Wednesday, May 21, 2014

301 – The Beatles – Can’t buy me love (1964)




Escrita por Paul McCartney mas creditada à Lennon/MacCartney, foi lançada no Lado A do sexto compacto simples britanico do grupo. O Lado B foi You can’t do that. 

Em 1966, Paul disse aos jornalistas americanos que todos podiam colocar a interpretacao que quisessem, mas que quando alguem sugere que se trata de uma prostituta, ele disse que não aceitava. Ele disse que a ideia por tras disso é que as posses materiais são todas muito bem vindas, mas que não compram pra ele o que ele realmente quer. Entretanto, ele comentou depois, a música deveria se chamar Can buy me love, quando pensava nas benesses que o dinheiro e a fama tinham trazido pra ele. 

Quando estava em Paris, os Beatles ficaram no hotel cinco estrelas George V, que tinha um piano upright que foi levado ao quarto deles  para que continuassem a compor. Foi lá que Paul compos Can’t buy me love. 

A canção foi escrita sob a pressao do enorme sucesso de I want to hold your hand, que havia atingido o primeiro lugar nos Estados Unidos. Quando George Martin ouviu a canção, percebeu que precisava de mudanças. Ele disse que a canção precisava de uma marca pro fim e pro inicio, uma especia de introducao. 

Assim, George Martin tirou as duas primeiras linhas do refrao e mudou o final e disse, “Vamos fazer assim e alterando a segunda frase nós podemos voltar pro verso rapidamente”. E eles disseram que não era uma má idéia e fizeram assim. Era outro Twelve bar blues em estrutura, uma formula que os Beatles aplicaram muito nas músicas que compunham. 

Foi gravada em 29 de janeiro de 1964, em Paris, nos estudios da EMI chamado Pathe Marconi. Foi durante a temporada de 18 shows no teatro Olympia. Eles tinham agendado tempo no estudio pra gravar as versoes de I want to hold your hand e She loves you em alemao. Terminado, sobrou tempo e decidiram gravar Can’t buy me love. 

Depois de ouvirem o primeiro take, os Beatles decidiram que a canção não precisava deles. Assim, Can’t buy me love foi o primeiro hit dos Beatles lançado sem seus backing vocals, tao caracteristicos. O vocal de Paul foi overdubbed em 25 de fevereiro nos estudios Abbey Road. 

Nesse mesmo dia, foi regravado o solo de guitarra de George Harrison, apesar de que o solo original pode ainda ser ouvido no background. Rindo Starr tambem adicionou mais uns timbals. Can’t buy me love é a única música em ingles dos Beatles que os Beatles gravaram num estudio fora do Reino Unido, apesar que a parte intrumental de The inner light foi gravado na India com músicos indianos. 

Paul vez os vocais double tracked e tocou baixo. John tocou violao. George Harrison tocou guitarra solo de 12 cordas, double tracked. Ringo tocou a bateria.  

Os Beatles estabeleceram quatro records nos charts americanos. O primeiro, pularam do número 27 pro número 1. O segundo, deu aos Beatles tres números 1 consecutivos, sendo o primeiro I want to hold your hand, o segundo She loves e o terceiro Can’t buy me love. As tres semanas passaram 14 semanas consecutivas no primeiro lugar dos chart pop americanos. Foi a primeira vez que um artista teve tres números 1 consecutivos. O melhor até entao tinha sido Elvis Presley com Don’t be cruel e Love me tender.

O terceiro recorde a ser quebrado foi que quando Can’t buy me love chegou ao número 1 dos charts pop americanos, em 4 de abril de 1964, o TOP FIVE inteiro era composto por músicas dos Beatles. Twist and shout, she loves you, I want to hold your hand e Please please me eram as músicas apos o número 1. Ninguem mais conseguiu esse feito. 

E por fim, o quarto recorde, foi que durante sua segunda semana no número 1, em 11 de abril de 1964, os Beatles tinham 14 músicas no Hot 100 ao mesmo tempo. 

Foi escolhida a canção número 289 pela revista Rolling Stone na lista das 500 maiores cancoes de todos os tempos. Ficou 5 semanas consecutivas no número 1. Apenas duas músicas dos Beatles ultrapassaram esse recorde. I want to hold your hand que ficou sete semanas e Hey Jude que ficou nove semanas. 

No Reino Unido, Can’t buy me love foi o quarto número 1 e terceiro compacto a vender acima de um milhao de copias. Vendeu 1.53 milhoes de copias até novembro de 2012. Foi tambem lançada no Album A hard day’s night. 

Foi número 5 na Belgica, número 1 na Holanda, 24 na Alemanha e 3 na Noruega. 

Foi regravada em 1964 por Ella Fitzgerald, Johnny Rivers, George Martin e The Supremes. Em 1965 por Henry Mancini e Peter Sellers. Em 1966 por Chet Atkins. Em 1968 novamente por Ella Fitzgerald. Tivemos muitos outros artistas regravando ao longo dos anos, até que em 2005 foi regravada por Michael Bublé. Wayne Brady em 2008, House of Heroes em 2009, Andrew Garcia em 2010 e Big Time Rush em 2012.

A letra:

Can't buy me love, love
Can't buy me love

I'll buy you a diamond ring my friend if it makes you feel alright
I'll get you anything my friend if it makes you feel alright
Cos I don't care too much for money, and money can't buy me love

I'll give you all I got to give if you say you'll love me too
I may not have a lot to give but what I got I'll give to you
I don't care too much for money, money can't buy me love

Can't buy me love, everybody tells me so
Can't buy me love, no no no, no

Say you don't need no diamond ring and I'll be satisfied
Tell me that you want the kind of thing that money just can't buy
I don't care too much for money, money can't buy me love
Owww

Can't buy me love, everybody tells me so
Can't buy me love, no no no, no

Say you don't need no diamond ring and I'll be satisfied
Tell me that you want the kind of thing that money just can't buy
I don't care too much for money, money can't buy me love

Can't buy me love, love
Can't buy me love 


A versão original dos Beatles:



A versao de Johnny Rivers, muito massa:



A versao de Michael Bublé:


 

No comments:

Post a Comment