Escrita por
John Lennon e Paul McCartney, foi o lado A do compacto simples que tinha Thank
you girl no Lado B, lançado em 11 de abril de 1963 no Reino Unido e em 27 de
maio de 1963 nos Estados Unidos. Foi gravada em 5 de março de 1963, nos
estúdios EMI, em London, mais conhecido como Abbey Road Studios. Teve George
Martin como produtor.
Teve um
sucesso grande no Reino Unido quando lançada, mas fracassou inicialmente nos
Estados Unidos. Curiosamente, Del Shannon fez uma versão cover da música, o que
se tornou a primeira composição de John e Paul a entrar nos charts pop
americano.
John e Paul
começaram a escrever From me to you quando estavam indo de ônibus pra
Shrewsbury, numa turnê com Helen Shapiro. O título foi inspirado no nome da
seção de cartas do New Musical Express, que estavam lendo: : From you to us!
John disse
que a primeira frase é dele e começaram a partir dela. Era mais blues do que
ficou pra eternidade.
Paul
McCartney disse que quando fizeram, acharam a canção um lixo. Kenny Lynch, que
também estava no ônibus, disse logo: vocês não podem gravar isso, parecem um
bando de viados. E saiu de perto deles berrando que os Beatles não entendiam
nada de composição.
O que
aconteceu na verdade foi que, John e Paul estavam sentados no fundo ônibus e
Kenny Lynch achava que era um grande compositor. Kenny então foi lá no intuito
de ajudar os garotos a fazerem uma música. Depois de meia hora lá atrás, com
John e Paul recusando as ideias dele, Kenny saiu gritando dentro do ônibus que
pra ele chegava, que não iria ficar ajudando aqueles idiotas, que nada
entendiam de musica mais não. A história provou o contrário. Quem é Kenny Lynch
mesmo?
Apesar de
tudo isso, a canção foi observada pelos Beatles como inovativa e que iria pegar
e a lançaram num compacto simples. Foi uma das canções que os dois escreveram
mesmo, sentados, um do lado do outro.
From me to
you tem cinco versos e duas pontes. A primeira parte do quarto verso é
instrumental. A metade final de cada verso é um mini refrão, enquanto que as
letras das pontes são idênticas. Os versos cada um consistem de oito compassos
tocados em Dó Maior. Na ponte, a canção modula para a subdominante tom: Fá
maior. A tônica de modulação subdominante é quase um cliché, mas John e Paul
evitam o cliché tomando outro caminho da I pra IV, em vez da I-I7-IV. No clímax
da ponte, o acorde troca e é acompanhado pelo “woo”. Outra elemento
característico da ponte é a o acorde aumentado que finaliza a ponte e traz de
volta pra nota original, Dó maior. John toca solos de gaita durante o começo,
meio e fim da música, assim como ele fez em Love me do.
Paul disse
que o que ele mais gostava de From me to you era que tinha um meio muito
completo. Foi bater num lugar inesperado. “O acorde de abertura da seção do
meio abriu um novo pote de coisas pra mim. Foi uma canção muito importante. A qualidade
da nossa composição subiu um pouco com From me to you”. Paul disse que soube o poder dessa canção
quando escutou o homem do leite assobiando a melodia enquanto trabalhava.
A ideia de
colocar os Beatles cantando já na introdução foi de George Martin. Cantar fazendo
o som da melodia. Da da da da da dum dum da. Os Beatles não gostaram muito, mas
confiaram em Martin. Foi nesse momento que os Beatles ficaram sabendo do enorme
senso musical de George Martin e passaram a confiar nele cegamente.
A história
da música é de um cara que oferece seu amor à pessoa amada. Ele tem “everything that you want”. E
apesar da música ser na primeira pessoa, não existe um único cantor. John e
Paul cantam juntos.
George Martin
disse que pediu uma outra música tão boa quanto Please please me e eles
trouxeram From me to you. George disse que parecia que eles tinham um poco sem
fundo de canções.
Nove dias
após o lançamento, entrou nos charts britânicos e passou 21 semanas por lá,
chegando ao número 1 no dia 4 de maio, posição que manteve por sete semanas. From
me to you tem John tocando gaita inspirado no estilo blues de Jimmy Reed, que
ele aprendeu de Delbert McClinton, outro americano que estava em turnê com os
Beatles pouco tempo antes. John pediu a Delbert pra ensina-lo a tocar gaita e
Delbert disse que ensinou, afinal, não eram muitos caras que tocavam gaita na
música popular daquele tempo. John sempre procurando as inovações.
From me to
you foi a primeira música dos Beatles a chegar ao número 1 no Reino Unido. Foi a
primeira de 11 músicas consecutivas que chegaram ao número 1 no Reino Unido.
From
me to you substituiu How do you do it, de Gerry and The Pacemakers no primeiro
lugar dos charts. Hod do you do it
foi oferecida aos Beatles por George Martin, mas eles se recusaram, querendo gravar
o próprio material deles. Chegaram a gravar, inclusive, mas só foi lançada em
1995, no álbum Anthology. Em vez de How do you do it, os Beatles lançaram Love
me do.
Gerry and The
Pacemakers, que também eram de Liverpool e também tinham Brian Epstein como
manager, eram os grandes rivais dos Beatles no começo. Foi complicado, pois
Gerry and The Pacemakers chegaram primeiro ao número 1 dos charts britânicos,
pra se perceber como era forte a competição. O segundo e o terceiro número 1
também tiveram antes dos Beatles. Só perderam espaço quando a Beatlemania
estourou em 1964 e foi aquela loucura.
Nos Estados
Unidos, inicialmente, foi um fracasso redundante. Teve um fracasso ainda maior
do que Please please me. No final de junho, tinha vendido apenas 4 mil cópias e
lógico não entrou em nenhum chart.
O DJ Dick
Biondi, que havia tocado Please please me na WLS em Chicago, foi demitido e
contratado pela KRLA 1110, de Los Angeles. Convenceu a colocar From me to you
na playlist da rádio, divulgando os Beatles na Califórnia. Por causa desse
cara, e das vendas resultantes na região, os Beatles entraram na posição 116
dos charts pop americanos no dia 10 de agosto. Mesmo assim foi a primeira vez
que os Beatles apareciam num chart nacional americano. No fim, com a ajuda de
Biondi, as vendas subiram de 4 mil pra 22 mil cópias, nesse lançamento
original. Três vezes mais do que Please please me vendeu.
Então veio
o segundo lançamento americano, em 30 de janeiro de 1964. Dessa vez, From me to
you chegou aos chats pop americanos no dia 7 de março, na posição número 41 e
vendeu aproximadamente 1.1 milhão de cópias em 1964. A versão stereo, gravada
em dois canais, não tem gaita na introdução que foi colocada na versão mono.
John fez os
vocais, tocou gaita e guitarra rítmica. Paul fez os vocais e tocou baixo. George
tocou guitarra solo e backing vocals. Ringo tocou bateria.
Mas em 18
de abril de 1963, os Beatles eram um doa 15 artistas a tocar no concerto
chamado de Swingin sound’63, no Royal Albert Hall, em Londres. Eles tocaram From me to you e Twist
and shout. Del Shannon estava também tocando no show. Depois do show, ele disse
a John Lennon que iria gravar From me to you, pra ajudar a divulgar o grupo na América.
No começo,
John ficou todo orgulhoso, mas logo mudou sua ideia, pensando que uma versão
cover feita por Shannon poderia prejudicar os Beatles a terem um hit na
América. Como foi verdade, John estava certo temporariamente, mas no fim,
nenhuma das duas versões se tornara um hit na América.
A versão de Shannon entrou nos charts
pop em 29 de junho, se transformando na primeira composição de John e Paul a
entrarem nos charts pop americanos. Ficou quatro semanas nos charts e a melhor
posição foi a 77.
Shannon disse que nessa época, ninguém
havia ouvido falar nos Beatles ainda na América, mas ele decidiu pegar uma
música deles pois percebeu que eram grandes compositores.
Claude François gravou uma versão em
francês em 1963 chamada Des bises de moi pour toi. The Bee Gees gravaram uma versão
em junho de 1964. Mae West gravou em 1967 no álbum de Natal. Bobby McFerrin
gravaria em 1985.
Muitas versões diferentes foram usadas
pelos comerciais da cadeia de lojas Macy’s, na época do Natal de 2005.
Em novembro de 2008, foi usada em um
comercial no Reino Unido. Foi a primeira música dos Beatles a ser usada em
comerciais no país deles. Foi numa campanha de John Lewi’s. Foi uma versão de
voz e piano, mais lenta.
A banda canadense Walk off the earth
lançou uma versão em fevereiro de 2012 de From me to you, que foi usada pela
Telus em sua propaganda.
A letra:
Da da da da da dum dum da
Da da da da da dum dum da
If there's anything that you want
If there's anything I can do
Just call on me and I'll send it along
With love from me to you
I've got everything that you want
Like a heart that's oh so true
Just call on me and I'll send it along
With love from me to you
I got arms that long to hold you
And keep you by my side
I got lips that long to kiss you
And keep you satisfied, oooh
If there's anything that you want
If there's anything I can do
Just call on me and I'll send it along
With love from me to you
From me, to you
Just call on me and I'll send it along
With love from me to you
I got arms that long to hold you
And keep you by my side
I got lips that long to kiss you
And keep you satisfied, oooh
If there's anything that you want
If there's anything I can do
Just call on me and I'll send it along
With love from me to you
To you, to you, to you
A gravação original dos Beatles:
A gravação de Del Shannon:
A versão dos Walk off the earth:
Da da da da da dum dum da
If there's anything that you want
If there's anything I can do
Just call on me and I'll send it along
With love from me to you
I've got everything that you want
Like a heart that's oh so true
Just call on me and I'll send it along
With love from me to you
I got arms that long to hold you
And keep you by my side
I got lips that long to kiss you
And keep you satisfied, oooh
If there's anything that you want
If there's anything I can do
Just call on me and I'll send it along
With love from me to you
From me, to you
Just call on me and I'll send it along
With love from me to you
I got arms that long to hold you
And keep you by my side
I got lips that long to kiss you
And keep you satisfied, oooh
If there's anything that you want
If there's anything I can do
Just call on me and I'll send it along
With love from me to you
To you, to you, to you
A gravação original dos Beatles:
A gravação de Del Shannon:
A versão dos Walk off the earth:
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