quarta-feira, 29 de setembro de 2021

1401 – John Lennon – Whatever gets you thru the night (1974)

 

Escrita por John Lennon, foi gravada em junho e julho de 1974 e lançada em 23 de setembro de 1974 no compacto que tinha Beef Jerky como Lado B. Saiu três dias depois no quinto disco solo de John Lennon, chamado Walls and Bridges. Foi produzida pelo próprio John Lennon. Chegou ao número 1 nos charts da Billboard Hot100, número 36 no Reino Unido e número 2 no Canadá. John pegou a frase título assitindo TV, o programa do Reverend Ike, quando o mesmo proferiu a frase. Foi inspirada na música número 1 das paradas no momento, Rock your baby, de George McCrae. Foi o único número 1 nos Billboard Hot100 de John enquanto ele era vivo. E curiosamente, John foi o último dos Beatles a conseguir um número 1 nos Estados Unidos como artista solo. A gravação tem Elton John no piano e nas harmonias vocais. Durante a gravação, Elton John apostou com John que ela seria número 1. John duvidou e apostou com ele que se a canção fosse numero 1, John iria subir no palco com Elton John no Madison Square Garden e cantar com ele três canções. A canção chegou ao número 1 e John Lennon subiu ao palco de graça com Elton John no dia 28 de novembro de 1978. John Lennon cantou e tocou guitarra. Elton John tocou piano, orgao e fez harmonias vocais. Ken Ascher tocou clarinete. Jesse Ed Davis tocou guitarra. Arthur Jenkins tocou percussão. Jim Keltner tocou bateria. Bobby Keys tocou sax tenor. Ron Aprea tocou sax alto. Eddie Mottau tocou violão e Klaus Voorman tocou baixo.


A letra:


Whatever gets you thru the night
It's all right, it's all right
It's your money or your life
It's all right, it's all right
Don't need a sword to cut thru flowers
Oh no, oh no


Whatever gets you thru your life
It's all right, it's all right
Do it wrong or do it right
It's all right, it's all right
Don't need a watch to waste your time
Oh no, oh no


Hold me, darlin', come on, listen to me
I won't do you no harm
Trust me, darlin', come on, listen to me
Come on, listen to me, come on, listen, listen


Whatever gets you to the light
It's all right, it's all right
Out the blue or out of sight
It's all right, it's all right
Don't need a gun to blow you mind
Oh no, oh no


Hold me, darlin', come on, listen to me
I won't do you no harm
Trust me, darlin', come on, listen to me
Come on, listen to me, come on, listen, listen


A versão de John Lennon:



A versão de Los Lonely Boys:



A versão de Joan Osbourne:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

1947 – Leonard Cohen – The guests (1979)

Escrita por Leonard Cohen, foi gravada entre abril e maio de 1979 e lançada no disco Recent Songs, o sexto disco de Leonard, em 27 de s...