segunda-feira, 22 de setembro de 2014

334 – The Beatles – Tell me why (1964)



Escrita por John Lennon mas creditada à Lennon/McCartney, foi gravada em 27 de fevereiro de 1964. Lançada no album A hard day’s night, em 10 de julho de 1964. 

John disse que era uma canção parecida com as dos grupos das meninas negras de New York. Com uma estrutura básica de doo wop. 

John fez os vocais principais e tocou guitarra ritmica. Paul fez backing vocals e tocou baixo. George Harrison tocou guitarra solo e fez backing vocals. Ringo tocou bateria e George Martin tocou piano. 

Foi regravada pelos Beach Boys, em 1965, por April Wine em 1982 e pelos Punkles em 2002. 

A letra:

Tell me why you cried, and why you lied to me
Tell me why you cried, and why you lied to me

Well I gave you everything I had
But you left me sitting on my own
Did you have to treat me oh so bad
All I do is hang my head and moan

Tell me why you cried, and why you lied to me
Tell me why you cried, and why you lied to me

If there's something I have said or done
Tell me what and I'll apologise
If you don't really can't go on
Holding back these tears in my eyes

Tell me why you cried, and why you lied to me
Tell me why you cried, and why you lied to me

Well I beg you on my bended knees
If you'll only listen to my pleas
Is there anything I can do
Cos I really can't stand it, I'm so in love with you

Tell me why you cried, and why you lied to me
Tell me why you cried, and why you lied to me 


A versao original dos Beatles:



A versao dos Beach Boys:



A versao de April Wine:

domingo, 21 de setembro de 2014

333 – The Beach Boys – Don’t worry, baby (1964)



Escrita por Brian Wilson e Roger Christian, foi gravada em 20 de maio de 1964 e lançada em 11 de maio de 1964 como Lado B do compacto que tinha I get around como Lado A. Chegou ao numero 24 dos charts pop americanos. É uma das 500 cancoes que deram forma ao rock and roll, eleita pelo The Rock and Roll Hall of Fame. É tambem a canção de numero 176 das 500 maiores cancoes de todos os tempos da Revista Rolling Stone. Pitchfork Media colocou-a como numero 14 das 200 maiores cancoes dos anos 1960.

A canção é cantada sob o ponto de vista de um adolescente que relutantemente concorda em um desafio para fazer um pego com seu rival, e sua namorada diz que ele leve seu amor com ele quando for fazer o pega.

Brian Wilson disse que essa canção era uma tentativa de capturar a essencia da sua canção preferida de todos os tempos: Be my baby, das Ronettes.

Al Jardine fez os backing vocals e tocou guitarra ritmica. Mike Love fez os backing vocals. Brian wilson fez os vocais principais e os backing vocals, tocou piano e baixo. Carl Wilson fez os backing vocals e tocou guitarra solo e Denis Wilson fez os backing vocals e tocou bateria.

Foi regravada por Keith Moon, B.J. Thomas, Billy Joel, Ronnie Spector, Bryan Ferry, The Everly Brothers, entre outros.

A letra:

Well its been building up inside of me
For oh I don't know how long
I don't know why
But I keep thinking
Something's bound to go wrong

But she looks in my eyes
And makes me realize
And she says "Don't worry baby"
Don't worry baby
Don't worry baby
Everything will turn out alright

Don't worry baby
Don't worry baby
Don't worry baby

I guess I should've kept my mouth shut
When I started to brag about my car
But I can't back down now because
I pushed the other guys too far

She makes me come alive
And makes me wanna drive
When she says "Don't worry baby"
Don't worry baby
Don't worry baby
Everything will turn out alright

Don't worry baby
Don't worry baby
Don't worry baby

She told me "Baby, when you race today
Just take along my love with you
And if you knew how much I loved you
Baby nothing could go wrong with you"

Oh what she does to me
When she makes love to me
And she says "Don't worry baby"
Don't worry baby
Don't worry baby
Everything will turn out alright

Don't worry baby
Don't worry baby
Don't worry baby 


A versao original dos Beach Boys:



A versao de B.J. Thomas:



A versao de Ronnie Spector, ao vivo:


sábado, 20 de setembro de 2014

332 – Bob Dylan – My back pages (1964)



Escrita por Bob Dylan, foi gravada em 9 de junho de 1964 e lançada em 8 de agosto de 1964 no album Another side of Bob Dylan. A frase “Ah, but I was so much older then, I’m younger than that now”, é uma rejeição de Dylan ao seu idealismo pessoal e político, ilustrando uma crescente desilusao com o movimento folk de protesto dos anos 1960, que ele era associado e seu desejo de ir em outra direcao. A canção foi escrita em 1964, mas só foi tocada ao vivo por ele em 1988. 

Foi regravada por muitos artistas como The Byrds, Ramones, The Box Tops, Jackson Browne e The Hollies, entre outros. A gravação dos Byrds foi lançada em 1967 e foi o ultimo TOP 40 hit da banda. 

My back pages foi a ultima canção que Dylan escreveu pro album Another side of Bob Dylan. 

Na letra, Dylan se critica por achar que antigamente ele sabia tudo e se desculpa por sua ladainha politica, notando que ele se tornou seu proprio inimigo “no instante em que prega”. Ele se pergunta se uma pessoa pode mesmo distinguir se está certo ou errado e até questiona o desejo pelo principio da equidade. É um diálogo interno entre o que Dylan uma vez aceitou e que agora duvidava. 

Em 1992, no concerto que celebrava os 30 anos de carreira de Dylan, foi tocada My back pages, com os arranjos dos Byrds e que teve vocais de George Harrison, Eric Clapton, Tom Petty, Neil Young, Roger McGuinn e do proprio Dylan e solos de guitarra de Clapton e Young. 

A gravacao dos Byrds foi lançada no quarto album da carreira deles, que teve o proprio titulo do album chamado Younger than yesterday, inspirado na canção. 

A letra:

Crimson flames tied through my ears
Rollin’ high and mighty traps
Pounced with fire on flaming roads
Using ideas as my maps
“We’ll meet on edges, soon,” said I
Proud ’neath heated brow
Ah, but I was so much older then
I’m younger than that now

Half-wracked prejudice leaped forth
“Rip down all hate,” I screamed
Lies that life is black and white
Spoke from my skull. I dreamed
Romantic facts of musketeers
Foundationed deep, somehow
Ah, but I was so much older then
I’m younger than that now

Girls’ faces formed the forward path
From phony jealousy
To memorizing politics
Of ancient history
Flung down by corpse evangelists
Unthought of, though, somehow
Ah, but I was so much older then
I’m younger than that now

A self-ordained professor’s tongue
Too serious to fool
Spouted out that liberty
Is just equality in school
“Equality,” I spoke the word
As if a wedding vow
Ah, but I was so much older then
I’m younger than that now

In a soldier’s stance, I aimed my hand
At the mongrel dogs who teach
Fearing not that I’d become my enemy
In the instant that I preach
My pathway led by confusion boats
Mutiny from stern to bow
Ah, but I was so much older then
I’m younger than that now

Yes, my guard stood hard when abstract threats
Too noble to neglect
Deceived me into thinking
I had something to protect
Good and bad, I define these terms
Quite clear, no doubt, somehow
Ah, but I was so much older then
I’m younger than that now


A turma toda junta, espetacular (Bob Dylan, George Harrison, Neil Young, Eric Clapton, Tom Petty e Roger McGuinn):



The Byrds:



Jackson Browne com Joan Osborne:

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

331 – The Beatles – She’s a woman (1964)



Escrita por Paul McCartney mas creditada à Lennon/McCartney, foi uma tentativa de imitar o estilo de Little Richard. Por isso ela é cantada tao alta, mesmo com a voz de tenor de Paul. A estrututa da canção é simples, com a melodia praticamente arrastada pela voz de Paul. Seu baixo e um piano no fundo produzem a contra melodia, com a guitarra de John tocando os acordos no fundo. Depois do primeiro verso, o piano tambem toca os acordes. George Harrison toca um otimo solo durante o middle eight. 

Foi gravada em 8 de outubro de 1964 e foi lançada como Lado B do compacto que tinha I feel fine, em 23 de novembro de 1964, sendo o ultimo compacto que lançariam esse ano. Chegou ao numero 4 nos charts pop americanos. Foi a décima primeira e ultima canção dos Beatles a entrarem no Top Ten dos charts pop americanos em 1964. Até hoje ninguem quebrou esse recorde, de ter 11 Top Ten hits num só ano. Foi tambem a décima segunda canção a ser Top Ten hit num só ano nos Estados Unidos, com relacao aos compositores Lennon/McCartney, ate hoje ninguem quebrou esse recorde tambem.

Essa música foi inspiracao pra Bob Dylan compor Obsviously 5 believers, lançada em 1966 no album Blonde on Blonde. 

Os Beatles começaram a incluir essa cançao nos shows ao vivo em 1965. É caracterizada pelo som percussivo da guitarra de John Rickernbacker 325. Paul fez os vocais, tocou baixo e piano. John tocou guitarra ritmica. George Harrison tocou guitarra solo. Ringo tocou bateria e chocalho. 

Foi regravada por Paul McCartney, Jeff Beck, Joe De Renzo, Scritti Politti, Jose Feliciano, Chet Atkins, entre outros. 

A letra:

My love don't give me presents
I know that she's no peasant
Only ever has to give me
Love forever and forever
My love don't give me presents
Turn me on when I get lonely
People tell me that she's only
Fooling, I know she isn't

She don't give the boys the eye
She hates to see me cry
She is happy just to hear me say
That I will never leave her
She don't give the boys the eye
She will never make me jealous
Gives me all her time as well as
Loving, don't ask me why

She's a woman who understands
She's a woman who loves her man

My love don't give me presents
I know that she's no peasant
Only ever has to give me love
Forever and forever
My love don't give me presents
Turn me on when I get lonely
People tell me that she's only
Fooling, I know she isn't

She's a woman who understands
She's a woman who loves her man

My love don't give me presents
I know that she's no peasant
Only ever has to give me
Love forever and forever
My love don't give me presents
Turn me on when I get lonely
People tell me that she's only
Fooling, I know she isn't

She's a woman, she's a woman
She's a woman, she's a woman


A versao original dos Beatles:



Agora Paul McCartney em 2004, na Russia:



Agora Jose Feliciano:

sábado, 13 de setembro de 2014

330 – The Beach Boys – I get around (1964)



Escrita por Brian Wilson e Mike Love, foi gravada em 2 e 10 de abril de 1964 e lançada no lado A do compacto que tinha Don’t worry baby como Lado B. E que lado B!!! A canção tem Mike Love nos vocais principais para os versos e Brian Wilson nos vocais principais no refrao. 

I get around foi o primeiro hit numero 1 dos Beach Boys nos Estados Unidos, chegando tambem ao numero 7 no Reino Unido e foi tambem o primeiro Top Ten da banda no Reino Unido. Eles tocaram I get around e Wendy no Ed Sullivan Show em 27 de setembro de 1964.

O instrumental foi gravado em 2 de abril de 1964. O vocal foi feito no dia 10 de abril. Os backing vocals foram feitos por Brian, Carl e Dennis Wilson, Mike Love e Alan Jardine. 

O compacto foi lançado em 11 de maio de 1964. Entrou nos charts em 6 de junho no número 17. Chegou ao numero 1 em 4 de julho, tirando A world without love, de Peter and Gordon. Ficou no número 1 por duas semanas até ser substituida por Rag Doll dos Four Seasons.

Mick Jagger deu uma entrevista na TV no Reino Unido dizendo que se tratava de uma otima cancao, o que dizem que ajudou bastante a divulgar a cancao naquelas paragens. Chegou tambem ao numero 38 na Alemanha, tambem 38 na Holanda, e numero 10 no Canadá e numero 10 na Suécia. 

Al Jardine fez os backing vocals e tocou o baixo. Mike Love fez os vocais principais e bateu palmas. Brian Wilson fez os vocais principais, teclados e piano. Carl Wilson fez os backing vocals e tocou guitarra solo e Dennis Wilson fez os backing vocals e tocou bateria. 

Jan and Dean gravaram uma versao em 1965. Red Hot Chilli Peppers tambem fizeram uma versao num tributo à Brian Wilson. 

A letra:

Round round get around
I get around
Yeah
Get around round round I get around
I get around
Get around round round I get around
From town to town
Get around round round I get around
I'm a real cool head
Get around round round I get around
I'm makin' real good bread

I'm gettin' bugged driving up and down this same old strip
I gotta finda new place where the kids are hip

My buddies and me are getting real well known
Yeah, the bad guys know us and they leave us alone

I get around
Get around round round I get around
From town to town
Get around round round I get around
I'm a real cool head
Get around round round I get around
I'm makin' real good bread
Get around round round I get around
I get around
Round
Get around round round oooo
Wah wa ooo
Wah wa ooo
Wah wa ooo

We always take my car cause it's never been beat
And we've never missed yet with the girls we meet

None of the guys go steady cause it wouldn't be right
To leave their best girl home on a Saturday night

I get around
Get around round round I get around
From town to town
Get around round round I get around
I'm a real cool head
Get around round round I get around
I'm makin' real good bread
Get around round round I get around
I get around
Round
Ah ah ah ah ah ah ah ah

Round round get around
I get around
Yeah
Get around round round I get around
Get around round round I get around
Wah wa ooo
Get around round round I get around
Oooo ooo ooo
Get around round round I get around
Ahh ooo ooo
Get around round round I get around
Ahh ooo ooo
Get around round round I get around
Ahh ooo ooo

The Beach Boys ao vivo em 1964:


A versao de Jan and Dean:


Red Hot Chili Peppers:

2039 – Bob Marley and The Wailers – Zion train (1980)

  Escrita por Bob Marley, fo gravada entre janeiro e abril de 1980 e lançada no disco Uprising, o décimo segundo disco de Bob e último ...