sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

1007 – The Beatles – The long and winding road (1970)

Escrita por Paul McCartney mas creditada à dupla Lennon/McCartney, foi gravada em 26 de janeiro de 1969 e em 1 de abril de 1970 e lançada em 8 de maio de 1970 no disco Let it be e saiu também como compacto em 11 de maio de 1970, com For you blue como Lado B. Foi o vigésimo e último número 1 dos Beatles nos Estados Unidos.

A gravação do dia 1 de abril foi adicionada arranjos de cordas por Phil Spector. Isso irritou Paul profundamente e foi um dos 6 motivos que ele alegou na Suprema Corte por estar deixando os Beatles.

Foi escrita na Peninsula de Kintyre, onde Paul tem uma fazenda. Ele disse que se inspirou na beleza da calma da Escócia para fazer a canção. Paul gravou a demo durante as gravações do Album Branco. Ofereceu-a a Tom Jones, que recusou-a. Paul disse que a escreveu no estilo Ray Charles.

Paul cantou e tocou piano. John tocou baixo de 6 cordas. George Harrison tocou guitarra e Ringo tocou bateria. Billy Preston tocou orgao Fender Rhodes.

A letra:

The long and winding road
That leads to your door
Will never disappear
I've seen that road before
It always leads me here
Lead me to you door
The wild and windy night
That the rain washed away
Has left a pool of tears
Crying for the day
Why leave me standing here?
Let me know the way
Many times I've been alone
And many times I've cried
Anyway you'll never know
The many ways I've tried
And still they lead me back
To the long winding road
You left me standing here
A long long time ago
Don't leave me waiting here
Lead me to your door
But still they lead me back
To the long winding road

You left me standing here
A long long time ago
Don't keep me waiting here
Lead me to your door
Yeah, yeah, yeah, yeah

A versão dos Beatles:


A versão de George Michael:


A versão de Paul McCartney:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1947 – Leonard Cohen – The guests (1979)

Escrita por Leonard Cohen, foi gravada entre abril e maio de 1979 e lançada no disco Recent Songs, o sexto disco de Leonard, em 27 de s...