domingo, 29 de novembro de 2009

6 - Bill Haley and His Comets - Rock around the clock (1954)


Em Maio de 1954 Bill Haley and His Comets lançavam a música que seria conhecida como um dos maiores hinos do rock and roll e que se tornaria a música mais vendida de todos os tempos, segundo o Guinness Book of the Records. Bill Haley and His Comets assinaram com a Decca Records, através do produtor Milt Gabler. Gabler havia perdido Louis Jordan e buscou em Bill Haley sua nova galinha dos ovos de ouro.  Bill Haley teve sua primeira sessão de gravação em 12 de Abril de 1954, no Pythian Temple, que era usado pela Decca para os artistas mais prestigiosos. Haley e sua trupe chegaram atrasados, por causa de um problema no ferry que traziam eles pra New York e quase não tiveram tempo de gravar, pois Sammy Davis Jr. já estava pra entrar pra gravar. A banda consistia de Haley na guitarra e vocal, Billy Williamson na guitarra de aço, Johnny Grande no piano, Joey Ambrose no sax e Marshall Lytle no baixo. Gabler não gostou do baterista Dick Richards e colocou um baterista de estúdio chamado Billy Gussak. O guitarrista solo foi Danny Cedrone. Bill Haley and His Comets pensavam que iam chegar a gravar Rock around the clock, mas Gabler tinha outra música que queria que eles gravassem. Demoraram bastante nessa primeira música, restando apenas 40 minutos pra Rock around the clock. Como a banda já conhecia bem, não tiveram maiores problemas. O único problema era Cedrone, que não conhecia a música, uma vez que não era da banda. Lytle então sugeriu que Cedrone fizesse o solo que ele tinha usado em outra gravação de Haley, chamada “Rock the Joint”, de 1952. O solo não foi escrito pra Rock around the clock, mas ninguém consegue conceber a canção sem o solo de Cedrone hoje em dia. O compacto vendeu apenas 75 mil cópias e foi um grande desapontamento pra Decca.  Então um filme chamado Blackboard Jungle estava sendo rodado, tendo como ator principal o grande Glenn Ford. Glenn tinha um filho chamado Peter, que era um apaixonado por música e tinha na sua coleção, uma cópia de Rock around the clock, com Bill Haley and His Comets. Richards Brooks, o diretor do filme, estava procurando compor a trilha sonora do filme e numa das visitas a Glenn Ford, ouviu a música e levou com ele o disco. O filme saiu na primavera de 1955 e Rock around the clock surgia logo nos créditos iniciais do filme. O filme foi um hit fenomenal e a canção foi no embalo. Toda a América queria uma cópia de Rock around the clock, mas não encontrava nas lojas. Decca então relançou o disco, e em 5 de Julho de 1955, Rock around the clock era o hit numero 1 na América e ficou no topo dos charts por 8 semanas. A canção deu nome ao primeiro filme de rock and roll da história, lançado em 1956 e que tinha também a participação de Bill Haley and His Comets. O Guinness Book alega que Rock around the clock já vendeu mais de 25 milhões de cópias de vinis, sendo a recordistas no segmento rock and roll. A canção é a número 158 da lista da revista Rolling Stone das 500 maiores canções de todos os tempos. Bill Haley morreu em 9 de Fevereiro de 1981, em Harlingen, Texas, vítima de um tumor no cérebro. 

Aqui a letra:

One, two, three o'clock, four o'clock, rock,
Five, six, seven o'clock, eight o'clock, rock,
Nine, ten, eleven o'clock, twelve o'clock, rock,
We're gonna rock around the clock tonight.

Put your glad rags on and join me, hon,
We'll have some fun when the clock strikes one,
We're gonna rock around the clock tonight,
We're gonna rock, rock, rock, 'til broad daylight.
We're gonna rock, gonna rock, around the clock tonight.

When the clock strikes two, three and four,
If the band slows down we'll yell for more,
We're gonna rock around the clock tonight,
We're gonna rock, rock, rock, 'til broad daylight.
We're gonna rock, gonna rock, around the clock tonight.

When the chimes ring five, six and seven,
We'll be right in seventh heaven.
We're gonna rock around the clock tonight,
We're gonna rock, rock, rock, 'til broad daylight.
We're gonna rock, gonna rock, around the clock tonight.

When it's eight, nine, ten, eleven too,
I'll be goin' strong and so will you.
We're gonna rock around the clock tonight,
We're gonna rock, rock, rock, 'til broad daylight.
We're gonna rock, gonna rock, around the clock tonight.

When the clock strikes twelve, we'll cool off then,
Start a rockin' round the clock again.
We're gonna rock around the clock tonight,
We're gonna rock, rock, rock, 'til broad daylight.
We're gonna rock, gonna rock, around the clock tonight.

Segue o video de Bill Haley and His Comets em 1955:



Nao temos muitos outros artistas que gravaram essa música, talvez por ser tão marca registradas de Bill Haley. Segue aqui outra versão de Bill Haley em 1972, no famoso concerto do rock and roll em Londres:



E pra finalizar, segue Bill Haley na TV austriaca, em Vienna, em 1976:



quinta-feira, 26 de novembro de 2009

7 - Elvis Presley - That's all right (1954)



No verão de 1953, o jovem Elvis Presley adentrava as instalações da Sun Records pra gravar um disco particular, pago com o seu próprio dinheiro. Elvis então gravou “My Happiness” e “That’s when your headaches begin”. O disco acabou ficando com um amigo de Elvis, chamado Ed Leek, pois Leek possuía uma vitrola e na casa de Elvis não havia nenhuma. A secretaria da Sun, Marion Keisker, que se lembrou de Elvis no verão de 1954, indicando-o pro chefe Sam Phillips, quando estavam procurando um artista novo. Ele foi convidado pra uma audição em Junho de 1954. Marion então ligou pra Elvis perguntando se ele não poderia vir ao estúdio pra fazer um teste com uma canção nova que Sam havia comprado em Nashville. Marion lembra que antes dela desligar o telefone, Elvis já adentrava a porta do estúdio. E olhe que ele morava longe e nem tinha celular. Quando Elvis chegou, já estavam lá o guitarrista Scotty Moore e o baixista Bill Black. Se conheceram e estiveram tocando por lá umas 4 ou 5 vezes, sempre aprimorando o repertório e sem nenhum compromisso. Gravaram umas músicas sugeridas por Phillips e em uma determinada sessão de gravação, eles pararam pra um café e uns refrigerantes e a partir do nada, Elvis começou a cantar uma música, pulando de um lado pro outro, imitando um idiota e Bill Black pegou o baixo e começou a imitar um idiota também e Scotty Moore começou a acompanhar a sacanagem dos dois e nesse momento, Sam Phillips correu pra cabine de controle pra sair de perto daquela fuleiragem. Mas de repente, Sam colocou a cabeça pra fora da cabine de controle e perguntou o que estavam fazendo, e ninguém sabia. Foi aí que Sam disse, comecem de novo que eu vou gravar. A canção que eles estavam brincando era That’s all right (Mama). Era um original de Arthur Big Boy Crudup, gravada pela RCA Victor em 1947. Elvis trocaria a frase original de Crudup que era “The life you’re living, son, women be the death of you”, e Elvis criaria “Son, that girl you’re fooling with, she ain’t no good for you”. O compacto com “That’s all right” foi lançado em 19 de Julho de 1954, pela Sun Records, tendo Sam Phillips como produtor, Scotty Moore tocando guitarra, Bill Black como baixista e o grande e único Elvis Presley tocando violão e cantando. Essa é a primeira música gravada por Elvis a ser lançada. That’s all right na gravação de Elvis, Moore e Black, é a número 112 da lista das 500 maiores canções de todos os tempos, da revista Rolling Stone. A gravação não chegou aos charts nacionais, pois vendeu apenas 20 mil cópias, afinal, a Sun Records não tinha como divulgar o álbum, era uma empresa que tinha duas pessoas, Sam e Marion, não era uma empresa nacional. Porem, mesmo sem entrar nos charts, trata-se de uma canção importantíssima, pois alem de ser um clássico do rock and roll (alguns puristas até dizem que foi o primeiro rock gravado), ela é a primeira canção do jovem Elvis Presley, que viria a se tornar o Rei do Rock and Roll. Elvis Presley morreu em 16 de Agosto de 1977, em Memphis, Tennessee, vítima de um ataque cardíaco.
 
Segue a letra:


Well, that's all right, mama
That's all right for you
That's all right mama, just anyway you do
But that's all right, that's all right.
That's all right now mama, anyway you do

Well, mama she done told me,
Papa done told me too
'Son, that girl your foolin' with,
She ain't no good for you'
But, that's all right, that's all right.
That's all right now mama, anyway you do

I'm leaving town, baby
I'm leaving town for sure
Well then you won't be bothered
With me hangin' round your door
But that's all right, that's all right.
That's all right now mama, anyway you do



I need your loving

That's all right
That's all right now mama, anyway you do
Abaixo, Elvis cantando exatamente como ele gravou a música 14 anos antes. Aqui em 1968, tocando That's all right também com Scotty Moore na guitarra:


Agora o mesmo Scotty Moore, tocando a mesma canção dessa vez acompanhando o grande Eric Clapton muitos anos depois da gravação com Elvis:



E agora o grande Paul McCartney gravando That's all right com DJ Fontana e Scotty Moore.



segunda-feira, 23 de novembro de 2009

5 - Big Joe Turner - Shake, rattle and roll (1954)


No inicio de 1954, Herb Abramson, Atlantic Records, sugeriu que Jesse Stone (sob o pseudónimo de Charles Calhoun) escrevesse um blues up-tempo pra Big Joe Turner, um cantor de blues que havia nascido e começado a carreira em Kansas City ainda antes da Segunda Guerra Mundial. Em 1940, Big Joe havia entrado para a Decca Records, e em 1941 havia se mudado pra Los Angeles, onde tocou com Duke Ellington. Em 1945, Big Joe iria pra National Records e gravaria sob a batuta de Herb Abramson. Em 1951, Big Joe assinou com a Atlantic Records , mas foi somente em 1954 que ele fez o seu grande strike com Shake, Rattle and Roll, o que transformou Big Joe num ídolo teen e também ajudou a transformar a música pop da época. Big Joe já tinha então 43 anos e se viu na pele de um novo rock star, aparecendo em programas de televisão e no cinema. A expressão shake, rattle and roll significava, literalmente, o jogo de dados. Balança o copo, chacoalha e rola os dados na mesa. Na gíria, significava uma relacao sexual. A frase “One-eyed cat peeping in a seafood store” foi criada pelo baterista de studio da Atlantic, chamado Sam “Baby” Lovett. Big Joe Turner gravou-a em New York City, em 15 de Fevereiro de 1954. Curiosamente, o coro que acompanha Big Joe na gravação é formado pelo próprio Jesse Stone, e pelos donos da Atlantic, Jerry Wexler e Ahmet Ertegun. No saxofone, novamente, estava o grande Sam “The Man” Taylor. O compacto simples que trazia a música foi lançado em 15 de Abril de 1954, também pela Atlantic Records e teve como lado B a canção “You know I love you”. Essa gravação feita por Big Joe é a número 126 do ranking da revista Rolling Stone das 500 maiores canções de todos os tempos. Shake, Rattle and Roll é um puro 12 bar blues em formato de rock and roll e ficou no topo dos charts de R&B por 3 semanas e surpreendentemente, chegou ao número 22 dos charts pop. Três semanas após a versão de Big Joe chegar ao topo dos charts de R&B, Bill Haley fez a sua versão da canção, em 7 de Julho de 1954. A versão de Haley chegou ao número 7 dos charts pop. Tanto a versão de Big Joe quanto a versão de Bill Haley venderam mais de um milhão de cópias, fazendo com que Shake, Rattle and Roll fosse o primeiro hit gigantesco da história do rock and roll. O sucesso da gravação de Haley ajudou Big Joe Turner e muito. Incrivelmente, Big Joe e Bill Haley se tornaram amigos íntimos e fizeram juntos uma turnê pela Austrália em 1957. Em 1966, quando a carreira de Big Joe já estava caindo aos pedaços, Bill Haley e sua banda (Comets) foram ao México acompanhar Big Joe numa série de gravações. Em 1955, Elvis gravaria uma demo de Shake, Rattle and Roll no Sun Studios, mas que só seria lançada nos anos 1990. Em 1956 ele gravaria um compacto simples pra RCA Victor, e lançaria em 8 de Setembro de 1956, mas não foi um grande hit. A canção teve outras gravações importantes, como Sam Cooke, Fats Domino, Jerry Lee Lewis, Huey Lewis and The News, Patsy Cline e Beatles. Big Joe Turner morreu em 24 de Novembro de 1985, em Inglewood, Califórnia, também vítima de um ataque cardíaco.

Segue a letra:


Get outta that bed, wash your face and hands
Get outta that bed, wash your face and hands
Well, you get in that kitchen, make some noise with the pots 'n pans

Way you wear those dresses, the sun comes shinin' through
Way you wear those dresses, the sun comes shinin' through
I can't believe my eyes, all that mess belongs to you

I believe to the soul you're the devil and now I know
I believe to the soul you're the devil and now I know
Well, the more I work, the faster my money goes

I said shake, rattle and roll, Shake, rattle and roll
Shake, rattle and roll, Shake, rattle and roll
Well, you won't do right to save your doggone soul

Yeah, blow it Joe!

I'm like a one-eyed cat peepin' in a seafood store
I'm like a one-eyed cat peepin' in a seafood store
Well I can look at you till you ain't no child no more

Ah, shake, rattle and roll, Shake, rattle and roll
Shake, rattle and roll, Shake, rattle and roll
Well, you won't do right to save your doggone soul

I get over the hill and way down underneath
I get over the hill and way down underneath
You make me roll my eyes, even make me grit my teeth

I said shake, rattle and roll, Shake, rattle and roll
Shake, rattle and roll, Shake, rattle and roll
Well, you won't do nothin' to save your doggone soul

Shake, rattle and roll!

Agora o vídeo de Big Joe Turner:




A versão de Bill Haley and his Comets:



A versão de Elvis Presley:




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