segunda-feira, 10 de junho de 2013

209 – The Beatles – Love me do (1962)



Escrita pela Dupla Lennon e McCartney, é praticamente uma canção escrita por Paul e John escreveu apenas o middle eight, ou seja, a parte que começa com “Someone to love…”
 
Foi gravada em tres sessoes nos estudios EMI, em 6 de junho, 4 e 11 de setembro de 1962. Foi lançada em 5 de outubro de 1962 num compacto simples que tinha PS I love you como Lado B. George Martin foi o produtor. O compacto chegou apenas ao número 17 dos charts britanicos. Curiosamente, foi promovida de novo por lá em 1982, atingindo o número 4 dos charts britanicos. Já nos Estados Unidos, chegou ao número 1 em 1964. Em 2012, a canção se tornou de dominio público na Europa.

A canção foi escrita entre 1958 e 1959. É basicamente uma canção com dois acordes: G7 e C, antes de mudar pra D no middle eight, ou seja, a parte que John escreveu. Começa com John tocando sua gaita e depois entram John e Paul cantando no estilo Everly Brothers, até que Paul começa a cantar sozinho, dizendo love me do, enquanto John volta pra gaita.

John inicialmente era pra cantar tambem a parte que diz love me do, mas o começo da gaita era antes dele terminar de dizer a frase, entao George Martin decidiu escalar só Paul pra cantar essa parte.

Love me do foi gravada tres vezes, com tres diferentes bateristas. Na primeira vez, em 6 de junho de 1962, Pete Best estava na bateria. Essa versao pode ser encontrada no Anthology 1.

A segunda vez, em 4 de setembro de 1962, quem tocou bateria foi Ringo Starr. George Martin não havia gostado da bateria tocada por Best e gravou com Ringo.

Uma semana depois, em 11 de setembro de 1962, os Beatles voltaram ao estudio e gravaram de novo, com um baterista de estudio chamado Andy White. Ringo tocou pandeiro de mao. Bem, como o pandeiro não foi incluso na versao de 4 de setembro, é facil de dinstinguir qual versao tem Ringo na bateria e qual tem Andy White. A versao de White foi lançada no primeiro album dos Beatles, Please please me, de 1963.

Ringo aparece tocando bateria nas gravacoes feitas na BBC e lancada no album Live at BBC. Gravaram tambem em 1969, durante as Get Back Sessions.

Lennon havia ido ver Bruce Channel em um show na Inglaterra e foi ver o seu tocador de gaita chamado Delbert McClinton, que fez aquele famoso riff da introducao de Hey baby. Lennon pediu dicas sobre a gaita pra McClinton.

Mesmo assim, Martin queria a todo custo lançar uma música chamada How do you do it?, no primeiro compacto dos Beatles, no lugar de love me do. Os Beatles foram contra com todas as forças e Martin acabou desistindo, cedendo essa canção pra Gerry and The Pacemakers, outro grupo agenciado por Brian Epstein, o manager dos Beatles.

Paul disse anos depois que não gravou How do you do it?, pois os amigos em Liverpool não iriam perdoa-los. Pois bem, uma vez decidido que Love me do iria mesmo ser lançada, Martin pediu entao uma nova gravacao, pois não estava satisfeito com a bateria de Ringo. Por isso escolheu White. Paul tambem não estava satisfeito com a batida de Ringo, embora deixou a bronca pra Martin.

Ringo não sabia que não iria gravar e ficou muito puto. Foi se sentar junto a cabine de controle com George Martin, que entao pediu que ele tocasse pandeiro. Ringo no entanto disse que George Martin pediu desculpas milhoes de vezes depois disso, mas Ringo diz que nunca o perdoou por completo. Que foi realmente algo que o marcou muito.

As primeiras versoes do compacto simples trazia Ringo na bateria e sem pandeiro, mas versoes posteriores do compacto simples já era a versao que continha White na bateria. Há uma versao que diz que a versao com White na bateria não mudou muito significantivamente da versao de Ringo e que não iriam usá-la, porem tiveram que usar uma vez que apagaram o master tape da gravacao com Ringo na bateria, o que era comum na época e não esperavam tanta venda do compacto. Quando foram usar o master tape novamente, ele já estava apagado e usaram entao o da gravacao de White.

Nas gravacoes John tocou gaita e cantou os vocais principais, Paul tocou baixo e os vocais principais, George tocou violao e a questao de Ringo e White já foram explicadas anteriormente.

Bobby Vee regravou a canção em 1964 no seu album 30 big hits from the 60s. Ringo Starr gravou-a em 1998, no album Vertical Man.

A letra:

Love, love me do.
You know I love you,
I'll always be true,
So please, love me do.
Whoa, love me do.

Love, love me do.
You know I love you,
I'll always be true,
So please, love me do.
Whoa, love me do.

Someone to love,
Somebody new.
Someone to love,
Someone like you.

Love, love me do.
You know I love you,
I'll always be true,
So please, love me do.
Whoa, love me do.

Love, love me do.
You know I love you,
I'll always be true,
So please, love me do.
Whoa, love me do.
Yeah, love me do.
Whoa, oh, love me do.
whoa ,oh love me do
why dont cha love me do

A versao oficial de Love me do, somente áudio, com Andy White na bateria e Ringo no pandeiro:



A versao com Pete Best na bateria, somente áudio:



Agora a versão sem pandeiro, com Ringo na bateria:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1937 – Dire Straits – Follow me home (1979)

Escrita por Mark Knopfler, foi gravada entre 28 de novembro e 12 de dezembro de 1978, no Compass Point, em Nassau e lançada em 5 de jun...