terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

68 – Little Richard – Keep a knockin’ (1957)

Keep a knockin’ foi gravada em 1957 e lançada no mesmo ano por Little Richard, num compacto simples que teve “Can’t Believe you wanna leave” no lado B. trata-se de uma musica popular do final dos anos 1920, escrita por Perry Bradford. James Wiggins gravou-a em 1928, Lil Johnson em 1935, Milton Brown em 1936 e Louis Jordan em 1939.

Mas a gravação de Richard foi a mais famosa, e chegou ao número 8 dos charts americanos. E é considerada a número 442 da lista das 500 melhores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone.

A canção é o que eles chamam de um standard eight-bar blues, e fala de um amante que está na porta e mas o protagonista ele entrar, provavelmente porque se comportou mal. A gravação de Richard inspirou Eddie Cochran e Sharon Sheeley a escreverem a canção “Somethin’ else”, que tem uma batida de bateria idêntica a “Keep a Knockin’”. Cochran era um grande fã de Little Richard.

A introdução de bateria tocada por Charles Connor na gravação de Little Richard inspirou a introdução de bateria tocada por John Bohnam na canção Rock and Roll, gravada pelo Led Zeppelin e gravada no álbum Led Zeppelin IV.

Buddy Holly and The Crickets fizeram uma versão da canção, alem dos Everly Brothers, Johnny Rivers e Paul Rogers, que substituiu Fred Mercury no Queen.

A letra:

Keep a knockin' but you can't come in
Keep a knockin' but you can't come in
Keep a knockin' but you can't come in
Come back tomorrow night and try it again

You said you love me and you can't come in
You said you love me and you can't come in
You said you love me and you can't come in
Come back tomorrow night and try it again.

Keep a knockin' but you can't come in
Keep a knockin' but you can't come in
Keep a knockin' but you can't come in
come back tomorrow night and try it again
You said you love me and you can't come in

You said you love me and you can't come in
You said you love me and you can't come in
Come back tomorrow night and try it again

Keep a knockin' but you can't come in
Keep a knockin' but you can't come in
Keep a knockin' but you can't come in

Come back tomorrow night and try it again
You said you love me and you can't come in
You said you love me and you can't come in
You said you love me and you can't come in
Come back tomorrow night and try it again

A gravação original de Richard, somente o áudio:



Little Richard ao vivo:



Eis a versão dos Everly Brothers, somente o áudio:

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

67 – Carl Perkins – Glad all over (1957)

Glad all over foi escrita por Aaron Schroeder, Sid Tepper e Roy Bennet e foi gravada pelo então star do rockabilly Carl Perkins, nos estúdios da Sun Records, em 1957. Ela foi lançada somente em 6 de Janeiro de 1958, mas ela entrou na nossa lista o ano de 1957 pois como 6 de Janeiro são só seis dias de 1958, e ela foi apresentada ao público no filme Jamboree, de 1957, com Carl Perkins e sua banda tocando a música num estúdio, merecia entrar mesmo em 1957.

A banda de Carl Perkins no filme era Carl Perkins na guitarra solo e vocais, Jay Perkins na guitarra base, Clayton Perkins no baixo e W.S. "Fluke" Holland na bateria, que depois viria ser o baterista de Johnny Cash, que costumava chama-lo de “The father of the drums”. Glad all over foi o último compacto simples que Carl Perkins lançou pela Sun Records.

Os Beatles gravaram Glad all over em duas ocasiões, ambas em 1963 e pra rádio BBC de Londres, com George Harrison nos vocais. A primeira foi gravada em 16 de Julho de 1963 e saiu no disco Live at BBC, lançado em 1994.

George Harrison também gravou a canção em 1975 no especial da HBO/Cinemax chamado Blue Suede Shoes: A rockabilly Session, com Carl Perkins.

The Jeff Beck Group gravou a canção no álbum épico chamado “Orange”, produzido por Steve Cropper.

A letra:

Ain't no doubt about it, this must be love
One little kiss from you and I feel glad all over
Ooh baby, hot-dang-dilly, it's so silly but I'm glad all over
I got goose pimples baby, 'cause it feels so good
When you cuttle me like you do and I feel glad all over
Ooh mercy, I'm a real cool pappy and I'm happy
And I'm glad all over
Well your touch goes through me like electric fire
Well, every part of me glows
It don't take much lookin' to see what I got
'Cause it shows, shows!
Come on honey please one more time
Everytime you do, well I feel glad all over
Ooh mercy, hot-dang-dilly, it's so silly but I'm glad all over

Well I'm tryin' to tell you I'm cookin' inside
When we're cheek to cheek
Temperature's low but my fever is hot
I can't speak, I'm so weak
Come on honey-bunny kiss me one more time
Everytime you do, well I feel glad all over
Ooh mercy, hot-dong-dilly, it's so silly but I'm glad all over
Hot-dang-dilly, it's so silly but I'm glad all over
Ooh, hot-dang-dilly, it's so silly but I'm glad all over

Segue abaixo a gravação original de Perkins na Sun Records, de 1957, somente o áudio:


A gravação dos Beatles na BBC radio, em 1963, com George Harrison nos vocais (somente o áudio):



Agora Perkins com George Harrison, Eric Clapton, Ringo Starr, entre outros, em 1985:

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

66 – Buddy Holly – Maybe baby (1957)

Foi originalmente gravada por Buddy Holly and The Crickets em 1957. Novamente, foi escrita por Holly mas com créditos também pro produtor Norman Petty. O nome de Holly era Charles Hardin, e algumas musicas aparecem com o nome dele de batismo.

Essa musica chegou ao numero 17 dos charts americanos e numero 4 dos charts ingleses, onde Holly fez uma turnê em 1957.

Na trilha sonora do filme inglês Maybe baby, a canção é regravada por Paul McCartney, que é quem detém os direitos de todas as musicas de Holly.

A letra:

Maybe, baby, I'll have you
Maybe, baby, you'll be true
Maybe, baby, I'll have you for me

It's funny, honey; you don't care
You never listen to my prayer
Maybe, baby, you will love me someday

Well, you are the one that makes me sad
And you are the one that makes me glad
When someday you want me
I'll be there; just wait and see

Maybe, baby, I'll have you
Maybe, baby, you'll be true
Maybe, baby, I'll have you for me

Maybe, baby, I'll have you
Maybe, baby, you'll be true
Maybe, baby, I'll have you for me

A gravaçào original de Holly, somente o áudio:



Maybe baby ao vivo com Buddy Holly and The Crickets, na radio BBC de Londres, somente o áudio:



Agora a gravação de Paul McCartney e Jeff Lyne, somente o áudio:

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

65 – Lloyd Price – Just because (1957)

Just Because foi escrita pelo homem que lançou a primeira música dessa coleção, ainda em 1952. Foi a clássica “Lawdy miss Clawdy”. Lloyd Price, depois do grande sucesso de Lawdy miss Clawdy, sendo um dos maiores vendedores de disco do inicio do rock and roll, foi chamado e arrastado pro exercito em 1954, dois anos após sua estreia.

Quando saiu do exército, Price montou o seu próprio selo, o The Kent Recording Company, no final de 1956, tendo Price como o único artista da empresa. O primeiro release da Kent foi justamente o “Just because”, onde Price tocou piano, escreveu a canção e produziu as gravações.

Just because foi lançada logo no inicio de 1957, em Janeiro. Com poucos dias do release, começou logo a atrair atenção na costa leste dos Estados Unidos. Começou estourando em Washington, Baltimore e Philadelphia.

Porem, a Kent Records teve o mesmo problema de distribuição que outras pequenas gravadoras teriam. Para chegar a mercados maiores, Price precisava de ajuda. No começo de Fevereiro ele fez um acordo com a ABC-Paramount, permitindo que essa empresa maior relançasse Just because. O acordo foi somente pra um compacto simples e não incluía Price como artista.

Com a ajuda da ABC-Paramount, Just because ficou tendo uma venda forte por mais de 6 meses, enquanto Price foi pra estrada pra promover a música. Tocou na Florida e New York City, Midwest e voltou pro sul novamente.

Teve regravações de Larry Williams e John Lennon. Lennon regravou-a no seu album “rock and roll”, de 1975.

A letra:

Just because you left and said goodbye,
Do you think that I will sit and cry?
Even if my heart should tell me so,
Darling I would rather let you go.

Just because you think that you so smart,
Going around and breaking lovers' hearts.
Before I let this thing happen to me,
Darling I would rather swim the sea.

I know you think you're smart,
Just going around breaking lovers' hearts.
Just because I want someone who's kind,
With a heart as good and pure was mine.
But maybe I am asking for much too much,
Darling please don't ever break my heart.

I know you think you're smart,
Just going around breaking lovers' hearts.
Just because I want someone who's kind,
With a heart as good and pure was mine.
But maybe I am asking for too much,
Darling please don't ever break my heart.

A gravação original de Lloyd Price, somente o áudio:



Agora John Lennon, na sua regravação de 1975, somente o áudio:



Por fim,Larry Williams, tambem só o áudio:

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

64 – Buddy Holly – Peggy Sue (1957)

Peggy Sue é uma canção de rock and roll escrita por Buddy Holly, Jerry Allison e com créditos também pra Norman Petty, o produtor que assinava as canções pra ganhar também os royalties. Foi originalmente gravada e lançada como um compacto simples por Buddy Holly and The Crickets no começo de Julho de 1957. Também foi lançada no álbum de Buddy Holly com o nome de Buddy Holly, em 1958. A canção é o número 194 no ranking das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone.

A canção originalmente se chamava “Cindy Lou”, e foi feita em homenagem a uma sobrinha de Buddy Holly, filha da irmã dele Pat Holey Kaiter. O nome da canção foi mudado depois pra Peggy Sue em homenagem a namorada do baterista dos Crickets Jerry Allison. E que seria a esposa dele posteriormente. O nome dela era Peggy Sue Gerron, e naquele momento, eles estavam brigados. Fizeram a canção com o nome dela pra fazer o “migué” com ela.

Jerry Allison foi muito importante na produção da música, com certeza queria que ela estivesse 100% pra homenagear a amada. Ele tocou a bateria como se fosse um tambor, durante toda a música, sem parar. O som da bateria ficou parecendo que sumia e aparecia, resultado de técnicas de engenharia de som do produtor, Norman Petty. Muitos críticos dizem que esta foi a melhor gravação da carreira de Buddy Holly.

A canção chegou ao número 3 do Billboard em 1957 e foi também escolhida a terceira melhor canção do ano. Buddy Holly, pra dizer que tinha sido Allison que tinha escrito a música pra amada, retirou o seu nome dos créditos, deixando somente o nome de Petty e de Allison, pois Peggy Sue pensaria que Allison teria escrito a canção sozinho, uma vez que Petty era o produtor e assinava por causa dos royalties. Mas depois que Buddy Holly morreu, Allison mandou recolocar o nome de Holly nos créditos.

John Lennon regravou Peggy Sue no seu álbum “Rock and roll”, de 1975. Na letra de Old, Paul Simon cantou: “First time I heard Peggy Sue/I was twelve years old/Russians up in rocket ships/and the war as cold”. Os Beach Boys também gravaram a canção em 1978, no álbum “M.I.U.” A canção se tornou um hit pros Beach Boys, chegando ao número 59 nos charts americanos.

A letra:

If you knew Peggy Sue 
then you’d know why I feel blue
without Peggy, my Peggy Sue
oh well, I love you gal
yes, I love you Peggy Sue

Peggy Sue, Peggy Sue
oh how my heart yearns for you
oh Peggy, my Peggy Sue
oh well, I love you gal
yes, I love you Peggy Sue

Peggy Sue, Peggy Sue
pretty pretty pretty pretty Peggy Sue
oh Peggy, my Peggy Sue
oh well, I love you gal and I need you Peggy Sue

I love you Peggy Sue
with a love so rare and true
oh Peggy, my Peggy Sue
well I love you gal 
I want you Peggy Sue

Solo

Peggy Sue, Peggy Sue
pretty pretty pretty pretty Peggy Sue
oh Peggy, my Peggy Sue
oh well, I love you gal and I need you Peggy Sue

I love you Peggy Sue, with a love so rare and true
oh Peggy, my Peggy Sue
well I love you gal
I want you Peggy Sue

oh well, I love you gal and I want you Peggy Sue 

Buddy Holly and The Crickets, ao vivo em 1957:



Paul McCartney em 1975, voz e violão:



John Lennon, também em 1975, somente o audio:

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

0014 – All shook up - Elvis Presley (1957)

Compositor: Otis Blackwell
  • Foi gravada em 12 de janeiro de 1957, no Radio Recorders, em Hollyood, California e lançada em 22 de março de 1957 em um compacto que tinha That's when your heartaches begin como Lado B.

  • Chegou ao número 1 no Billboard Hot 100, número no Billboard R&B e número 1 no Billboard Country and Western. Foi o primeiro hit número 1 de Elvis no Reino Unido. Vendeu ao todo mais de 2 milhões de cópias. 
     
  • É a canção número 352 da lista da revista Rolling Stone 500 Greatest Songs of All Time
     
  • Elvis cantou e tocou percussão. Scotty Moore tocou guitarra solo. Bill Black tocou double bass. DJ Fontana tocou bateria. The Jordanaires fizeram backing vocal e tocaram piano. 
     
  • Foi regravada, entre outros artistas, pelos Beatles, Billy Joel e Suzi Quatro.
A letra:

Ah well I bless my soul
What's wrong with me?
I'm itchin' like a man in a fuzzy tree
My friends say I'm actin' wild as a bug
I'm in love, I'm all shook up
Mm mm mm, mm, yay, yay, yay

Well, my hands are shaky and my knees are weak
I can't seem to stand on my own two feet
Who do you think of when you have such luck?
I'm in love, I'm all shook up
Mm mm mm, mm, yay, yay, yay

Well, please don't ask me what's on my mind
I'm a little mixed up, but I feel fine
When I'm near that girl that I love best
My heart beats so it scares me to death!
Well she touched my hand what a chill I got
Her lips are like a volcano when it's hot
I'm proud to say that she's my buttercup
I'm in love, I'm all shook up
Mm mm mm, mm, yay, yay, yay

My tongue gets tied when I try to speak
My insides shake like a leaf on a tree
There's only one cure for this body of mine
That's to have that girl that I love so fine!
She touched my hand what a chill I got
Her lips are like a volcano that's hot
I'm proud to say that she's my buttercup
I'm in love, I'm all shook up
Mm mm mm, mm, yay, yay, yay
Mm mm mm, mm, yay, yay
I'm all shook up

Segue o original com Elvis Presley (somente o áudio):



Paul McCartney em 1999, com David Gilmour na guitarra:



Agora a gravação de Billy Joel, de 1991 (somente o áudio):



domingo, 23 de janeiro de 2011

62 – Buddy Holly – Everyday (1957)

Everyday foi escrita por Buddy Holly e Norman Petty. Na verdade Holly escreveu sozinho, mas como Petty era seu produtor e queria metade dos direitos, Holly sempre o incluía na autoria. Foi lançada em 29 de Setembro de 1957, pelo selo Brunswick e produzida por Norman Petty e Bob Thiele.

A música foi gravada por Buddy Holly and the Crickets em 29 de Maio de 1957. Ela foi o lado B do mesmo compacto simples de Peggy Sue. Buddy Holly toca um violão, o baterista Jerry Allison bate com a mão nas coxas pra fazer a percussão, Joe B. Mauldin toca um baixo acústico e a esposa do produtor Norman Petty, Vi Petty toca um Celeste, que é um instrumento tipo teclado, usado em peças clássicas como a Dance of the Sugarplum Fairy, doNutcracker. A canção é a número 236, das 500 melhores músicas de todos os tempos, da revista Rolling Stone.

John Denver fez uma versão e gravou no seu álbum Aerie, em 1971. James Taylor gravou-a também em 1985. Também boa ficou a versão de Don Mclean. Pearl Jam tocou-a ao vivo em Lubbock, Texas, cidade natal de Buddy Holly. Deep Purple também tocou-a muito ao vivo.

A AT&T usou a canção pra um comercial do Blackberry, recentemente. Também apareceu no seriado “Lost”, episodio 11 da season 4. No clássico Stand by me, de 1986, ela também está lá. A canção também pode ser ouvida no desenho animado “Family guy”, no episódio 15 da season 4.

A letra:

Everyday it's a-gettin' closer
Goin' faster than a roller coaster
Love like yours will surely come my way
A-hey, a-hey-hey

Everyday it's a-gettin' faster
Everyone said, go ahead and ask her
Love like yours will surely come my way
A-hey, a-hey-hey

Everyday seems a little longer
Every way love's a little stronger
Come what may
Do you ever long for, true love from me

Everyday it's a-gettin' closer
Goin' faster than a roller coaster
Love like yours will surely come my way
A-hey, a-hey-hey

Everyday seems a little longer
Every way love's a little stronger
Come what may
Do you ever long for, true love from me

Everyday it's a-gettin' closer
Goin' faster than a roller coaster
Love like yours will surely come my way
A-hey, a-hey-hey
Love like yours will surely come my way

Everyday com Buddy Holly, na gravação original (somente o áudio):



Agora a gravação de John Denver (somente o áudio):



Por fim, a gravação de Don Mclean (tambem somente o audio):

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

61 – Carl Perkins – Matchbox (1957)

Essa música de número 61 da nossa lista foi escrita pelo grande Carl Perkins, e lançada em 11 de Fevereiro de 1957 num compacto simples (mas gravada em 4 de Dezembro de 1956), com a música “Your true love” no lado B. Foi mais um dos lançamentos da famosa Sun Records, na pessoa do seu dono, o também ilustre Sam Phillips.

Porem, a sua gravação mais famosa foi feita pelos quatro cavaleiros de Liverpool, os Beatles, lançada em 19 de Junho de 1964 no EP chamado “Long tall Sally”, pelo selo Parlophone e produzida pelo também grande George Martin. Foi gravada em primeiro de Junho de 1964. Nesse EP que saiu Matchbox dos Beatles, também vieram Long tall Sally, I call your name e Slow down.

Trata-se de uma canção de rockabilly. Depois de ter gravado o lado B desse compacto simples, chamada “Your true love”, Buck, o pai de Carl Perkins, sugeriu que este gravasse uma música chamada “Matchbox blues”, que era uma velha canção gravada em 1927. O negócio foi que Buck só sabia uns versos e ficaram ali naquela sem sair do lugar.

Na época, Jerry Lee Lewis trabalhava como pianista de estúdio da Sun Records e na falta do que fazer, começou a improvisar um riff de boogie woogie no piano. Carl Perkins pegou a melodia, passou pra guitarra e improvisou a letra. Carl tocou Matchbox no canal ABC em 2 de Fevereiro de 1957, poucos dias antes dela ser colocada nas ruas em disco.

Os Beatles sempre foram fãs de Carl Perkins, sendo George o mais ardoroso. Começaram a tocar Matchbox nos seus shows a partir de 1961. Pete Best, que era o baterista da época, era quem cantava, e apesar de não existir nenhuma gravação em estúdio com ele nos vocais, dizem que existe uma gravação ao vivo com ele nos vocais. Em 1962, John Lennon cantou Matchbox no star club, em Hamburgo, Alemanha. Essa gravação foi incluída no álbum “Live at the Star Club in Hamburg, Germany, 1962”.

Em 1963, os Beatles tocaram Matchbox no rádio show da BBC, dessa vez com Ringo nos vocais. Esta é a versão que foi inclusa no famoso álbum lançado na década de 1990 chamado “Live at the BBC”. Ringo também foi o cantor quando a canção foi gravada oficialmente em estúdio em 1964.

Alguns dizem que Perkins estava No estúdio quando a música foi gravada pelos Beatles. Bem, o fato é que os 4 é que gravaram todos os instrumentos, com exceção do piano, que foi tocado pelo produtor George Martin. Curiosamente, George tocou uma guitarra de base de 12 cordas e John tocou os solos e riffs. Ate no Live at BBC Ringo diz: All right, John!

Em 19 de Fevereiro de 1987, George Harrison, Bob Dylan, John Fogerty, Taj Mahal e Jesse Ed Davis se juntaram no Palomino Club em North Hollywood, na California e tocaram ao vivo algumas músicas de Carl Perkins. Matchbox foi uma delas, juntamente com Blue Suede Shoes, Honey Don't, e Gone, gone, gone. Esta performance foi gravada e filmada e este grupo se intitulou de os “Silver Wilburys”.

A letra:

Well I'm sitting here wondering, will a matchbox hold my clothes
Yeah I'm sitting here wondering, will a matchbox hold my clothes
I ain't got no matches, but I got a long way to go
I'm an old poor boy and a long way from home
I'm an old poor boy and a long way from home
Guess I'll never be happy, everything I do is wrong, yeah

Well let me be your little dog, 'till your big dog comes
Let me be your little dog, 'till your big dog comes
When the big dog gets here, tell him what this little puppy done

Yeah I'm sitting here wondering, will a matchbox hold my clothes
Yeah I'm sitting here wondering, will a matchbox hold my clothes
I got no matches, got a long way to go
Let 'er go boy, go-go

Grande encontro, tocando Matchbox: Carl Perkins, Johnny Cash e Eric Clapton.



Outro grande encontro. Carl Perkins, que fez a música e gravou-a nos anos 1950 e Ringo, que cantou-a com os Beatles nos anos 1960 e Eric Clapton, um dos maiores guitarristas de todos os tempos e o primeiro a gravar com os Beatles sem ser um deles:



Carl Perkins ao vivo em 1989:

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

60 – Dale Hawkins – Susie Q (1957)

Susie Q é um dos clássicos do rock and roll e foi escrita por Dale Hawkins em 1957, mas Stan Lewis (dono da Jewel/Paula Records) e Eleanor Broadwater (esposa do DJ Gene Nobles) também receberam os créditos, por causa de um arranjo financeiro pra eles receberem também os royalties. Foi lançada no mesmo ano. Dale Hawkins é originário da Louisiana e cantava e tocava guitarra. Nasceu em 1936 e faleceu em 2010. A versão dele de Susie Q chegou ao número 27 das paradas americanas em 1957.

Sue Q também foi um sucesso tremendo nas mãos do Creedence Clearwater Revival, que a gravaram em 19 de Janeiro de 1968 e a lançaram no mesmo ano. Ela foi lançada no álbum de estreia do CCR e acho que foi a versão que ficou mais conhecida. A canção foi um dos primeiros grandes hits do CCR e era o primeiro TOP 40 da banda que não foi escrita pro John Fogerty. A versão do CCR chegou ao número 11 das paradas americanas.

Gene Vincent também fez sua versão no seu álbum de 1964 chamado Shaking up a storm. Os Rolling Stones gravaram Susie Q no seu álbum também de 1964 chamado 12 x 5.

Johnny Rivers gravou-a ao vivo em 1965 no seu álbum Meanwhile back at the whisky à go go e em versão estúdio em 1979. Ela também aparece no filme Apocalipse Now, numa versão cover de Flash Cadillac.

Os Everly Brothers também fizeram a versão deles, da mesma forma que Linda McCartney também gravou a versão dela. O cantor mexicano Luis Miguel fez uma versão em espanhol no seu álbum Tambien es rock, de 1987.

A letra:

Oh Susie Q
Oh Susie Q
Oh Susie Q
Baby, I love you
Susie Q

I like the way you walk
I like the way you talk
I like the way you walk
I like the way you talk
Susie Q

[Instrumental Interlude]

You say that you'll be true
You say that you'll be true
You say that you'll be true
Baby I love you, Susie Q

You say that you'll be mine
You say that you'll be mine
You say that you'll be mine
Baby, all the time, Susie Q

Oh Susie Q
Oh Susie Q
Oh Susie Q
Baby I love you
Susie Q

I like the way you walk
I like the way you talk
I like the way you walk
I like the way you talk
Susie Q

O original de Dale Hawkins de 1957 (somente o áudio):



Susie Q no original do Creedence Clearwater Revival (somente o áudio):



Agora Susie Q com John Fogerty, ex-vocalista do Creedence Clearwater Revival:

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

59 – Elvis Presley – (Let me be your) Teddy Bear (1957)

Teddy Bear foi escrita pela dupla Kal Mann e Bernie Lowe. A versão de Elvis Presley foi gravada em 24 de Janeiro de 1957 e lançada em 11 de Junho do mesmo ano, pela RCA Records.

A canção alcançou o número 1 dos hits americanos durante o verão de 1957. O titulo completo da canção vem com um “Let me be your” antes do nome que ela ficou conhecida, “Teddy Bear”.

A letra:

Baby let me be
your lovin' Teddy Bear
Put a chain around my neck
and lead me anywhere
Oh let me be (oh let him be)
Your Teddy Bear

I don't wanna be a tiger
'Cause tigers play too rough
I don't wanna be a lion
'Cause lions ain't the kind you love enough
Just wanna be, your Teddy Bear
Put a chain around my neck
and lead me anywhere
Oh let me be (oh let him be)
Your Teddy Bear

Baby let me be, around you every night
Run your fingers through my hair
And cuddle me real tight
Oh let me be (oh let him be)
Your Teddy Bear

I don't wanna be a tiger
'Cause tigers play too rough
I don't wanna be a lion
'Cause lions ain't the kind you love enough
Just wanna be, your teddy bear
Put a chain around my neck
and lead me anywhere
Oh let me be (oh let him be)
Your teddy bear
Oh let me be (oh let him be)
Your teddy bear

I just wanna be your teddy bear

Elvis no video clip de Teddy Bear:



Elvis ao vivo em 1972, num medley de Teddy Bear e Don't be cruel:



Glen Campbell em 1975:

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

58 – The Everly Brothers – Wake up little Susie (1957)

Assim como Bye Bye Love, que foi outro grande sucesso dos Everly Brothers, Wake up little Susie também foi escrita pela dupla Felice e Boudleaux Bryant. Foi lançada pela Cadence Records e chegou ao número 1 dos charts pops americanos. E foi número 1 mesmo apesar da música ter sido banida das rádios de algumas grandes cidades, como Boston, por ter letras sugestivas sexualmente.

A música também chegou ao número 2 na Grã-Bretanha. Ela é a número 333 do ranking da revista Rolling Stone das 500 melhores músicas de todos os tempos. Quando estava em campanha pra presidente em 2000, George W. Bush disse no programa de Oprah Winfrey, que Wake up little Susie era a sua música favorita, de todos os tempos.

A canção é escrita como se fosse um garoto de High School falando pra sua namorada, chamada Susie. Na música, os dois saem de casa pra namorar num filme de drive-in, mas adormecem durante o filme e não acordam até 4 da manha, bem depois das 10 da noite que o pai dela tinha ordenado que ela chegasse. Então eles contemplam as reações dos pais dela e dos amigos.

Apesar da música ter sido banida em lugares como Boston, a canção não atesta que Susie e o namorado dela tiveram relações sexuais. Ao contrário, eles dizem firmemente que eles não tiveram relações. Eles simplesmente adormeceram porque estavam entediados com o filme. Uma frase diz que o filme: “didn't have much of a plot”.

Simon e Garfunkel, na turnê Old Friends, de 2003-2004, além de cantarem Wake up little Susie nos seus shows, ainda levaram os Everly Brothers como atração especial. Eu tenho esse DVD aqui em casa e é de fato muito legal a aparição dos irmos Don e Phil no show, pra cantarem 3 dos seus sucessos.

Inclusive, Simon e Garfunkel citam os Everly Brothers como fortíssimas influencia no trabalho deles e Simon e Garfunkel gravaram uma versão ao vivo de Wake up little Susie em 1982 que chegou ao número 27 das paradas pop. O Grateful Dead também tem a versão deles pra Wake up little Susie.

A letra:

Wake up, little Susie, wake up
Wake up, little Susie, wake up
We've both been sound asleep
Wake up, little Susie, and weep
The movie's over, it's four o'clock
And we're in trouble deep
Wake up little Susie
Wake up little Susie, well

Whatta they gonna tell your mama
Whatta they gonna tell your pa
Whatta they gonna tell our friends
When they say “ooh-la-la”
Wake up little Susie
Wake up little Susie, well

I told your mama that you'd be in by ten
Well, Susie baby, looks like we goofed again
Wake up little Susie
Wake up little Susie, we gotta go home

Wake up, little Susie, wake up
Wake up, little Susie, wake up
The movie wasn't so hot
It didn't have much of a plot
We fell asleep, our goose is cooked
Our reputation is shot
Wake up little Susie
Wake up little Susie, well

Whatta they gonna tell your mama
Whatta they gonna tell your pa
Whatta they gonna tell our friends
When they say “ooh-la-la”
Wake up little Susie
Wake up little Susie
Wake up little Susie

Everly Brothers em 1957:



Everly Brothers na Australia em 1989:



Paul Simon and Art Garfunkel, ao vivo no Central Park, em 1981:



terça-feira, 23 de novembro de 2010

57 – Buddy Holly – Words of love (1957)

Gravada em 8 de Abril de 1957 e lançada em 20 de Junho de 1957, foi escrita por Buddy Holly. Holly inclusive fez as harmonias sozinho, gravando cada parte e combinando-as. A música não foi um hit enorme de sucesso pra Holly, mas é considerada uma de suas mais importantes músicas.

Os Beatles, como grandes fãs de Holly, gravaram uma versão dessa música no álbum Beatles for Sale, de 1964. A versão dos Beatles foi gravada em 18 de Outubro de 1964 e lançada em 4 de Dezembro do mesmo ano. John e Paul deixaram a versão dos Beatles a mais parecida possível com a versão de Holly.

Quando eles tocavam essa música nos tempos do Cavern Club em 1961 e 1962, John e George eram os vocalistas. Na gravação de estúdio, Ringo tocou bateria e uma mala de viagem, pra conseguir um som similar à musica “Every day”, de Holly.

Na gravação dos Beatles, tivemos John Lennon nos vocais e na guitarra base. Paul McCartney esteve nos vocais e no baixo, George na voz e guitarra solo e Ringo na bateria e mala de viagem. Teve a produção de George Martin.

A letra:

Hold me close and tell me how you feel
tell me love is real

Words of love you whisper soft and true
darling I love you

Let me hear you say the words I want to hear
darling when you’re near

Words of love you whisper soft and true
darling I love you

A gravação original de Buddy Holly (somente o áudio):



A gravação original dos Beatles (somente o áudio). Na minha opinião, a versao dos Beatles é melhor do que a original de Holly:



Agora Paul McCartney, sozinho no violão, em 1985:

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

56 – Jerry Lee Lewis – Whole lotta shake going on (1957)

Trata-se de uma canção, que virou classic, e sua mais conhecida gravação foi o hit de Jerry Lee Lewis, de 1957.

Foi escrita por um negro cantor e compositor chamado Dave Curlee Williams e por um pianista branco chamado James Faye Roy Hall. A primeira gravação foi feita em 1955, por Big Maybelle, produzida pelo famoso produtor Quincy Jones.

Roy Hall fez uma gravação desta música também em 1955, pela Decca Records. Outras gravações foram feitas, sem sucesso comercial.

A gravação de Jerry Lee Lewis se fez espontânea. Ele vivia cantando essa música nos seus shows ao vivo. Gravou-a pela famosa Sun Records em 1957. Lewis alterou radicalmente a canção original, adicionando um piano boogie, que foi complementada pela bateria energética de JM Van Eaton. Assim como, Lewis adicionou algumas partes faladas à canção, dando um ponto a mais na originalidade.

Sam Phillips, o todo-poderoso da Sun, não acreditava que seria um hit. Mas Lewis insistiu e estava certo. Alcançou número 3 nos charts pop e numero 8 na Grã-Bretanha. A música também lançou Lewis ao estrelato. Jerry Lee Lewis mostrou, nesse novo género que surgia chamado rock and roll, nem todo mundo era obrigado a ficar em pé com uma guitarra.

A versão de Lewis é a número 65, das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Outros artistas fizeram suas versões da musica, como Little Richard, Rick Nelson, Chubby Checker, Gerry and The Pacemakers, John Lennon, Paul McCartney, Elvis Presley, Cliff Richards, Johnny Rivers, Bill Haley and His Comets,

A letra:

Come over baby
whole lot of shakin' goin' on
Yes, I said come over baby
baby you can't go wrong
We ain't fakin'
Whole lot of shakin' goin' on

Well I said come over baby
we got chicken in the barn
oooh... huh..
Come over baby
babe we got the bull by the horn-a
We ain't fakin'
Whole lot of shakin' goin' on

Well I said shake baby shake
I said shake baby shake
I said shake it baby shake it
I said shake baby shake
Come on over
Whole lot of shakin goin' on

Ahhhhh Let's Go !

Well I said come over baby
we got chicken in the barn
Who's barn
what barn
my barn
Come over baby well, we got the bull by the horns
We ain't fakin'
Whole lot of shakin' goin' on

Easy Now (lower)
Shake it Ahhhh... Shake it babe
Yeah.... You can shake one time for me
Well I said come over baby
Whole lot of shakin' goin' on

Now lets get real low one time now
Shake baby shake
All you gotta honey is kinda stand in one spot
wiggle around just a little bit
thats what you gotta do yeah....
Oh babe whole lotta shakin' goin' on

Now let go one time

Jerry Lee Lewis em 1957:



Jerry Lee Lewis em Londres, nos anos 1970:



Jerry Lee Lewis nos anos 1990:

terça-feira, 9 de novembro de 2010

55 – Little Richard - Jenny Jenny (1957)

Trata-se de uma das canções onde Little Richard finge ser homem e fala a respeito de uma Jenny. A não ser que Jenny fosse um viado. Ele convida a Jenny pra vir junto com ele e viverem felizes.

Ele diz que precisa dela ao seu lado, como se de fato gostasse de mulher. A verdade é que eu acho que Little Richard fez somente a música, ficando a letra pro seu parceiro, Johnson.

Na verdade é um dos rock and rolls característicos de Richard, onde ele grita até perder o fôlego. Um fantástico exemplo representativo do trabalho de Richard nos anos 1950, até ele se aposentar da música e entrar pra Igreja, após ter dito ter tido uma revelação.

A letra:

Jenny, Jenny, Jenny
Won't you come along with me
Jenny, Jenny, Jenny
Won't you come along with me
You know that I love you
We could live so happily
Jenny, Jenny, Jenny
spinnin' like a spinnin' top
Jenny, Jenny, Jenny
Spinnin' like you ain't gonna stop
The greatest little momma
You oughta see her reel and rock
Jenny, Jenny, Jenny
Won't you come along with me
Jenny, Jenny, Jenny
Won't you come along with me
You know that I love you
We could live so happily
Jenny, Jenny, Jenny
Girl I need you by my side
Jenny, Jenny, Jenny
You know I need you by my side
You know I need you pretty baby
Your ways I gotta really abide now
Jenny, Jenny, Jenny
Won't you come along with me
Jenny, Jenny, Jenny
Won't you come along with me
You know that I love you
We could live so happily

A gravação original de Richard, somente o audio:



Agora Little Richard ao vivo na França em 1966:



Jerry Lee Lewis, cantando Jenny Jenny ao vivo em 1964(somente o áudio):



domingo, 31 de outubro de 2010

54 – Elvis Presley - Jailhouse rock (1957)

Trata-se de outro classic do rock and roll. Lançada por Elvis em Setembro de 1957, foi escrita pela dupla vencedora Jerry Leiber and Mike Stoller. E também produzida por eles. Foi também o nome de um filme estrelado por Elvis. Um dos compositores, Mike Stoller, pode ser visto tocando piano no filme, quando essa música é apresentada.

Essa música entrou como numero 67 da lista da revista Rolling Stone das 500 melhores músicas de todos os tempos e foi também uma das 500 canções do museu rock and roll off ame que deram shape ao rock and roll.

O compacto simples foi número nos Estados Unidos por 7 semanas no Outono de 1957 e numero 1 na Grã-Bretanha por 3 semanas no começo de 1958. Em 2005, a música foi relançada na Grã-Bretanha e chegou a número 1 por semana. O vídeo da canção é conhecido como o primeiro vídeo musical de Elvis Presley.

Alguns dos personagens da musica eram de fato pessoas reais. The Drummer boy from Illinois who went crack, boom, bang era de fato William Thomas Fairbanks, nascido em Chillicothe, Illinois em 1923.

Outro personagem citado era Shifty Henry, que era um musico conhecido de Los Angeles e nao um criminoso, como brincam na letra da música. The Purple Gang sim, era um grupo de bandidos verdadeiros. Sad Sack era o nome usado pelo exercito americano na Segunda Guerra pra definir um loser. Em vez de loser, eles usavam “Sad Sack”. Sad Sacj tambem se tornou um personagem de quadrinhos e de tirinhas de jornais.

Outra realidade da música é que ela deixa dicas dos relacionamentos homossexuais entre os presos.

A banda Queen sempre tocava Jailhouse rock nos seus shows. Sha Na Na tocou Jailhouse rock ao vivo no festival de Woodstock, em Agosto de 1969. Jerry Lee Lewis, Patti Smith, ZZ Top, The Animals, Michael Bolton, Jeff Beck, Cliff Richards, ABBA, Carl Perkins, Lin Wray, entre outros, tiveram regravacoes deste classico.

A letra:

The warden threw a party in the county jail
The prison band was there and they began to wail
The band was jumpin' and the joint began to swing
You should've heard those knocked out jailbirds sing

Let's rock
Everybody, let's rock
Everybody in the whole cell block
Was dancin' to the Jailhouse Rock

Spider Murphy played the tenor saxophone
Little Joe was blowin' on the slide trombone
The drummer boy from Illinois went crash, boom, bang
The whole rhythm section was a purple gang

Let's rock
Everybody, let's rock
Everybody in the whole cell block
Was dancin' to the Jailhouse Rock

Number 47 said to number 3
"You're the cutest jailbird I ever did see
I sure would be delighted with your company
Come on and do the Jailhouse Rock with me"

Let's rock
Everybody, let's rock
Everybody in the whole cell block
Was dancin' to the Jailhouse Rock, Rock, Rock

Sad Sack was sittin' on a block of stone
Way over in the corner weepin' all alone
The warden said, "Hey, buddy, don't you be no square
If you can't find a partner use a wooden chair"

Let's rock
Everybody, let's rock
Everybody in the whole cell block
Was dancin' to the Jailhouse Rock

Shifty Henry said to Bugs, "For Heaven's sake
No one's lookin', now's the chance to make a break"
Bugsy turned to Shifty and he said, "Nix nix
I wanna stick around a while and get my kicks"

Let's rock
Everybody, let's rock
Everybody in the whole cell block
Was dancin' to the Jailhouse Rock

Dancin' to the Jailhouse Rock, dancin' to the Jailhouse Rock
Dancin' to the Jailhouse Rock, dancin' to the Jailhouse Rock
Dancin' to the Jailhouse Rock, dancin' to the Jailhouse Rock
Dancin' to the Jailhouse Rock

O clip do filme, de 1957:



Elvis ao vivo no especial de 1968:



Jerry Lee Lewis, fantástico, em Toronto em 1969:

2047 – ABBA – The winner takes it all (1980)

Escrita por Benny Andersson e Bjorn Ulvaeus, foi gravada em 1980 e lançada em 21 de julho de 1980, no compacto que tinha Elaine como La...