domingo, 5 de setembro de 2021

1383 – Roberta Flack – Killing me softly with his song (1973)

 


Escrita por Charles Fox e Norman Gimbel. Foi escrita com ajuda de Lori Lieberman, após ela assistir a um show de Don McLean no final de 1971. Ela própria iria lançar sua versão da música em 1972, mas sem sucesso. A nossa versão de Roberta Flack, de 1973, virou número 1 nos Estados Unidos, Australia e Canada e número 6 no Reino Unido, número 4 na Noruega e número 3 na Irlanda. Em 1996 os Fugees regravaram com Lauryn Hill nos vocais e virou um hit número 1 em 20 países. A versão de Flack no entanto ganhou o Grammy de 1974 de melhor gravação do ano e melhor performance vocal pop. A versão do Fugees ganhou um Grammy em 1997 pra A melhor performance de R&B por uma dupla ou grupo vocal. Lori Lieberman começou um romance com Gimbel, 24 anos mais velho do que ela e casado. Quando ela foi ver o show de Don McLean, que reinava com American Pie, ela gostou de Empty chairs e começou a escrever versos em um guardanapo. Depois ela passou pra Gimbel suas anotações e surgiu essa música. Mas ela não obteve créditos de composição. A versão de Roberta Flack foi gravada em 17 de novembro de 1972 e lançada em 22 de janeiro de 1973 no compacto que tinha Just like a woman como Lado B. Foi lançada também no LP Killing me softly, em 1 de agosto de 1973. Roberta inicialmente ouviu a música no aviao, na voz de Lieberman. Ficou louca, ouviu umas dez vezes e pediu pra Quincy Jones procurar Charles Fox pra poder gravar. Ela tava abrindo um show de Marvin Gaye no Greek Theather e Marvin pediu pra ela cantar mais uma canção. Ela disse que tava trabalhando em uma canção e cantou killing me softly. O público foi ao delírio. Marvin chamou-a e disse: Baby, nunca mais cante essa música ao vivo antes de gravá-la. Logo em seguida após Flack, Anne Murray gravou sua versão. É o número 360 da revista Rolling Stone das 500 greatest songs of all time e número 82 da Billboard greatest songs of all time. Roberta Flack cantou, tocou piano e mudou o ritmo da música. Eric Gale tocou as guitarras. Rom Carter tocou baixo. Grady Tate tocou bateria. Ralph McDonald tocou congas, percussão e pandeiro. Foi regravada também por Johnny Mathis e Perry Como, entre outros artistas.


A letra:


Strumming my pain with his fingers
Singing my life with his words
Killing me softly with his song
Killing me softly with his song
Telling my whole life with his words
Killing me softly
With his song


I heard he sang a good song
I heard he had a style
And so I came to see him, to listen for a while
And there he was, this young boy
A stranger to my eyes

Strumming my pain with his fingers
Singing my life with his words
Killing me softly with his song
Killing me softly with his song
Telling my whole life with his words
Killing me softly
With his song


I felt all flushed with fever
Embarrassed by the crowd
I felt he found my letters and read each one out loud
I prayed that he would finish
But he just kept right on

Strumming my pain with his fingers
Singing my life with his words
Killing me softly with his song
Killing me softly with his song
Telling my whole life with his words
Killing me softly
With his song


He sang as if he knew me
In all my dark despair
And then he looked right through me as if I wasn't there
And he just kept on singing
Singing clear and strong

Strumming my pain with his fingers
Singing my life with his words
Killing me softly with his song
Killing me softly with his song
Telling my whole life with his words
Killing me softly
With his song


Strumming my pain with his fingers
Singing my life with his words
Killing me softly with his song
Killing me softly with his song
Telling my whole life with his words
Killing me


He was strumming my pain
Yeah, he was singing my life
Killing me softly with his song
Killing me softly with his song
Telling my whole life with his words
Killing me softly with his song


A versão de Roberta Flack:



A versão dos Fugees:



A versão de HSCC:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1946 – George Harrison – Love comes to everyone (1979)

  Escrita por George Harrison, foi gravada entre abril e outubro de 1978, foi lançada em 14 de fevereiro de 1978 no disco George Harris...