quarta-feira, 19 de junho de 2013

213 – Richie Barrett – Some other guy (1962)


Escrita por Jerry Leiber, Mike Stoller e Ritchie Barrett, foi lançada por Ritchie Barrett, em compacto simples em 1962, pela Atlantic Records. Foi uma das primeiras músicas do rock/pop a terem um piano eletrico na gravação. Essa foi a gravacão que escolhemos pra nossa lista.

A canção passoua fazer parte do repertório ao vivo dos Beatles em 1962 e 1963. Eles entao a gravariam ao vivo em 19 de junho de 1963, pra BBC radio, no Playhouse Theatre, em Londres. Só foi lançada pro público em 1994, no album Live at BBC.

Essa música é a única que tem em vídeo dos Beatles tocando ao vivo no Cavern Club. No video, da pra ver John e Paul cantando a canção em unissino, no dia 22 de agosto de 1962. É tambem o primeiro video que Ringo tá na bateria, pois uma semana anterior Pete Best havia sido demitido. No fim do video, voce escuta alguem gritando “We want Pete”.

Na gravação que aparece no album Live at BBC, John canta e toca guitarra solo, Paul canta e toca baixo, George toca guitarra ritmica e Ringo bateria.

Pete Best iria lançar uma versão da canção em 1965 no seu album “Best of The Beatles”. Foi regravada tambem por Johnny Kidd and The Pirates, Led Zeppelin ao vivo, The Searchers, The Stray Cats, entre outros.

Foi regravada tambem pelos Hentchmen, que tinha Jack White na guitarra solo. John Lennon homenageia essa música tirando a introducao dela de dois acordes e colocando no começo de Instant Karma. 

A letra:

Oh
Some other guy, now
Is taking my love away from me, oh, now
Some other guy, now
Is taking away my sweet desire, oh, now
Some other guy, now
Just threw water, hold my hand, oh, now
I'm the lonely one, as lonely as I can feel, all right

Some other guy
Is sipping up the honey like a yellow dog, oh, now
Some other guy, now
Has taken my love just like I'm gone, oh, now
Some other guy, now
Has taken my love away from me, oh, now
I'm the lonely one, as lonely as I can feel, all right

Oh, oh
Oh, yeah

Some other guy
Is making me very, very mad, oh, now
Some other guy, now
Is breaking my padlock off my pad, oh, now
Some other guy, now
She was the first best girl I ever had, oh, now
I'm the lonely one, as lonely as I can feel, all right

Oh
I'm a-talking to you, right now
Hey
Yeah

A gravação original de Barrett, de 1962:



O único filme dos Beatles ao vivo no cavern, tocando justamente Some other guy:



A versão dos Big Three:

terça-feira, 18 de junho de 2013

212 – Roy Orbison – In dreams (1963)


Escrita pelo próprio Roy Orbison, foi lançada em fevereiro de 1963. É uma balada operática sobre um amor perdido. A canção tem uma estrutura única de sete movimentos musicais onde Orbison canta atrav;es de duas oitavas, muito alem do alcance da maioria dos cantores de rock and roll. Chegou ao número 7 dos charts pop americanos.

Foi revivada em 1987, no filme Blue Velvet de David Lynch. Foi classificada como número 319 das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Orbison disse que essa canção veio durante um sonho. Ele frequentemente ia dormir escutando radio e o DJ anunciando que era a proxima musica era o mais novo sucesso de Elvis. Nesse dia, ele sonhou e acordou e pensou, opa, tem algo ai. E anotou. No dia seguinte, fez a música em apenas 20 minutos.

A música começa como uma canção de ninar, com apenas pouco violao. Ele diz A candy colored clown they call the sandman…entao o Sandman coloca ele pra dormir, e entao ele começa a cantar sobre seu amor.

Entao a bateria entra no ritmo enquanto ele fecha os olhos e entra na fase do subconsciente e um piano entra pra se juntar à Orbison contando como passa o tempo com ela. E entra a orquestra de cordas e os backing vocals bem de leve. É um clássico.

A voz dele começa a aumentar enquanto ele vai acordando e percebendo que seu amor já não está mais ali. O climax da música é quando ele canta em crescendo “It’s too bad that all these things/Can ony happen in my dreams” e entao o final é sua voz em falsetto até a nota final, uma oitava mais baixa enquanto ele canta: “Only in dreams/in beautifil dreams”. E entao todos os instrumentos e cantos acabam com ele abruptamente.

A música nunca repete uma secao. Em dois minutos e 48 segundos, vai atraves de sete movimentos com melodias e progressoes de acordes distintos. As duas primeiras secoes tem 16 Bars cada, enquanto que as outras cinco secoes tem 5 bars cada. 

Ao ouvir a trilha Sonora de Blue Velvet, Bono Vox ficou encantado com In dreams e a ouviu dezenas de vezes. E foi dormir. Ao acordar, tinha uma melodia na cabeça e não deu muita bola, pensando ser alguma coisa de Roy Orbison. A partir daí saiu She’s a mystery to me, canção que Bono escreveu com The Edge para Roy Orbison. Esta cancao pode ser encontrada no ultimo album de Orbison, lançado depois da sua morte, em 1989.
 
A letra:

A candy colored clown they call the sandman
Tiptoes to my room every night
Just to sprinkle stardust and to whisper
"Go to sleep,everything is all right"

I close my eyes,then I drift away
Into the magic night,I softly say
A silent prayer, like dreamers do
Then I fall asleep to dream, my dreams of you

In dreams I walk with you, in dreams I talk to you
In dreams your mine, all, all the time were together
In dreams,in dreams

But just before the dawn,I awake and find you gone
I can't help it, I can't help it, if I cry
I remember that you said goodbye

It's too bad that all these things,can only happen in my dreams
Only in dreams,in beautiful dreams

Roy Orbison, em 1987 ao vivo, com Bruce Springsteen, KD Lang, Elvis Costello e outros:



Agora Roy no Saturday Night Live, em 1987:



A cena do clássico filme Velvet blue com In dreams:


quinta-feira, 13 de junho de 2013

211 – Bob Dylan – House of the rising sun (1962)

Trata-se de uma cancao folk tradicional, ninguem sabe quem a escreveu. A versao de maior sucesso comercial foi feita pelo grupo ingles The Animals, em 1964, que foi um hit número 1 nos Estados Unidos, Reino Unido, Suécia, Finlandia e Canadá.  

A gravação mais antiga é de 1934, feita por Clarence Tom Ashley e Gwen Foster. Ele disse que aprendeu com seu pai, Enoch Ashley. Em 1937, Georgia Turner, com 16 anos, gravou uma versao. Foi a versao de Woody Guthrie, de 1941, que fez a cabeça de Bob Dylan e o faria gravar a versao que escolhemos aqui, de 1962.

Johs White faria outra versao em 1947 e Lead Belly a gravaria duas vezes, uma em 1944 e outra em 1948. Em 1957, Gleen Yardbrough gravou a cancao e Pete Seeger a gravou em 1958. Frank Laine gravou-a em 1959, assim como Andy Griffith. Joan Baez gravaria-a em 1960, assim como Miriam Makeba. Bob Dylan a gravaria no fim de 1961, pro seu album de estréia, que sairia em março de 1962. Nina Simone tambem gravou em 1962. Los Speakers gravou-a em 1965 em espanhol.  

A versao dos Animals foi lançada em 19 de junho de 1964. Eric Burdon, lider dos Animals, escutou essa música em Newcastle e estavam em turnê com Chuck Berry, por isso queriam algo diferente pra cantar. Mesmo a versao de Dylan vindo antes da versao dos Animals, todo mundo pensava que Dylan tinha gravado depois e imitado os Animals, o que o irritou tanto que ele parou de tocar a canção. Porém Dylan disse que escutou a versao dos Animals no rádio e gostou muito.

A versao dos Animals é tida como o primeiro folk rock hit. Nas versoes anteriores, incluindo a Dylan, escolhida por mim pra esse lista, o gambler era o Sweetheart e quem tinha a vida de degradação era uma mulher. Na versao dos Animals a mulher passa a ser um cara, cujo Father era o gambler. Foi um hit estrondoso pros Animals, que foram os primeiros número 1 na América sem ser os Beatles, nessa epoca, chamada de British Invasion.

A versao dos Animals foi o número 122 das 500 maiores cançãoes de todos os tempos da revista Rolling Stone. É tambem uma das 500 canções que deram forma ao rock and roll, do Rock and Roll Hall of Fame. RIAA colocou-a como número 240 das cançoes do século. Em 1999, recebeu um Grammy Hall of Fame Award. Foi eleita no Reino Unido, em 2005, a quarta maior canção britanica de todos os tempos.

A banda americana de Detroit, Frijid Pink, gravou uma versao psicodelica em 1969, que se tornou um hit internacional em 1970. Estouraram na Europa, ficando em número 3 na Austria, 6 na Bélgica, 3 na Dinamarca, 1 na Alemanha, 7 na G’recia e Irlanda, 3 na Holanda, 1 na Noruega, 2 na Polonia, 6 na Suécia, 2 na Suíca, e 4 no Reino Unido, 36 na França e 54 na Itália, além de 3 no Canadá, 4 em Israel, e 14 na Australia.

Em 1981, Dolly parton regravou-a e o personagem voltou a ser uma mulher, como na versão de Dylan. Chegou ao número 14 dos charts country americanos e 77 nos charts pop americanos. Muse regravou-a em 2002.

O título da canção, House of rising sun, é referido à um bordel, mas não é sabido se realmente existiu um bordel com esse nome em New Orleans ou se é somente obra de ficção. Mas tambem algumas pessoas acham que pode ser uma prisao ou um hospital onde as prostitutas eram tratadas de sifilis.  

Apenas dois lugares no entato tem registro historico de ter esse nome. O primeiro era um hotel no French Quartier, na Conti Street. Pegou fogo em 1822 e em 2005 numa escavação no site, encontraram panfletos e artefatos que indicavam que ali era um local de prostituicao. O segundo local era do fim do século 19, o Rising Sun Hall, localizado na Carrollton neighbourhood, que foi uma casa de festas.

Um guia de New Orleans diz que a casa existiu no 1614 da Esplanade Avenue, entre 1862 e 1874 e tinha o nome da sua dona, Marianne Le Soleil Levant, que é o frances pra the rising sun.

A letra:

There is a house down in New Orleans
They call the Risin' Sun
And it's been the ruin of many a poor girl
And me, oh God, I'm one.

My mother was a tailor
She sewed these new blue jeans
My sweetheart was a gambler, Lord
Down in New Orleans

Now the only thing a gambler needs
Is a suitcase and a trunk
And the only time he's satisfied
Is when he's on a drunk

He fills his glasses up to the brim
And he'll pass the cards around
And the only pleasure he gets out of life
Is ramblin' from town to town

Oh tell my baby sister
Not to do what I have done
But shun that house in New Orleans
They call the Risin' Sun

Well, it's one foot on the platform
And the other foot on the train
I'm goin' back to New Orleans
To wear that ball and chain

I'm a-goin' back to New Orleans
My race is almost run
I'm goin' back to end my life
Down in the Risin' Sun

Jesus, '
I don't wanna be left alone.
Jesus, oh Jesus,
Can you hear my last prayer?
I know I have sinned,
But Lord I'm sufferin'
Jesus, oh Jesus,
Can you hear my last prayer?

There is a house in New Orleans
They call the Risin' Sun
It's been the ruin of many a poor girl
And Lord I know I'm one

Bob Dylan, na gravação original, de 1962:



Agora a fantástica versão dos Animals, de 1964:



Essa é a versão do Frijid Pink, que se tornou tambem um hit internacional, de 1970:


terça-feira, 11 de junho de 2013

0022 – Anna (Go to him) - Arthur Alexander (1962)


Compositor: Arthur Alexander

  • Foi lançada em 17 de setembro de 1962 em um compacto que tinha I hang my head and cry como Lado B.

  • Chegou ao número 68 no Billboard Hot 100 e número 10 no Billboard R&B. 
     
  • Foi regravada pelos Beatles no seu disco de estréia Please please me, de 1963. Era uma das músicas favoritas de John Lennon,
A letra:

Anna, you come an ask me, girl
To set you free, girl
You say he loves you, more than me
Well, I will set you free
Go with him (Anna)
Go with him (Anna)

But Anna
Girl, before you go, now
I want you to know, now
I still love you so
But if he loves you more
Go with him

All of my life
I've been searchin' for a girl
To love me like I love you
Oh, now, but every girl I've ever had
Breaks my heart and leaves me sad
What am I, what am I suppose to do?

Anna, just one more thing, girl
Give back my ring to me
And darlin' you'll be free
To go with him

All of my life
I've been searchin' for a girl, now
To love me like I love you
Oh, but let me tell you, now
Every girl I've ever had
Breaks my heart and leaves me sad
What am I, what am I suppose to do?

Anna, Just one more thing, girl
You give back my ring to me
And darlin' you'll be free
To go with him (Anna)
Go with-a him, man (Anna)
Go with him
You can go with him girl
Go with him

A versão original de Arthur Alexander, de 1962, somente áudio:



Agora a versão dos Beatles, com George ma guitarra fazendo o piano da versão de Alexander, o baixo de Paul e a bateria de Ringo sao iguais. John tá com voz de gripado, o que realmente estava no dia da gravação:



Agora a gravação dos Escarabjos:



segunda-feira, 10 de junho de 2013

209 – The Beatles – Love me do (1962)



Escrita pela Dupla Lennon e McCartney, é praticamente uma canção escrita por Paul e John escreveu apenas o middle eight, ou seja, a parte que começa com “Someone to love…”
 
Foi gravada em tres sessoes nos estudios EMI, em 6 de junho, 4 e 11 de setembro de 1962. Foi lançada em 5 de outubro de 1962 num compacto simples que tinha PS I love you como Lado B. George Martin foi o produtor. O compacto chegou apenas ao número 17 dos charts britanicos. Curiosamente, foi promovida de novo por lá em 1982, atingindo o número 4 dos charts britanicos. Já nos Estados Unidos, chegou ao número 1 em 1964. Em 2012, a canção se tornou de dominio público na Europa.

A canção foi escrita entre 1958 e 1959. É basicamente uma canção com dois acordes: G7 e C, antes de mudar pra D no middle eight, ou seja, a parte que John escreveu. Começa com John tocando sua gaita e depois entram John e Paul cantando no estilo Everly Brothers, até que Paul começa a cantar sozinho, dizendo love me do, enquanto John volta pra gaita.

John inicialmente era pra cantar tambem a parte que diz love me do, mas o começo da gaita era antes dele terminar de dizer a frase, entao George Martin decidiu escalar só Paul pra cantar essa parte.

Love me do foi gravada tres vezes, com tres diferentes bateristas. Na primeira vez, em 6 de junho de 1962, Pete Best estava na bateria. Essa versao pode ser encontrada no Anthology 1.

A segunda vez, em 4 de setembro de 1962, quem tocou bateria foi Ringo Starr. George Martin não havia gostado da bateria tocada por Best e gravou com Ringo.

Uma semana depois, em 11 de setembro de 1962, os Beatles voltaram ao estudio e gravaram de novo, com um baterista de estudio chamado Andy White. Ringo tocou pandeiro de mao. Bem, como o pandeiro não foi incluso na versao de 4 de setembro, é facil de dinstinguir qual versao tem Ringo na bateria e qual tem Andy White. A versao de White foi lançada no primeiro album dos Beatles, Please please me, de 1963.

Ringo aparece tocando bateria nas gravacoes feitas na BBC e lancada no album Live at BBC. Gravaram tambem em 1969, durante as Get Back Sessions.

Lennon havia ido ver Bruce Channel em um show na Inglaterra e foi ver o seu tocador de gaita chamado Delbert McClinton, que fez aquele famoso riff da introducao de Hey baby. Lennon pediu dicas sobre a gaita pra McClinton.

Mesmo assim, Martin queria a todo custo lançar uma música chamada How do you do it?, no primeiro compacto dos Beatles, no lugar de love me do. Os Beatles foram contra com todas as forças e Martin acabou desistindo, cedendo essa canção pra Gerry and The Pacemakers, outro grupo agenciado por Brian Epstein, o manager dos Beatles.

Paul disse anos depois que não gravou How do you do it?, pois os amigos em Liverpool não iriam perdoa-los. Pois bem, uma vez decidido que Love me do iria mesmo ser lançada, Martin pediu entao uma nova gravacao, pois não estava satisfeito com a bateria de Ringo. Por isso escolheu White. Paul tambem não estava satisfeito com a batida de Ringo, embora deixou a bronca pra Martin.

Ringo não sabia que não iria gravar e ficou muito puto. Foi se sentar junto a cabine de controle com George Martin, que entao pediu que ele tocasse pandeiro. Ringo no entanto disse que George Martin pediu desculpas milhoes de vezes depois disso, mas Ringo diz que nunca o perdoou por completo. Que foi realmente algo que o marcou muito.

As primeiras versoes do compacto simples trazia Ringo na bateria e sem pandeiro, mas versoes posteriores do compacto simples já era a versao que continha White na bateria. Há uma versao que diz que a versao com White na bateria não mudou muito significantivamente da versao de Ringo e que não iriam usá-la, porem tiveram que usar uma vez que apagaram o master tape da gravacao com Ringo na bateria, o que era comum na época e não esperavam tanta venda do compacto. Quando foram usar o master tape novamente, ele já estava apagado e usaram entao o da gravacao de White.

Nas gravacoes John tocou gaita e cantou os vocais principais, Paul tocou baixo e os vocais principais, George tocou violao e a questao de Ringo e White já foram explicadas anteriormente.

Bobby Vee regravou a canção em 1964 no seu album 30 big hits from the 60s. Ringo Starr gravou-a em 1998, no album Vertical Man.

A letra:

Love, love me do.
You know I love you,
I'll always be true,
So please, love me do.
Whoa, love me do.

Love, love me do.
You know I love you,
I'll always be true,
So please, love me do.
Whoa, love me do.

Someone to love,
Somebody new.
Someone to love,
Someone like you.

Love, love me do.
You know I love you,
I'll always be true,
So please, love me do.
Whoa, love me do.

Love, love me do.
You know I love you,
I'll always be true,
So please, love me do.
Whoa, love me do.
Yeah, love me do.
Whoa, oh, love me do.
whoa ,oh love me do
why dont cha love me do

A versao oficial de Love me do, somente áudio, com Andy White na bateria e Ringo no pandeiro:



A versao com Pete Best na bateria, somente áudio:



Agora a versão sem pandeiro, com Ringo na bateria:


quarta-feira, 5 de junho de 2013

208 – The Miracles – You really got a hold on me (1962)

Escrita Smoley Robinson, foi gravada em 16 de outubro de 1962, em Hitsville, Michigan e lançada em 9 de Novembro de 1962, pelo selo Tamla, uma subsidiaria da Motown. Foi produzida pelo proprio Smokey Robinson, que fez tambem os vocais principais. 
 
Essa cançao recebeu um Grammy Hall of Fame Award, em 1998, e vendeu mais de um milhao de copias. É tambem uma das 500 cancoes que deram forma ao rock and roll, escolhida pelo The Rock and Roll Hall of Fame. Foi regravada pelos Beatles, tendo John Lennon nos vocais, no segundo Album dos Beatles, chamado With The Beatles.

Smokey Robinson escreveu essa cancao enquanto estava à trabalho em NYC. Ouviu a música Bring it on home to me, de Sam Cooke, e inspirada nela, escreveu You really got a hold on me.

You really got a hold on me foi lançada como Lado B, mas logo as radios viraram o disco e ela estourou e o Lado A nao teve muito sucesso. Se chamava Happy landing. Chegou ao número 8 nos charts pop americanos e número 1 nos charts de R&B.

Como disse anteriormente, foram regravadas pelos Beatles. Eles a gravaram em 18 de julho de 1963, nos famosos estudios da EMI, em Londres, mais conhecido como Abbey Road studio. Foi lançada em 22 de novembro de 1963, no LP With The Beatles. Foi produzida por George Martin e lançada pelo selo Parlophone.  

Na verdade, ela foi a primeira música a ser gravada pra album, o segundo da carreira deles. John Lennon faz os vocais principais e Paul e George as harmonias. Foi completada em sete takes. Quando eles entraram pra gravar esse segundo LP, o primeiro ainda estava em número 1 dos charts de LPs e eles estavam numa loucura de shows em todos os lados e TV e Rádio, incluindo a BBC.

Quando a EMI comprou o primeiro equipamento de four track, John pediu pra regravar a música. Porem, o grupo achou que mesmo com o equipamento novo, a versao anterior tinha ficado melhor e esqueceram da mais moderna.

Os Beatles iriam gravar mais quatro versoes de You really got a hold on me na BBC. A que foi gravada em 30 de julho de 1963 foi incluida no album Live at the BBC. Uma versao gravada ao vivo em Estocolmo, Suécia, em outubro de 1963 foi inclusa no album Anthology 1. Gravaram de novo em 1969, durante as sessoes de Let it be e incluida no documentario de mesmo nome.

Na gravação original, John Tocou guitarra ritmica e cantou, Paul tocou baixo e fez backing vocals, George Harrison tocou guitarra solo e backing vocals, Ringo bateria e George Martin o piano.

Outras versoes incluem The Supremes, de 1964. Mary Wilson cantou em unissono com Diana Ross. Em 1965 foi a vez dos Temptations, produzida por Smokey Robinson. Em 1969, Jackson 5 gravou com Michael Jackson nos vocais principais. Foi uma das primeiras cancoes do Jackson 5 que teve uma voz só, em vez de cantarem todos juntos. Phil Collins gravou em 2010, no seu album Going back.  

A letra:

I don't like you, but I love you
Seems that I'm always thinkin' of you
You treat me badly, I love you madly
You've really got a hold on me
(You really got a hold on me)
You really got a hold on me
(You really got a hold on me)

Baby, I don't want you, but I need you
Don't wanna kiss you, but I need to
You do me wrong now, my love is strong now
You've really got a hold on me
(You really got a hold on me)
You really got a hold on me
(You really got a hold on me)

Baby, I love you and all I want you to do
Is just hold me, hold me, hold me, hole me
Tighter, tighter

I wanna leave you, don't wanna stay here
Don't wanna spend another day here
I wanna split now, I can't quit now
You've really got a hold on me
(You really got a hold on me)
You really got a hold on me
(You really got a hold on me)

Baby, I love you and all I want you to do
Is just hold me, hold me, hold me, hole me
(Please, squeeze)

You really got a hold on me
(You really got a hold on me)
I said you really got a hold on me
(I said you really got a hold on me)
You know, you really got a hold on me
(You know, you really got a hold on me)
You know, you really got a hold on me
(You know, you really got a hold on me)

I said you really got a hold on me
(I said you really got a hold on me)
You know, you really got a hold on me
(You know, you really got a hold on me)


You really got a hold on me com Smokey Robinson and The Miracles:



 A versão dos Beatles, do álbum, somente áudio:



Smokey Robinson e Sheryl Crow (A apresentadora só errou a data, dizendo que Smokey escreveu a música em 1964, sendo que foi em 1962):


segunda-feira, 3 de junho de 2013

207 – Booker T & The MGs – Green onions (1962)


Escrita Booker T. Jones, Steve Cropper, Lewie Steinburg e Al Jackson Jr., foi lançada pelo grupo Booker T and The MGs em setembro de 1962, em um compacto simples que trazia a música Behave yourself como Lad B. Trata-se de um hit instrumental. Tem uma linha de orgao feita por um orgao Hammond e a guitarra usada por Steve Cropper foi uma Fender Telecaster.

Segundo Booker T Jones, o nome foi escolhido porque cebola verde é a coisa mais nojenta que ele conhece e porque é algo que se jogue fora. O hit chegou ao número 3 dos charts pop americanos e número 1 nos charts de soul, número 7 nos charts britanicos em 1980.

Onions de John Lee Hooker é muito similar à green onions, quanto à sua progressao de acordes. Tambem Sonny Boy Williamson gravou uma música chamada Help me, inspirada em Green Onions, que teve Willie Dixon fazendo o riff de baixo, bem similar ao riff de green onions, que no caso, originalmente, foi tocado por Lewie Steinberg.

Green onions foi rankeada número 183 das maiores cancoes de todos os tempos da revista Rolling Stone. Foi eleita tambem a melhor música de 1962 e número 85 das maiores cancoes de todos os tempos pelo Acclaimed Music.O cantor Georgie Fame disse que deixou de tocar piano e passou a tocar orgao Hammond depois de ouvir essa música.

Green onions recebeu um Grammy Hall of Fame Award em 1999. Em 2012, foi adicionada ao  National Recording Registry, da Library of Congress dos Estados Unidos, com a etiqueta de “Culturalmente ou esteticamente importante”, para a historia americana.  

Green onions foi usada no filme American Grafitti, em Dragon: The Bruce Lee Story, em Get Shorty, entre outros. Está tambem no video game Grand Theft Auto: San Andreas. Toca tambem no Cars Land, no parque da Disney em Anahein, California.

Foi regravada por Henry Mancini em 1963, e pelos Ventures tambem em 1963. Tom Petty and The Heartbreakers tambem fizeram sua versao, assim como Mike Boomfield junto com Al Kooper. 

A gravação original, de 1962, com Booker T. & The MGs, somente áudio:



The Ventures, de 1963, somente áudio:



Tom Petty and The Heartbreakers, ao vivo, em 1999:

1941 – Leonard Cohen – The gypsy's wife (1979)

Escrita por Leonard Cohen, foi gravada entre abril e maio de 1979 e lançada em 27 de setembro de 1979, no disco Recent songs, o sexto d...