sexta-feira, 8 de outubro de 2010

51 – Buddy Holly – That’ll be the day (1957)

Composta por Buddy Holly, Jerry Allison e Norman Petty (este ultimo era o dono do estúdio e exigia o seu nome nas músicas, embora não tivesse nada a ver com a composição das mesmas) e gravada 25 de Fevereiro de 1957 em Clovis, no Novo México, foi lançada em Maio de 1957, pelos Crickets, banda de Buddy Holly.

Essa música foi também a primeira demo dos Quarrymen, que era a banda de John Lennon, antes deles se transformarem nos Beatles. Essa gravação consta no álbum Anthology 1, de 1995. Inclusive, Paul McCartney detém os direitos de todas as músicas de Buddy Holly. Comprou de Norman Petty em 1979.

A música nasceu quando Buddy Holly foi ao cinema, junto com Allison e Sonny Curtis em Junho de 1956, pra assistir ao filme estrelado por John Wayne chamado The Searchers. Wayne frequentemente usava a frase: That’ll be the day, que inspirou os músicos.

Essa gravação saiu no disco dos Crickets chamado The Chirping Crickets e lançado em 27 de Novembro de 1957. Essa música é considerada um clássico do rock and roll é o número 39 da lista das 500 maiores canções de todos os tempos, da revista Rolling Stone. Chegou a numero 1 dos charts americanos.

A letra:

Well, that'll be the day, when you say goodbye
Yes, that'll be the day, when you make me cry
You say you're gonna leave, you know it's a lie
'Cause that'll be the day when I die

Well, you give me all your lovin' and your turtle dovin'
All your hugs and kisses and your money too
Well, you know you love me baby
Until you tell me, maybe
That some day, well I'll be through

Well, that'll be the day, when you say goodbye
Yes, that'll be the day, when you make me cry
You say you're gonna leave, you know it's a lie
'Cause that'll be the day when I die

[Instrumental Interlude]

Well, that'll be the day, when you say goodbye
Yes, that'll be the day, when you make me cry
You say you're gonna leave, you know it's a lie
'Cause that'll be the day when I die

Well, when Cupid shot his dart
He shot it at your heart
So if we ever part and I leave you
You sit and hold me and you tell me boldly
That some day, well I'll be blue

Well, that'll be the day, when you say goodbye
Yes, that'll be the day, when you make me cry
You say you're gonna leave, you know it's a lie
'Cause that'll be the day when I die

Well, that'll be the day, hoo-hoo
That'll be the day, hoo-hoo
That'll be the day, hoo-hoo
That'll be the day

Buddy Holly ao vivo em 1957:



Paul McCartney e friends:



Everly Brothers, na TV canadense:

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

50 – Jerry Lee Lewis – Great balls of fire (1957)

A música número 50 dessa seleção é o clássico Great Balls of Fire, escrita por Otis Blackwell e Jack Hammer. Foi gravada no Sun Studios em Memphis, Tennessee, em 8 de Outubro de 1957 e lançada em Novembro de 1957. Chegou ao número 2 dos charts americanos e número 1 nos charts ingleses.

Jerry Lee Lewis apareceu cantando essa canção no filme Jamboree, lançado pela Warner Brothers em 1957. Nesse filme também aparecem Carl Perkins e Fats Domino. 

A gravação de Jerry Lee foi escolhida como sendo a de número 96 das 500 melhores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone. 

A letra:

You shake my nerves and you rattle my brain
Too much love drives a man insane
You broke my will, oh what a thrill
Goodness gracious great balls of fire

I learned to love all of Hollywood money
You came along and you moved me honey
I changed my mind, looking fine
Goodness gracious great balls of fire

You kissed me baby, woo.....it feels good
Hold me baby, learn to let me love you like a lover should
Your fine, so kind
I'm a nervous world that your mine mine mine mine-ine

I cut my nails and I quiver my thumb
I'm really nervous but it sure is fun
Come on baby, you drive me crazy
Goodness gracious great balls of fire

Well kiss me baby, woo-oooooo....it feels good
Hold me baba
I want to love you like a lover should
Your fine, so kind
I got this world that your mine mine mine mine-ine

I cut my nails and I quiver my thumb
I'm real nervous 'cause it sure is fun
Come on baby, you drive me crazy
Goodness gracious great balls of fire

I say goodness gracious great balls of fire...oooh..

Jerry Lee Lewis nos anos 1950:



Jerry Lee Lewis em 1983:



Tom Jones em 1989:

domingo, 26 de setembro de 2010

49 – Little Richard – Lucille (1957)

Pra segunda música do ano de 1957, Lucille, do astro Little Richard. A gravação de Richard foi lançada em Fevereiro de 1957, pela Specialty Records. Foi composta por Little Richard e Albert Collins. Trata-se de um rock and roll e se tornou um dos hits internacionais de Richard.

A canção chegou ao número 21 nos charts americanos e numero 10 nos charts britânicos. Foi eleita a canção numera 670 das 1001 maiores compactos simples já feitos, de Dave Marsh.

Como trata-se de um clássico do rock and roll, já foi gravada em estúdio ou ao vivo por milhares de artistas, entre eles: AC/DC, Wings, Beatles, Hollies, Animals, Paul McCartney, Peter and Gordon, Queen, Deep Purple, Everly Brothers, Waylon Jennings, Bill Haley and His Comets, Otis Redding e The Who.

A letra:

Lucille, won't you do your sister's will?
Oh, Lucille, won't you do your sister's will?
Well, you ran away and left, I love you still.

Lucille, please, come back where you belong.
Oh, Lucille, please, come back where you belong.
I been good to you, baby, please, don't leave me alone.

Lucille, baby, satisfy my heart.
Oh, Lucille, baby, satisfy my heart.
I slaved for you, baby, and gave you such a wonderful start.

I woke up this morning, Lucille was not in sight.
I asked her friends about her but all their lips were tight.
Lucille, please, come back where you belong.
I been good to you, baby, please, don't leave me alone.

Little Richard nos anos 1950:



Little Richard nos anos 1970:



Paul McCaryney e amigos em 1979:

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

48 – Chuck Berry – Rock and roll music (1957)

Finalmente chegamos ao ano de 1957 e nada melhor pra abrir esse ano do que o clássico de Chuck Berry chamado Rock and roll music. Foi escrita e gravada por Chuck Berry e virou um hit desse ano. A Chess Records foi a responsável pelo lançamento desse clássico. Chegou ao número 8 dos charts americanos, o que para um negro, era um feito e tanto.

A letra da canção exalta as virtudes do rock and roll em comparação com outros estilos musicais e também expressa a vontade do cantor de dançar apenas esse estilo de música. A versão de Chuck Berry é a número 128 das 500 melhores canções de todos os tempos, da revista Rolling Stone. Berry também tocou essa canção em 16 de Dezembro de 1957, na rede de televisão ABC, no programa de variedades chamado The Guy Mitchell Show.

Alem dos Beatles e dos Beach Boys, Bill Haley and His Comets também fizeram uma regravação da mesma.

A versão dos Beatles foi gravada em 18 de Outubro de 1964 e lançada em 4 de Dezembro do mesmo ano, no disco Beatles for Sale. Porém, ela foi tocada inúmeras vezes em Hamburgo, na Alemanha, onde eles fizeram 5 turnês antes de serem famosos.

No final de 1964, eles estavam exaustos de tanta turnê e gravações e como estavam com falta de material inédito, resolveram gravar alguns dos seus favoritos rocks antigos pra completar o álbum “Beatles for Sale”. Entre essas músicas, eles gravaram a versão deles de Rock and Roll Music, que se tornou tão conhecida como a original.

O vocal principal é de John Lennon e ao contrário do vocal contido de Chuck Berry, Lennon canta quase gritando, até aonde a sua voz permite. Lennon tocou guitarra e fez a voz, Paul tocou baixo, George Harrison também guitarra, Ringo bateria e George Martin piano.

Os Beach Boys também fizeram a sua versão de Rock and Roll Music, lançada em Maio de 1976. A versão deles tem os famosos backing vocals dos Beach Boys e chegou ao número dos charts americanos em 1976.

A letra:

Just let me hear some of that rock'n'roll music
Any old way you choose it
It's got a backbeat, you can't lose it
Any old time you use it
It's gotta be rock - roll music
If you wanna dance with me
If you wanna dance with me

I have no kick against modern jazz
Unless they try to play it too darn fast
And change the beauty of the melody
Until it sounds just like a symphony
That's why I go for that rock'n'roll music
Any old way you choose it
It's got a backbeat, you can't lose it
Any old time you use it
It's gotta be rock - roll music
If you wanna dance with me
If you wanna dance with me

I took my loved one over 'cross the tracks
So she could her my man a - whalin' sax
I must admit they have a rockin' band
Man they were goin' like a hurricane
That's why I go for that rock'n'roll music
Any old way you choose it
It's got a backbeat, you can't lose it
Any old time you use it
It's gotta be rock - roll music
If you wanna dance with me
If you wanna dance with me

Way down South they gave a jubilee
Them country folks they had a jamboree
They're drinkin' home - brew from a wooden cup
The folks dancin' got all shook up
And started playin' that rock'n'roll music
Any old way you choose it
It's got a backbeat, you can't lose it
Any old time you use it
It's gotta be rock - roll music
If you wanna dance with me
If you wanna dance with me

Don't care to hear 'em play the tango
I'm in no mood to dig a mambo
It's way too early for the congo
So keep a - rockin' that piano
So I can hear some of that rock'n'roll music
any old way you choose it
It's got a backbeat, you can't lose it
Any old time you use it
It's gotta be rock - roll music
If you wanna dance with me
If you wanna dance with me

Chuck Berry ao vivo em Londres em 1972 com esse clássico:



Os Beatles ao vivo na Alemanha em 1966:



Agora os Beach Boys ao vivo em 1979:

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

47 – Elvis Presley - I’m gonna sit right down and cry (over you) (1956)

Trata-se de uma canção popular escrita em 1953 por Joe Thomas e Howard Biggs. Desde então, se tornou um semi-clássico, em grande parte devido à bem recebidas versões da canção.

Ela apareceu no primeiro álbum de Elvis Presley e assim como, pela gravação dos Beatles, que aparece no Álbum Live at BBC. Os Beatles também tocaram essa música na noite de ano novo de 1962 pra 1963 no Star Club, em Hamburgo, na Alemanha. Eles estavam na quinta turnê alemã, que se tornou a ultima. Essa versão aparece no álbum dos Beatles ao vivo chamado Live at the Star Club in Hamburg, Germany, 1962.

Alem de Elvis e dos Beatles, Link Wray também gravou a sua versão dessa música, assim como Del Shannon e Johnny Hallyday, entre outros.

A letra:

I'm gonna sit right down and cry over you
I'm gonna sit right down and cry over you
And if you say good-bye
If you ever even try

I'm gonna sit right down and cry over you
I'm gonna love you more and more every day
I'm gonna love you more and more in every way
And if you say good-bye
If you ever even try

I'm gonna sit right down and cry over you
I'm gonna tell my mama tell my papa too
So they'll know exactly what I'm gonna do
And if you say good-bye
Say if you ever even try

Elvis na gravação original de 1956 (somente o áudio):



Agora os Beatles ao vivo, tirado do disco Live at BBC e gravado em julho de 1963(também somente o áudio):



Segue Johnny Hallyday, cantando essa música e de quebra, That's all right, que já cobrimos no ano de 1954 (post número 5):

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

46 – Little Richard – The girl can’t help it (1956)

The girl can’t help it é a canção título do filme homônimo, e foi composta por Bobby Troup. Gravada por Little Richard em 16 de Outubro de 1956, foi lançada em Dezembro de 1956.

No filme, a atriz principal era Jayne Mansfield.

Essa música foi escolhida pela revista Rolling Stone como sendo uma das 500 melhores canções de todos os tempos, ocupando a 413º posição.

Em 1964 ela teve uma versão dos The Animals.

Segue a letra:

She can't help it, the girl can't help it,
She can't help it, the girl can't help it,
If she walks by, the men folks get engrossed,
She can't help it, the girl can't help it,
If she winks an eye, the bread slice turn to toast,
She can't help it, the girl can't help it,
If she got a lot, of what they call the most,
She can't help it, the girl can't help it,
The girl can't help it, she was born to please,
She can't help it, the girl can't help it,
And if she's got, a figure made to squeeze,
She can't help it, the girl can't help it,
Won't you kindly be aware, the girl can't help it,
The girl can't help it,
If she mesmerizes, every mother's son,
She can't help it, the girl can't help it,
If she's smiling, beefsteak become well done,
She can't help it, the girl can't help it,
She makes grand pa feel like twenty one,
She can't help it, the girl can't help it,
The girl can't help it, she was born to please,
She can't help it, the girl can't help it,
And if I go to her, on bended knees,
She can't help it, the girl can't help it,
Won't you kindly be aware, that I can't help it,
I can't help it,
Because I'm hoping, obviously,
That some day, the answer would be,
The girl can't help it, she's in love with me,
She can't help it, the girl can't help it.

A gravação original de Little Richard, de 1956 (somente o áudio):



Agora a a gravação dos The Animals (também somente o áudio):



E o incrível trailer do filme The Girl Can't help it, de 1956:

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

45 – Elvis Presley - Trying to get to you (1956)

Essa canção foi gravada por Elvis Presley ainda nos tempos da Sun Records e lançada em 1956, quando este se mudou pra RCA Victor e levou com ele todos os originais. Foi escrita por Rose Marie McCoy e Charles Singleton e foi gravada pela primeira vez pelos The Eagles, em 1954.

Elvis gravou três versões desta música. A primeira em 23 de Março de 1955, a segunda em 11 de Julho de 1955 (que foi a versão que ficou definitiva) e a terceira foi ao vivo no show 68 comeback special.

Na primeira versão, Elvis gravou a canção tocando piano. Mas como seu piano não era muito bom, Sam Phillips apagou o som do piano do master take e assim, junto com os vocais de Elvis, só escutamos a guitarra solo, o baixo e a bateria.

Mas na versão de Julho o piano é ouvido e os vocais de Elvis é inspirado nos vocais dos The Eagles e a guitarra solo de Scotty Moore substitui o solo de saxofone da gravação dos The Eagles.

Essa música foi lançada no LP de estreia de Elvis na RCA Victor em Março de 1956 e foi também relançado no famoso LP The Sun Sessions, de 1976.

Roy Orbison gravou a sua versão dessa música em Abril de 1956, e saiu como Ooby Dooby no lado B. Eric Burdon and The Animals fizeram a gravação desta música em 1983. Foi também cantada por Faith Hill, entre muitos outros.

A letra:

I've been traveling over mountains
Even through the valleys, too
I've been traveling night and day
I've been running all the way
Baby, trying to get to you.

Ever since I read your letter
Where you said you loved me true
I've been traveling night and day
I've been running all the way
baby, trying to get to you

When I read your loving letter
Then my heart began to sing
There were many miles between us,
But they didn't mean a thing.

I just had to reach you, baby,
In spite of all that I've been through.
I kept traveling night and day,
I kept running all the way,
Baby, trying to get to you.

Well if I had to do it over
That's exactly what I'd do,
I would travel night and day,
And I'd still run all the way,
Baby, trying to get to you.

Well, there's nothing that could hold me
Or that could keep me away from you
When your loving letter told me
That you really loved me true

Lord above me knows I love you
It was He who brought me through,
When my way was dark as night,
He would shine His brightest light,
When I was trying to get to you.

Elvis cantando essa música no 68 comeback special, em 1968:



A versão de Roy Orbison, de 1956 (somente o áudio):



Eric Burdon and The Animals, show de 1983:

domingo, 22 de agosto de 2010

44 – Little Richard – She’s got it (1956)

Mais uma composição de Little Richard juntamente com John Marascalco, lançada pela Specialty records em 1956. Conta a história de uma garota que mora perto da casa do narrador, que todas as pessoas pensam que ela é careta, mas o narrador acredita que ela é uma doce menina. Ele a vê todos os dias quando ela passa caminhando e o narrador diz que ela é realmente demais.

Ela possui olhos azuis e um longo cabelo preto, lábios de rubi e belo quadril e por aí vai. Parece mais até a Garota de Ipanema do rock. E de fato, ele quer dizer é que: she’s got it.

Segue a letra:

There's a sweet little girl that lives down the street
Some people think she's square but I think she's sweet
You can see her every day, strollin' up and down the way
Lookin' so pretty and this is what I say
She's got it
Ooh baby, she's got it
Ooooh baby, she's got it
I can't do without her
Big blue eyes, long black hair
Dimpled cheeks and she's no square
Ruby lips, shapely hips
When she walks down the street all the cats flip
She loves to sing, hot rod queen
She's real gone in everything
She loves to sing, hot rod queen
She's real gone in everything
When the music's hot, she loves to bop
She'll dance till the jukebox pop
She's got it
Ooh baby, she's got it
Ooooh baby, she's got it
I can't do without her
Yeah, she's got it
Oh-oh, she's got it
Ooooh, she's got it
Yeah-yeah, she's got it
Oh-oh, oh-oh-oh
Yeah-yeah-yeah, hey
Aaaaaaaahhh...

A gravação original de Little Richard, somente o áudio:


A cena com She's got it no filme The girl can't help it:



Little Richard na França, cantando she's got it em 1966, juntamente com whole lotta shake going on:

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

43 – Elvis Presley - I Want You, I Need You, I Love You (1956)

Trata-se de uma música popular escrita por Maurice Mysels e Ira Kosloff. Ela foi o segundo lançamento de Elvis Presley pela RCA Victor e foi lançada em Maio de 1956, se tornando o segundo hit número 1 de Elvis nos charts de country music e chegando ao número 3 nos charts de música pop.

Em Abril de 1956, a Variety Magazine publicou que o primeiro compacto simples de Elvis pela RCA Victor, que era justamente Heartbreak Hotel, havia vendido um milhão de cópias. Steve Sholes, então produtor da RCA, estava procurando por um compacto forte pra seguir o sucesso de Heartbreak hotel e tinha a consciência de que não existia material de boa qualidade disponível. Alem disso, Elvis tinha uma agenda de shows lotada e Sholes tinha que coloca-lo no estúdio o quanto antes. Dessa forma, Elvis e sua banda alugaram um avião e foram pra Nashville, pra um dia de gravações entre os shows.

Saindo de Amarillo, o avião começou a ter uma pane no motor e caiu no céu várias vezes, dando aqueles solavancos. Chegando em Nashville, na manhã de 14 de Abril, os quatro estavam tremendo. Elvis chega aos estúdios sem ideias pra gravação e assim, aceitou as sugestões de Sholes e uma delas era I want you, I need you, I love you.

Cansado e ainda pensando nos problemas do avião, a gravação não saiu bem. Os takes estavam sendo arruinados um atrás do outro e a banda não relaxava. Elvis, que sempre aprendia as letras da música rapidamente, não conseguia aprender essa. Depois de 17 takes em três horas, Sholes decidiu que Elvis e a banda não estavam bons pra gravarem naquele dia e os mandou pra casa.

Depois da gravação, Sholes escutou os takes novamente. Ele não estava satisfeito com os resultados e considerava-os amadores e por conseguinte, uma sessão de gravação desperdiçada. Custou pra ele, na época, 1000 dólares pra trazer Elvis e sua banda num avião privado e Sholes ligou logo pro agente de Elvis, o Coronel Tom Parker, dizendo que estava insatisfeito e que queria material urgente pra um segundo disco. Ele sabia que como Elvis estava ocupado demais com shows e poderia levar meses até que pudesse voltar pro estúdio novamente.

Sholes então tomou uma providência bastante rara e que muitas vezes não dava certo nos anos 1950. Ele pegou duas partes que ele gostou dos takes 14 e do 17, cortou e colou-os de maneira que parecessem um só. Ficou tão bem feito que ninguém na RCA suspeitou de que se tratava de dois takes.

I want you, I need you, I love you teve My baby left me como lado B no compacto que foi lançado em 4 de Maio de 1956. Foram encomendadas 300 mil cópias antecipadas, o que foi a maior da história da RCA. Logo se tornou o seu segundo disco de ouro, vendendo a soma de 1.3 milhões de discos naquele ano.

A letra:

Hold me close, hold me tight
Make me thrill with delight
Let me know where I stand from the start
I want you, I need you, I love you
With all my heart

Ev'ry time that you're near
All my cares disappear
Darling, you're all that I'm living for
I want you, I need you, I love you
More and more

I thought I could live without romance
Before you came to me
But now I know that
I will go on loving you eternally

Won't you please be my own?
Never leave me alone
'Cause I die ev'ry time we're apart
I want you, I need you, I love you
With all my heart

Elvis na gravação original, somente o áudio:



Elvis cantando I want, I need you, I love you ao vivo no Steven Allen Show, em 1956:



Elvis no Milton Berle show, em junho de 1956:

terça-feira, 17 de agosto de 2010

42 – Little Richard – Ready Teddy (1956)


A música de número 42 dessa seleção foi escrita por John Marascalco e Robert Blackwell e ficou famosa na gravação de Little Richard, feita em 1956. E é justamente essa versão que temos aqui. Depois ela foi regravada por Buddy Holly e Elvis Presley, entre outros artistas. Hoje em dia ela é considerada um clássico do rock and roll.

Marascalco escreveu essa música enquanto estava sentado num campo de algodão, pois ele estava esperando por um amigo pra irem caçar coelhos. A música fala sobre uma garota que quer sexo, ou seja, quer um ready teddy.
Segue a letra:

Ready, set, go man go,
I got a girl that I love so,

I'm ready, ready, ready teddy,
I'm ready, ready, ready teddy,
I'm ready, ready, ready teddy,
I'm ready, ready, ready to a rock'n'roll.

Going to the corner, pick up my sweetie pie,
She's my rock'n'roll baby, she's the apple of my eye,
I'm ready, ...

All the flat top cats and the dungaree dolls,
Are headed for the gym to the sock hop ball,
The joint is really jumpin', the cats are going wild,
The music really sends me, I dig that crazy style,
I'm ready, ...

Gonna kick off my shoes, roll up my faded jeans,
Grab my rock'n'roll baby, pour on the steam,
I shuffle to the left, I shuffle to the right,
Gonna rock'n'roll to the early, early night,
I'm ready, ...

Little Richard com Ready Teddy:



Elvis Presley ao vivo:



Little Richard 10 anos depois do lançamento de Ready teddy, tocando-a na França, em 1966:


quarta-feira, 11 de agosto de 2010

41 – Jerry Lee Lewis – Crazy arms (1956)

 Essa música, composta por Ralph Mooney e Charles Seals, foi lançada em maio de 1956, em forma de country music, por Ray Price. Se transformou num hit e num clássico honky tonk. Foi o primeiro hit de Price. Mooney, que tocou na banda de Waylon Jennings por mais de 20 anos, disse que ele pegou a ideia da música baseado no fato que sua esposa tinha o deixado, por causa dos seus problemas com o alcoolismo.

A versão que temos na seleçao foi gravada por Jerry Lee Lewis, também em 1956, pra Sun Records. Sam Phillips estava viajando e o seu assistente foi quem comandou a gravação.

Mas Bing Crosby, Chuk Berry, Patsy Cline, Trini Lopez, Willie Nelson, Van Morrison e Jerry Garcia já fizeram regravações desse clássico.

Segue a letra:

Now blue ain't the word for the way that i feel
That old storm brewing in this heart of mine
Someday crazy arms will hold somebody new
But now I'm so lonely all the time

Crazy arms that needs to hold somebody new while
Your heart keeps sayin' your not mine not mine not
Mine not mine my troubled minds grows blue to
Another you'll be wed but now i'm so lonely all the time

Solo

Now take all those precious dreams i had for you
Dear and take all those love i thought was mine
Some day your crazy arms will hold somebody new
But now i 'm so lonely all the time

Crazy arms that reach to hold somebody new while
My yearning heart keeps saying your not mine not
Mine not mine not mine my troubled mind goes blue
To another you'll be wed but now i'm so lonely all the time

Jerry Lee Lewis, cantando Crazy Arms, no Canada, em 1986:



Jerry Lee Lewis com Emmylou Harris:



Agora Tom Jones, em 2001:

quinta-feira, 29 de julho de 2010

40 – Roy Orbison - Ooby Dooby (1956)

 A música de número 40 vem a ser “Ooby Dooby”. Minhas filhas adoram essa música e ficam o tempo todo cantando: “ooby dooby, ooby dooby…”

Wade Lee Moore e Dick Penner eram dois amigos de faculdade de Roy Orbison e foram eles que escreveram “Ooby dooby”. Roy então gravou-a em Dallas, no Texas no verão de 1955. A gravação foi feita pela banda que Orbison tocava na época, os Wink Westeners.

Mas essa gravação de Dallas não foi pra frente. A que ficou pra história foi a feita em Clovis, no Novo México, nos estúdios do famoso Norman Petty, que viria a ser o produtor de Buddy Holly pouco tempo depois. O single foi lançado em Março de 1956.

Então Sam Phillips, da Sun Records, após ter descartado Orbison por telefone, se interessou e regravou novamente, a musica ooby dooby. E relançou-a novamente. A gravação de ooby dooby pela Sun Records chegou aos charts nacionais em Junho de 1956. Nessa época, Orbison fazia turnês junto com Carl Perkins, Johnny Cash e Jerry Lee Lewis.

A letra:

Hey baby, jump over here
When you do the ooby-dooby I just gotta be near
Ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby
Ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby, dooby-do-wah-do-wah-do-wah
Well you wiggle to the left, you wiggle to the right
You do the ooby-dooby with all of your might
Ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby
Ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby, dooby-do-wah-do-wah-do-wah
Well you wriggle and you shake, like a bit rattle snake
You do the ooby dooby 'till you think her heart'll break
Ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby
Ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby, dooby-do-wah-do-wah-do-wah
Well you've been struttin' 'cause now you know
How to do the ooby dooby, baby let's go!
Ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby
Ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby, dooby-do-wah-do-wah-do-wah

Roy Orbison, tocando com Elvis Costello, Bruce Springsteen, James Burton, entre outros:



John Fogerty, ex-líder do CCR:



Agora segue o genial Jerry Lee Lewis, no seu piano, atacando de Ooby Dooby (somente o áudio):



terça-feira, 20 de julho de 2010

39 - B.B. King – Sweet little angel (1956)

Essa música também é conhecida como Black Angel Blues e também como Sweet Black Angel. Trata-se de um clássico do blues e foi gravada por vários artistas do mundo do blues. Ela foi inicialmente gravada por Lucille Bogan, em 1930, que vem uma das mais clássicas das cantoras de blues.

Em 1934, Tampa Red fez uma regravação e Robert Nighthawk em 1949, com Willie Dixon no baixo. Em 1950, Tampa Red fez uma segunda gravação e mudou a letra e o nome pra Sweet Little Angel. Em 1953, foi a vez de Earl Hooker grava-la, já como Sweet Little Angel.

A gravação, que é a que temos na lista, foi feita por B.B. King em 1956 e tornou-se um hit, atingindo o número 8 no Billboard R & B chart. Sweet Little Angel gravada por B.B. King está na lista das 500 canções que deram forma ao rock and roll, lista criada pelo rock and roll of fame museum.

A letra:

I got a sweet little angel,
I love the way she spread her wings
Yes, I got a sweet little angel,
I love the way she spread her wings
Yes, when she spread her wings around me,
I get joy in most everything

You know I asked my baby for a nickel,
And she gave me a twenty dollar bill
Oh, yes, I asked my baby for a nickel,
and she gave me a twenty dollar bill
You know I asked her for a little drink of liquor,
and she gave me a whiskey still!

Ah yes, asked my baby to quit me,
well, I do believe I will die
Yes, I asked my baby to quit me,
well, I do believe I will die
'Cause, if you don't love me little angel,
please, tell me the reason why.

B.B King ao vivo, somente o audio:



Segue B.B. King com Eric Clapton, Jeff Beck e Buddy Guy:



Agora B.B. King com James Brown:



segunda-feira, 12 de julho de 2010

38 – Ray Charles – Hallelujah I love her so (1956)

Esta é uma música escrita e lançada por Ray Charles em 1956. Trata-se de um rhythm and blues lançada pela Atlantic Records. Chegou ao número 5 do Billboard R & B.

Teve regravações entre outros de Eddie Cochran, Ella Fitzgerald, Connie Francis, Jerry Lee Lewis, Steve Wonder, Beatles, The Animals, Gerry and the Pacemakers, Frank Sinatra, entre outros.

A letra:

Let me tell you 'bout a girl I know
She is my baby and she lives next door
Every mornin' 'fore the sun comes up
She brings me coffee in my favorite cup
That's why I know, yes, I know
Hallelujah, I just love her so

When I'm in trouble and I have no friend
I know she'll go with me until the end
Everybody asks me how I know
I smile at them and say, "She told me so"
That's why I know, oh, I know
Hallelujah, I just love her so

Now, if I call her on the telephone
And tell her that I'm all alone
By the time I count from one to four
I hear her [KNOCK-KNOCK-KNOCK-KNOCK] on my door

In the evening when the sun goes down
When there is nobody else around
She kisses me and she holds me tight
And tells me, "Daddy, everything's all right"
That's why I know, yes, I know
Hallelujah, I just love her so

Now, if I call her on the telephone
And tell her that I'm all alone
By the time I count from one to four
I hear her [KNOCK-KNOCK-KNOCK-KNOCK] on my door

In the evening when the sun goes down
When there is nobody else around
She kisses me and she holds me tight
And tells me, "Daddy, everything's all right"
That's why I know, yes, I know
Hallelujah, I just love her so
Oh, hallelujah
Don't you know, I just love her so
She's my little woman, waitin' all this time
Babe, I'm a little fool for you, little girl...

Segue Ray Charles no Japão em 1982, cantando a música junto com o cantor japonês George Yanagi:



Agora Stevie Wonder:



Segue Eddie Cochran, somente o áudio:

segunda-feira, 5 de julho de 2010

37 – Chuck Berry – Too much monkey business (1956)

Trata-se de uma canção escrita por Chuck Berry e lançada em 1956 como um compacto simples. A sua letra fala das coisas chatas e repetitivas do dia-a-dia, que uma pessoa que tem um perfil de artista não aguenta nem ouvir falar. Mesmo quem não tem perfil de artista também não aguenta, mas temos que viver e ganhar dinheiro e assim vivemos.

A canção teve outras regravações famosas, como as de Elvis Presley, The Beatles, The Yardbirds, The Hollies, e The Kinks. A canção influenciou pesadamente Bob Dylan a escrever a sua “Subterranean Homesick Blues”.

Segue a letra:


Runnin’ to-and-fro - hard workin’ at the mill.
Never fail in the mail - yeah, come a rotten bill!
Too much monkey business. too much monkey business.
Too much monkey business for me to be involved in!

Salesman talkin’ to me - tryin’ to run me up a creek.
Says you can buy now, gone try - you can pay me next week, ahh!
Too much monkey business. too much monkey business.
Too much monkey business for me to be involved in!

Blond have good looks - tryin’ to get me hooked.
Want me to marry - get a home - settle down - write a book!
Too much monkey business. too much monkey business.
Too much monkey business for me to be involved in!

Same thing every day - gettin’ up, goin’ to school.
No need for me to complain - my objection’s overruled, ahh!
Too much monkey business. too much monkey business.
Too much monkey business for me to be involved in!

Take home - something wrong - dime gone - will hold
Order suit - hoppered up for telling me a tale - ahh!
Too much monkey business. too much monkey business.
Too much monkey business for me to be involved in!

Been to yokohama - been fightin’ in the war.
Army bunk - army chow - army clothes - army car, aah!
Too much monkey business. too much monkey business.
Too much monkey business for me to be involved in!

Workin’ in the fillin’ station - too many tasks.
Wipe the windows - check the tires - check the oil - dollar gas!
Too much monkey business. too much monkey business.
Don’t want your botheration, get away, leave me!

Too much monkey business for me!!

Chuck Berry com a companhia de Keith Richards:



Elvis Presley gravou-a no fim dos anos 1960. Segue somente o audio:



Agora os Beatles, tambem somente o audio, tirado do disco Live at BBC:



1942 – The Police – Message in a bottle (1979)

Escrita por Sting, foi gravada em fevereiro de 1979 no Surray Sound Studios e lançada em 7 de setembro de 1979 no compacto que tinha La...