domingo, 20 de março de 2011

74 – Little Richard – Good golly miss Molly (1958)

Trata-se de um hit do rock and roll primeiramente gravada por Little Richard em 1958. A canção é um 12 bar blues e foi escrita por John Marascalco e por Robert Bumps Blackwell (que também foi o produtor da musica). Foi lançada pela Specialty Records como compacto simples e teve Hey hey hey hey como lado B.

Apesar dela ter sido gravada originalmente por Little Richard, Blackwell produziu outra versão dessa música com os Valiants, que imitavam Little Richard, mas cantavam a canção de forma ainda mais rápida. A versão dos Valiants foi lançada primeiro (apesar de ter sido gravada depois), foi a versão de Little Richard que virou hit. E como acontecia com quase todos os seus hits, se transformou num clássico do rock and roll e foi depois regravada por centenas de artistas. É o número 94 das 500 melhores músicas de todos os tempos da revista Rolling Stone.

No começo dos anos 1960 a música se tornou um hit continental na América Latina, quando foi gravada pelo grupo mexicano Los Teen Tops, cujo cantor era o ídolo teen Enrique Guzman e foi cantada em espanhol com o título de La Plaga. Foi gravada em 1959, e foi o primeiro compacto simples da banda. Depois ela se tornaria um hit novamente para a filha de Guzman, Alejandra no LP Bye Mama. La Plaga junto com La Bamba de 1958, são os primeiros clássicos do rock em espanhol.

A banda inglesa The Swinging Blue Jean chegou ao top 10 britânico com sua versão de 1964. Em 1966 a canção se tornou hit novamente quando Mitch Ryder and The Detroit Wheels gravou-a num medley com “devil with a blue dress on”, chegando ao número 4 dos Estados Unidos. Depois, Bruce Springsteen iria repetir esse medley em todos os bis dos seus concertos nos anos 70 e 80, onde uma dessas performances é gravada no álbum No Nukes, de 1980.

Em 1969, o Creedence Clearwater Revival gravou “Miss Molly” com uma pequena mudança das letras. Em vez de cantar o original “When she hugs me, her kissing make me ting-a-ling-a-ling”, John Fogerty canta “Would you pardon me a kissing and a ting-a-ling-a-ling”. A canção também foi regravada pelos Meat Puppets no album Out my way. 

Além disso, a canção foi inclusa no primeiro álbum dos Crests, chamado The Crests Sing All Biggies, de 1960. Também foi inclusa no álbum Live at the Star Club, Hamburg, de Jerry Lee Lewis, de 1964.

No filme King Ralph, o personagem do título representado por John Goodman, toca a canção. Também foi regravada pelos Sonics, no álbum Here are The Sonics e também pelo Screaming Lord Sutch. O Deep Purple na sua canção Speed King fala Good Golly said Little Miss Molly.

Um episódio de Hannah Montana é intitulado Good Golly Miss Dolly, numa referência a esse clássico.

A letra:

Good golly miss Molly, sure like to ball,
Good golly miss Molly, sure like to ball,
A-When you're rockin' and a rollin', can't hear your mama call.

From the early early mornin' to the early early night,
When I caught miss Molly rockin' at the house of blue lights,
Good golly miss Molly, sure like to ball,
A-When you're rockin' and a rollin', can't hear your mama call.

Mama, papa told me 'Son, you better watch your step',
If'n your Papa's Mama had to watch my Papa's step ,
Good golly miss Molly, sure like to ball,
A-When you're rockin' and a rollin', can't hear your mama call.

Ahhhhhhhh

Good golly miss Molly, sure like to ball,
Whooo
Good golly miss Molly, sure like to ball,
A-When you're rockin' and a rollin', can't hear your mama call.

Goin' to the corner gonna buy a diamond ring,
When she hugs me and kiss me make me ting-a-ling-a-ling
Good golly miss Molly, sure like to ball,
A-When you're rockin' and a rollin', can't hear your mama call.

Little Richard tocando a música no show de 50 anos de Mohammed Ali, com Ali na platéia e chamando Richard de rei:



O grande Jerry Lee Lewis cantando a música ao vivo em Londres, em 1989:



Creedence Clearwater Revival ao vivo em 1970:

segunda-feira, 14 de março de 2011

73 – Chuck Berry – Johnny B. Goode (1958)

Nada melhor do que esse clássico pra iniciar o ano de 1958. Composta por Chuck Berry e gravada em 6 de Janeiro de 1958 nos Chess studios em Chicago, Illinois. Foi lançada em 31 de Março de 1958 num compacto simples, tendo a música Around and Around no lado B.

A canção foi um hit gigantesco entre os brancos e negros chegando ao número 2 dos charts rhythm and blues e numero 8 do chart pop. Trata-se de uma das mais famosas músicas de Chuck Berry e foi gravada por muitos artistas diferentes e recebeu muitas honras e prémios. É também considerada uma das músicas mais conhecidas da história da música.

Foi escrita por Berry em 1955, a canção conta a história de um menino pobre do interior que toca guitarra “just like ringing a bell”, e que um dia teria o seu nome brilhando nos letreiros. Berry confessou que a música era em parte autobiográfica e que a letra original dizia “coloured boy”, mas pra tocar nos rádios, ele mudou pra “country boy”.

O título sugere que o guitarrista é bom, mas deixa outra dica autobiográfica pois Berry nasceu na Goode Avenue, em St. Louis. A canção foi inicialmente inspirada pelo tocador de piano de Berry chamado Johnnie Johnson, mas foi mudando pra ficar mais parecida com a história do próprio Berry. Curiosamente, apesar de Johnnie Johnson ter tocado piano em muitas das canções de Berry, nessa especialmente foi Lafayette Leake quem tocou o piano.

O riff que abre a música é uma cópia nota por nota da abertura de Ain’t that just like a woman, de Louis Jordan, de 1946, tocada pelo guitarrista Carl Hogan. Berry escreveu 3 outras músicas envolvendo o personagem Johnny B. Goode, e elas foram Bye bye Johnny, Go go go, e Johnny B. Blues e um álbum com o título Concerto in B. Goode e uma música com o mesmo nome, com duração de 19 minutos e somente instrumental.

Chuck Berry tocou guitarra e fez os vocais, Lafayette Leake tocou o piano, Willie Dixon o baixo e Fred Below na bateria. A gravação de Chuck Berry foi inclusa no Voyager Golden Records e foi atribuída a nave espacial Voyager como representante do rock and roll, uma das 4 canções americanas inclusas entre muitas conquistas culturais da humanidade.

A canção foi tocada no filme De Volta pro Futuro em 1985, onde Michael J. Fox, que interpreta Marty McFly toca uma versão cover (tocada por Mark Campbell) da canção num baile da high school quando ele volta ao ano de 1955 (três anos antes do lançamento da canção).

McFly toca a música ao vivo no palco e enquanto ele toca, o cantor da banda Marvin Berry diz que seu primo Chuck estava procurando por um novo som, e sugere que iria criar a canção baseado na criação de McFly.

Quando Chuck Berry foi induzido ao rock and roll hall of fame em 1986, ele tocou Johnny B. Goode e rock and roll music, apoiado por Bruce Springsteen e a E-Street Band. O hall of fame incluiu estas canções e também Maybellene na lista das 500 canções que deram shape ao rock and roll. E foi induzida no Grammy hall of fame em 1999, pela sua influência como compacto simples de rock and roll.

Em Março de 2005, Q magazine colocou Johnny B. Goode como numero 42 na sua lista das 100 melhores músicas de guitarra. Em 2008, Rolling Stone magazine colocou-a no número 1 das 100 melhores canções de guitarras de todos os tempos. Guitar world colocou-a como numero 12 dos 100 melhores solos de guitarras de todos os tempos. A canção é atualmente rankeada como numero 6 de todos os tempos em uma junção de críticos no site acclaimedmusic.net.

O cantor de country Buck Owens fez uma versão de Johnny B. Goode e chegou ao número 1 dos charts de country nos Estados Unidos. Jimmy Hendrix chegou ao número 35 nos charts ingleses em 1972 e numero 13 na Nova Zelândia em 1986, com lançamento póstumos da música.

A versão de Peter Tosh chegou ao número 84 dos charts americanos e 48 nos charts ingleses, numero 10 na Holanda e 29 da Nova Zelândia. A versão do Judas Priest chegou ao número 64 na Inglaterra em 1988.

Além dessas versões, muitos outros artistas gravaram a cacao, entre outros: AC/DC, Aerosmith, Al Kooper, B.B. King, Beach Boys, Beatles, Bill Haley and His Comets, Bon Jovi, Brian Wilson, Buck Owens, Buddy Holly, Carlos Santana, The Carpenters, Celine Dion, Cidade Negra, Dion, Elton John, Elvis Presley, Grateful Dead, Green Day, Jerry Lee Lewis, John Denver, John Mayer, Johnny Rivers, Julian Lennon, Led Zeppelin, Living Colour, Lynyrd Skynyrd, Men at Work, Peter Tosh, Prince, Rolling Stones, Sex Pistols, e The Who.

A letra:

Deep down in Louisiana close to New Orleans,
Way back up in the woods among the evergreens...
There stood a log cabin made of earth and wood,
Where lived a country boy name of Jonny B. Goode...
Who never ever learned to read or write so well,
But he could play a guitar like a'ringing a bell.

Go, Go, Go Jonny Go, Go
Go Jonny Go Go
Go Jonny Go Go
Go Jonny Go Go
Johnny B Goode

He used to carry his guitar in a gunny sack
or sit beneath the trees by the railroad track.
Oh, the engineers would see him sitting in the shade,
Strumming with the rhythm that the drivers made.
the People passing by they would stop and say
Oh my but that little country boy could play

Go, Go, Go Jonny Go, Go

Go Jonny Go Go
Go Jonny Go Go
Go Jonny Go Go
Jonny B. Good

His mother told him someday he would be a man,
And you will be the leader of a big old band.
Many people coming from miles around
To hear you play your music when the sun go down
Maybe someday your name would be in lights
Saying Jonny B. Good tonight.

GoGo, Go Jonny
GoGoGo Go Jonny
GoGoGo Go Jonny
GoGoGo Go Jonny Go
Go Jonny B. Good

Chuck Berry tocando Johnny B. Goode ao vivo em 1958:



Agora Chuck ao vivo com John Lennon nos anos 1970:



Em 1995, em Cleveland, Ohio, junto com Bruce Springsteen num show pro Rock and Roll of Fame Museum. Detalhe que Chuck já tinha quase 70 anos:

quinta-feira, 10 de março de 2011

72 – Buddy Holly – Oh, boy! (1957)

Trata-se de uma canção originalmente cantada por Buddy Holly e sua banda, The Crickets. Foi escrita por Sonny West e Bill Tilghman e Norman Petty adicionou o nome dele como sempre fazia.

Foi gravada entre 29 de Junho e 1 de Julho de 1957 nos estúdios de Petty, em Clovis, New Mexico com Holly fazendo os vocais principais os The Picks fazendo o backing vocal. A canção é no formato A-A-B-A, com versos 12 bar blues e uma 8 bar bridge. Foi o lado B do compacto simples que tinha Not fade away no lado A e lançada em 27 de Outubro de 1957.

Chegou ao número 10 dos charts americanos e numero 3 nos charts ingleses no começo de 1958.

Eu não tenho certeza, mas tenho a impressão que foi baseado nessa música que Kid Vinil fez a música “Eu sou boy”, que fez sucesso nos anos 1980 no Brasil.

A letra:

All of my love - all of my kissin'
you don't know what you've been a-missin'
oh boy - when you're with me - oh boy
the world can see that you were meant for me
All of my life I've been a-waitin'
tonight there'll be no hesitatin'
oh boy - when you're with me - oh boy
the world can see that you were meant for me
Stars appear and shadows fall
and you can hear my heart call
and a little bit of lovin' makes everything right
I'm gonna see my baby tonight

Buddy Holly and The Crickets com a gravação original de Oh, boy! (somente o áudio):



Agora Buddy e os Crickets ao vivo no Ed Sullivan Show em 1958:



Grateful Dead ao vivo em New York, em 1971 (somente áudio):

segunda-feira, 7 de março de 2011

71 – Elvis Presley – (You’re so square) Baby I don’t care (1957)

Trata-se de uma canção escrita em 1957 pela dupla Jerry Leiber e Mike Stoller. Se transformou num clássico pop de menores proporções, com grandes gravações de Elvis Presley e também de Buddy Holly.

A versão de Elvis foi lançada no seu EP Jailhouse Rock e chegou ao número 14 nos charts de rhythm and blues. A versão de Buddy Holly aparece em vários de suas coletâneas tipo greatest hits.

Esse final de semana, por coincidência, fui ao museu do Rock and Roll, em Cleveland, Ohio. Lá eu pude ver um baixo elétrico de Elvis, que dizia que ele havia tocado a parte do baixo nas gravações dessa música.

Outros que regravaram a canção foram: Cliff Richard, Led Zeppelin, Joni Mitchell, Don McClean, Scotty Moore, Queen, Bryan Ferry, e Johnny Hallyday, entre outros.

A letra:

You don't like crazy music.
You don't like rockin' bands.
You just wanna go to a movie show,
And sit there holdin' hands.
You're so square.
Baby, I don't care.

You don't like hotrod racin'
Or drivin' late at night.
You just wanna park where it's nice and dark.
You just wanna hold me tight.
You're so square.
Baby, I don't care.

You don't know any dance steps that are new,
But no one else could love me like you do, do, do, do.

I don't know why my heart flips.
I only know it does.
I wonder why I love you, baby.
I guess it's just because
You're so square.
Baby, I don't care.

Elvis no filme Jailhouse rock com You're so square, baby I don't care:



Agora a gravação de Buddy Holly (somente o áudio):



Queen, ao vivo no antigo estádio de Wembley:

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

70 – Carl Perkins – Everybody’s trying to be my baby (1957

A música de número 70 da nossa seleção é a famosa Everything’s trying to be my baby, que na verdade foi escrita nos anos 1930 pelo cantor country nascido no Alabama chamado Rex Griffin. Ele gravou a música pra Decca Records em 1936.

Então o cantor de Rockabilly Carl Perkins gravou a versão dele em 1956 e lançou-a em 1957, pela Sun Records do famoso Sam Phillips. Em 1964, os Beatles gravaram a canção e por erro, disseram que a canção havia sido escrita por Carl Perkins, pois desconheciam que o compositor dela era Rex Griffin.

A versão dos Beatles foi gravada em 18 de Outubro de 1964 e lançada em 4 de Dezembro de 1964. Foi produzida por George Martin e lançada no álbum Beatles for sale. Depois de 1964, a música ficou mais conhecida com a versão gravada pelo Beatles. Teve George Harrison nos vocais e na guitarra solo. John Lennon no pandeiro e guitarra acústica, Paul McCartney no baixo e Ringo Starr na bateria.

Os Beatles também gravaram versões ao vivo da música, em Junho de 1963 pra rádio BBC no programa Pop Go the Beatles e em Novembro de 1964 no Saturday Club. A segunda versão pode ser encontrada no disco Live at BBC. Outra versão gravada no Shea Stadium, em 15 de Agosto de 1965 foi incluída no álbum Anthology 2.

A letra:

Well they took some honey from a tree
Dressed it up and they called it me
Everybody's tryin' to be my baby
Everybody's tryin' to be my baby
Everybody's tryin' to be my baby now

I Woke up last night half past four
Fifteen women knockin' at my door
Everybody's tryin' to be my baby
Everybody's tryin' to be my baby
Everybody's tryin' to be my baby now

Went out last night mean to stay late,
fore home I had nineteen dates
Everybody's tryin' to be my baby
Everybody's tryin' to be my baby
Everybody's tryin' to be my baby now

I Woke up last night half past four.
Fifteen women knockin' at my door
Everybody's tryin' to be my baby
Everybody's tryin' to be my baby
Everybody's tryin' to be my baby now

Well they took some honey from a tree
Dressed it up and they called it me
Everybody's tryin' to be my baby
Everybody's tryin' to be my baby
Everybody's tryin' to be my baby now

Everybody's trying to be my baby com Carl Perkins, versão original, somente áudio:



Agora a versão original dos Beatles, somente áudio:



George Harrison com Carl Perkins, ao vivo, nos anos 1980:

domingo, 20 de fevereiro de 2011

69 – Buddy Holly – Not fade away (1957)

Not fade away foi um clássico entre os clássicos. Gravada em 27 de Maio de 1957 em Clovis, estado do Novo México, e lançada em 27 de Outubro do mesmo ano por Buddy Holly and The Crickets, foi um compacto simples e teve “Oh, Boy!” do lado B.

Foi escrita por Buddy Holly, mas como o produtor tinha que assinar em todas as canções pelo acordo entre eles, Norman Petty também participava dos créditos da canção. Foi lançada pela Brunswick, um selo pequeno comparado com o tamanho que era Buddy Holly.

O padrão do ritmo da canção é um dos clássicos exemplos da batida conhecida como Bo Diddley, que na verdade era uma actualização de um ritmo chamado “Hambone” ou “Patted Juba”, ritmo esse oriundo da África Ocidental.

Jerry Allison, o baterista dos Crickets, fez o som da bateria batendo numa caixa de papelão. Allison era o melhor amigo de Holly e alega ter escrito parte da letra da música, apesar de seu nome não aparecer nos créditos da música. Joe Mauldin tocou baixo. Not fade away é o numero 107 da lista das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone. Curiosamente, a música nunca entrou nos charts americanos.

A regravação mais famosa de Not fade away foi feita pelos Rolling Stones em 1964, com uma forte ênfase na batida de Bo Didley. Essa gravação se transformou num enorme hit na Grã-Bretanha e foi o lado A do primeiro compacto simples dos Rolling Stones. O lado B desse compacto lançado nos Estados unidos foi I wanna be your man, que dada por John Lennon e Paul McCartney de presente. Na Inglaterra o lado B foi Little by little.

Foi gravada em 10 de Janeiro de 1964 no Olympic studio em Londres e lançada em 21 de Fevereiro de 1964 na Inglaterra e em 6 de Março nos Estados Unidos. A gravadora era a Decca, que havia descartado os Beatles, por acharem que conjuntos com guitarras não tinham futuro. Se transformou no primeiro top5 na Grã-Bretanha dos Rolling Stones, chegando ao numero 3. Chegou ao número 48 nos Estados Unidos.

Era um numero constante nos shows dos Rolling Stones no inicio da carreira, inclusive abrindo os shows. E os Rolling Stones trouxeram a música de volta ao repertório deles na turnê Voodoo Lounge, de 1994-1995.

Outra versão famosa foi feita pelo Rush, em 1973. Foi também o compacto simples de estreia deles, assim como fez os Rolling Stones. O curioso é que essa gravação não foi passada pra CD e o compacto é artigo raro entre os colecionadores.

Outro grupo que gravou a musica foi o Grateful Dead, e chegaram a toca-la 530 vezes ao vivo, tornando-se a sétima musica que eles mais tocaram na vida. Também Sheryl Crow fez uma gravação. Bruce Springsteen, Bob Dylan, Tom Petty, Bon Jovi, Patti Smith e James Taylor tinham a música inclusa nos seus repertórios.

A letra:

Im gonna tell you how its gonna be
Youre gonna give your love to me
I wanna love you night and day
You know my love not fade away
Well you know my love not fade away

My love is bigger than a Cadillac
I try to show it and you drive me back
Your love for me has got to be real
For you to know just how I feel
A Love for real not fade away

Im gonna tell you how its gonna be
Youre gonna give your love to me
A love to last more than one day
A love that's love not fade away
A love that's love not fade away

A gravação original de Buddy Holly, somente o áudio:


Rolling Stones ao vivo em 1964:



Grateful Dead ao vivo em 1989:

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

68 – Little Richard – Keep a knockin’ (1957)

Keep a knockin’ foi gravada em 1957 e lançada no mesmo ano por Little Richard, num compacto simples que teve “Can’t Believe you wanna leave” no lado B. trata-se de uma musica popular do final dos anos 1920, escrita por Perry Bradford. James Wiggins gravou-a em 1928, Lil Johnson em 1935, Milton Brown em 1936 e Louis Jordan em 1939.

Mas a gravação de Richard foi a mais famosa, e chegou ao número 8 dos charts americanos. E é considerada a número 442 da lista das 500 melhores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone.

A canção é o que eles chamam de um standard eight-bar blues, e fala de um amante que está na porta e mas o protagonista ele entrar, provavelmente porque se comportou mal. A gravação de Richard inspirou Eddie Cochran e Sharon Sheeley a escreverem a canção “Somethin’ else”, que tem uma batida de bateria idêntica a “Keep a Knockin’”. Cochran era um grande fã de Little Richard.

A introdução de bateria tocada por Charles Connor na gravação de Little Richard inspirou a introdução de bateria tocada por John Bohnam na canção Rock and Roll, gravada pelo Led Zeppelin e gravada no álbum Led Zeppelin IV.

Buddy Holly and The Crickets fizeram uma versão da canção, alem dos Everly Brothers, Johnny Rivers e Paul Rogers, que substituiu Fred Mercury no Queen.

A letra:

Keep a knockin' but you can't come in
Keep a knockin' but you can't come in
Keep a knockin' but you can't come in
Come back tomorrow night and try it again

You said you love me and you can't come in
You said you love me and you can't come in
You said you love me and you can't come in
Come back tomorrow night and try it again.

Keep a knockin' but you can't come in
Keep a knockin' but you can't come in
Keep a knockin' but you can't come in
come back tomorrow night and try it again
You said you love me and you can't come in

You said you love me and you can't come in
You said you love me and you can't come in
Come back tomorrow night and try it again

Keep a knockin' but you can't come in
Keep a knockin' but you can't come in
Keep a knockin' but you can't come in

Come back tomorrow night and try it again
You said you love me and you can't come in
You said you love me and you can't come in
You said you love me and you can't come in
Come back tomorrow night and try it again

A gravação original de Richard, somente o áudio:



Little Richard ao vivo:



Eis a versão dos Everly Brothers, somente o áudio:

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

67 – Carl Perkins – Glad all over (1957)

Glad all over foi escrita por Aaron Schroeder, Sid Tepper e Roy Bennet e foi gravada pelo então star do rockabilly Carl Perkins, nos estúdios da Sun Records, em 1957. Ela foi lançada somente em 6 de Janeiro de 1958, mas ela entrou na nossa lista o ano de 1957 pois como 6 de Janeiro são só seis dias de 1958, e ela foi apresentada ao público no filme Jamboree, de 1957, com Carl Perkins e sua banda tocando a música num estúdio, merecia entrar mesmo em 1957.

A banda de Carl Perkins no filme era Carl Perkins na guitarra solo e vocais, Jay Perkins na guitarra base, Clayton Perkins no baixo e W.S. "Fluke" Holland na bateria, que depois viria ser o baterista de Johnny Cash, que costumava chama-lo de “The father of the drums”. Glad all over foi o último compacto simples que Carl Perkins lançou pela Sun Records.

Os Beatles gravaram Glad all over em duas ocasiões, ambas em 1963 e pra rádio BBC de Londres, com George Harrison nos vocais. A primeira foi gravada em 16 de Julho de 1963 e saiu no disco Live at BBC, lançado em 1994.

George Harrison também gravou a canção em 1975 no especial da HBO/Cinemax chamado Blue Suede Shoes: A rockabilly Session, com Carl Perkins.

The Jeff Beck Group gravou a canção no álbum épico chamado “Orange”, produzido por Steve Cropper.

A letra:

Ain't no doubt about it, this must be love
One little kiss from you and I feel glad all over
Ooh baby, hot-dang-dilly, it's so silly but I'm glad all over
I got goose pimples baby, 'cause it feels so good
When you cuttle me like you do and I feel glad all over
Ooh mercy, I'm a real cool pappy and I'm happy
And I'm glad all over
Well your touch goes through me like electric fire
Well, every part of me glows
It don't take much lookin' to see what I got
'Cause it shows, shows!
Come on honey please one more time
Everytime you do, well I feel glad all over
Ooh mercy, hot-dang-dilly, it's so silly but I'm glad all over

Well I'm tryin' to tell you I'm cookin' inside
When we're cheek to cheek
Temperature's low but my fever is hot
I can't speak, I'm so weak
Come on honey-bunny kiss me one more time
Everytime you do, well I feel glad all over
Ooh mercy, hot-dong-dilly, it's so silly but I'm glad all over
Hot-dang-dilly, it's so silly but I'm glad all over
Ooh, hot-dang-dilly, it's so silly but I'm glad all over

Segue abaixo a gravação original de Perkins na Sun Records, de 1957, somente o áudio:


A gravação dos Beatles na BBC radio, em 1963, com George Harrison nos vocais (somente o áudio):



Agora Perkins com George Harrison, Eric Clapton, Ringo Starr, entre outros, em 1985:

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

66 – Buddy Holly – Maybe baby (1957)

Foi originalmente gravada por Buddy Holly and The Crickets em 1957. Novamente, foi escrita por Holly mas com créditos também pro produtor Norman Petty. O nome de Holly era Charles Hardin, e algumas musicas aparecem com o nome dele de batismo.

Essa musica chegou ao numero 17 dos charts americanos e numero 4 dos charts ingleses, onde Holly fez uma turnê em 1957.

Na trilha sonora do filme inglês Maybe baby, a canção é regravada por Paul McCartney, que é quem detém os direitos de todas as musicas de Holly.

A letra:

Maybe, baby, I'll have you
Maybe, baby, you'll be true
Maybe, baby, I'll have you for me

It's funny, honey; you don't care
You never listen to my prayer
Maybe, baby, you will love me someday

Well, you are the one that makes me sad
And you are the one that makes me glad
When someday you want me
I'll be there; just wait and see

Maybe, baby, I'll have you
Maybe, baby, you'll be true
Maybe, baby, I'll have you for me

Maybe, baby, I'll have you
Maybe, baby, you'll be true
Maybe, baby, I'll have you for me

A gravaçào original de Holly, somente o áudio:



Maybe baby ao vivo com Buddy Holly and The Crickets, na radio BBC de Londres, somente o áudio:



Agora a gravação de Paul McCartney e Jeff Lyne, somente o áudio:

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

65 – Lloyd Price – Just because (1957)

Just Because foi escrita pelo homem que lançou a primeira música dessa coleção, ainda em 1952. Foi a clássica “Lawdy miss Clawdy”. Lloyd Price, depois do grande sucesso de Lawdy miss Clawdy, sendo um dos maiores vendedores de disco do inicio do rock and roll, foi chamado e arrastado pro exercito em 1954, dois anos após sua estreia.

Quando saiu do exército, Price montou o seu próprio selo, o The Kent Recording Company, no final de 1956, tendo Price como o único artista da empresa. O primeiro release da Kent foi justamente o “Just because”, onde Price tocou piano, escreveu a canção e produziu as gravações.

Just because foi lançada logo no inicio de 1957, em Janeiro. Com poucos dias do release, começou logo a atrair atenção na costa leste dos Estados Unidos. Começou estourando em Washington, Baltimore e Philadelphia.

Porem, a Kent Records teve o mesmo problema de distribuição que outras pequenas gravadoras teriam. Para chegar a mercados maiores, Price precisava de ajuda. No começo de Fevereiro ele fez um acordo com a ABC-Paramount, permitindo que essa empresa maior relançasse Just because. O acordo foi somente pra um compacto simples e não incluía Price como artista.

Com a ajuda da ABC-Paramount, Just because ficou tendo uma venda forte por mais de 6 meses, enquanto Price foi pra estrada pra promover a música. Tocou na Florida e New York City, Midwest e voltou pro sul novamente.

Teve regravações de Larry Williams e John Lennon. Lennon regravou-a no seu album “rock and roll”, de 1975.

A letra:

Just because you left and said goodbye,
Do you think that I will sit and cry?
Even if my heart should tell me so,
Darling I would rather let you go.

Just because you think that you so smart,
Going around and breaking lovers' hearts.
Before I let this thing happen to me,
Darling I would rather swim the sea.

I know you think you're smart,
Just going around breaking lovers' hearts.
Just because I want someone who's kind,
With a heart as good and pure was mine.
But maybe I am asking for much too much,
Darling please don't ever break my heart.

I know you think you're smart,
Just going around breaking lovers' hearts.
Just because I want someone who's kind,
With a heart as good and pure was mine.
But maybe I am asking for too much,
Darling please don't ever break my heart.

A gravação original de Lloyd Price, somente o áudio:



Agora John Lennon, na sua regravação de 1975, somente o áudio:



Por fim,Larry Williams, tambem só o áudio:

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

64 – Buddy Holly – Peggy Sue (1957)

Peggy Sue é uma canção de rock and roll escrita por Buddy Holly, Jerry Allison e com créditos também pra Norman Petty, o produtor que assinava as canções pra ganhar também os royalties. Foi originalmente gravada e lançada como um compacto simples por Buddy Holly and The Crickets no começo de Julho de 1957. Também foi lançada no álbum de Buddy Holly com o nome de Buddy Holly, em 1958. A canção é o número 194 no ranking das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone.

A canção originalmente se chamava “Cindy Lou”, e foi feita em homenagem a uma sobrinha de Buddy Holly, filha da irmã dele Pat Holey Kaiter. O nome da canção foi mudado depois pra Peggy Sue em homenagem a namorada do baterista dos Crickets Jerry Allison. E que seria a esposa dele posteriormente. O nome dela era Peggy Sue Gerron, e naquele momento, eles estavam brigados. Fizeram a canção com o nome dela pra fazer o “migué” com ela.

Jerry Allison foi muito importante na produção da música, com certeza queria que ela estivesse 100% pra homenagear a amada. Ele tocou a bateria como se fosse um tambor, durante toda a música, sem parar. O som da bateria ficou parecendo que sumia e aparecia, resultado de técnicas de engenharia de som do produtor, Norman Petty. Muitos críticos dizem que esta foi a melhor gravação da carreira de Buddy Holly.

A canção chegou ao número 3 do Billboard em 1957 e foi também escolhida a terceira melhor canção do ano. Buddy Holly, pra dizer que tinha sido Allison que tinha escrito a música pra amada, retirou o seu nome dos créditos, deixando somente o nome de Petty e de Allison, pois Peggy Sue pensaria que Allison teria escrito a canção sozinho, uma vez que Petty era o produtor e assinava por causa dos royalties. Mas depois que Buddy Holly morreu, Allison mandou recolocar o nome de Holly nos créditos.

John Lennon regravou Peggy Sue no seu álbum “Rock and roll”, de 1975. Na letra de Old, Paul Simon cantou: “First time I heard Peggy Sue/I was twelve years old/Russians up in rocket ships/and the war as cold”. Os Beach Boys também gravaram a canção em 1978, no álbum “M.I.U.” A canção se tornou um hit pros Beach Boys, chegando ao número 59 nos charts americanos.

A letra:

If you knew Peggy Sue 
then you’d know why I feel blue
without Peggy, my Peggy Sue
oh well, I love you gal
yes, I love you Peggy Sue

Peggy Sue, Peggy Sue
oh how my heart yearns for you
oh Peggy, my Peggy Sue
oh well, I love you gal
yes, I love you Peggy Sue

Peggy Sue, Peggy Sue
pretty pretty pretty pretty Peggy Sue
oh Peggy, my Peggy Sue
oh well, I love you gal and I need you Peggy Sue

I love you Peggy Sue
with a love so rare and true
oh Peggy, my Peggy Sue
well I love you gal 
I want you Peggy Sue

Solo

Peggy Sue, Peggy Sue
pretty pretty pretty pretty Peggy Sue
oh Peggy, my Peggy Sue
oh well, I love you gal and I need you Peggy Sue

I love you Peggy Sue, with a love so rare and true
oh Peggy, my Peggy Sue
well I love you gal
I want you Peggy Sue

oh well, I love you gal and I want you Peggy Sue 

Buddy Holly and The Crickets, ao vivo em 1957:



Paul McCartney em 1975, voz e violão:



John Lennon, também em 1975, somente o audio:

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

0014 – All shook up - Elvis Presley (1957)

Compositor: Otis Blackwell
  • Foi gravada em 12 de janeiro de 1957, no Radio Recorders, em Hollyood, California e lançada em 22 de março de 1957 em um compacto que tinha That's when your heartaches begin como Lado B.

  • Chegou ao número 1 no Billboard Hot 100, número no Billboard R&B e número 1 no Billboard Country and Western. Foi o primeiro hit número 1 de Elvis no Reino Unido. Vendeu ao todo mais de 2 milhões de cópias. 
     
  • É a canção número 352 da lista da revista Rolling Stone 500 Greatest Songs of All Time
     
  • Elvis cantou e tocou percussão. Scotty Moore tocou guitarra solo. Bill Black tocou double bass. DJ Fontana tocou bateria. The Jordanaires fizeram backing vocal e tocaram piano. 
     
  • Foi regravada, entre outros artistas, pelos Beatles, Billy Joel e Suzi Quatro.
A letra:

Ah well I bless my soul
What's wrong with me?
I'm itchin' like a man in a fuzzy tree
My friends say I'm actin' wild as a bug
I'm in love, I'm all shook up
Mm mm mm, mm, yay, yay, yay

Well, my hands are shaky and my knees are weak
I can't seem to stand on my own two feet
Who do you think of when you have such luck?
I'm in love, I'm all shook up
Mm mm mm, mm, yay, yay, yay

Well, please don't ask me what's on my mind
I'm a little mixed up, but I feel fine
When I'm near that girl that I love best
My heart beats so it scares me to death!
Well she touched my hand what a chill I got
Her lips are like a volcano when it's hot
I'm proud to say that she's my buttercup
I'm in love, I'm all shook up
Mm mm mm, mm, yay, yay, yay

My tongue gets tied when I try to speak
My insides shake like a leaf on a tree
There's only one cure for this body of mine
That's to have that girl that I love so fine!
She touched my hand what a chill I got
Her lips are like a volcano that's hot
I'm proud to say that she's my buttercup
I'm in love, I'm all shook up
Mm mm mm, mm, yay, yay, yay
Mm mm mm, mm, yay, yay
I'm all shook up

Segue o original com Elvis Presley (somente o áudio):



Paul McCartney em 1999, com David Gilmour na guitarra:



Agora a gravação de Billy Joel, de 1991 (somente o áudio):



domingo, 23 de janeiro de 2011

62 – Buddy Holly – Everyday (1957)

Everyday foi escrita por Buddy Holly e Norman Petty. Na verdade Holly escreveu sozinho, mas como Petty era seu produtor e queria metade dos direitos, Holly sempre o incluía na autoria. Foi lançada em 29 de Setembro de 1957, pelo selo Brunswick e produzida por Norman Petty e Bob Thiele.

A música foi gravada por Buddy Holly and the Crickets em 29 de Maio de 1957. Ela foi o lado B do mesmo compacto simples de Peggy Sue. Buddy Holly toca um violão, o baterista Jerry Allison bate com a mão nas coxas pra fazer a percussão, Joe B. Mauldin toca um baixo acústico e a esposa do produtor Norman Petty, Vi Petty toca um Celeste, que é um instrumento tipo teclado, usado em peças clássicas como a Dance of the Sugarplum Fairy, doNutcracker. A canção é a número 236, das 500 melhores músicas de todos os tempos, da revista Rolling Stone.

John Denver fez uma versão e gravou no seu álbum Aerie, em 1971. James Taylor gravou-a também em 1985. Também boa ficou a versão de Don Mclean. Pearl Jam tocou-a ao vivo em Lubbock, Texas, cidade natal de Buddy Holly. Deep Purple também tocou-a muito ao vivo.

A AT&T usou a canção pra um comercial do Blackberry, recentemente. Também apareceu no seriado “Lost”, episodio 11 da season 4. No clássico Stand by me, de 1986, ela também está lá. A canção também pode ser ouvida no desenho animado “Family guy”, no episódio 15 da season 4.

A letra:

Everyday it's a-gettin' closer
Goin' faster than a roller coaster
Love like yours will surely come my way
A-hey, a-hey-hey

Everyday it's a-gettin' faster
Everyone said, go ahead and ask her
Love like yours will surely come my way
A-hey, a-hey-hey

Everyday seems a little longer
Every way love's a little stronger
Come what may
Do you ever long for, true love from me

Everyday it's a-gettin' closer
Goin' faster than a roller coaster
Love like yours will surely come my way
A-hey, a-hey-hey

Everyday seems a little longer
Every way love's a little stronger
Come what may
Do you ever long for, true love from me

Everyday it's a-gettin' closer
Goin' faster than a roller coaster
Love like yours will surely come my way
A-hey, a-hey-hey
Love like yours will surely come my way

Everyday com Buddy Holly, na gravação original (somente o áudio):



Agora a gravação de John Denver (somente o áudio):



Por fim, a gravação de Don Mclean (tambem somente o audio):

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

61 – Carl Perkins – Matchbox (1957)

Essa música de número 61 da nossa lista foi escrita pelo grande Carl Perkins, e lançada em 11 de Fevereiro de 1957 num compacto simples (mas gravada em 4 de Dezembro de 1956), com a música “Your true love” no lado B. Foi mais um dos lançamentos da famosa Sun Records, na pessoa do seu dono, o também ilustre Sam Phillips.

Porem, a sua gravação mais famosa foi feita pelos quatro cavaleiros de Liverpool, os Beatles, lançada em 19 de Junho de 1964 no EP chamado “Long tall Sally”, pelo selo Parlophone e produzida pelo também grande George Martin. Foi gravada em primeiro de Junho de 1964. Nesse EP que saiu Matchbox dos Beatles, também vieram Long tall Sally, I call your name e Slow down.

Trata-se de uma canção de rockabilly. Depois de ter gravado o lado B desse compacto simples, chamada “Your true love”, Buck, o pai de Carl Perkins, sugeriu que este gravasse uma música chamada “Matchbox blues”, que era uma velha canção gravada em 1927. O negócio foi que Buck só sabia uns versos e ficaram ali naquela sem sair do lugar.

Na época, Jerry Lee Lewis trabalhava como pianista de estúdio da Sun Records e na falta do que fazer, começou a improvisar um riff de boogie woogie no piano. Carl Perkins pegou a melodia, passou pra guitarra e improvisou a letra. Carl tocou Matchbox no canal ABC em 2 de Fevereiro de 1957, poucos dias antes dela ser colocada nas ruas em disco.

Os Beatles sempre foram fãs de Carl Perkins, sendo George o mais ardoroso. Começaram a tocar Matchbox nos seus shows a partir de 1961. Pete Best, que era o baterista da época, era quem cantava, e apesar de não existir nenhuma gravação em estúdio com ele nos vocais, dizem que existe uma gravação ao vivo com ele nos vocais. Em 1962, John Lennon cantou Matchbox no star club, em Hamburgo, Alemanha. Essa gravação foi incluída no álbum “Live at the Star Club in Hamburg, Germany, 1962”.

Em 1963, os Beatles tocaram Matchbox no rádio show da BBC, dessa vez com Ringo nos vocais. Esta é a versão que foi inclusa no famoso álbum lançado na década de 1990 chamado “Live at the BBC”. Ringo também foi o cantor quando a canção foi gravada oficialmente em estúdio em 1964.

Alguns dizem que Perkins estava No estúdio quando a música foi gravada pelos Beatles. Bem, o fato é que os 4 é que gravaram todos os instrumentos, com exceção do piano, que foi tocado pelo produtor George Martin. Curiosamente, George tocou uma guitarra de base de 12 cordas e John tocou os solos e riffs. Ate no Live at BBC Ringo diz: All right, John!

Em 19 de Fevereiro de 1987, George Harrison, Bob Dylan, John Fogerty, Taj Mahal e Jesse Ed Davis se juntaram no Palomino Club em North Hollywood, na California e tocaram ao vivo algumas músicas de Carl Perkins. Matchbox foi uma delas, juntamente com Blue Suede Shoes, Honey Don't, e Gone, gone, gone. Esta performance foi gravada e filmada e este grupo se intitulou de os “Silver Wilburys”.

A letra:

Well I'm sitting here wondering, will a matchbox hold my clothes
Yeah I'm sitting here wondering, will a matchbox hold my clothes
I ain't got no matches, but I got a long way to go
I'm an old poor boy and a long way from home
I'm an old poor boy and a long way from home
Guess I'll never be happy, everything I do is wrong, yeah

Well let me be your little dog, 'till your big dog comes
Let me be your little dog, 'till your big dog comes
When the big dog gets here, tell him what this little puppy done

Yeah I'm sitting here wondering, will a matchbox hold my clothes
Yeah I'm sitting here wondering, will a matchbox hold my clothes
I got no matches, got a long way to go
Let 'er go boy, go-go

Grande encontro, tocando Matchbox: Carl Perkins, Johnny Cash e Eric Clapton.



Outro grande encontro. Carl Perkins, que fez a música e gravou-a nos anos 1950 e Ringo, que cantou-a com os Beatles nos anos 1960 e Eric Clapton, um dos maiores guitarristas de todos os tempos e o primeiro a gravar com os Beatles sem ser um deles:



Carl Perkins ao vivo em 1989:

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

60 – Dale Hawkins – Susie Q (1957)

Susie Q é um dos clássicos do rock and roll e foi escrita por Dale Hawkins em 1957, mas Stan Lewis (dono da Jewel/Paula Records) e Eleanor Broadwater (esposa do DJ Gene Nobles) também receberam os créditos, por causa de um arranjo financeiro pra eles receberem também os royalties. Foi lançada no mesmo ano. Dale Hawkins é originário da Louisiana e cantava e tocava guitarra. Nasceu em 1936 e faleceu em 2010. A versão dele de Susie Q chegou ao número 27 das paradas americanas em 1957.

Sue Q também foi um sucesso tremendo nas mãos do Creedence Clearwater Revival, que a gravaram em 19 de Janeiro de 1968 e a lançaram no mesmo ano. Ela foi lançada no álbum de estreia do CCR e acho que foi a versão que ficou mais conhecida. A canção foi um dos primeiros grandes hits do CCR e era o primeiro TOP 40 da banda que não foi escrita pro John Fogerty. A versão do CCR chegou ao número 11 das paradas americanas.

Gene Vincent também fez sua versão no seu álbum de 1964 chamado Shaking up a storm. Os Rolling Stones gravaram Susie Q no seu álbum também de 1964 chamado 12 x 5.

Johnny Rivers gravou-a ao vivo em 1965 no seu álbum Meanwhile back at the whisky à go go e em versão estúdio em 1979. Ela também aparece no filme Apocalipse Now, numa versão cover de Flash Cadillac.

Os Everly Brothers também fizeram a versão deles, da mesma forma que Linda McCartney também gravou a versão dela. O cantor mexicano Luis Miguel fez uma versão em espanhol no seu álbum Tambien es rock, de 1987.

A letra:

Oh Susie Q
Oh Susie Q
Oh Susie Q
Baby, I love you
Susie Q

I like the way you walk
I like the way you talk
I like the way you walk
I like the way you talk
Susie Q

[Instrumental Interlude]

You say that you'll be true
You say that you'll be true
You say that you'll be true
Baby I love you, Susie Q

You say that you'll be mine
You say that you'll be mine
You say that you'll be mine
Baby, all the time, Susie Q

Oh Susie Q
Oh Susie Q
Oh Susie Q
Baby I love you
Susie Q

I like the way you walk
I like the way you talk
I like the way you walk
I like the way you talk
Susie Q

O original de Dale Hawkins de 1957 (somente o áudio):



Susie Q no original do Creedence Clearwater Revival (somente o áudio):



Agora Susie Q com John Fogerty, ex-vocalista do Creedence Clearwater Revival:

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