sexta-feira, 7 de abril de 2017

612 – The Velvet Underground – I'm Waiting for the man (1967)

Escrita por Lou Reed, foi gravada em maio de 1966 e lançada em 12 de março de 1967 no disco The Velvet Underground and Nico. A canção fala sobre comprar 26 dólares de heroína no Harlem, perto da interseção das ruas Lexington e 125th street, em New York City, cantada sob o ponto de vista do comprador que está pro Harlem de outro ponto da cidade. The man é o traficante.

Juntamente com as guitarras, baixo e bateria, a canção tem um piano marcante. É uma das canções mais populares da banda e uma das muitas que fala sobre drogas. A revista Rolling Stone colocou-a como número 159 das 500 maiores canções de todos os tempos.

Lou Reed cantou e tocou guitarra solo. John Cale tocou piano e baixo. Sterling Morrison tocou guitarra ritmica e Maureen Tucker tocou bateria e pandeiro.

Foi regravada por Beck, Iggy Pop, Vanessa Paradis, Bauhaus, Belle and Sebastian, Cheap Trick, David Bowie, Pearl Jam, Red Hot Chilli Peppers, Robert Plant com Jimmy Page, entre outros artistas.

A letra:

I'm waiting for my man
Twenty-six dollars in my hand
Up to Lexington, 125
Feel sick and dirty, more dead than alive
I'm waiting for my man
Hey, white boy, what you doin' uptown?
Hey, white boy, you chasin' our women around?
Oh pardon me sir, it's the furthest from my mind
I'm just lookin' for a dear, dear friend of mine
I'm waiting for my man
Here he comes, he's all dressed in black
Beat up shoes and a big straw hat
He's never early, he's always late
First thing you learn is you always gotta wait I'm waiting for my man
Up to a Brownstone, up three flights of stairs
Everybody's pinned you, but nobody cares
He's got the works, gives you sweet taste
Ah then you gotta split because you got no time to waste
I'm waiting for my man
Baby don't you holler, darlin' don't you bawl and shout
I'm feeling good, you know I'm gonna work it on out
I'm feeling good, I'm feeling oh so fine
Until tomorrow, but that's just some other time
I'm waiting for my man

A versão do Velvet Underground:


A versão de David Bowie:


A versão de Echo and The Bunnymen:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1941 – Leonard Cohen – The gypsy's wife (1979)

Escrita por Leonard Cohen, foi gravada entre abril e maio de 1979 e lançada em 27 de setembro de 1979, no disco Recent songs, o sexto d...