terça-feira, 15 de dezembro de 2015

452 – The Beatles – In my life (1965)

Escrita John Lennon mas creditada à dupla Lennon/McCartney, foi gravada em 18 e 22 de outubro de 1965 e lançada em 3 de dezembro de 1965 no disco Rubber Soul. George Martin contribuiu com uma ponte instrumental no piano. É o número 23 da lista das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone.

De acordo com o próprio John, a canção surgiu quando o jornalista inglês Kenneth Allsop falou que John deveria escrever sobre a própria infância. Assim, John escreveu um poema sobre sua infância. Ele usou a rota de onibus que costumava pegar em Liverpool, citando os lugares que passava, incluindo Penny Lane e Strawberry field.

No entanto, John achou a letra rídicula, chamando de a mais chata canção de “o que eu fiz na minha viagem de onibus”, e então fez outra letra, substituindo as memorias especificas com uma meditação mais geral do passado. Poucas linhas ficaram da primeira versão.

A parte que fala “some are dead and some are living/in my life I've loved them all” se referia à Stuart Sutcliffe, que morreu em 1962 e à Peter Shotton, amigo e biografo de John.

Em 1980, John disse que essa canção era a sua primeira canção que verdade, que ele podia chamar de grande, pois foi a primeira vez que ele colocou algo pessoal, da sua própria vida.

Foi gravada toda em 18 de outubro, somente a parte do piano de George Martin foi adicionada no dia 22 de outubro. John não sabia o que usar, mas pediu a George Martin pra usar um piano com som barroco. Martin então escreveu uma peça baseada em Bach. Então Martin descobriu que não dava no tempo da música e foi tocada com o tape com metade da velocidade e quando foi tocada com o tape normal, a parte ficou com o dobro da velocidade e com uma oitava acima, resolvendo o desafio e dando ao solo de piano um timbre único.

John cantou e tocou guitarra rítmica. Paul tocou baixo e fez backing vocals. George Harrison tocou guitarra solo e fez backing vocals. Ringo tocou bateria, sino e pandeiro. George Martin tocou piano.

Foi regravada por George Harrison, Bette Midler, Judy Collins, John Denver, Johnny Cash, entre outros.

A letra:

There are places I remember
All my life though some have changed
Some forever not for better
Some have gone and some remain
All these places have their moments
With lovers and friends I still can recall
Some are dead and some are living
In my life I've loved them all

But of all these friends and lovers
There is no one compares with you
And these memories lose their meaning
When I think of love as something new
Though I know I'll never lose affection
For people and things that went before
I know I'll often stop and think about them
In my life I love you more

Though I know I'll never lose affection
For people and things that went before
I know I'll often stop and think about them
In my life I love you more

In my life I love you more

A versão original dos Beatles:


Judy Collins ao vivo:


A versão de Johnny Cash:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1941 – Leonard Cohen – The gypsy's wife (1979)

Escrita por Leonard Cohen, foi gravada entre abril e maio de 1979 e lançada em 27 de setembro de 1979, no disco Recent songs, o sexto d...