domingo, 15 de abril de 2012

129 – The Shirelles – Will you love me tomorrow? (1960)

Esse clássico foi escrito por Gerry Goffin e Carole King e gravada pelas Shirelles e lançada em 1960 pelo selo Scepter, no compacto simples que tinha “Boys” no lado B. A canção foi a primeira de um grupo somente formado por mulheres a chegar ao número 1 dos charts americanos. 
 
A cantora principal das Shirelles, Shirley Owens, não queria gravar a canção, por acha-la country demais. Só ficou mais aliviada depois que os arranjos de corda foram adicionados. Algumas rádios baniram a canção de ser tocada por acharem as letras muito carregadas sexualmente.

Acclaimed Music elegeu essa música como a melhor de 1960. 

Foi regravada por Brenda Lee, Ben E. King, Dusty Springfield, Cher, The Four Seasons, Linda Ronstadt, Carole King, Roberta Flack, Smokey Robinson, Dionne Warwick, Elton John, Patti LaBelle, Brian Ferry, Neil Diamond, Debbie Gibson, The Bee Gees e Amy Winehouse. 

A letra:

Tonight you're mine completely
You give you love so sweetly
Tonight the light of love is in your eyes
But will you love me tomorrow?

Is this a lasting treasure
Or just a moment's pleasure?
Can I believe the magic of your sighs?
Will you still love me tomorrow?

Tonight with words unspoken
You say that I'm the only one
But will my heart be broken
When the night meets the morning sun?

I'd like to know that your love
Is love I can be sure of
So tell me now, and I won't ask again
Will you still love me tomorrow?
So tell me now, and I won't ask again
Will you still love me tomorrow?
Will you still love me tomorrow?
Will you still love me tomorrow?

A gravação original das Shirelles:



A versão de Amy Winehouse:



A versão de Carole King, uma das autoras da canção:

quarta-feira, 11 de abril de 2012

128 – Roy Orbison – Only the lonely (Know the way I feel) (1960)


Only the lonely foi escrita por Roy Orbison e Joe Melson. Foi gravada por Roy Orbison e lançada pela Monument Records e lançada em maio de 1960, com “Here comes that song again” como Lado B do compacto simples.

Este foi o primeiro grande hit de Orbison. Trata-se de uma opera-balada romântica, nunca ninguém havia escutado nada do tipo naquele momento. O New York Times a descreveu como algo que expressava uma louca urgência. Essa canção é vista como super importante na evolução do rock and roll.

Only the lonely chegou ao número 2 dos charts americanos no fim de julho de 1960 e numero 14 nos charts de R&B. Chegou também ao número 1 dos charts ingleses em 20 de outubro de 1960, ficando nessa posição por 2 semanas, num total de 24 semanas que ficou nos charts em outras posições. Em 1999, Only the lonely ganhou um Grammy Hall of Fame Award.

Bruce Springsteen faz uma reverencia a Only the lonely na música Thunder Road, de 1975.

A letra:

(Dum-dum-dummy doo-wah, ooh yay, yay, yay, yeah)
(Oh, oh oh oh oh ooh-ah-ah, only the lonely, only the lonely)

Only the lonely (Dum-dum-dummy doo-wah)
Know the way I feel tonight (Ooh yay, yay, yay, yeah)
Only the lonely (Dum-dum-dummy doo-wah)
Know this feeling ain't right (Dum-dum-dummy doo-wah)

There goes my baby, there goes my heart
They're gone forever, so far apart
But only the lonely know wh-y-y I cry--only the lonely
(Dum-dum-dummy doo-wah, ooh yay, yay, yay, yeah)
(Oh, oh oh oh oh ooh-ah-ah, only the lonely, only the lonely)

Only the lonely (Dum-dum-dummy doo-wah)
Know the heartaches I've been through (Ooh yay, yay, yay, yeah
Only the lonely (Dum-dum-dummy doo-wah)
Know I cry and cry for you (Dum-dum-dummy doo-wah)

Maybe tomorrow a new romance
No-o-o more sorrow, but that's the chance
You've got to ta-a-a-ake, if your lonely heart breaks
Only the lonely (Dum-dum-dummy doo-wah)

Roy Orbison em um dos melhores DVDs que existem sobre música, o seu show chamado Black and White Night, exibido pela HBO em 1987:



A versão maravilhosa de Chris Isaak, que troca umas partes vocais pelo violão, somente áudio:



Outra versão ao vivo de Roy Orbison dessa canção maravilhosa:

sexta-feira, 6 de abril de 2012

0030 – Are you lonesome tonight? - Elvis Presley (1960)

Compositores: Lou Handman e Roy Turk
  • Foi gravada em 4 de abril de 1960, no estudio da RCA, em Nashville, Tennessee e lançada em 1 de novembro de 1960, no compacto que tinha I gotta Know como Lado B. 
     
  • Scotty Moore tocou guitarra, DJ Fontana tocou bateria, Floyd Cramer tocou piano, Hank Garland tocou outra guitarra, Bobby Moore tocou baixo, Buddy Harman tocou percussão e os Jordanaires fizeram backing vocals. 
     
  • Chegou ao número 1 no Billboard Hot 100, Billboard R&B, também número 1 no Reino Unido, Espanha, Africa do Sul, Canadá, Bélgica e Austrália.

  • Foi regravada por muitos artistas, antes e depois de Elvis, entre eles Frank Sinatra, Pat Boone e Doris Day.
A letra:

Are you lonesome tonight?
Do you miss me tonight?
Are you sorry we drifted apart?
Does your memory stray to a brighter summer day
When I kissed you and called you sweetheart?
Do the chairs in your parlour seem empty and bare?
Do you gaze at your doorstep and picture me there?
Is your heart filled with pain, shall I come back again?
Tell me dear, are you lonesome tonight?

I wonder if you're lonesome tonight
You know someone said that the world's a stage
And each must play a part
Fate had me playing in love with you as my sweet heart
Act one was when we met, I loved you at first glance
You read your line so cleverly and never missed a cue
Then came act two, you seemed to change and you acted strange
And why I'll never know
Honey, you lied when you said you loved me
And I had no cause to doubt you
But I'd rather go on hearing your lies
Than go on living without you
Now the stage is bare and I'm standing there
With emptiness all around
And if you won't come back to me
Then they can bring the curtain down

Is your heart filled with pain, shall I come back again?
Tell me dear, are you lonesome tonight?

Elvis em 1968:



A versão de Frank Sinatra:



Uma versão maravilhosa de Norah Jones.




quarta-feira, 4 de abril de 2012

126 – Chubby Checker – The twist (1960)


Chegamos ao ano de 1960, e pra começar esse ano, nada mais oportuno do que a canção The Twist, de Chubby Checker. Foi composta por Hank Ballard e lançada por ele mesmo em 1959, mas foi somente com Chubby Checker que a canção fez sucesso estrondoso e é como a conhecemos hoje.

A versão de Chubby Checker foi lançada em junho de 1960 pelo selo Parkway Records, tendo Dave Apell como produtor na gravação. Trata-se de um 12 bar blues e a partir dessa cancão é que surgiu o modo de dançar twist.  

A canção The Twist e a dança foram popularizadas em 1960 somente quando lançada por Chubby Checker. A versão de Checker chegou ao número 1 dos charts americanos em 19 de setembro de 1960 e ficou no primeiro posto por 1 semana. A canção quebrou um record, pois em 13 de janeiro de 1962, chegou novamente ao número 1 dos charts americanos, ficando por lá por duas semanas. Nunca havia acontecido isso na história. A mesma gravação, o mesmo artista, voltando aos charts quase 1 ano e meio depois e recuperando o numero 1.

Em 1988, os Fat Boys regravaram The twist e chegaram ao número 2 na Grã-Bretanha e numero 1 na Alemanha. 

A canção se tornou popular num programa de dança de Baltimore, comandado pelo DJ local Buddy Dean. Dean então recomendou a canção pra Dick Clark, que comandava o programa nacional chamado American Bandstand. Quando a canção se mostrou popular com o seu público, Clark tentou levar Ballard pra se apresentar por la, mas Ballard não estava disponível. Então Clark procurou um sujeito local pra gravar a canção. Então ele achou Checker, cuja voz se parecia com a de Ballard. 

A versão de Checker teve Buddy Savitt no sax e Ellis Tollin na bateria, e com os backing vocals feito pelos Dreamlovers. Com a exposição da música nesse programa nacional, a canção chegou ao topo dos charts americanos.

Em 1962, a febre do twist chegou ao high society. Flagrantes de celebridades dançando o twist fez a canção um hit entre os adultos, particularmente depois de uma reportagem na coluna de fofocas Cholly Knickerbocker. Pouco tempo depois, já se tinha grandes filas na boate Peppermint Lounge, de New York City, que era a mais popular casa de twist de celebridades. Por causa disso, a canção The Twist foi a única canção a chegar ao número 1 dos charts americanos em dois diferentes charts, e também conseguiu um grande ponto de mudança na aceitação dos adultos do rock and roll.  

Checker regravou a canção várias vezes. Em 1982, quando ele regravou-a no seu álbum The change has come, a canção passou a se chamar T-82. E nos 1990s, ele gravou uma versão country.

A canção é a número 451 do ranking da revista Rolling Stone das 500 maiores canções de todos os tempos.

Aparece na trilha sonora do filme Spider-Man 3. Jim Dawson escreveu um livro sobre a canção e o seu fenômeno chamado The Twist: The story of the song and dance that changed the world.

A letra:

Come on baby let's do the twist
Come on baby let's do the twist
Take me by my little hand and go like this
Ee-oh twist baby baby twist
Oooh-yeah just like this
Come on little miss and do the twist

My daddy is sleepin' and mama ain't around
Yeah daddy is sleepin' and mama ain't around
We're gonna twisty twisty twisty
'Til we turn the house down
Come on and twist yeah baby twist
Oooh-yeah just like this
Come on little miss and do the twist

Yeah you should see my little Sis
You should see my my little Sis
She really knows how to rock
She knows how to twist
Come on and twist yeah baby twist
Oooh-yeah just like this
Come on little miss and do the twist
Yeah rock on now
Yeah twist on now
Twist.

Chubby Checker com seu Twist nos anos 1960s:


Na cerimonia do rock and roll hall of fame museum, com Jerry Lee Lewis no piano, Keith Richards na guitarra e tantos outros. O ano de 1986:



Chubby Checker nos anos 2000s com a banda Cheers Elephants:

domingo, 18 de março de 2012

125 – Johnny Cash – Don’t take your guns to town (1959)

Trata-se de uma canção escrita e gravada por Johnny Cash em 1958. Teve como lado B do compacto que saiu em janeiro de 1959 a canção I still miss someone. Compacto esse lançado pela Columbia Records.

A música conta a história de um jovem cowboy chamado Billy Joe que, ignorando o conselho da sua mãe, arranja uma briga de revolver em um bar e é assassinado nessa briga. O compacto simples com essa música foi o quinto de Johnny Cash a chegar no número 1 dos charts country, ficando lá por seis semanas. Chegou também ao número 32 nos charts pop.

O U2 fez uma regravação da musica e lançou em um compacto simples em 2001, com Elevation.

A letra:

A young cowboy named Billy Joe grew restless on the farm
A boy filled with wonderlust who really meant no harm
He changed his clothes and shined his boots
And combed his dark hair down
And his mother cried as he walked out

[Chorus]

Don't take your guns to town son
Leave your guns at home Bill
Don't take your guns to town

He laughed and kissed his mom

And said your Billy Joe's a man
I can shoot as quick and straight as anybody can
But I wouldn't shoot without a cause
I'd gun nobody down
But she cried again as he rode away

[Chorus]

Don't take your guns to town son
Leave your guns at home Bill
Don't take your guns to town

He sang a song as on he rode

His guns hung at his hips
He rode into a cattle town
A smile upon his lips
He stopped and walked into a bar
And laid his money down
But his mother's words echoed again

[Chorus]

Don't take your guns to town son
Leave your guns at home Bill
Don't take your guns to town

He drank his first strong liquor then to calm his shaking hand

And tried to tell himself he had become a man
A dusty cowpoke at his side began to laugh him down
And he heard again his mothers words

[Chorus]

Don't take your guns to town son
Leave your guns at home Bill
Don't take your guns to town

Filled with rage then

Billy Joe reached for his gun to draw
But the stranger drew his gun and fired
Before he even saw
As Billy Joe fell to the floor
The crowd all gathered 'round
And wondered at his final words

[Chorus]

Don't take your guns to town son
Leave your guns at home Bill
Don't take your guns to town


O grande Johhny Cash no seu prime., no fim dos anos 1950s com Don't take your guns to town:



Numa versão fantástica com Willie Nelson, já mais velho (somente áudio): 



Johnny Cash em 1993 no programa do David Letterman:

sexta-feira, 9 de março de 2012

124 – Ricky Nelson – It’s late (1959)

It’s late é uma cancão lançada por Ricky Nelson em 1959, escrita por Dorsey Burnette. Chegou ao número 9 dos charts pop em 1959.

A letra dela é uma espécie de “wake up little Susie”, dos Everly Brothers. Só que nesse caso, em vez de estarem dormindo no cinema, o sujeito tá dizendo para a namorada que está tarde, que não podem ligar para avisar porque não tem mais dinheiro, e mais uma série de desculpas.

E no refrão, ele pede que saiam de casa mais cedo e espera que por estarem tao atrasados, que não esse não seja o ultimo encontro deles. Quando para nossa surpresa, eles já estão vendo sol nascer e o cara tá com medo do que o pai dela vai dizer.

A letra:

It's late (it's late)
We gotta get on home
It's late (it's late)
We've been gone too long
Too bad (too bad)
We shoulda checked our time
Can't phone (can't phone)
We done spent ev'ry dime
It's late (it's late)
We're 'bout to run outta gas
It's late (it's late)
We gotta get home fast
Can't speed (can't speed)
We're in a slow-down zone
Baby, look at that clock, why can't it be wrong?

If we coulda left home at a quarter to nine

Woulda had fun and plenty of time
We got started just a little bit late
Hope this won't be our last date

Look up (look up)

Is that the moon we see?
Can't be (can't be)
Looks like the sun to me
It's late (it's late)
I hate to face your Dad
Too bad (too bad)
I know he's gonna be mad
It's late (it's late)
We gotta get on home
It's late (it's late)
We've been gone too long

It's late (it's late)

We're 'bout to run outta gas
It's late (it's late)
We gotta get home fast
Can't speed (can't speed)
We're in a slow-down zone
Baby, look at that clock, why can't it be wrong?

If we coulda left home at a quarter to nine

Woulda had fun and plenty of time
We got started just a little bit late
Hope this won't be our last date

Look up (look up)

Is that the moon we see?
Can't be (can't be)
Looks like the sun to me
It's late (it's late)
I hate to face your Dad
Too bad (too bad)
I know he's gonna be mad
It's late (it's late)
We gotta get on home
It's late (it's late)
We've been gone too long
(It's late)


Ricky Nelson com It's late em 1959:

Agora Ricky Nelson com It's late nos anos 1980s:


Aqui Billy Burnette, o filho do cara que escreveu It's late, Dorsey Burnette.

terça-feira, 6 de março de 2012

0018 – Almost grown - Chuck Berry (1959)

Compositor: Chuck Berry

  • Foi gravada em 17 de fevereiro de 1959, no Chess Studios, em Chicago, Illinois e lançada em 1959 em um compacto que tinha Little Queenie como Lado B.

  • Chuck tocou guitarra e cantou. Johnnie Johnson tocou piano, Willie Dixon tocou baixo, Fred Below tocou bateria. O backing vocal foi feito por Etta James e por Harvey and The New Moonglows, que tinha o jovem Marvin Gaye. 
     
  • Foi regravada pelos Animals, entre outros artistas. 
     
  • Chegou ao número 3 do Billboard R&B e número 32 no Billboard Hot100.
A letra:

(Wow wow) You know I'm almost grown (Wow wow)

Yeah and I'm doing all right in school
They ain't said I broke no rule
I ain't never been in Dutch
I don't browse around too much
Don't bother me, leave me alone
Anyway I'm almost grown

I don't run around with no mob
Got myself a little job
I'm gonna buy me a little car
Drive my girl in the park
Don't bother just leave us alone
Anyway we're almost grown

Got my eye on a little girl
Ah, she's really out of this world
When I take her to the dance,
She's got to talk about romance
Don't bother just leave us alone
Anyway we're almost grown

You know I'm still living in town
But I done married and settled down
Now I really have a ball
So I don't browse around at all
Don't bother just leave us alone
Anyway we're almost grown

Almost grown com Chuck Berry, original, de 1959, somente áudio: 



Chuck Berry com Keith Richards mandando Almost grown ao vivo na década de 1980:



Almost grown com David Bowie ao vivo na BBC em 1970, somente áudio:


sábado, 25 de fevereiro de 2012

122 – Bobby Darin – Dream lover (1959)


O próprio Bobby Darin foi quem compôs o clássico Dream lover. Foi gravada em 5 de março de 1959 lançada em 1959 pela Atlantic Records e teve como produtores os lendários Ahmet Ertegun e Jerry Wexler. 

A cancão se transformou numa multi-million seller, chegado ao número 2 dos charts pops americanos e numero 1 no Reino Unido por três semanas em 1959. Alem de ter o próprio Bobby Darin nos vocais, a cancão tem ainda o grande Neil Sedaka no piano.

A cancão pode ser vista no filme Hot Shots, estrelado por Charlie Sheen. É tocada durante uma cena em que o personagem de Sheen faz várias peripécias numa motocicleta, tentando impressionar uma garota. E novamente a música é tocada completa nos créditos finais.

A cancão foi regravada por Johnny Burnette em 1961 e por Ben E. King em 1962. Glen Campbell e Tanya Tucker gravaram em 1980 e Ricky Nelson em 1978. Também fizeram uma versão Dion and The Belmonts. Don McLean gravou-a em 1981 e por John Lennon em 1980. A gravação de Lennon pode ser ouvida no álbum The Complete Lost Lennon Tapes.

A letra:

Every night I hope and pray
A dream lover will come my way
A girl to hold in my arms
And know the magic of her charms
'Cause I want (yeah-yeah, yeah)
A girl (yeah-yeah, yeah)
To call (yeah-yeah, yeah)
My own (yeah-yeah)
I want a dream lover
So I don't have to dream alone
Dream lover, where are you
With a love, oh, so true
And the hand that I can hold
To feel you near as I grow old
'Cause I want (yeah-yeah, yeah)
A girl (yeah-yeah, yeah)
To call (yeah-yeah, yeah)
My own (yeah-yeah, yeah)
I want a dream lover
So I don't have to dream alone
Someday, I don't know how
I hope she'll hear my plea
Some way, I don't know how
She'll bring her love to me
Dream lover, until then
I'll go to sleep and dream again
That's the only thing to do
Till all my lover's dreams come true
'Cause I want (yeah-yeah, yeah)
A girl (yeah-yeah, yeah)
To call (yeah-yeah, yeah)
My own (yeah-yeah, yeah)
I want a dream lover
So I don't have to dream alone
Dream lover, until then
I'll go to sleep and dream again
That's the only thing to do
Till all my lover's dreams come true
'Cause I want (yeah-yeah, yeah)
A girl (yeah-yeah, yeah)
To call (yeah-yeah, yeah)
My own (yeah-yeah)
I want a dream lover
So I don't have to dream alone
Please don't make me dream alone
I beg you don't make me dream alone
No, I don't wanna dream

Dream Lover original, de 1959, com Bobby Darin, somente áudio:



Dream lover na versão de Dion and The Belmonts, tambem somente áudio:



O grande Ricky Nelson, ao vivo, em 1979, com Dream Lover:

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

0045 – Back in the U.S.A. - Chuck Berry (1959)

Música escrita por Chuck Berry e lançada em 1959 pela Chess Records como lado A do compacto que tinha Memphis, Tennessee no lado B. Foi relançada em 1962 no disco “More Chuck Berry”. 
 
A letra da música foi escrita depois que Chuck Berry voltou para os Estados Unidos depois de uma viagem para Austrália e conheceu o modo de vida dos aborígenes australianos. 

Linda Ronstadt regravou-a em 1978, alcançando grande sucesso, no álbum Living in the USA. O single chegou ao numero 16 dos charts pops americanos. No filme Hail Hail Rock’n’Roll, Linda Ronstadt canta a música acompanhada de Keith Richards e Chuck Berry. 

Em 1968, fazendo uma parodia da música, os Beatles escreveram e lançaram a música Back in the U.S.S.R., no álbum branco. 

A letra:

Oh well, oh well, I feel so good today,
We touched ground on an international runway
Jet propelled back home, from over the seas to the U. S. A.

New York, Los Angeles, oh, how I yearned for you
Detroit, Chicago, Chattanooga, Baton Rouge
Let alone just to be at my home back in ol' St. Lou.

Did I miss the skyscrapers, did I miss the long freeway?
From the coast of California to the shores of Delaware Bay
You can bet your life I did, till I got back to the U. S. A.

Looking hard for a drive-in, searching for a corner café
Where hamburgers sizzle on an open grill night and day
Yeah, and a juke-box jumping with records like in the U.S.A.

Well, I'm so glad I'm livin' in the U.S.A.
Yes. I'm so glad I'm livin' in the U.S.A.
Anything you want, we got right here in the U.S.A.

Chuck Berry com Back In the USA original, somente áudio:



Chuck Berry, Keith Richards e Linda Ronstadt em 1987, em St-Louis, pro filme Hail Hail Rock'n'Roll:



Agora a versão do MC5, somente áudio:

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

120 – Buddy Holly and The Crickets – Raining in my heart (1959)

Raining in my heart foi uma música gravada por Buddy Holly em 1958 e lançada em 1959, após a morte de Buddy, pela Coral Records. Foi escrita pela dupla de sucesso Felice e Boudleaux Bryant.


Chegou ao número 88 dos charts pops americanos e era o Lado B do compacto que tinha “It doesn’t matter anymore”. 

Don McLean gravou-a no seu álbum Starry Starry Night, de 2001.

A letra:

The sun is out - the sky is blue
there’s not a cloud to spoil the view
but it’s raining - raining in my heart

The weather man says clear today
he doesn’t know you’ve gone away
and it’s raining - raining in my heart

Oh, misery - misery
what’s gonna become of me

I tell my blues they mustn’t show
but soon these tears are bound to flow
cause it’s raining - raining in my heart

But it’s raining - raining in my heart
And it’s raining - raining in my heart

Buddy Holly com Raining in my heart original, somente áudio:



O grande Graham Nash com Raining in my heart, somente áudio:



A versão de Bobby Vee, tambem somente áudio:

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

119 – Eddie Cochran – Teenage heaven (1959)


Canção escrita por Eddie Cochran e Jerry Capehart em 1958. Foi gravada em janeiro de 1959 e  lançada em fevereiro do mesmo ano pela Liberty Records. O Eddie Cochran é que foi o produtor da gravação. 

Ela tocou no filme Go, Johnny go!. A melhor posição a chegar nos charts foi de número 99. O lado B do compacto era a cancão I remembre, que foi também gravada pro filme, mas que ficou de fora da edição final. 

Na gravação, Eddie Cochran fez o vocal e as guitarras. Dave Shriver tocou baixo elétrico e Gene Riggio tocou bateria. Jim Stiver tocou piano e Plas Johnson tocou o sax tenor. 

A letra:

I want a house with a pool, shorter hours in school
And a room with my own private phone
I wanna stay up all night, see the big city lights
No more troubles or worries at home
Mmm, just gimme some time on my hands
I wanna make my own private plans
Yeah, I want my own Coupe de Ville
Make my dad pay the bill
Yeah man, that's heaven to me

Eddie Cochran no filme Go, Johnny Go, com Teenage heaven.



Deke Dickerson and Friends ao vivo na California, outubro de 2010:



Ricky Norton ao vivo em 2010:

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

118 – Elvis Presley – (Now and then there’s) A fool such as I (1959)

Trata-se de uma cancão popular escrita por Bill Trader em 1952. A primeira versão dela foi gravada por Hank Snow, chegando ao número 4 dos charts de country no começo de 1953. Se tornou conhecida apenas “Fool such as I” na versão de Snow, e foi regravada por muitos artistas, mas a versão mais conhecida ficou a sendo gravada pelo rei do rock, Elvis Presley. 

A versão de Elvis chegou a número 1 no Reino Unido e numero 2 nos charts americanos. Chegou também ao número 16 dos charts de Rhythm and blues e teve o backing vocals feito pelos Jordanaires. Elvis gravou a cancão em 10 de junho de 1958 e lançou em 10 de março de 1959, pela RCA Records. Essa cancão foi a lado B do compacto que tinha I need your love tonight como lado A.

A versão feita em francês por Petula Clark teve mais sucesso na França do que a versão de Elvis Presley, chegando ao número 9 dos charts franceses. 

Em 1967, Bob Dylan gravou essa cancão durante as sessões do seu famoso Basement Tapes. Esse disco nunca foi lançado oficialmente, mas foi altamente copiado e contrabandeado. Ele gravou-a de novo em abril de 1969, e dessa vez ele foi lancada oficialmente pela Columbia Records, em 1973, no álbum chamado Dylan.

A letra:

(Now and then there's a fool such as I)
Pardon me, if I’m sentimental
When we say goodbye
Don't be angry with me should I cry
When you're gone, yet I’ll dream
A little dream as years go by
Now and then there's a fool such as I

Now and then there's a fool such as I am over you
You taught me how to love
And now you say that we are through
I'm a fool, but I’ll love you dear
Until the day I die
Now and then there's a fool such as I

Now and then there's a fool such as I am over you
You taught me how to love
And now you say that we are through
I'm a fool, but I’ll love you dear
Until the day I die
Now and then there's a fool such as I
Now and then there's a fool such as I
Now and then there's a fool such as I

A versao original de Elvis, somente audio:



A versão de Hank Snow:



A versao de Bob Dylan dos Basement Tapes:


terça-feira, 24 de janeiro de 2012

117 – Neil Sedaka – Oh, Carol! (1959)

Oh, Carol! Foi escrita por Neil Sedaka e Howard Greenfield. Foi gravada em 1958 e lançada em 1959, pela RCA Victor, mesma gravadora de Elvis Presley. Tornou-se um hit internacional. A Carol da música era a então namorada de Neil Sedaka, chamada Carol Klein, que se tornaria a famosa compositora Carole King.

A cancao chegou ao numero 9 dos charts americanos em 1959 e chegou ao numero 1 dos charts italianos e ficou lá por 4 semanas em janeiro de 1960. A música tem uma marca registrada, que é a parte falada por Neil.

The Four Seasons também gravaram a sua versão em 1962.  

A letra:

Oh! Carol, I am but a fool,
Darling I love you tho' you treat me cruel,
You hurt me and you made me cry
But if you leave me I will surely die.

Darling there will never be another
Cause I love you so,
don't ever leave me,
Say you'll never go
I will always want you for my sweetheart
No matter what you do
Oh! Carol, I'm so in love with you.

Oh, Carol...
Darling...

Neil Sedaka fazendo playback do original, de 1959:



Neil Sedaka em 2008, ao vivo:




The Four Seasons, em 1962, somente áudio:

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

0064 – A big hunk o' love - Elvis Presley (1959)

Escrita por Aaron Schroeder e Sidney Wyche, foi gravada por Elvis em 10 de junho de 1958, em Nashville, Tennessee e lançada em 23 de junho de 1959 no compacto que tinha My wish came true como Lado B. Foi número 1 no Billboard HOT100. Foi também número 10 no Billboard R&B e número 4 no Reino Unido. Foi gravada na única sessão de gravação de Elvis durante seu período no exército. Foi a primeira gravação de Elvis que não teve Scotty Moore e Bill Black. No entanto, DJ Fontana estava na bateria e também os Jordanaires como backing vocals. Elvis cantou e tocou guitarra base. Chet Atkins também tocou guitarra base. Hank Garland tocou guitarra solo. Bob Moore tocou baixo. DJ Fontana e Buddy Harman tocaram bateria. Floyd Cramer tocou piano.


Hey baby, I ain't askin' much of you
No no no no no no no no, baby
I ain't askin' much of you
well just a big-a big-a big-a hunk o' love will do


Don't be a stingy little mama
You're 'bout to starve me half to death
Well, you can spare a kiss or two
And still have plenty left


No no no, baby
I ain't askin' much of you
Just a big-a big-a big-a hunk o' love will do
That's right


You're just a natural born beehive
Filled with honey to the top
But I ain't greedy, baby
All I want is all you got


No no no, baby
I ain't askin' much of you
Just a big-a big-a big-a hunk o' love will do
That's right


I got wishbone in my pocket
I got a rabbit's foot 'round my wrist
You know I'd have all the things my lucky charms could bring
If you'd give me just one sweet kiss


No no no no no no no, baby
I ain't askin' much of you
Just a big-a hunk o' hunk o' hunk o' love will do
That's right


Just a big-a big-a big-a hunk o' love will do
That's right
Just a big-a big-a big-a hunk o' love will do


A versão original, de 1959, somente o áudio:



Elvis, no filme On Tour, de 1972: 



Elvis, Aloha from Hawaii, 1973:

domingo, 8 de janeiro de 2012

115 – Lloyd Price – Personality (1959)


Pra começar o ano de 2012, voltemos pra uma música de 1959, e com o artista que começou a nossa lista, Lloyd Price. Essa música dele aqui chama-se Personality, e é a de numero 115 da nossa lista. 
 
Trata-se de um hit escrito por Harold Logan e Lloyd Price e foi lancada num compacto simples por Lloyd Price. Chegou ao numero 2 dos charts pop por 3 semanas e foi o mais popular hit de Lloyd Price que andou em mais de um chart.

Foi também numero 1 dos charts de rhythm and blues, ficando na top position por 4 semanas.

A letra:

Over and over
I tried to prove my love to you
Over and over
What more can I do
Over and over
My friends say I´m a fool
But over and over
I´ll be a fool for you

'Cause you got personality,
Walk, personality
Talk, Personality
Smile, Personality
Charm, personality
Love, personality
And of Cause you´ve got
A great big heart

So over and over
Oh, I´ll be a fool to you
Now over and over
What more can I do ?

Over and over
I said that I loved you
Over and over, honey
Now it´s the truth
Over and over

They still say I´m a fool
But Over and over
I´ll be a fool for you 

O original de LLoyd Price, de 1959, somente áudio:


Lloyd Price ao vivo em 2011:


Lloyd no final dos anos 1960:

2047 – ABBA – The winner takes it all (1980)

Escrita por Benny Andersson e Bjorn Ulvaeus, foi gravada em 1980 e lançada em 21 de julho de 1980, no compacto que tinha Elaine como La...