quarta-feira, 3 de junho de 2015

370 – The Beatles – What you’re doing (1964)



Escrita por Paul McCartney, mas creditada à dupla Lennon e McCartney, foi gravada nos dias 29 e 30 de setembro de 1964 e tambem no dia 26 de outubro de 1964. Foi lançada no album Beatles for Sale, em 4 de dezembro de 1964. 

A canção começa com uma introdução de bateria, o que era muito incomum pra banda. Depois vem a sequencia de guitarra que é usada após cada verso. A atmosfera da música é fortemente sincopada. 

Eles usam uma espécie de guitarra de 12 cordas que parece com o som que se tornou após isso identificado como a guitarra de Roger McGuinn dos Byrds. Ou seja, McGuinn iria pegar emprestado esse som. 

A letra se trata das preocupacoes de Paul com seu relacionamento com Jane Asher. Mesmo sendo sempre mais otimista do que John nas composicoes, nessa canção Paul expressa sentimentos de solidão e dúvidas no seu relacionamento. E isso só iria se aprofundar na medida que seu relacionamento iria deteriorando cada vez mais. Exemplos disso são as canções I’m looking through you, You won’t see me e For no one. 

Paul fez os vocais dobrados e tocou baixo. John fez backing vocals e tocou guitarra ritmica. George Harrison tocou guitarra solo de 12 cordas e fez backing vocals. Ringo tocou bateria e George Martin tocou piano. 

A letra:

Look what you're doing, I'm feeling blue and lonely
Would it be too much to ask you
What you're doing to me?

You got me running and there's no fun in it
Why should it be so much to ask of you
What you're doing to me?

I've been waiting here for you
Wond'ring what you're gonna do
Should you need a love that's true
It's me

Please stop your lying, you've got me crying, girl
Why should it be so much to ask of you
What you're doing to me?

I've been waiting here for you
Wond'ring what you're gonna do
Should you need a love that's true
It's me

Please stop your lying, you've got me crying, girl
Why should it be so much to ask of you
What you're doing to me?
What you're doing to me?
What you're doing to me?


A versao original dos Beatles, somente áudio:



A versao de Nick Martellaro:



A versao de James Husband, somente áudio:


segunda-feira, 1 de junho de 2015

369 – Simon and Garfunkel – Wednesday morning, 3 AM (1964)



Escrita por Paul Simon, esta canção deu nome ao primeiro album da dupla, lançado em 19 de outubro de 1964. Trata-se de uma linda canção folk sobre um sujeito que observa a namorada dormir, numa madrugada de inverno. 

Ele narra que ela é macia e quente, mas o coração dele está muito pesado. Ele sabe que ao amanhecer, ele irá ter que partir e esta última noite será o que ele terá pra se recordar. Ele roubou uma loja de bebidas e agora será mandado pra cadeia. No trecho final, ele diz que a vida dele parece surreal, e o crime dele uma ilusão. Uma cena má escrita, que ele tem que representar. E às 3 da manhã, ele tem apenas poucas horas até o dia amanhecer. 

A letra:

I can hear the soft breathing
Of the girl that I love,
As she lies here beside me
Asleep with the night,
And h
er hair, in a fine mist
Floats on my pillow,
Reflecting the glow
Of the winter moonlight.

She is soft, she is warm,
But my heart remains heavy,
And I watch as her breasts
Gently rise, gently fall,
For I know with the first light of dawn
I'll be leaving,
And tonight will be
All I have left to recall.

Oh, what have I done,
Why have I done it,
I've committed a crime,
I've broken the law.
For twenty-five dollars
And pieces of silver,
I held up and robbed
A hard liquor store.

My life seems unreal,
My crime an illusion,
A scene badly written
In which I must play.
Yet I know as I gaze
At my young love beside me,
The morning is just a few hours away.


A versao original de Simon and Garfunkel:



Moon Rambler e Johnny Parker:



Ivo Penders:


domingo, 17 de maio de 2015

368 – Gerry and The Pacemakers – It’s gonna be all right (1964)



Lançada por Gerry and The Pacemakers em 1964, chegou ao número 23 nos Estados Unidos, 24 na Inglaterra e 36 na Australia. Foi escrita por Gerry Marsden pro filme que estavam fazendo chamado Ferry Cross the Mersey. Tem uma caracteristica de folk-rock. A letra dela pode ser trivial, mas o ritmo era contagioso, com um riff de violão e um refrao que pegava, bem parecido com as músicas que os Beatles estavam fazendo na época. 

Não teve muito sucesso comercial, mas pode ser considerada um exemplo claro da chamada Merseybeat. Simon e Garfunkel prestaram sua homenagem à essa música pegando emprestado o riff dela pra colocar em Ricahrd Cory, de 1966. 

A letra:

It's gonna be all right
All right, all right
It's gonna be all right

The day you came my way
I knew I would stay
Close by your side
To keep you satisfied

It's gonna be all right
All right, all right
It's gonna be all right

When you look at me
In your eyes, I can see
The love that grows each day
That's why I've gotta say

It's gonna be all right
All right, all right
It's gonna be all right

Never thought I'd find a girl like you
Now I have, I know I'll never be blue

It's gonna be all right
All right, all right
It's gonna be all right

Every time we meet
My heart skips a beat
And now you're here to stay
You'll always hear me say

It's gonna be all right
All right, all right
It's gonna be all right

Never thought I'd find a girl like you
Now I have, I know I'll never be blue

It's gonna be all right
All right, all right
It's gonna be all right

Every time we meet
My heart skips a beat
And now you're here to stay
You'll always hear me say

It's gonna be all right
All right, all right
It's gonna be all right

It's gonna be all right
It's gonna be all right
It's gonna be all right


Gerry and The Pacemakers em 1965 com It’s gonna be all right:



Gerry and The Pacemakers nos anos 1980s com It’s gonna be all right:



Cover da banda Heartbeat:


sábado, 16 de maio de 2015

367 – The Beatles – I don’t want to spoil the party (1964)



Escrita por John Lennon mas creditada à dupla Lennon/McCartney, foi gravada em 29 de setembro de 1964 e lançada em 4 de dezembro de 1964 no disco Beatles for Sale. Quando lançada nos Estados Unidos como compacto, chegou ao número 39 dos charts pop americanos. 

A letra revisita temas familiares de John de alienação e dor. Ele está numa festa, esperando por sua namorada chegar. Como ela não chega, ele prefere ir embora do que estragar a festa dos outros. Tanto a letra quanto a melodia seguem o tom melancólico de duas outras músicas de John no mesmo disco, No reply e I’m a loser. Devia ser um período triste na vida do artista. 

John tocou os violões base, cantou e fez os backing vocals. Paul tocou baixo, backing vocals e cantou no refrao. George Harrison tocou guitarra solo e backing vocals. Ringo tocou bateria e pandeiro. 

Rosanne Cash fez uma versão de sucesso dessa canção em 1989. A versão dela chegou ao número 1 nos charts country americanos. Duas curiosidades: 1) foi o último hit número 1 de Rosanne Cash e 2) É a única música de Lennon/McCartney a chegar ao número 1 dos charts country americanos. A versão dela também chegou ao número 1 no Canadá. 

A letra:

I don't want to spoil the party so I'll go
I would hate my disappointment to show
There's nothing for me here so I will disappear
If she turns up while I'm gone please let me know

I've had a drink or two and I don't care
There's no fun in what I do if she's not there
I wonder what went wrong I've waited far too long
I think I'll take a walk and look for her

Though tonight she's made me sad
I still love her
If I find her I'll be glad
I still love her

I don't want to spoil the party so I'll go
I would hate my disappointment to show
There's nothing for me here so I will disappear
If she turns up while I'm gone please let me know

Though tonight she's made me sad
I still love her
If I find her I'll be glad
I still love her

Though I've had a drink or two and I don't care
There's no fun in what I do if she's not there
I wonder what went wrong I've waited far too long
I think I'll take a walk and look for her
 

A versão original dos Beatles:


A versão da Acoustic Beatles Band:


A versão de Rosanne Cash:

sexta-feira, 8 de maio de 2015

366 – Simon and Garfunkel – The sound of silence (1964)



Escrita por Paul Simon, foi gravada em 10 de março de 1964, e em 15 de junho de 1964 foi adicionado alguns instrumentos. Foi escrita logo após o assassinato do Presidente John Kennedy. Inicialmente foi gravada somente acustica pro primeiro disco da dupla, Wednesday, 3AM, de 1964. 

Mais tarde o produtor da gravadora chamado Tom Wilson, colocou guitarra, baixo, e tamborres, sem o conhecimento de Simon e Garfunkel e relançada em 1965 como compacto. Chegou ao número 1 no ano novo de 1966 e foi incluída no disco Sounds of silence, de 1966. 

Era chamada The sounds of silence nos primeiros anos, mas depois virou de The sound of silence, no singular. Foi o primeiro grande sucesso da dupla e ficou tambem famosa por entrar na trilha sonora do filme The Graduate, com Dustin Hoffman, de 1968. 

Além de número 1 nos Estados Unidos, foi tambem número 1 na Alemanha, número 3 na Austria, 11 na Belgica e Holanda e 94 na Suíça. 

A letra:

Hello darkness, my old friend,
I've come to talk with you again,
Because a vision softly creeping,
Left its seeds while I was sleeping,
And the vision that was planted in my brain
Still remains
Within the sound of silence.

In restless dreams I walked alone
Narrow streets of cobblestone,
'Neath the halo of a street lamp,
I turned my collar to the cold and damp
When my eyes were stabbed by the flash of a neon light
That split the night
And touched the sound of silence.

And in the naked light I saw
Ten thousand people, maybe more.
People talking without speaking,
People hearing without listening,
People writing songs that voices never share
And no one dared
Disturb the sound of silence.

"Fools," said I, "You do not know –
Silence like a cancer grows.
Hear my words that I might teach you.
Take my arms that I might reach you."
But my words like silent raindrops fell
And echoed in the wells of silence

And the people bowed and prayed
To the neon god they made.
And the sign flashed out its warning
In the words that it was forming.
And the sign said, The words of the prophets are written on the subway walls
And tenement halls
And whispered in the sound of silence.


Simon and Garfunkel, ao vivo em 1966:


Simon and Garfunkel ao vivo em 1981:


Simon and Garfunkel ao vivo em 2009:


A versão em Portugues, com Leandro e Leonardo, ao vivo no Faustão, em 1991:

2047 – ABBA – The winner takes it all (1980)

Escrita por Benny Andersson e Bjorn Ulvaeus, foi gravada em 1980 e lançada em 21 de julho de 1980, no compacto que tinha Elaine como La...