sábado, 15 de agosto de 2015

402 – Bob Dylan – Like a Rolling Stone (1965)

Escrita por Bob Dylan, foi gravada em 15 e 16 de junho, no Columbia Studio A, localizado no n'umero 799 da Seventh Avenue, em New York City. Foi produzida por Tom Wilson (foi a última música que Wilson viria a produzir pra Dylan) e lançada em 20 de julho de 1965, em um compacto que tinha Gates of Eden como Lado B.

Dylan escreveu Like a Rolling Stone quando voltou cansado de uma turnê no Reino Unido. Ela foi gravada nas sessões pro álbum Highway 61 Revisited. Depois de muitas tentativas no formato, Dylan tentou um approach de rock e Al Kooper, que era novato em gravações, improvisou o riff de órgão que ficou conhecido na canção.

Entretanto, a Columbia não gostou dela ser muito elétrica e dela durar seis minutos e não quis lançar. Acontece que um mês depois a canção vazou e tiveram que lançar em compacto. As rádios não quiseram tocar pelo tamanho, mas mesmo assim a canção chegou ao número 2 dos charts pop americanos (só atrás de Help, dos Beatles) e um hit mundial. Foi também TOP 10 no Canadá, Holanda e Irlanda.

A música é revolucionária por causa da sua combinação de vários elementos musicais, o som cínico e jovem da voz de Dylan e a pergunta direta: “How does it feel?”. Like a Rolling Stone mudou a imagem de Dylan de cantor de folk pra agora um astro de rock. Trata-se de uma das mais influentes composições da história da música.

Quando compôs essa canção, Dylan estava insatisfeito com as expectativas do público com relação a ele e a direção que sua carreira estava tomando e queria largar a música. Mas ele disse que Like a Rolling Stone fez tudo mudar e ele continuar na música. Ele disse que curtiu bastante essa música e ele curtir era diferente dos outros curtirem, quando as vezes ele não curtia.

Para a gravação, Dylan chamou Mike Bloomfield pra tocar guitarra solo. No Piano, Paul Griffin, Joe Macho Júnior no baixo, Bobby Gregg na bateria e Bruce Langhorne no pandeiro. Al Kooper só chegou no segundo dia. Era um jovem guitarrista de 21 anos e não era pra estar ali, mas foi convidado por Tom Wilson.

Quando Wilson foi ao banheiro, Al Kooper sentou com sua guitarra tentando participar da gravação, mas ficou intimidado com a estupenda tecnica de Mike Bloomfield e voltou pra mesa de som. Depois de algumas tentativas, Wilson tirou Griffin do órgão Hammon e o colocou no piano. Kooper disse pra Wilson que tinha uma parte massa no piano pra adicionar. Wilson tirou onda com ele, pois ele não sabia tocar órgão direito mas não o proibiu de mostrar. Wilson então ficou observando Kooper tocar o órgão no take seguinte.

Quando Dylan ouviu o órgão tocado por Kooper, ele pediu a Wilson pra aumentar o volume do instrumento na gravação. Wilson disse que Kooper não sabia tocar, mas Dylan gostou e ficou assim.

A canção falava de temas pouco falados na época. Fala mais de ressentimento do que de amor. Ele fala da personagem, a quem chama de “Miss Lonely”. Ele a critica, dizendo que ela frequentava as melhores escolas e frequentava as altas rodas, mas agora que essa situação mudou, ela não tem experiencias significativas que definam o carater dela.

Antigamente você se vestia tao bem, jogava moedas aos vagabundos no seu auge, não era? Hoje, você não fala tao alto, hoje você não parece tao orgulhosa ao ter que pedir a alguém a sua próxima refeição”.

Mesmo com essas críticas, o narrador aparenta ter compaixão por Miss Lonely e mostra alegria por ela estar nessa situação, pois essa situação gerou uma enorme liberdade pra ela. Tudo foi perdido, ela estava sozinha, ela era livre agora. Ela não tinha nada a perder, estava desesperada. Então era invisivel, não tinha segredos e isso é muito liberador. Perde-se o medo. “Quando você não tem nada, você não tem nada a perder. Você é invisível agora e você não tem segredos pra esconder”.

O refrão também pergunta: “Como você se sente? Como você se sente? Em estar sozinha agora, sem caminho de casa, como uma completa desconhecida? Como uma Rolling Stone?

Bruce Springsteen falou no Rock and Roll Hall of Fame que a primeira vez que ouviu Like a Rolling Stone, ele estava no carro com a mae dele ouvindo a rádio WMCA. Foi como um tiro e como se alguém tivesse chutado uma porta dentro da sua mente. Da mesma forma que Elvis libertou o seu corpo, Dylan libertou sua mente. Dylan nos mostrou que porque a música era uma coisa física, não significava que tinha que ser anti-intelectual. Ele inventou um novo jeito de um cantor pop de ser, quebrou limites de gravação e mudou a cara do rock and roll para sempre.

Paul McCartney foi pra casa de John Lennon ouvir a canção. Paul disse que a canção parecia não acabar mais e que era simplesmente linda. Paul disse que Dylan mostrou a todos que era possível ir um pouco adiante. Frank Zappa queria desistir de cantar, encerrar a carreira, pois disse que depois de Like a Rolling Stone, ele não tinha mais nada a dizer. A revista Rolling Stone disse que Like a Rolling Stone era a melhor canção escrita de todos os tempos. A número 1 da história.

Foi regravada por Nancy Sinatra, David Bowie, The Four Seasons, The Rascals, Judy Collins, Johnny Winter, Cher, Michael Bolton, David Gilmour, The Surfaris, Al Stewart, John Mellencamp, The Wailers, Green Day e Rolling Stones, entre outros.

Uma versao muito famosa dessa canção foi feita por Jimi Hendrix, gravada no festival de Monterey, na California. Teve uma versão em francês, uma em alemão austriaco, outra em alemao puro, outra em sueco e outra em italiano.

A letra:

Once upon a time you dressed so fine
You threw the bums a dime in your prime, didn't you ?
People'd call, say, "Beware doll, you're bound to fall."
You thought they were all kiddin' you
You used to laugh about
Everybody that was hangin' out
Now you don't talk so loud
Now you don't seem so proud
About having to be scrounging for your next meal.

How does it feel?
How does it feel
To be without a home
Like a complete unknown
Like a rolling stone ?

You've gone to the finest school all right, Miss Lonely
But you know you only used to get juiced in it
And nobody's ever taught you how to live out on the street
And now you're gonna have to get used to it
You said you'd never compromise
With the mystery tramp, but now you realize
He's not selling any alibis
As you stare into the vacuum of his eyes
And say do you want to make a deal?

How does it feel?
How does it feel
To be on your own
With no direction home
A complete unknown
Like a rolling stone ?

You never turned around to see the frowns on the jugglers and the clowns
When they all did tricks for you
You never understood that it ain't no good
You shouldn't let other people get your kicks for you
You used to ride on the chrome horse with your diplomat
Who carried on his shoulder a Siamese cat
Ain't it hard when you discover that
He really wasn't where it's at
After he took from you everything he could steal.

How does it feel?
How does it feel
To be on your own
With no direction home
Like a complete unknown
Like a rolling stone ?

Princess on the steeple and all the pretty people
They're all drinkin', thinkin' that they got it made
Exchanging all precious gifts
But you'd better take your diamond ring, you'd better pawn it babe
You used to be so amused
At Napoleon in rags and the language that he used
Go to him now, he calls you, you can't refuse
When you ain't got nothing, you got nothing to lose
You're invisible now, you got no secrets to conceal.

How does it feel
How does it feel
To be on your own
With no direction home
Like a complete unknown
Like a rolling stone ?

Uma versão ao vivo de Bob Dylan:


A versão dos Rolling Stones de Like a Rolling Stone:


Patti Smith ao vivo em Montreaux em 2005:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2064 – AC/DC – You shook me all night long (1980)

Escrita por Angus Young, Malcolm Young e Brian Johnson, foi gravada entre abril e maio de 1980 e lan çada no compacto que tinha Have a ...