domingo, 6 de dezembro de 2015

449 – The Beatles – Norwegian wood (1965)

Escrita por Paul e John, foi gravada em 12 e 21 de outubro de 1965 e lançada no disco Rubber Soul em 3 de dezembro de 1965, dois dias antes do meu pai completar 17 anos. Com letras muito influenciadas pela poesia introspectiva de Bob Dylan, Norwegian wood foi muito importante para o crescimento dos Beatles como compositores complexos.

Norwegian wood não foi a primeira canção do rock a ter influencias orientais e nem mesmo a primeira canção dos Beatles a fazer isso, mesmo assim, é considerada de fundamental importância pro desenvolvimento do rock psicodelico. Pouco tempo depois, a música clássica indiana ficou popular na civilizacao ocidental e muitos músicos começaram a integrar esse estilo.

A letra fala de uma caso extra-conjugal que John Lennon estava tendo. Ele nunca disse o nome da pessoa, mas estudiosos acham que ou foi pra Sonny Freeman ou pra Maureen Cleave. Paul disse que o termo Norwegian wood era uma paródia com as paredes de pinho barato que tinha no quarto do seu cunhado na época, Peter Asher. Paul diz ainda que, no mundo deles, o cara tinha que se vingar e o que poderia ser tido como o cara acendeu um fogo pra se aquecer, não era. Era na verdade o cara que ficou puto e que tocou fogo na casa. E dali pararam a letra e foram pro intrumental.

Lennon disse que a letra era sua criação e Paul ajudou no middle eight. John começou a escrever essa canção em fevereiro de 1965, enquanto estava de férias em St. Moritz, nos Alpes Suíços, com Cynthia, sua então esposa e George Martin. Nos dias seguintes, eles fez os arranjos acusticos e mostrou a Martin.

Durante as gravações de Help!, George Harrison encontrou um grupo de indianos tocando cítara, num pout-porri instrumental de A hard day's night, Can't buy me love e I should have known better. A influencia indiana já havia sido usada pelos Kinks na música See my friends e pelos Yardbirds, que criaram um som parecido, distorcendo as guitarras em Heart full of soul.

Em agosto de 1965, numa turnê dos Beatles pelos Estados Unidos, David Crosby, amigo de George Harrison, conversou com ele a fundo sobre a música classica indiana e sobre o trabalho do maestro Ravi Shankar. George Harrison se apaixonou pelo trabalho de Shankar e comprou sua primeira cítara e fez uma imersão pra aprender a tocar o instrumento.

No dia 12 de outubro de 1965, tentaram gravar Norwegian wood, depois de terminarem Run for your life, com uma extensa sessão de gravação. Nesse dia gravaram somente o ritmo, com um violão de 12 cordas, baixo e timbal. Então George Harrison trouxe a cítara e o engeheiro de som Norman Smith ficou doido, pois era difícil gravar a cítara, devido ao som do instrumento complexo. A maquina acusava logo distorção e se usasse um limitador, perderia qualidade sonora. Não ficaram satisfeitos e voltaram pra trabalhar nela novamente nove dias depois, só então fechando a versão final nesse dia.

Norwegian wood se transformou numa das maiores canções pop feitas até aquele momento, foi considerada uma genialidade de Lennon. Sem dúvida, o maior triunfo de letra dos Beatles durante a fase folk. É a canção de número 83 da lista das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone. Brian Wilson, dos Beach Boys, disse que Norwegian wood foi a canção que o inspirou a criar o disco Pet Sounds.

Foi regravada por Sergio mendes, Herbie Hancock, Waylon Jennings, Hank Williams Jr., Jan & Dean, José Feliciano, Milton Nascimento e Beto Guedes, entre outros.

Em 1987, Haruki Murakami criou o livro Norwegian wood, que fala muito da canção e empresta o nome ao título. Em 2010, virou filme, que também tem a canção.

John cantou e tocou violão. Paul tocou baixo e fez backing vocal. George Harrison tocou violão de 12 cordas e cítara. Ringo tocou pandeiro, maracas, bateria e timbal de dedo.

A letra:

I once had a girl, or should I say, she once had me
She showed me her room, isn't it good, norwegian wood?

She asked me to stay and she told me to sit anywhere
So I looked around and I noticed there wasn't a chair

I sat on the rug, biding my time, drinking her wine
We talked until two and then she said, "It's time for bed"

She told me she worked in the morning and started to laugh
I told her I didn't and crawled off to sleep in the bath

And when I awoke I was alone, this bird had flown
So I lit a fire, isn't it good, norwegian wood?

A versão original dos Beatles:


A versão de Peter Frampton, ao vivo:


A versão de Alanis Morissette:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1941 – Leonard Cohen – The gypsy's wife (1979)

Escrita por Leonard Cohen, foi gravada entre abril e maio de 1979 e lançada em 27 de setembro de 1979, no disco Recent songs, o sexto d...