quarta-feira, 21 de maio de 2014

0105 – Can't buy me love - The Beatles (1964)




Escrita por John Lennon e Paul McCartney, foi gravada em 29 de janeiro e 25 de fevereiro de 1964, no Pathé Marconi, em Paris e nos estúdios Abbey Road, em Londres. Foi lançada em 16 de março de 1964 no compacto que tinha You can't do that como Lado B. Saiu também no disco A hard day's night, em 10 de julho de 1964. Foi número 1 no Billboard Hot100, ficando 5 semanas no primeiro lugar. Também foram número 1 no Reino Unido, na Suécia, na Nova Zelândia, Holanda, Irlanda e Austrália. Número 3 na Finlandia e Noruega. Número 5 na Bélgica. No Reino Unido, foi o quarto compacto mais vendido dos anos 60s. Foi escrita em um piano na suíte do hotel George V, em Paris. Foi composta na pressão após o sucesso de I want to hold your hand, que tinha chegado ao número 1 na América. Foi o primeiro hit dos Beatles sem as famosas harmonias vocais. A maioria foi gravada no dia 29 de janeiro. No dia 25 eles refizeram os vocais de Paul no final da canção e George Harrison refez o solo, embora o solo antigo possa ser ouvido no background. Ringo também adicionou algums cymbals no dia 25 de fevereiro. Foi a única canção em inglês que eles gravaram fora do Reino Unido. Can't buy me love conseguiu a proeza de ter quatro recordes no Billboard Hot100. 1) Foi a canção que teve o maior pulo de posições, pulando da 27a pra primeira posição. 2) Deu aos Beatles o terceiro número 1 seguidos. As outras duas foram I want to hold your hand e She loves you. Foi a única vez que um artista teve três primeiros lugares consecutivos nesse chart. 3) Quando Can't buy me love chegou ao número 1, em 4 de abril de 1964, os Beatles tinham os outros 4 primeiros lugares também. Twist and shout, She loves you. I want to hold your hand e Please please me, eram nessa ordem, as cinco primeiras canções do Billboard Hot100. Nenhum outro artista conquistou as cinco primeiras posições ao mesmo tempo. 4) Durante a segunda semana que Can't buy me love estava no topo, os Beatles tinham 14 canções no total, ao mesmo tempo, dentro do Billboard Hot100. No Reino Unido, terra deles, Can't buy me love foi o quarto número 1 e terceiro compacto a vender acima de 1 milhão de cópias. Vendeu 1.53 milhões de cópias até novembro de 2012. Em dezembro de 2018 ja havia se tornado o 35o maior sucesso de vendas de todos os tempos do Reino Unido. É a canção de número 295 da lista da revista Rolling Stone das 500 greatest songs of all time. Foi regravada por Ella Fitzgerald em 1964, entre outros artistas. Paul cantou e tocou baixo. John tocou violão. George Harrison tocou guitarra solo e guitarra de 12 cordas. Ringo tocou bateria.


Can't buy me love, love
Can't buy me love


I'll buy you a diamond ring my friend
If it makes you feel alright
I'll get you anything my friend
If it makes you feel alright
'Cause I don't care too much for money
For money can't buy me love


I'll give you all I've got to give
If you say you love me too
I may not have a lot to give
But what I've got, I'll give to you
I don't care too much for money
Money can't buy me love


Can't buy me love, everybody tells me so
Can't buy me love, no, no, no, no


Say you don't need no diamond rings
And I'll be satisfied
Tell me that you want the kind of things
That money just can't buy
I don't care too much for money
Money can't buy me love


Oww


Can't buy me love
Everybody tells me so
Can't buy me love
No, no, no, no


Say you don't need no diamond rings
And I'll be satisfied
Tell me that you want the kind of things
That money just can't buy
I don't care too much for money
Money can't buy me love


Can't buy me love, love
Can't buy me love, oh



A versão original dos Beatles:



A versao de Johnny Rivers, muito massa:



A versao de Michael Bublé:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1937 – Dire Straits – Follow me home (1979)

Escrita por Mark Knopfler, foi gravada entre 28 de novembro e 12 de dezembro de 1978, no Compass Point, em Nassau e lançada em 5 de jun...