quarta-feira, 19 de agosto de 2015

403 – The Rolling Stones – (I can't get no) Satisfaction (1965)

Escrita por Mick Jagger e Keith Richards, foi gravada em 12 de maio de 1965, nos estútios da RCA, em Hollywood, California. Foi lançada em 6 de junho de 1965, nos Estados Unidos, em um compacto que tinha The under assistant west coast promotion man como Lado B. Foi lançada no Reino Unido em 20 de agosto de 1965, em um compacto que tinha The spider and the fly como Lado B. Saiu também no quarto disco da banda, Out of our heads. A gravação foi produzida por Andre Loog Oldham.

O riff de três notas de guitarra de Keith Richards abre e conduz a canção. Ele tinha intenção de trocar por sopro, mas o convenceram a deixara guitarra. A canção fala de frustração sexual e comercialismo. Satisfaction foi o primeiro hit dos Stones a ser número 1 nos Estados Unidos e no Reino Unido. No Reino Unido, inicialmente, só tocava nas rádios piratas, pois o povo de lá achou a letra muito sugestiva sexualmente. Foio quarto número dos Stones no Reino Unido.

Satisfaction é considerada por muitos críticos como uma das maiores canções de rock já gravadas. É o número 2 da lista das 500 maiores canções de todos os tempos, da revista Rolling Stone. Ou seja, Like a Rolling Stone é a número 1 e essa a número 2.

Keith Richards gravou a primeira versão crua do riff no quarto de hotel. Gravou e adormeceu no meio da gravação. Na gravação tem ele tocando o riff no violão por dois minutos, então você escuta a palheta caindo e ele roncando por 40 minutos.

Primeiramente foi gravada primeiramente no dia 10 de maio de 1965 nos Estúdios da Chess, em Chicago. Nessa versão, Brian Jones toca gaita. No entanto a versão final foi a gravada nos Estúdios da RCA, em Hollywood, com uma batida diferente e um Gibson Maestro Fuzzbox adicionado pra dar sustenção ao som do riff da guitarra. Como dito antes, Richards queria um som de sopro no lugar da guitarra, mas os outros membros da banda e o produtor Andrew Loog Oldham, assim como o engenheiro de som David Hassinger conseguiram o convencer do contrário.

O sucesso da canção estourou as vendas do fuzzbox da Gibson. No final do ano, o estoque inteiro acabou.

A letra traz a irritação com o crescente comercialismo do mundo moderno, onde o rádio só apresenta informação inútil e na televisão o homem diz o quão branca as nossas camisas devem ser, ou que nós não podemos ser um homem pois não usamos a mesma marca de cigarros dele. Fala do stress de ser uma celebridade e as tensões das turnês. Alega que não está recebendo atenção das meninas e que uma mandou ele voltar na semana que vem, pois ela estava menstruada. Foi altamente mal recebida pelo público mais velho. Muito revolucionária pra época.

Quando Satisfaction chegou ao número 1 dos charts pop americanos em 10 de julho de 1065, tirou a primeira colocação de I can't help myself, dos Four Tops. Ficou no número 1 por quatro semanas e foi tirada deste post por Iam Henry the Eighth, I am, dos Herman's Hermits. Vendeu mais de um milhão de cópias e foi o primeiro disco de ouro da banda nos Estados Unidos.

No Reino Unido, entrou na posição número 1, tirando I got you babe, de Sony and Cher,. Ficou na posição de número 1 por duas semanas. Foi tirada deste post por Make it easy on yourself, dos Walker Brothers.

Em 1979, Satisfaction apareceu no filme Apocalypse Now e renovou o interesse do público nela. Mick Jagger disse que Satisfaction foi a canção que fez os Stones serem o que são, que mudou eles de serem uma banda qualquer para se tornarem uma banda gigante. Tinha um título que pegava, com um riff de guitarra que pegava. Tem um som excelente de guitarra, muito original pra época. E além disso, capturou o espírito da época, o que é muito importante nesse tipo de canções.

Além de número 1 nos Estados Unidos e Reino Unido, Satisfaction foi também número 1 na Holanda e Alemanha e número 3 na França. Mick Jagger fez os vocais principais e backing vocals. Keith Richards tocou a guitarra eletrica, solo e ritmica e fez backinc vocals. Brian Jones tocou os violões. Charlie Watts tocou bateria e Bull Wyman o baixo. Jack Nitzsche tocou piano e pandeiro.

Foi regravada por Otis Redding, em 1965, com uma letra diferente pois ele inventou a própria letra. Essa é uma versão Soul de Satisfaction e ironicamente, ele colocou os sopros no riff, como Keith Richards queria originalmente. Ao vivo, nos anos 2000s, os Stones tocaram Satisfaction parecido com a versão de Otis Reding.

Em 1977, foi a vez de Devo gravar a sua versão. Essa versão tocou no filme Casino, de Martin Scorcese, de 1995. Em 2000, foi a vez de Britney Spears gravar uma versão de Satisfaction. Foi regravada também por Aretha Franklin em 1968. Jerry Lee Lewis também gravou sua versão de Satifaction.

A letra:

I can't get no satisfaction
I can't get no satisfaction
'Cause I try and I try and I try and I try
I can't get no, I can't get no

When I'm drivin' in my car
And that man comes on the radio
And he's tellin' me more and more
About some useless information
Supposed to fire my imagination
I can't get no, oh no no no
Hey hey hey, that's what I say
I can't get no satisfaction
I can't get no satisfaction
'Cause I try and I try and I try and I try
I can't get no, I can't get no

When I'm watchin' my TV
And that man comes on to tell me
How white my shirts can be
But he can't be a man 'cause he doesn't smoke
The same cigarrettes as me
I can't get no, oh no no no
Hey hey hey, that's what I say
I can't get no satisfaction
I can't get no girl reaction
Cause I try and I try and I try and I try
I can't get no, I can't get no

When I'm ridin' round the world
And I'm doin' this and I'm signing that
And I'm tryin' to make some girl
Who tells me baby better come back later next week
Cause you see I'm on losing streak
I can't get no, oh no no no
Hey hey hey, that's what I say
I can't get no, I can't get no
I can't get no satisfaction
No satisfaction, no satisfaction, no satisfaction

The Rolling Stones ao vivo em Copacabana:




Otis Redding ao vivo no festival de Monterey de 1967:




A versão de Aretha Franklin:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1944 – Pink Floyd – Another brick in the wall (Part 3) (1979)

  Escrita por Roger Waters, foi gravada entre abril e novembro de 1979 no disco The Wall, o décimo primeiro da banda, em 30 de novembro de 1...