sexta-feira, 23 de abril de 2010

27 - Elvis Presley - Heartbreak Hotel (1956)

Essa vigésima sétima canção dessa lista é o rock and roll Heartbreak Hotel, gravada por Elvis Presley em Janeiro de 1956, em Nashville, Tennessee. A cancao foi o primeiro compacto simples de Elvis pela RCA. A musica também apresentou Elvis pro publico nacional. Foi lançada no mesmo mês, se transformando no primeiro numero 1 de Elvis e o compacto mais vendido de 1956.

A musica foi inspirada no suicídio de um jovem rapaz que deixou uma nota dizendo: “I walk a lonely street”. Os compositores Tommy Durden, um musico e Mae Boren Axton, uma professora de Jacksonville, na Florida, escreveram essa música em 30 minutos, ainda em 1955. Mae trabalhava pra Hank Snow, que por sua vez era contratado do ColonemlTom Parker, que depois seria manager de Elvis.

Mae tinha certeza de que a musica seria um hit e ofereceu-a ao manager de Elvis, na época era Bob Neal e ela disse logo que essa seria a primeira musica que Elvis iria gravar que iria fazer com que ele vendesse um milhão de copias. Em Novembro de 1955, apos ouvir a fita demo pela primeira vez, Elvis concordou e prometeu gravar a musica.

Mae ainda ofereceu a Elvis um terço dos royalties, caso ele lançasse essa musica como seu primeiro compacto simples na RCA. Elvis tocou-a pela primeira vez no Estado do Arkansas em Dezembro de 1955 e declarou que esta musica seria de fato o seu primeiro hit.

Heartbreak hotel foi a segunda musica gravada por Elvis na RCA, em Nashville. Ele chegou ao estúdio com a musica pronta pra gravar, antes de perguntar se a RCA queria ou não lança-la. O produtor Steve Sholes não gostou, mas resolveu gravar mesmo assim, baseando-se no fato de achar que Elvis sabia o que estava fazendo.

Outros funcionários da RCA também pensavam que era um erro tremendo ir em frente com essa musica. Especialmente depois que escutaram o resultado final e em nada se parecia com os discos de elvis da Sun Records. Scotty Moore, Bill Black e DJ Fontana acompanharam elvis na gravacao. Mas alem deles, Chte Atkins também tocou guitarra.

Steve Sholes usou um corridor do studio pra conseguir um eco pra musica. Sholes estava tentando recpaturar o som da Sun Records, mas não sabia que Sam Phillips usava dois gravadores e um pequeno espaço de tempo de atraso entre um e outro pra criar esse eco nos discos de Elvis pela Sun. Sam Phillips não gostou nada da gravacao do seu ex-pupilo.

Elvis mudou tanto a musica que seus compositores não reconheceram mais a própria depois que saiu do estúdio. Elvis mudou o tempo, as frases, a letra e o som de forma geral. Isso se tornaria rotina pra ele mudar as musicas depois. Elvis sempre era o produtor de suas gravacoes. Em Heartbreak Hotel ele fez um uso muito pesado do eco, o que já aboliu em Hound Dog, que ele gravou alguns meses depois.

As vendas atingiram 1 milhao em Abril e Elvis recebeu seu primeiro disco de ouro. A musica sempre esteve presente nos shows de Elvis, entre 1956 e 1977, ano de sua morte. Heartbreak hotel é a musica de numero 45 da lista da rolling stone magazine das 500 maiores cancoes de todos os tempos.

A Uncut Magazine disse que a primeira apresentacao de Elvis de heartbreak hotel na TV em 1956 foi o segundo maior e mais importante evento cultural da era do rock and roll. Hoje em dia, heartbreak hotel é o nome de um hotel de verdade, localizado em frente a Graceland, que é a casa de Elvis, em Memphis, Tennessee. O hotel tem 128 quartos e passa vídeos de elvis 24 horas pros hospedes. Willie Nelson e Leon Russel regravaram a música em 1979.

Segue a letra:

Well, since my baby left me,
I found a new place to dwell.
It's down at the end of lonely street
at Heartbreak Hotel.

You make me so lonely baby,
I get so lonely,
I get so lonely I could die.

And although it's always crowded,
you still can find some room.
Where broken hearted lovers
do cry away their gloom.

You make me so lonely baby,
I get so lonely,
I get so lonely I could die.

Well, the Bell hop's tears keep flowin',
and the desk clerk's dressed in black.
Well they been so long on lonely street
They ain't ever gonna look back.

You make me so lonely baby,
I get so lonely,
I get so lonely I could die.

Hey now, if your baby leaves you,
and you got a tale to tell.
Just take a walk down lonely street
to Heartbreak Hotel.

Segue Elvis ao vivo em 1956:



Agora Willie Nelson e Leon Russel:



Agora Elvis em 1970:



sábado, 17 de abril de 2010

0075 – Blue suede shoes - Carl Perkins (1956)


Escrita por Carl Perkins, foi gravada por ele em 19 de dezembro de 1955 e lançada em janeiro de 1956 no compacto que tinha Honey don't como Lado B. Foi gravada na Sun Records, tendo Sam Phillips como produtor, em Memphis, Tenessee. É um dos primeiros rockbillies, que mistura elementos de blues, country e pop music. Foi gravada logo em seguida, no mesmo ano, por Elvis Presley. Depois seria gravada por Buddy Holly e Eddie Cochran, entre outros monstros sagrados do rock. Foi escrita em 17 de dezembro de 1955, dois dias antes de ser gravada. Já no dia 17 de março, Carl Perkins, com Blue suede shoes, se tornou o primeiro artista country a chegar ao número 3 dos charts Billboard de R&B. Chegou também ao número 2 nos charts Billboard Hot 100 e Billboard Country, perdendo somente pra Heartbreak Hotel, de Elvis, em ambos os charts. No meio de abril, vendeu mais de um milhão de cópias. Foi a primeira vez que um disco country que vendeu um milhão de cópias chegou tão longe nos outros charts pop e de blues. Carl foi o primero artista da Sun Records a conseguir esse feito. Blue suede shoes é uma das 500 songs that shaped rock and roll. Em 1999, foi inclusa no National Public Radio, na NPR 100, que foram as 100 músicas mais importantes do século 20. É a música número 95 da lista da revista Rolling Stone das 500 greatest songs of all time. Em 2006, a National Recording Registry, da Library of Congress, colocou-a na National Recording Preservation Board, que todo ano selecionam músicas que são significantes culturalmente, historicamente e esteticamente. 

A letra:

Well it's one for the money, two for the show
Three to get ready now go cat go
But don't you, step on my blue suede shoes
You can do anything but lay off of my blue suede shoes

You can knock me down, step on my face
Slander my name all over the place
And do anything that you wanna do
But uh, uh, honey lay off of my shoes
And don't you, step on my blue suede shoes
You can do anything but lay off of my blue suede shoes

Ah, go cat!


You can burn my house, Steal my car
Drink my liquor from an old fruit jar
Do anything that you wanna do
But uh uh honey lay off of them shoes
And don't you, step on my blue suede shoes
You can do anything but lay off of my blue suede shoes

Rock!


Well it's one for the money, two for the show
Three to get ready now go cat go
But don't you, step on my blue suede shoes
You can do anything but lay off of my blue suede shoes

Well it's blue, blue, blue suede shoes
Blue, blue, blue suede shoes, yeah
Blue, blue, blue suede shoes, baby
Blue, blue, blue suede shoes
You can do anything but lay off of my blue suede shoes



Segue Carl Perkins no Johnny Cash show:



Video de Elvis da música Blue Suede Shoes (Dá pra ver como ficou sua versão):



Paul McCartney na sua cerimonia de aceitacao no rock and roll of fame em 1999. Ele tá acompanhado de Eric Clapton e Robbie Robertson:



domingo, 11 de abril de 2010

25 – Little Richard – Slippin’ and slidin’ (Peepin’and Hidin’) (1956)

Esta segunda música do ano de 1956 e vigésima quinta de forma geral é um rock gravado por Little Richard, que a compôs junto com Eddie Bo, Albert Collins e James Smith. A música foi primeiramente gravada também em 1956 por Eddie Bo sob o título de “I’m wise”, pelo selo Apollo. Little Richard trocou o nome quando gravou-a. Alem de compacto simples, Richard incluiu a música no seu primeiro LP de 1957, o Here’s Little Richard.

Buddy Holly também gravou-a e ambas as versões foram incluídas na famosa John Lennon’s Jukebox. John Lennon gostava tanto dessa música que fez uma gravação dela ele mesmo.

Otis Redding também gravou-a no seu álbum Tell the truth, de 1967. The Band também teve sua versão inclusa no documentário Festival Express. Raul Seixas fez uma versão da música em Português que ficou com o título “Não fosse o Cabral”, e lançada no seu disco Raul Seixas, de 1983.

A letra:

Slippin' and a-slidin'
peepin' and a-hidin'
been told a long time ago.
Slippin' and a-slidin'
peepin' and a-hidin'
been told a long time ago.

I've been told, baby
you've been bold
I won't be your fool no more.

Oh, big conniver
nothin' but a jiver
done got hip to your jive.

Oh, big conniver

nothin' but a jiver
done got hip to your jive.

Slippin' and a-slidin'

peepin' and a-hidin' won't be your fool no more.
Slippin' and a-slidin'
peepin' and a-hidin'

Oh, My linda
she's a solid sender
you know you better surrender

Oh, My linda
she's a solid sender
you know you better surrender

Slippin' and slidin'
peepin' and hidin' won't be your fool no more.

A versão original de Little Richard:



Agora a versão lenta, feita por Buddy Holly, só o audio.



John Lennon, em 1975 (ano que nasci):



Como curiosidade, segue a versão de Raul Seixas, somente o áudio:

segunda-feira, 5 de abril de 2010

0056 – Be bop a lula - Gene Vincent and His Bluecaps (1956)

Compositores: Gene Vincent, Donald Graves, Bill Davis


  • Foi gravadaem 4 de maio de 1956, em Nashville, Tennessee e foi lançada em junho de 1956 pela Capitol Records, no compacto que tinha Woman love como Lado B.

  • Chegou ao número 7 no US Billboard Pop, número 8 no Billboard R&B e número 5 no Billboard C&W. Chegou também ao número 16 no Reino Unido. Ainda em 1957 já havia vendido 2 milhões de cópias.

  • É a canção número 103 da Rolling Stone's 500 greatest songs of all time.

  • Cliff Gallup tocou guitarra solo. Wee Williams tocou guitarra base. Jack Neal tocou baixo. Dickie Harrell tocou bateria. Gene Vincent cantou.

  • Foi regravada pelos Everly Brothers, Cliff Richard, Jerry Lee Lewis, Carl Perkins, The Beatles, John Lennon, Paul McCartney, Burton Cummings, Queen e Raul Seixas, entre outros artistas.



A letra:

Well be-bop-a-Lula she's my baby
Be-bop-a-Lula I don't mean maybe
Be-bop-a-Lula she's my baby
Be-bop-a-Lula I don't mean maybe
Be-bop-a-Lula she's my baby doll
My baby doll, my baby doll

Well she's the girl in the red blue jeans
She's the queen of all the teens
She's the one that I know
She's the woman that loves me so

Say be-bop-a-Lula she's my baby
Be-bop-a-Lula I don't mean maybe
Be-bop-a-Lula she's my baby doll
My baby doll, my baby doll
Let's rock!

Well now she's the one that's got that beat
She's the woman with the flyin' feet
She's the one that walks around the store
She's the one that gets more more more

Be-bop-a-Lula she's my baby
Be-bop-a-Lula I don't mean maybe
Be-bop-a-Lula she's my baby doll
My baby doll, my baby doll
Let's rock again, now!

Well be-bop-a-Lula she's my baby
Be-bop-a-Lula I don't mean maybe
Be-bop-a-Lula she's my baby
Be-bop-a-Lula I don't mean maybe
Be-bop-a-Lula she's my baby doll
My baby doll, my baby doll


Gene Vincent ao vivo em 1959;



Agora a versão de Phil e Don, os Everly Brothers:



Paul McCartney no unplugged MTV, de 1991:

segunda-feira, 29 de março de 2010

23 – B.B. King – Everyday I have the blues (1955)

Essa vigésima terceira música da lista e última do ano de 1955 é um blues clássico que foi gravado por B.B. King em 1955. A canção alcançou o número 8 nos charts e permaneceu no repertório de King e ele gravou várias versões ao vivo dela durante a sua carreira.

Depois disso, muitos outros artistas também fizeram a sua versão e a versão de 1995 de B.B. King ganhou o Grammy Hall of Fame Award em 2004.

Eric Clapton gravou e sempre a inclui nos seus shows. Inclusive na sua ultima turnê no Japão, em 2009, ele colocou-a no setlist. John Mayor é outro bluesman famoso que regravou a canção.

A letra:

Everyday, everyday I have the blues
Ooh everyday, everyday I have the blues
When you see me worryin' baby, yeah it's you I hate to lose

Whoa nobody loves me, nobody seems to care
Whoa nobody loves me, nobody seems to care
Well worries and trouble darling, babe you know I've had my share

Everyday, everyday, everyday, everyday
Everyday, everyday I have the blues
When you see me worryin' baby, yeah it's you I hate to lose

Whoa nobody loves me, nobody seems to care
Whoa nobody loves me, nobody seems to care
Well worries and trouble darling, babe you know I've had my share

Segue B.B. King tocando Every Day I have the blues ao vivo:



Agora Eric Clapton:



Agora John Mayer:

terça-feira, 23 de março de 2010

22 - Elvis Presley - I'm left, you're right, she's gone (1955)

Essa vigésima segunda música da lista foi composta por Stan Kesler e William Taylor e foi gravada por Elvis Presley no Sun Studios em 10 de Março de 1955.

O produtor Sam Phillips estava procurando uma música pra ser o lado B do compacto que teria Baby let’s play house no lado A. Stan Kesler, um dos compositores, tocava guitarra de aço pra Sam Phillips. Ele trouxe a música que havia composto e no inicio, a gravação não deu certo.

Elvis, Bill e Scott tentaram a canção numa batida mais devagar. Então Sam Phillips trouxe um jovem baterista chamado Jimmie Lott, que foi o primeiro percussionista a trabalhar com Elvis numa gravação. Com ele, a canção foi trabalhada novamente e gravada novamente, até ficar da forma como ficou pra posteridade.

A letra:

Well, you're right, I'm left, she's gone
You're right, and I'm left all alone.
Well, you tried to tell me so,
But how was I to know
That she was not the one for me
You told me all along
You're right, our love was so wrong
But now I changed my mind,
Because she broke the ties that bind
And I know that she never cared for me
Well, I thought I knew just what she'd do
I guess I'm not so smart
Oh, you tried to tell me along she'd only break my heart
I'm left, you're right, she's gone
You're right, and I'm left all alone
Well, she's gone I know not where
But now I just don't care
For now I'm falling for you
If you'll forgive me now
I'll make it up somehow
So happy we will be
In a home just for three
And I'll soon forget her
Now I know
Well, I thought I knew just what she'd do
I guess I'm not so smart
You tried to tell me all along
She'd only break my heart
Well, you're right, I'm left, she's gone
You're right, and I'm left all alone
Well, she's gone, I know not where
But now I just don't care
For now I've fallen for you


A gravação original de Elvis, somente o áudio:



Elvis ao vivo, em 1955, somente o áudio:



Tom Jones, ao vivo:

quarta-feira, 17 de março de 2010

21 – Muddy Waters – Mannish boy (1955)

A vigésima primeira musica dessa seleção é a maravilhosa Mannish Boy, composta por Muddy Waters, Bo Didley e Mel London. Foi gravada em Chicago, em 24 de Maio de 1955, pela Chess Records.

Trata-se de uma canção resposta a I’m a Man, de Bo Didley, que por sua vez se inspirou em Hoochie Coochie Man de Muddy Waters e Willie Dixon pra fazer I’m a Man. Na gravação, Jimmy Rogers toca guitarra, Willie Dixon toca baixo e Little Walter toca gaita.

Essa gravação de Waters foi inclusa na lista das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone no número 229. Muitos artistas regravaram-na, incluindo Jimmy Hendrix, Paul Butterfield, Hank Williams Jr. e Rolling Stones.

A música está presente no hoje em dia cultuado filme Risky Business, com Tom Cruise e é também tocada por Muddy Waters no famoso filme de Martin Scorcese The Last Waltz, que marca o show de despedida do grupo The Band. A música também está presente no clássico Goodfellas.

A letra:

Ooooooh, yeah, ooh, yeah, Everythin', everythin', everythin's gonna be alright this mornin'
Ooh yeah, whoaw, Now when I was a young boy, at the age of five
My mother said I was, gonna be the greatest man alive
But now I'm a man, way past 21, Want you to believe me baby,
I had lot's of fun, I'm a man, I spell mmm, aaa child, nnn
That represents man, No B, O child, Y, That mean mannish boy
I'm a man, I'm a full grown man, I'm a man
I'm a natural born lovers man, I'm a man
I'm a rollin' stone, I'm a man, I'm a hoochie coochie man
Sittin' on the outside, just me and my mate
You know I'm made to move you honey, come up two hours late
Wasn't that a man, I spell mmm, aaa child, nnn
That represents man, No B, O child, Y
That mean mannish boy, I'm a man
I'm a full grown man, Man
I'm a natural born lovers man, Man
I'm a rollin' stone, Man-child
I'm a hoochie coochie man
The line I shoot will never miss
When I make love to a woman, she can't resist
I think I go down, to old Kansas Stew
I'm gonna bring back my second cousin, that little Johnny Cocheroo
All you little girls, sittin'out at that line
I can make love to you woman, in five minutes time
Ain't that a man, I spell mmm, aaa child, nnn
That represents man, No B, O child, Y
That mean mannish boy, Man
I'm a full grown man, Man
I'm a natural born lovers man, Man
I'm a rollin' stone, I'm a man-child
I'm a hoochie coochie man, well, well, well, well
hurry, hurry, hurry, hurry, Don't hurt me, don't hurt me child
don't hurt me, don't hurt, don't hurt me child
well, well, well, well, Yeah

Segue Muddy Waters com a The Band, no clássico de Martin Scorcese, The Last Waltz, de 1978:



Agora Muddy Waters tocando Mannish Boy com os Rolling Stones:



Paul Butterfield no Cambridge Folk Festival em 1984:



sábado, 6 de março de 2010

20 – Elvis Presley - I forgot to remember to forget (1955)

A vigésima música foi escrita por Stan Kesler e Charlie Feathers e foi gravada no Sun Studio em 11 de julho de 1955 por Elvis Presley, Scotty Moore, Bill Black e Johnny Bemero na bateria. Foi lançada em 20 de Agosto de 1955 no mesmo compacto simples de Mystery Train e foi também lançada pela RCA Victor em Dezembro de 1955.

A guitarra de Scotty Moore tem um som de corda de aço que é conhecido por ser típico de Nashville. Essa foi a música mais próxima do country que o trio fez enquanto estavam na Sun Records.

A canção alcançou o número 1 dos charts de country nos Estados Unidos em Fevereiro de 1956 e ficou lá nessa posição por 5 semanas. Foi a primeira gravação que fez Elvis ficar nacionalmente conhecido como uma estrela de música country. A música ficou nos charts por 39 semanas. Enquanto que Mystery train chegou ao decimo primeiro lugar dos charts de country.

Entre os artistas que regravaram a música, estão Jerry Lee Lewis, em 1957 e nos anos 1960. Johnny Cash em 1981 e os Beatles gravaram em Maio de 1964 no especial da BBC de Londres Live at BBC, que se tornou um álbum lançado em 1994.

A letra:

I forgot to remember to forget her,
I can't seem to get her off my mind.
I thought I'd never miss her,
But I found out somehow
I think about her almost all the time.
The day she went away
I made myself a promise
That I'd soon forget we ever met.
But something sure is wrong,
'Cause I'm so blue and lonely.
I forgot to remember to forget.

The day she went away
I made myself a promise
That I'd soon forget we ever met,
Well, but something sure is wrong,
'Cause I'm so blue and lonely.
I forgot to remember to forget.
Justify Full
Elvis na gravação original, somente o áudio:



Jerry Lee Lewis, tambem somente o audio de 1957:



E agora Johnny Cash, que eu acho que fez a melhor versão (tambem so o audio):



domingo, 28 de fevereiro de 2010

0006 - Ain't that a shame - Fats Domino (1955)


Compositores: Fats Domino e Dave Bartholomew

  • Foi lançada em 14 de abril de 1955.

  • Chegou ao número 1 do Billboard R&B e número 10 no Billboard Hot100. Vendeu mais de um milhão de cópias. 

  • É a canção número 438 das lista da revista Rolling Stone 500 Greatest Songs of All Time

  • Foi regravada, entre outros, por John Lennon, Four Seasons, Cheap Trick, Paul McCartney, Hank Williams Jr e Pat Boone.

A letra:

You made me cry when you said goodbye
Ain't that a shame, My tears fell like rain
Ain't that a shame, You're the one to blame

You broke my heart when you said we'll part
Ain't that a shame, My tears fell like rain
Ain't that a shame, You're the one to blame

Oh well goodbye, Although I'll cry
Ain't that a shame, My tears fell like rain
Ain't that a shame, You're the one to blame

You made me cry when you said goodbye
Ain't that a shame, My tears fell like rain
Ain't that a shame, You're the one to blame

Oh well goodbye, Although I'll cry
Ain't that a shame, My tears fell like rain
Ain't that a shame, You're the one to blame

Fats Domino cantando seu clássico de 1955:



Eis John Lennon cantando esse clássico (somente o áudio):



A versão de Paul McCartney:

domingo, 21 de fevereiro de 2010

0042 - Baby let's play house - Elvis Presley (1955)


Compositores: Arthur Gunter
  • Foi gravada e lançada inicialmente pelo próprio Gunter em 1954. 
     
  • A versão de Elvis foi lançada em 25 de abril de 1955, em um compacto que tinha I'm left, you're right, she's gone” como Lado A. 
     
  • Foi a primeira canção de Elvis a aparecer num chart nacional, chegando ao número 5 do Billboard Country Singles. 
     
  • Elvis cantou e tocou violão. Scotty Moore tocou guitarra solo. Bill Black tocou baixo. 
     
  • Foi regravada por Buddy Holly e Tom Petty, entre outros artistas. 
     
  • John Lennon usou a frase “I'd rather see you dead, little girl, than to be with another man” em Run for your life, de 1965, no disco Rubber Soul.
  • Jimmy Page disse que essa canção foi a sua primeira influência de rock and roll.
Segue a letra:

Oh, baby, baby, baby, baby baby.
Baby, baby baby, b-b-b-b-b-b baby baby, baby.
Baby baby baby
Come back, baby, I wanna play house with you.
Well, you may go to college,
You may go to school.
You may have a pink cadillac,
But don't you be nobody's fool.
Now baby,
Come back, baby, come.
Come back, baby, come.
Come back, baby,
I wanna play house with you.
Now listen and I'll tell you baby
What I'm talking about.
Come on back to me, little girl,
So we can play some house.
Now baby,
Come back, baby, come.
Come back, baby, come.
Come back, baby,
I wanna play house with you.
Oh let's play house, baby.
Now this is one thing, baby
That I want you to know.
Come on back and let's play a little house,
And we can act like we did before.
Well, baby,
Come back, baby, come.
Come back, baby, come.
Come back, baby,
I wanna play house with you.
Yeah.
Now listen to me, baby
Try to understand.
I'd rather see you dead, little girl,
Than to be with another man.
Now baby,
Come back, baby, come.
Come back, baby, come.
Come back, baby, I wanna play house with you.
Oh, baby baby baby.
Baby baby baby b-b-b-b-b-b baby baby baby.
Baby baby baby.
Come back, baby, I wanna play house with you

Elvis com Baby let's play house original:



Agora Robert Plant e o grande Jimmy Page:



Jeff Beck com Darrel Higham:



sábado, 13 de fevereiro de 2010

17 - Johnny Cash - Folsom prison blues (1955)

A décima sétima música dessa seleção é a famosa Folsom prison blues, de Johnny Cash. A canção combina dois elementos de folk, que são as canções de trem e as canções de prisão. É uma das canções principais de Cash.

Na letra, o sujeito está preso e escuta o barulho do trem lá fora e conta seus crimes, dizendo que atirou num homem em Reno apenas pra ver ele morrendo e imagina as pessoas que estão livres dentro do trem, pensando que eles estão provavelmente bebendo café e fumando charutos. Sonha o que ele iria fazer caso estivesse livre.

Johnny Cash se inspirou pra escrever essa canção após ver o filme Inside the walls of Folsom Prison, de 1951, enquanto servia o exército na Alemanha Ocidental pela Air Force americana. Ele disse que criou a frase que atirava num homem em Reno pensando em qual seria a pior razão que alguém teria pra atirar em outra pessoa. Johnny Cash gravou-a também no famoso estúdio da Sun Records, onde Elvis começava também sua história.

Bob Dylan regravou a música, e uma tonelada de artistas de country também o fizeram.

Segue a letra:

I hear the train a comin'
It's rolling round the bend
And I ain't seen the sunshine since I don't know when,
I'm stuck in Folsom prison, and time keeps draggin' on
But that train keeps a rollin' on down to San Antone..

When I was just a baby my mama told me. Son,
Always be a good boy, don't ever play with guns.
But I shot a man in Reno just to watch him die
When I hear that whistle blowing, I hang my head and cry..

I bet there's rich folks eating in a fancy dining car
They're probably drinkin' coffee and smoking big cigars.
Well I know I had it coming, I know I can't be free
But those people keep a movin'
And that's what tortures me...

Well if they freed me from this prison,
If that railroad train was mine
I bet I'd move it on a little farther down the line
Far from Folsom prison, that's where I want to stay
And I'd let that lonesome whistle blow my blues away

Johnny Cash cantando Folsom prison blues:



Agora Johnny Cash com Willie Nelson:



Johnny Cash com Glen Campbell:



terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

16 - Elvis Presley - Mystery train (1955)


A decima sexta musica dessa coleção é a famosa “Mistery Train”, composta por Junior Parker e Sam Phillips, o famoso dono dos estúdios Sun Records. Em 1956, Elvis grava a sua versão, no dia 20 de Agosto, como sendo o lado B do compacto que tinha “I Forgot to remember to forget”, e alcançaria o numero 77 como as 500 melhores cancoes de todos os tempos da revista rolling stone, anos mais tarde.

Foi produzida por Sam Phillips no Sun Studios e teve Elvis na guitarra base e voz, Scotty Moore na guitarra solo, Bill Black no baixo. O disco foi lançado pela RCA Victor em Dezembro de 1955, apos um contrato com Elvis. Ela foi considerada a terceira melhor musica de 1955.

Como clássico, Mistery Train inspiracao pra muita coisa feita em termos de musica. Foi o nome da série de TV que mostrava Elvis no inicio da sua carreira, enquanto ele ainda estava na Sun. Mistery train é também o nome de um livro escrito sobre a historia dos primeiros anos do rock and roll. Deu nome a vários programas de rádio.

Foi regravada por Chet Atkins, The Band, Jeff Beck, The Doors, Bob Dylan, Jose Feliciano, Johnny Cash, Emmylou Harris, Led Zeppelin, Jerry Garcia, Scotty Moore, Ricky Nelson, Paul Simon e Neil Young.

A letra:

Train I ride is sixteen coaches long
Train I ride is sixteen coaches long
Well, that long black train take my baby and gone

Mystery train rolling down the track
Mystery train rolling down the track
Well, it took my baby, feel they won't be coming back

Train, train, rolling round the bend
Train, train, rolling round the bend
Well, it took my baby, feel they won't be back again

Train I ride is sixteen coaches long
Train I ride is sixteen coaches long
Well, that long black train take my baby and gone

Elvis na versao original, somente o audio:



Agora Scotty Moore, que tocou na gravacao acima, juntamente com Eric Clapton, depois de velho:



Agora Paul Butterfield com a The Band, no filme de Martin Scorcese sobre o show final da The Band, de 1978:

sábado, 30 de janeiro de 2010

15 – Ray Charles – I got a woman (1955)

A Chess Records foi formada por dois poloneses imigrantes, Phil e Leonard Chess, para promover o trabalho de Muddy Waters, cuja musica eles entenderam que poderiam vender para o public que vinha pra boite que eles tinham. Usando Sam Philips como caça-talento, Sam que seria o dono da Sun Records, eles encontraram Howlin’ Wolf, que ao lado de Little Walter, Bod Diddley e Chuck Berry, influenciariam uma nova onda de bandas de rock nos anos 1960 como The Animals, Fleetwood Mac e os Rolling Stones.

Enquanto que os anos 1930 foram anos de depressão económica, a geracao do pós guerra de brancos não estavam disposto a seguirem a cultura dos seus pais e o filme The Wild One de 1953, e o Rebel Without a Cause, de James Dean, de 1955, deram a esses indivíduos um modelo a seguir, ao mesmo tempo que Rock Around the Clock foi inclusa no filme The Blackboard Jungle de 1955.

Racionamentos, austeridade e tudo restrito não eram o que essa geracao estava costumada, eles viviam no mundo livre, mas sempre com o medo de uma deflagracao de uma guerra nuclear, então porque não viver cada dia como se fosse o ultimo?

Um artista genial nos presenteou com seu talento e essa sua musica aqui listada como numero 15, é um clássico. I got a woman foi escrita por Ray Charles e Renald Richard. Foi gravada em em Atlanta, Georgia e lançada em Janeiro de 1955, pelo selo Atlantic. Renald Richard era trompetista de Charles. Essa musica foi um dos protótipos pro que viria a ser chamada de soul music, anos mais tarde. A cancao é a numero 235 da lista das 500 melhores cancoes de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Os Beatles fizeram uma versão dessa musica ao vivo na BBC, Elvis também gravou a sua versão, Roy Orbison, The Monkees, Stevie Wonder, Johnny Cash, Jerry Lee Lewis, Bill Haley and His Comets, Tom Petty, e Bryan Adams, também regravaram-na.

A letra:

Well
I got a woman way over town that's good to me oh yeah
Say I got a woman way over town good to me oh yeah
She give me money when Im in need
Yeah she's a kind of friend indeed
I got a woman way over town that's good to me oh yeah

She saves her lovin early in the morning just for me oh yeah
She saves her lovin early in the morning just for me oh yeah
She saves her lovin just for me oh she love me so tenderly
I got a woman way over town that's good to me oh yeah

Sax Solo

She's there to love me both day and night
Never grumbles or fusses always treats me right
Never runnin in the streets and leavin me alone
She knows a womans place is right there now in her home

I got a woman way over town that's good to me oh yeah
Say I got a woman way over town that's good to me oh yeah
Oh she's my baby now don't you understand
Yeah and I'm her lover man
I got a woman way over town that's good to me oh yeah

A Don't ya know she's alright
A Don't ya know she's alright
she's alright she's alright
Whoa yeah oh yeah oh

Ray Charles tocando-a ao vivo em 1999:



Elvis, em 1970:



Agora Steve Wonder em homenagem a Ray Charles, quando este morreu:



sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

14 - The Platters - The great pretender (1955)

A música country estava bem estabelecida no rádio nos anos 1930. O Grand Ole Opry era transmitido para o resto do país a partir do seu coração, a cidade de Nashville, no Tennessee. Os Delmore Brothers foram os progenitores dos Everly Brothers, cantando também gospel e música folk. No final de 1947, os Delmore já estavam usando guitarra e bateria.

Os instrumentos eletricos nas mãos de pioneiros como Ernest Tubb ajudaram a música country a ser ouvida nos bares barulhentos onde era tocada ao vivo. Hank Williams era outro superstar daquela época. Ele teve muito sucesso e influencia em apenas poucos anos de vida. Ele morreu com 29 anos no dia de ano novo de 1953.

Neil Young comprou um violão que foi de Hank e até hoje toca com ele. Num show que fez em Nashville e foi gravado em DVD, em 2005, Neil conta a história da compra da guitarra e que está feliz por ter trazido ela de volta pra Nashville.

Naquela época, a mistura era enorme e mesmo os brancos querendo ter o status de maiores, sucessos como os dois hits que os Platters tiveram foi um choque. Only You e agora essa The great pretender, que é uma canção popular gravada pelos The Platters e lançada como compacto simples em 3 de Novembro de 1955. Buck Ram compôs a música. Ele era produtor e empresário dos Platters. A música alcançou o número em 1956 e foi eleita pela Rolling Stones como sendo o número 351 das melhores canções de todos os tempos.

A música alcançou o topo de novo em 1987, quando Freddie Mercury regravou-a e a canção chegou ao número 4 na Inglaterra. O vídeo clip dessa canção se tornou um dos mais famosos da carreira de Mercury.

Também foi regravada por Dolly Parton em 1984. Roy Orbison e Sam Cooke também fizeram suas versões. Pat Boone e The Band também.

A letra:

Oh yes, I'm the great pretender

Pretending that I'm doing well
My need is such; I pretend too much
I'm lonely but no one can tell.

Oh yes, I'm the great pretender
A drift in a world of my own
I play the game; but to my real shame
You've let me to dream all alone.

Too real is this feeling of make believe
Too real when I feel what my heart can't conceal.

Oh yes I'm the great pretender
Just laughing and gay
like a clown
I seem to be what I'm not; you see
I'm wearing my heart like a crown
Pretending that you're still around.

Too real is this feeling of make believe
Too real when I feel what my heart can't conceal

Yes I'm the great pretender
Just laughing and gay like a clown
I seem to be what I'm not you see
I'm wearing my heart like a crown
Pretending that you're still around

Segue os originais The Platters, na decada de 1950:



Freddie Mercury, em 1987.



Agora uma versao do grande Sam Cooke, nos anos 1950. Somente o áudio:



domingo, 17 de janeiro de 2010

13 - Little Richards - Tutti-Frutti (1955)

O fenomeno do blues foi imensamente ignorado pelos grandes selos, então alguns selos independentes apareceu pra preencher esse espaço em branco. Entre eles estavam o King, Chess, Aladdin, Specialty e o Modern. Chess foi o selo que deu a oportunidade de Jackie Breston de gravar a música “Rocket 88”, em 1951, que alguns puristas classificam como sendo a primeira gravação de rock and roll. De minha parte, eu acho que a primeira gravação de rock and roll só surgiu em 1954. A duvida fica somente entre Shake, rattle and roll, That’s all right ou Rock around the clock.

Mas o crucial rompimento para o Mercado branco foi feito por grupos vocais como o The Dominoes and The Orioles, que criaram os hits Sixty Minute Man, de 1951 e Crying in the chapel, de 1953. Curiosamente, Bill Haley gravou alguns covers de alguns artistas negros como Ruth Brown, cuja música era considerado muito negra pra ingressar no mercado branco.

Louis Jordan era o James Brown da sua época. Uma figura impar da música negra que gostava de muitas inovações e uma delas foi a inclusão da guitarra elétrica em seu grupo na metade dos anos 1940. Sua influência foi ouvida na musica de Little Richard anos mais tarde e também em Screamin’ Jay Hawkins, enquanto Milt Gabler, que produzia Jordan, foi produzir Bill Haley, levando com ele o ritmo diferente de Jordan junto com ele. Jordan alcançou várias entradas nos charts da Billboard de Rhythm and Blues da época, que se chamava Billboard “race”, pra dizer que era raça, de negro.

Então essa terceira entrada traz justamente esse fã do estilo de Louis Jordan, o grande Little Richard com sua Tutti-Frutti, escrita por ele e que foi seu primeiro hit. Foi nessa música que foi criado o famoso grito de rock and roll: “A-wop-bop-a-loo-bop-a-lop-bam-boom!”. Esse grito era supostamente pra imitar um batido de uma introdução de bateria. Essa música se transformou em modelo pra muitas outras músicas de rock.

Como eu falei antes das gravadoras independentes, Little Richard gravou com a Specialty. Ele gravou com a banda de Fats Domino. A canção cantada por Richard pros produtores era muito gay e o produtor tratou de altera-la, o que considerou uma limpeza. Ele chamou Dorothy LaBostrie pra colocar nova letra. Antes era “Tutti Frutti, good booty / If it don’t fit, don’t force it / You can grease it, make it easy", que foi trocada por “Tutti Frutti, all rooty! Tutti Frutti, all rooty”. All Rooty era uma gíria negra pra “All Right”.

A canção foi gravada em 3 takes e levou apenas 15 minutos. Foi gravada em 15 de setembro de 1955 e entrou nos charts em novembro de 1955, alcançando o número 2 no começo de 1956. A canção é a número 43 da rolling stone magazine das 500 melhores canções de todos os tempos.

Outros artistas fazerem regravações de músicas de sucesso era normal durante os anos 1940 e 1950. Um hit poderia gerar varias versões diferentes. Dessa maneira, pra atrair o público branco, Pat Boone gravou a sua versão de Tutti-Frutti, que chegou ao número 12 dos charts, enquanto que a original de Little Richard chegou apenas ao número 17.

Pat Boone não queria gravar pois a canção não fazia sentido pra ele, mas foi persuadido pelos produtores. Little Richard não gostou muito e disse que Boone tomou sua música e disse que a versão de Boone ficou mais popular porque ele era branco.

Richards disse que quando eles viram que a música era um sucesso, colocaram logo um branco pra gravar também, porque assim o branco iria pros charts de rock e Richard pros de rhythm and blues, pois o dinheiro estava nos charts de rock. Alem do que, Richards estava se tornando um ídolo pros jovens brancos e as famílias não gostavam disso. Richards disse que os meninos então tinham o disco de Boone em cima da mesa e o dele na gaveta e que quando os pais não viam, era o de Richards que eles colocavam pra tocar.

Pra evitar esse tipo de problema, Chuck Berry era mais esperto. Ele usava uma dicção mais clara, pra ficar mais parecida com o inglês usado pelos brancos. Dessa forma, ele atraia ambos os públicos. Os negros pois ele era um deles, tocando a musica deles e os brancos por apresentar uma musica diferente, mas cantada com o inglês que eles estavam acostumados a escutar.

A letra:

A-Wop-bop-a-loo-lop a-lop-bam-boo
Tutti Frutti, all rooty

I got a girl, named Sue, She knows just what to do.
She bops to the east, She bops to the west
But she's the girl that I love best.

Tutti Frutti, all rooty
A-wop-bop-a-loo-lop a-lop bam boo

I got a girl, named Daisy, She almost drives me crazy
She knows how to love me, Yes indeed
Boy you don't know, What she's doing to me

Tutti Frutti, all rooty
A-wop-bop-a-loo-lop a-lop bam boo

Little Richard em 1956:



Elvis Presley tambem em 1956:



Agora o Queen em 1986:



1942 – The Police – Message in a bottle (1979)

Escrita por Sting, foi gravada em fevereiro de 1979 no Surray Sound Studios e lançada em 7 de setembro de 1979 no compacto que tinha La...