Trata-se de uma canção
tradicional, que foi gravada pela primeira vez em 1926 por Dave
Cutrell. Depois por Sam Collins em 1927 e Lead Belly em 1934.
Segundo a lenda, teve
origem entre os prisioneiros de uma cadeia em Houston chamada Sugar
Land Prison. O título se refere ao trem que passava por lá à meia
noite e os presos acreditavam que se a luz do trem iluminasse algum
deles, eles seriam libertados. Foi sempre cantada em estilo de blues
e country e é contada do ponto de vista do prisioneiro, como se
fosse ele falando.
A letra da música foi
primeiramente printada em 1905 por Howard Odum. Já a primeira
impressão da música mesmo foi em 1923 num número da revista
Adventure, uma revista que saía três vezes ao mês. Em 1927, Carl
Sandburg publicou duas versões diferentes de Midnight Special na sua
The American Sandbag, e foi a primeira versão publicada.
Foi gravada
comercialmente primeiro por Dave Cutrell em 1926, como dito acima. O
título que ele deu foi Pistol Pete's Midnight Special. Já Sam
Collins chamou-a de The Midnight Special Blues. Ele foi o primeiro a
colocar o nome da mulher da história, chamou-a de Little Nora. Lead
Belly gravou três versões, sendo a primeira em 1934 e a última em
1940.
Wilma Lee E Stoney Cooper
gravaram uma versão em 1959 que chegou ao número 5 nos charts de
country americanos. Foi também regravada por Big Bill Broonzy, Les
Paul, Pete Seeger, The Beatles, Big Joe Turner, Bobby Darin, Johnny
Rivers, Van Morrison, Little Richard, The Spencer Davis Group, Eric
Clapton, Creedence Clearwater Revival, Harry Belafonte, Paul
McCartney, Abba, entre outros artistas.
A versão que escolhemos
pra essa lista foi a de Johnny Rivers.
A letra:
You get up in the mornin',
you hear the ding dong ring
Now you look up on the table, you see the same darn thing
You find no food upon the table and no pork up in the pan
But if you say a thing about it, you be in trouble with the man
Ah, let the Midnight Special shine a light on me
Oh, let the Midnight Special shine its everlovin' light on me
Now if you're ever in Houston, oh, you better walk right
Aw, you better not gamble boy, I say you better not fight
Or the sheriff he will grab you, and the boys will pull you down
And then before you know it, you're penitentary bound
Ah, let the Midnight Special shine a light on me
Let the Midnight Special shine its everlovin' light on me
Here comes Miss Lucy, how in the world did you know?
I can tell by her apron and by the clothes she wore
An umbrella on her shoulder, she got a paper in her hand
She come to see the warden to try to free her man
So, let the Midnight Special shine a light on me
Ah, let the Midnight Special shine its everlovin' light on me
I said, let the Midnight Special shine a light on me
Ah, let the Midnight Special shine its everlovin' light on me
Now you look up on the table, you see the same darn thing
You find no food upon the table and no pork up in the pan
But if you say a thing about it, you be in trouble with the man
Ah, let the Midnight Special shine a light on me
Oh, let the Midnight Special shine its everlovin' light on me
Now if you're ever in Houston, oh, you better walk right
Aw, you better not gamble boy, I say you better not fight
Or the sheriff he will grab you, and the boys will pull you down
And then before you know it, you're penitentary bound
Ah, let the Midnight Special shine a light on me
Let the Midnight Special shine its everlovin' light on me
Here comes Miss Lucy, how in the world did you know?
I can tell by her apron and by the clothes she wore
An umbrella on her shoulder, she got a paper in her hand
She come to see the warden to try to free her man
So, let the Midnight Special shine a light on me
Ah, let the Midnight Special shine its everlovin' light on me
I said, let the Midnight Special shine a light on me
Ah, let the Midnight Special shine its everlovin' light on me
A versão de Johnny Rivers
ao vivo:
A versão de Credence
Clearwater Revival:
A versão de Paul McCartney:
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