quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

464 – The Beatles – You won't see me (1965)

Escrita por Paul McCartney mas creditada à dupla Lennon/McCartney, foi gravada em 11 de novembro de 1965 e lançada em 3 de dezembro de 1965 no disco Rubber Soul. A canção é uma rara oportunidade onde Paul canta em uma harmonia mais baixa e John e George cantam numa harmonia mais alta.

A canção é sobre uma crise no relacionamento de Paul com sua namorada na época, Jane Asher. Ela estava ignorando-o, e não respondendo aos seus telefonemas. Ele estava numa posição vulnerável. Marca uma mudança das suas músicas anteriores mais alegres.

Musicalmente, foi inspirada nos Four Tops, na música It's the same old song. Eles estavam faltando três músicas pra completar o disco e então gravaram You won't see me, que era a música mais longa deles até o momento, 3 minutos e 22 segundos.

Mae Evans, um roadie dos Beatles tocou um órgão Hammond nessa gravação. Apenas foi segurar uma nota Lá quietamente na ultima parte da canção.

O estilo que Ringo tocou, apressado durante os versos, foi usado por ele depois em Rain e em A day in the life. You won't see me nunca foi parte do repertório ao vivo dos Beatles, mas Paul McCartney tocou-a ao vivo em 2005 e 2006.

Paul cantou, tocou baixo e piano. John fez somente os backing vocals. George Harrison tocou guitarra solo e fez backing vocals. Ringo tocou bateria e pandeiro. Mal Evans tocou o órgão Hammond.

Foi regravada por Anne Murray, em 1974 e chegou ao número 8 dos charts pop americans. Lennon disse que a versão de Murray de You won't see me era a canção dos Beatles que foi melhor regravada por alguém, em todos os tempos. Em 2007, Anne Murray regravou You won't see me em um dueto com Shelby Lynne. Anne Murray se declarou uma fanática pelos Beatles e gravou também Day Tripper e I'm happy just to dance with you.

Foi também regravada pelos Bee Gees, Brian Ferry, The Dave Mathews Band, o próprio Paul McCartney, entre outros.

A letra:

When I call you up
Your line's engaged
I have had enough
So act your age
We have lost the time
That was so hard to find
And I will lose my mind
If you won't see me (You won't see me)
You won't see me (You won't see me)

I don't know why you
Should want to hide
But I can't get through
My hands are tied
I won't want to stay
I don't have much to say
But I can't turn away
And you won't see me (You won't see me)
You won't see me (You won't see me)

Time after time
You refuse to even listen
I wouldn't mind
If I knew what I was missing

Though the days are few
They're filled with tears
And since I lost you
It feels like years
Yes, it seems so long
Girl, since you've been gone
And I just can't go on
If you won't see me (You won't see me)
You won't see me (You won't see me)

Time after time
You refuse to even listen
I wouldn't mind
If I knew what I was missing

Though the days are few
They're filled with tears
And since I lost you
It feels like years
Yes, it seems so long
Girl, since you've been gone
And I just can't go on
If you won't see me (You won't see me)
You won't see me (You won't see me)

A versão de Paul McCartney, a primeira vez que cantou-a ao vivo e foi na Russia:


A versão de Anne Murray:


A versão de Brian Ferry:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1944 – Pink Floyd – Another brick in the wall (Part 3) (1979)

  Escrita por Roger Waters, foi gravada entre abril e novembro de 1979 no disco The Wall, o décimo primeiro da banda, em 30 de novembro de 1...