sexta-feira, 6 de novembro de 2015

434 – The Beatles – I've just seen a face (1965)

Escrita por Paul McCartney, foi creditada à dupla Lennon/McCartney, foi gravada em 14 de junho de 1965 e lançada em 6 de agosto de 1965 no disco Help!. O nome privisório dela era “Aunty Gin's Theme”, em homenagem à irmã mais nova do pai de Paul, porque ela gostava muito dessa canção. É uma das poucas canções dos Beatles que não tem baixo. Foi gravada no mesmo dia que I'm down e Yesterday.

Paul gostou do resultado final, dizendo que a letra funciona, que fica empurrando você pra frente, pra próxima frase. A letra parece ser sem esforço e tipo uma conversação, mas que contem uma complexa sequencia em cascata de rimas, que é responsavel pela propulsao irrestivel da canção.

Apesar de em discos anteriores existirem canções que lembram um pouco o country, como várias do disco Beatles for sale e I'll cry instead, do disco A hard day's night, I've just seen a face foi o primeiro country propriamente dito que os Beatles gravaram. Se tivessem colocado um violino e um banjo, seria considerada um bluegrass.

Paul cantou os vocais principais, fez backing vocal e tocou violão base. John tocou violão base. George tocou violão solo. Ringo tocou Maracas e bateria com baqueta com escovas.

Paul gosta muito dela, pois sempre faz questão de tocá-la, até hoje.

A letra:

I've just seen a face
I can't forget the time or place
Where we just met
She's just the girl for me
And I want all the world to see
We've met, mmm-mmm-mmm-m'mmm-mmm

Had it been another day
I might have looked the other way
And I'd have never been aware
But as it is I'll dream of her
Tonight, di-di-di-di'n'di

Falling, yes I am falling
And she keeps calling
Me back again

I have never known
The like of this, I've been alone
And I have missed things
And kept out of sight
But other girls were never quite
Like this, da-da-n'da-da'n'da

Falling, yes I am falling
And she keeps calling
Me back again

Falling, yes I am falling
And she keeps calling
Me back again

I've just seen a face
I can't forget the time or place
Where we just met
She's just the girl for me
And I want all the world to see
We've met, mmm-mmm-mmm-da-da-da

Falling, yes I am falling
And she keeps calling
Me back again
Falling, yes I am falling
And she keeps calling
Me back again
Oh, falling, yes I am falling
And she keeps calling
Me back again

A versão original dos Beatles:


Paul McCartney:


Holly Cole:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1943 – Dire Straits – News (1979)

Escrita por Mark Knopfler, foi gravada entre 28 de novembro e 12 de dezembro de 1978, no Compass Point, em Nassau e lançada em 5 de junh...