e lançada em 27 de setembro de 1979, no disco Recent songs, o sexto d...