terça-feira, 1 de outubro de 2013

238 – The Beatles – Please please me (1963)



Escrita por John Lennon e Paul McCartney, foi gravada em 26 de novembro de 1962, nos studios EMI, em Londres, mais conhecido como Abbey Road. Foi lançada em 11 de janeiro de 1963, no segundo compacto simples lançado pelos Beatles, que tinha Ask me Why no Lado B. Novamente, o produtor foi George Martin. 

Assim, para recapitular, o primeiro compacto simples dos Beatles foi justamente o que tinha P.S. I love you e Love me do. O segundo tinha Ask me why e Please please me. O primeiro album, tambem chamado de Please please me, tinha 14 músicas, que foram essas 4 e mais 10. As dez que não foram lançadas nos compactos, foram gravadas em 13 horas de estudio, em um único dia. 

Essa é basicamente uma música escrita somente por John, embora a forma final dela, tenha sido bastante influenciada pelo produtor George Martin. Foi lançado em 11 de janeiro e em 22 de fevereiro de 1963 já era número nos charts ingleses. Quando foi lançado nesse formato, com Ask me why, não chegou muito longe nos Estados Unidos. Mas foi relançado em 3 de janeiro de 1964, com From me to you, e chegou ao número 3 nos charts pop americanos. 

Os Beatles tiveram um pequeno sucesso com Love me do, mas fora de Liverpool e Haumburgo, eram praticamente desconhecidos. Isso ocorreu pois estavam fazendo sua ultima temporada na Alemanha, enquanto Love me do estava sendo lançada na Inglaterra, não podendo assim sairem divulgando pelo país inteiro. Mesmo assim, George Martin achou que era um começo promissor e decidiu ir em frente com o segundo compacto simples. 

Please please me era lenta, melosa e George Martin entao disse que não seria um hit caso eles não mudassem o ritmo e ao mesmo tempo insistia em que eles lançassem uma canção chamada How do you do it?, que eles haviam gravado pra Martin, de um compositor chamado Mitch Murray. Martin queria essa música de Murray pois tinha certeza que seria um hit. Os Beatles entao fincaram o pé e decidiram que só iriam gravar músicas que eles mesmos tinham composto, recusando unanimamente o lançamento de How do you do it?.

Lennon compos Please please me após ouvir Only the lonely, de Roy Orbison. Era mais ou menos daquele mesmo estilo. Ele gostou tambem de uma música de Bing Crosby que dizia Please lend a little ear to my pleas. Lennon gostou do duplo significado da palavra please. Entao Please please me é uma combinacao de Roy Orbison e Bing Crosby. Na concepcao original de Lennon, o vocal era mais esparso, não tinha harmonias vocais ou respostas e tambem não tinha a introducao tocada com gaita. 

Gravaram em 18 takes uma versao mais rapida e George Martin disse que seria com certeza o primeiro grande hit do grupo. Na verdade, como pode ser encontrado no album The Beatles Anthology 1, uma versao já mais rápida e sem gaita foi gravada no Abbey Road em 11 de setembro.

Essa gravacao estava perdida, e foi somente reencontrada quando estavam pesquisando pra produção do Anthology, em 1994. Inclusive, nessa gravacao de Please please me do dia11 de setembro, o baterista foi Andy White e não Ringo. Andy White disse à BBC em 2012, que tinha certeza que era ele na bateria, pois pelo som da bateria dá pra ver que era ele, pois era muito diferente da bateria que Ringo tinha na epoca, que era bem antes dele ter a bateria Ludwig. E que cada baterista tem um som diferente, primeiro pela forma como afinam a bateria e depois pelo jeito que tocam.

Na versao final, gravada em 26 de novembro, a bateria é a de Ringo, com certeza, mas na sessao de 11 de setembro, o baterista foi mesmo Andy White. Na gravação final, a gaita de Lennon é bem evidente, inclusive abrindo a canção.

Inicialmente, John e Paul dividem os vocais, com Paul segurando uma nota alta enquando Jon cai na escala, um truque que eles aprenderam com os everly Brothers, na canção Cathy’s clown.

Bem, curiosamente, voltando aquela discussao de que George Martin queria que eles gravassem How do you do it? Pois seria um hit? Gerry and The Pacemakers gravaram e realmente How do you do it? Chegou ao numero 1 dos charts britanicos. 

No final, existem tres gravacoes de Please please me. Duas em mono e uma em stereo. A versao mono que aparece no compacto simples não é a mesma versao mono que aparece no album Please Please me. Na versao mono do LP, um eco foi adicionado. A terceira versao, em stereo, foi criada pro LP em stereo, mixada em 25 de fevereiro de 1963. Essa versao stereo foi feita a partir dos takes 16, 17 e 18. Nessa versao em stereo, John dá uma risadinha ao dizer ‘come on’. Tambem um pouco diferente é a guitarra solo de George Harrison, na linha antes do verso final. Em vez dele duplicar simplesmente a gaita, como ele faz no começo da música, George desce uma nota, deixando diferente do outra versao.   

O compacto foi lançado no Reino Unido em 11 de janeiro de 1963, durante um dos piores invernos da historia daquele lugar. No dia 19 de janeiro, a maioria da populacao estava dentro das casas, com muita neve nas ruas, assistindo no sabado à noite os Beatles no show de televisao Thank you Lucky Stars. A exposicao nacional da música, assim como o estilo de cabelo não comum na epoca, trouxeram muita atencao ao grupo, tanto é que eles conseguiram logo uma turnê nacional com o promotor Arthur Howes.

Na primeira turnê, foram como banda de apoio de Helen Shapiro em fevereiro. Depois de Chris Montez e Tommy Roe em março e Roy Orbison em maio e durante o intervalo dessas turnes, os Beatles fizeram muitos programas de radio nacionais na BBC. Tudo isso, alem de muita propaganda nos jornais e imprensa em geral, fizeram com que o compacto fosse pras cabeças dos charts e que os Beatles passassem a atracao principal nas turnes com Tommy Roe e Roy Orbison.

Please please me é o número 184 da lista das 500 maiores cancoes de todos os tempos da revista Rolling Stone, sendo a decima quinta dos Beatles naquela lista. Como foi dito, ela foi escolhida pelos Beatles pra aparecer na primeira aparição deles em televisao nacional britanica.

John tocou guitarra, gaita e fez os vocais principais. Paul tocou baixo e fez os vocais principais. George Harrison tocou guitarra solo e fez backing vocals. Ringo tocou bateria. George Martin foi o produtor e Norman Smith o engenheiro. 

Entre outros artistas, os Crickets e Blondie fizeram uma versao. 

A letra: 

Last night I said these words to my girl,
I know you never even try girl,
C'mon (C'mon) C'mon (C'mon) C'mon (C'mon) C'mon (C'mon)
Please please me, whoa yeah, like I please you

You don't need me to

Show the way, love
Why do I always have to say "love?"
C'mon (C'mon) C'mon (C'mon) C'mon (C'mon) C'mon (C'mon)
Please please me, whoa yeah, like I please you

I don't wanna sound complaining,
But you know there's always rain in my heart (in my heart).
I do all the pleasing with you it's so hard to reason
With you, whoa yeah, why do you make me blue?

Last night I said these words to my girl,
I know you never even try girl,
C'mon (C'mon) C'mon (C'mon) C'mon (C'mon) C'mon (C'mon)
Please please me, whoa yeah, like I please you

The Beatles com Please please me, original:



The Beatles ao vivo em Washington DC, em 1964:



Paul McCartney no DVD The Space within us:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1941 – Leonard Cohen – The gypsy's wife (1979)

Escrita por Leonard Cohen, foi gravada entre abril e maio de 1979 e lançada em 27 de setembro de 1979, no disco Recent songs, o sexto d...