sexta-feira, 12 de outubro de 2018

819 – The Beatles – Something (1969)

Escrita por George Harrison, foi gravada em 2 e 5 de maio, 16 de julho e 15 de agosto de 1969 e foi lançada em 6 de outubro num compacto com duplo Lado A junto com Come together. Foi a única composição de Harrison que chegou ao número 1 no Reino Unido enquanto ele estava nos Beatles. John Lennon disse que era a melhor canção do disco Abbey Road e Paul disse que foi a melhor canção que George já fez na vida.

Além do Reino Unido, chegou ao número 1 nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Nova Zelandia e Alemanha Ocidental. Foi regravada por mais de 150 artistas, sendo a segunda música dos Beatles a ser mais regravada, perdendo apenas pra Yesterday.

Entre outros artistas, foi regravada por Elvis Presley, Frank Sinatra, Ray Charles, James Brown, Tony Bennett, Andy Williams, Smokey Robinson, Eric Clapton, Joe Cocker, Julio Iglesias, Sarah Vaughn e Neil Diamond. A versão que George mais gostou foi a de James Brown. É a canção de número 278 da lista das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Harrison começou a escrever Something durante as gravações do Album Branco, em setembro de 1968. A frase que começou a canção veio de um título de uma canção de James Taylor, Something in the way she moves. James Taylor era um artista da Apple Records, empresa dos Beatles. Something foi escrita pra Pattie Boyd, sua mulher na época.

George Harrison tocou guitarra solo, cantou e tocou guitarra rítmica. John tocou piano, Paul tocou baixo e fez backing vocal. Ringo tocou bateria e Billy Preston tocou órgão Hammond.

A letra:

Something in the way she moves
Attracts me like no other lover
Something in the way she woos me

I don't want to leave her now
You know I believe and how

Somewhere in her smile she knows
That I don't need no other lover
Something in her style that shows me

Don't want to leave her now
You know I believe and how

You're asking me will my love grow
I don't know, I don't know
You stick around now it may show
I don't know, I don't know

Something in the way she knows
And all I have to do is think of her
Something in the things she shows me

Don't want to leave her now
You know I believe and how

A versão dos Beatles:


A versão de Frank Sinatra:


A versão de Elvis Presley:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1941 – Leonard Cohen – The gypsy's wife (1979)

Escrita por Leonard Cohen, foi gravada entre abril e maio de 1979 e lançada em 27 de setembro de 1979, no disco Recent songs, o sexto d...