Mais
uma vez temos uma composição de Leiber e Stoller que virou clássico. Esses dois
caras eram foda mesmo. Kansas City é um rhythm and blues escrito pelos dois em
1952 e gravado por Little Willie Littlefield também em 1952, mas só se tornou
um hit numero 1 quando foi gravada por Wilbert Harrison em 1959 e é justamente
a vez que ela entra na nossa lista.
Kansas
City se tornou a composição de Leiber e Stoller que teve mais versões, chegando
ao incrível número de mais de 300 regravações, e muitas delas aparecendo nos
charts de rhythm and blues e pop.A gravação
de Wilbert Harrison foi feita em Março de 1959, em New York City, tendo Bobby
Robinson como produtor e foi lançada em Abril de 1959 pela Fury Records e tendo
Listen, my darling como lado B.
Quando
a dupla compôs a canção, tinham 19 anos de idade e eram fãs de rhythm and blues
e moravam em Los Angeles. Tinham tido sucesso com uma música chamada Hard
times, que havia chegado ao número 7 dos charts de rhythm and blues na voz de
Charles Brown. Nunca tinham ido a Kansas City, mas se inspiraram nos álbuns de
Big Joe Turner.
Através
de um contato com o produtor Ralph Bass, ele escreveram Kansas City pra Little
Willie Littlefield. Ali teve um dissentimento entre os compositores acerca da
melodia da canção. Leiber, que escreveu a letra, queria que fosse um blues
tradicional, enquanto que Stoller queria uma linha de voz mais distinta.
Stoller ganhou, dizendo que ele não se metia na letra e não queria Leiber se
metendo na música.
Eles
ensinaram a canção pra Littlefield na casa de Maxwell Davis. Maxwell esse que
fez os arranjos e tocou o sax tenor na canção. Littlefield gravou a canção em
Los Angeles em 1952, na Federal Records, uma subsidiária da King Records. Ralph
Bass mudou o título da canção pra K.C. Loving, pra parecer mais moderno do que
Kansas City. Essa gravação teve algum sucesso em algumas partes dos Estados
Unidos, mas não chegou aos charts nacionais.
Então
em 1959, depois de vários anos tocando K.C. Loving de Littlefield, Wilbert
Harrison decidiu gravar a canção. Em marco de 1959, Harrison e um trio com Wild
Jimmy Spruill entraram num estúdio em New York City pra trabalhar com o
produtor Bobby Robinson na Fury Records.
Apesar
dos arranjos serem poucos diferentes dos arranjos de Littlefield, a versão de
Harrison encontrou um sólido Shuffle Groove que se tornou inesquecível, aliado
a uma guitarra solo e rítmica de Spruill. A canção foi lançada com o nome
original de Leiber e Stoller, Kansas City, mas mudou o refrão pra “They got
some crazy little women there, and I’m gonna get me one” e retirou uma seção de
12 bar.
Logo
após a versão de Harrison, muitas outras versões surgiram. A seção da revista
Billboard chamada de pick of the week pra 30 de Março de 1959 listou 5 releases
diferentes pra Kansas City. Alem da versão de Harrison, tinham também a versão
de Hank Ballard and The Midnighters, a versão de Rocky Olson, a versão de
Rockin’ Ronald and The Rebels, e um relançamento da versão de Littlefield.
Uma
semana depois, a Billboard anunciou o release de uma versão gravada por nada
menos do que Little Richard, que era um medley de Kansas City com algumas
partes da letra modificadas e junta com Hey, Hey, Hey, Hey, uma canção de
Little Richard gravada anteriormente.
Apesar
das versões de Ballard e de Richard aparecerem nas partes de baixo dos charts
da Billboard, a versão de Harrison foi um hit tremendo, chegando ao numero 1
dos charts de rhythm and blues e pop, onde ficou por 7 semanas e chegou ao
numero 1 de vendas do ano de 1959.
Em
1964, foi a vez dos Beatles fazerem a sua própria regravação de Kansas City. E
eles fizeram do mesmo jeito da versão de Little Richard, um medley junto com
Hey hey hey hey. Gravaram em 18 de Outubro de 1964, tendo George Martin como
produtor e lançaram em 4 de Dezembro de 1964, no álbum Beatles for sale, pelo
selo Parlophone.
Eles
gravaram assim pois ficaram acostumados a tocar a versão de Richard desde o
tempo em que viviam na Alemanha. Também foi alterada um pouco da letra na
versão dos Beatles. Uma versão ao vivo gravada em Hamburgo em 1962 foi lançada
no disco Live! At the star club in Hamburg, Germany, 1962. Outra versão ao vivo aparece no álbum Live
at the BBC e no filme Let it be. Também tocaram ao vivo no programa de
televisão americano “Shindig!” em Outubro de 1964.
Entre tantos que regravaram a canção, estão Bill
Haley and His Comets, Trini Lopez, Sammy Davis Jr., The Everly Brothers, James
Brown e Muddy Waters.
Em
2001, a versão de Harrison recebeu um Grammy e está inclusa nas 500 canções que
deram foram ao rock and roll, do rock and roll hall of fame museu. Em 2005, a
cidade de Kansas City adotou Kansas City como musica oficial da cidade. No
distrito de jazz da cidade, na 18th street com a Vine, tem um plaza chamado
Goin’ to Kansas City Plaza.
Tudo
isso porque devido as mudanças na cidade, a interseção entre a 12th street e a
Vine mencionada na canção não existe mais. Mas colocaram um parque no formato
de um grand piano e um caminho no formato de uma clave na antiga localização.
Quando
o time Kansas City Royals vence no Kauffman Stadium, a versão dos Beatles é
tocada no sistema de som do estádio. A de Harrison de tocada depois de cada
partida em que o time perde.
A
letra:
I'm going to Kansas City
Kansas City here I come
I'm going to Kansas City
Kansas City here I come
They got a crazy way of loving there
And I'm gonna get me some
I'll be standing on the corner
On the corner of Twelfth Street and Vine
I'm gonna be standing on the corner
On the corner of Twelfth Street and Vine
With my Kansas City baby
And a bottle of Kansas City wine
Well I might take a train
I might take a plane
But if I have to walk
I'm gonna get there just the same
I'm going to Kansas City
Kansas City here I come
They got a crazy way of loving there
And I'm gonna get me some
I'm gonna pack my clothes
Leave at the break of dawn
I'm gonna pack my clothes
Everybody will be sleeping
Nobody will know where I've gone
Cause if I stay in town
I know I'm gonna die
Gotta find a friendly city
And that's the reason why
I'm going to Kansas City
Kansas City here I come
They got a crazy way of loving there
And I'm gonna get me some
A gravação original de Harrison, de 1959, somente áudio:
I'm going to Kansas City
Kansas City here I come
I'm going to Kansas City
Kansas City here I come
They got a crazy way of loving there
And I'm gonna get me some
I'll be standing on the corner
On the corner of Twelfth Street and Vine
I'm gonna be standing on the corner
On the corner of Twelfth Street and Vine
With my Kansas City baby
And a bottle of Kansas City wine
Well I might take a train
I might take a plane
But if I have to walk
I'm gonna get there just the same
I'm going to Kansas City
Kansas City here I come
They got a crazy way of loving there
And I'm gonna get me some
I'm gonna pack my clothes
Leave at the break of dawn
I'm gonna pack my clothes
Everybody will be sleeping
Nobody will know where I've gone
Cause if I stay in town
I know I'm gonna die
Gotta find a friendly city
And that's the reason why
I'm going to Kansas City
Kansas City here I come
They got a crazy way of loving there
And I'm gonna get me some
A gravação original de Harrison, de 1959, somente áudio:
Os Beatles em 1964 ao vivo no programa Shindig:
Agora Paul McCartney com Phill Collins, Dire Straits, Eric Clapton, Elton John, Carl Perkins e Sting:
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