quinta-feira, 29 de julho de 2010

40 – Roy Orbison - Ooby Dooby (1956)

 A música de número 40 vem a ser “Ooby Dooby”. Minhas filhas adoram essa música e ficam o tempo todo cantando: “ooby dooby, ooby dooby…”

Wade Lee Moore e Dick Penner eram dois amigos de faculdade de Roy Orbison e foram eles que escreveram “Ooby dooby”. Roy então gravou-a em Dallas, no Texas no verão de 1955. A gravação foi feita pela banda que Orbison tocava na época, os Wink Westeners.

Mas essa gravação de Dallas não foi pra frente. A que ficou pra história foi a feita em Clovis, no Novo México, nos estúdios do famoso Norman Petty, que viria a ser o produtor de Buddy Holly pouco tempo depois. O single foi lançado em Março de 1956.

Então Sam Phillips, da Sun Records, após ter descartado Orbison por telefone, se interessou e regravou novamente, a musica ooby dooby. E relançou-a novamente. A gravação de ooby dooby pela Sun Records chegou aos charts nacionais em Junho de 1956. Nessa época, Orbison fazia turnês junto com Carl Perkins, Johnny Cash e Jerry Lee Lewis.

A letra:

Hey baby, jump over here
When you do the ooby-dooby I just gotta be near
Ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby
Ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby, dooby-do-wah-do-wah-do-wah
Well you wiggle to the left, you wiggle to the right
You do the ooby-dooby with all of your might
Ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby
Ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby, dooby-do-wah-do-wah-do-wah
Well you wriggle and you shake, like a bit rattle snake
You do the ooby dooby 'till you think her heart'll break
Ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby
Ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby, dooby-do-wah-do-wah-do-wah
Well you've been struttin' 'cause now you know
How to do the ooby dooby, baby let's go!
Ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby
Ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby, dooby-do-wah-do-wah-do-wah

Roy Orbison, tocando com Elvis Costello, Bruce Springsteen, James Burton, entre outros:



John Fogerty, ex-líder do CCR:



Agora segue o genial Jerry Lee Lewis, no seu piano, atacando de Ooby Dooby (somente o áudio):



terça-feira, 20 de julho de 2010

39 - B.B. King – Sweet little angel (1956)

Essa música também é conhecida como Black Angel Blues e também como Sweet Black Angel. Trata-se de um clássico do blues e foi gravada por vários artistas do mundo do blues. Ela foi inicialmente gravada por Lucille Bogan, em 1930, que vem uma das mais clássicas das cantoras de blues.

Em 1934, Tampa Red fez uma regravação e Robert Nighthawk em 1949, com Willie Dixon no baixo. Em 1950, Tampa Red fez uma segunda gravação e mudou a letra e o nome pra Sweet Little Angel. Em 1953, foi a vez de Earl Hooker grava-la, já como Sweet Little Angel.

A gravação, que é a que temos na lista, foi feita por B.B. King em 1956 e tornou-se um hit, atingindo o número 8 no Billboard R & B chart. Sweet Little Angel gravada por B.B. King está na lista das 500 canções que deram forma ao rock and roll, lista criada pelo rock and roll of fame museum.

A letra:

I got a sweet little angel,
I love the way she spread her wings
Yes, I got a sweet little angel,
I love the way she spread her wings
Yes, when she spread her wings around me,
I get joy in most everything

You know I asked my baby for a nickel,
And she gave me a twenty dollar bill
Oh, yes, I asked my baby for a nickel,
and she gave me a twenty dollar bill
You know I asked her for a little drink of liquor,
and she gave me a whiskey still!

Ah yes, asked my baby to quit me,
well, I do believe I will die
Yes, I asked my baby to quit me,
well, I do believe I will die
'Cause, if you don't love me little angel,
please, tell me the reason why.

B.B King ao vivo, somente o audio:



Segue B.B. King com Eric Clapton, Jeff Beck e Buddy Guy:



Agora B.B. King com James Brown:



segunda-feira, 12 de julho de 2010

38 – Ray Charles – Hallelujah I love her so (1956)

Esta é uma música escrita e lançada por Ray Charles em 1956. Trata-se de um rhythm and blues lançada pela Atlantic Records. Chegou ao número 5 do Billboard R & B.

Teve regravações entre outros de Eddie Cochran, Ella Fitzgerald, Connie Francis, Jerry Lee Lewis, Steve Wonder, Beatles, The Animals, Gerry and the Pacemakers, Frank Sinatra, entre outros.

A letra:

Let me tell you 'bout a girl I know
She is my baby and she lives next door
Every mornin' 'fore the sun comes up
She brings me coffee in my favorite cup
That's why I know, yes, I know
Hallelujah, I just love her so

When I'm in trouble and I have no friend
I know she'll go with me until the end
Everybody asks me how I know
I smile at them and say, "She told me so"
That's why I know, oh, I know
Hallelujah, I just love her so

Now, if I call her on the telephone
And tell her that I'm all alone
By the time I count from one to four
I hear her [KNOCK-KNOCK-KNOCK-KNOCK] on my door

In the evening when the sun goes down
When there is nobody else around
She kisses me and she holds me tight
And tells me, "Daddy, everything's all right"
That's why I know, yes, I know
Hallelujah, I just love her so

Now, if I call her on the telephone
And tell her that I'm all alone
By the time I count from one to four
I hear her [KNOCK-KNOCK-KNOCK-KNOCK] on my door

In the evening when the sun goes down
When there is nobody else around
She kisses me and she holds me tight
And tells me, "Daddy, everything's all right"
That's why I know, yes, I know
Hallelujah, I just love her so
Oh, hallelujah
Don't you know, I just love her so
She's my little woman, waitin' all this time
Babe, I'm a little fool for you, little girl...

Segue Ray Charles no Japão em 1982, cantando a música junto com o cantor japonês George Yanagi:



Agora Stevie Wonder:



Segue Eddie Cochran, somente o áudio:

segunda-feira, 5 de julho de 2010

37 – Chuck Berry – Too much monkey business (1956)

Trata-se de uma canção escrita por Chuck Berry e lançada em 1956 como um compacto simples. A sua letra fala das coisas chatas e repetitivas do dia-a-dia, que uma pessoa que tem um perfil de artista não aguenta nem ouvir falar. Mesmo quem não tem perfil de artista também não aguenta, mas temos que viver e ganhar dinheiro e assim vivemos.

A canção teve outras regravações famosas, como as de Elvis Presley, The Beatles, The Yardbirds, The Hollies, e The Kinks. A canção influenciou pesadamente Bob Dylan a escrever a sua “Subterranean Homesick Blues”.

Segue a letra:


Runnin’ to-and-fro - hard workin’ at the mill.
Never fail in the mail - yeah, come a rotten bill!
Too much monkey business. too much monkey business.
Too much monkey business for me to be involved in!

Salesman talkin’ to me - tryin’ to run me up a creek.
Says you can buy now, gone try - you can pay me next week, ahh!
Too much monkey business. too much monkey business.
Too much monkey business for me to be involved in!

Blond have good looks - tryin’ to get me hooked.
Want me to marry - get a home - settle down - write a book!
Too much monkey business. too much monkey business.
Too much monkey business for me to be involved in!

Same thing every day - gettin’ up, goin’ to school.
No need for me to complain - my objection’s overruled, ahh!
Too much monkey business. too much monkey business.
Too much monkey business for me to be involved in!

Take home - something wrong - dime gone - will hold
Order suit - hoppered up for telling me a tale - ahh!
Too much monkey business. too much monkey business.
Too much monkey business for me to be involved in!

Been to yokohama - been fightin’ in the war.
Army bunk - army chow - army clothes - army car, aah!
Too much monkey business. too much monkey business.
Too much monkey business for me to be involved in!

Workin’ in the fillin’ station - too many tasks.
Wipe the windows - check the tires - check the oil - dollar gas!
Too much monkey business. too much monkey business.
Don’t want your botheration, get away, leave me!

Too much monkey business for me!!

Chuck Berry com a companhia de Keith Richards:



Elvis Presley gravou-a no fim dos anos 1960. Segue somente o audio:



Agora os Beatles, tambem somente o audio, tirado do disco Live at BBC:



segunda-feira, 28 de junho de 2010

36 – Elvis Presley – Love me tender (1956)

A canção de número 36 dessa lista é um clássico do chamado rock romântico. Cantada por Elvis Presley, trata-se de uma adaptação da canção “Aura Lee”, uma balada sentimental da época da guerra civil. Aura Lee foi escrita por George Poulton e W. Fosdick e foi lançada em 1861 e logo se tornou popular nas ruas do país. Chegou a ser cantada na academia militar de West Point, em Nova York.

Elvis tocou Love me tender pela primeira vez no Ed Sullivan Show, em 9 de Setembro de 1956, pouco tempo antes do lançamento do compacto simples e um mês antes do lançamento do filme de mesmo nome. Curiosamente, este foi o único filme de Elvis que seu personagem morria. No dia seguinte ao show, a RCA recebeu um milhão de pedidos da música, se tornando um disco de ouro antes mesmo de ser lançada. O filme iria se chamar The Reno Brothers, mas mudou pra Love me tender pra poder lucrar com a popularidade da música.

Hal Wallis, o produtor do filme, não quis que Elvis gravasse a música com sua banda original, formada por Scotty Moore, DJ Fontana e Bill Black. Com isso, Red Robinson tocou bateria, Charles Prescott baixo, Vita Mumolo na guitarra e Jon Dodson nos vocais de fundo e lógico, Elvis nos vocais principais.

Os créditos da canção são de Elvis Presley e Vera Matson devido a um acordo feito com relação aos royalties, mas o principal autor da música foi Ken Darby, que era marido de Vera Matson. A canção foi publicada pela Elvis Presley Music. Como a música original era domínio popular já, não tiveram problemas. Quando perguntaram porque Derby adicionou também sua esposa como autora da música, ele respondia: porque ela também não a escreveu!

Elvis recebeu a parceria na música devido a um acordo que ele tinha que dizia que os compositores teriam que dar 50% dos créditos da canção caso eles quisessem que Elvis a gravasse, pois era sucesso certo. Elvis nunca escreveu nenhuma de suas canções, apesar de que quase todas as gravações da RCA, ele tomou o controle da produção e mudaria arranjos e letras a ponto da canção original quase ficar irreconhecível.

A gravação de Elvis chegou ao número 1 do país na semana que acabava em 3 de Novembro de 1956, permanecendo na mesma posição por 5 semanas e chegando ao número 11 dos charts na Grã-Bretanha. Chegou também ao número 3 dos charts de Rhythm and Blues. Foi um feito impressionante, uma vez que os números 1 anteriores tinham sido também de Elvis, como Hound Dog e Don’t be cruel.

Esta ocorrência marcou dois importantes eventos na história do Billboard. Durante este período, Elvis foi o artista solo que tinha ficado mais tempo ocupando o primeiro lugar dos charts, tendo ficado no topo por 16 semanas consecutivas. Love me tender gravada por Elvis ocupa o número 437 da lista das 500 melhores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone.

A letra:

Love me tender,
love me sweet,
never let me go.
You have made my life complete,
and I love you so.

Love me tender,
love me true,
all my dreams fulfilled.
For my darlin' I love you,
and I always will.

Love me tender,
love me long,
take me to your heart.
For it's there that I belong,
and we'll never part.
love me tender love me true all my dreams fulfill for my darling i love you and i always will
Love me tender,
love me dear,
tell me you are mine.
I'll be yours through all the years,
till the end of time
love me tender love me true
all my dreams fulfill for my darling i love you
And i always will

Elvis e Love me tender em 1956:



Elvis cantando Love me tender no Especial de 1968:



Agora Norah Jones, somente o áudio:



segunda-feira, 21 de junho de 2010

35 – Little Richard – Rip it up (1956)

A canção de número 35 dessa lista foi escrita por Robert Blackwell e John Marascalco. Foi lançada por Bill Haley and His Comets e por Little Richard, em 1956. Escolhemos a versão de Richard como sendo mais importante, pois ela chegou ao número 1 dos charts de Rhythm and blues e numero 17 nos populares.

John Lennon fez uma regravação dela em 1975, no seu álbum Rock and Roll, num medley junto com Readdy Teddy. Também os Beatles apresentaram a música num medley junto com Blue Suede Shoes e Shake, rattle and roll, no disco 3 do álbum Anthology. Também foi regravada por Elvis Presley, Chuck Berry e The Everly Brothers.

Segue a letra:

Well, it's Saturday night and I just got paid,
Fool about my money, don't try to save,
My heart says go go, have a time,
Saturday night and I'm feelin' fine,

I'm gonna rock it up, I'm gonna rip it up,
I'm gonna shake it up, gonna ball it up,
I'm gonna rock it up, and ball tonight.

Got me a date and I won't be late,
Picked her up in my 88,
Shag on down by the union hall,
When the joint starts jumpin' I'll have a ball,
I'm gonna rock it up, ...

'Long about ten I'll be flying high,
Walk on out unto the sky,
But I don't care if I spend my dough,
'Cause tonight I'm gonna be one happy soul,
I'm gonna rock it up, ...

Little Richard cantando Rip it up:



Gene Vincent em 1958:



Little Richard com Tom Jones:

sexta-feira, 18 de junho de 2010

0076 – Blueberry Hill - Fats Domino (1956)

Escrita por Vincent Rose, Larry Stock and Al Lewis, foi lançada inicialmente na década de 40, inclusive pela Orquestra de Glenn Miller e por Louis Armstrong. Mas a nossa versão é a que ficou mais conhecida, que é a de Fats Domino, gravada e lançada em 1956, em um compacto que tinha Honey Chile como Lado B. A versão de Fats Domino é o número 82 da lista da revista Rolling Stone das 500 greatest songs of all time.


I found my thrill on Blueberry Hill
On Blueberry Hill when I found you

The moon stood still on Blueberry Hill
And lingered until my dream came true


The wind in the willow played
Love's sweet melody
But all of those vows you made
Were never to be


Though we're apart you're part of me still
For you were my thrill on Blueberry Hill


The wind in the willow played
Love's sweet melody
But all of those vows you made
Were only to be


Though we're apart you're part of me still
For you were my thrill on Blueberry Hill


Segue Fats Domino muitos anos depois de 1956:



Segue agora Elvis, gravação de 1957 (somente o áudio):



Agora Johnny Hallyday e Celine Dion, num dueto muito bom:

domingo, 6 de junho de 2010

0092 – Brown eyed handsome man - Chuck Berry – (1956)

Escrita por Chuck Berry, foi gravada em 16 de abril de 1956 no Universal Recording Studio, em Chicago, Illinois, produzida por Leonard e Phil Chess. Foi lançada em setembro de 1956 no compacto que tinha Too much monkey business no Lado A. Saiu também no disco de estréia de Chuck, chamado After school session, em maio de 1957. Chuck teve a idéia de compor essa música quando visitou áreas de negros e hispanos na California e viu um homem sendo preso e uma mulher gritando com a polícia para soltá-lo. Essa foi sua inspiração. Johnni Johnson tocou o piano. L.C. Davis tocou sax tenor. Willie Dixon tocou o baixo e Fred Below tocou bateria. Chegou ao número 5 dos charts Billboard R&B. Foi regravada por Buddy Holly, Johnny Rivers, Nina Simone, Waylon Jennings, Robert Cray e Paul McCartney, entre outros artistas.


Arrested on charges of unemployment
He was sitting in the witness stand
The judges wife called up the district attorney
She said, "Free that brown-eyed man.
If you want your job, you better free that brown-eyed man."


Flying across the desert in a TWA,
I saw a woman walkin' 'cross the sand.
She'd been walking thirty miles en route to Bombay
To meet a brown-eyed handsome man,
Her destination was a brown-eyed handsome man.


Way back in history, three thousand years,
In fact ever since the world began,
There's been a whole lotta good women shedding tears
All for a brown-eyed handsome man,
It's a lot of trouble with a brown-eyed handsome man.


Beautiful daughter couldn't make up her mind
Between a doctor and a lawyer man.
Her mother told her, "Darling go out and find yourself
A brown-eyed handsome man,
Just like your daddy He's a brown-eyed handsome man."


Marlo Venus was a beautiful lass,
She had the world in the palm of her hand
She lost both her arms in a wrestling match
To meet a brown-eyed handsome man,
She fought and won herself a brown-eyed handsome man.


2-3 the count with nobody on
He hit a high fly into the stands
Roundin' third, he was headed for home
It was a brown-eyed handsome man that won the game
It was a brown-eyed handsome man.


 
Segue Chuck Berry e Robert Cray, com Keith Richards tocando guitarra tambem:



Paul McCartney, em 1999:



Agora Johnny Cash com Carl Perkins (somente o audio):

segunda-feira, 31 de maio de 2010

32 – Elvis Presley – Don’t be cruel (1956)

A música número 32 dessa seleção foi escrita por Otis Blackwell e gravada por Elvis Presley em 1956. A música é a número 197 das 500 melhores músicas de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Blackwell fez um acordo de dar 50% dos royalties e adicionar o nome de Elvis na música, somente pra que o cantor que era o sucesso do momento a gravasse. E assim foi feito.

A música foi gravada em New York City, nos estúdios da RCA, em 2 de Julho de 1956. Foi durante essa sessão que Elvis também gravou Hound Dog. Scotty Moore tocou guitarra, Elvis tocou violão, Bill Black no baixo e DJ Fontana na bateria. O backing vocal foi feito pelos Jordanaires.

Os créditos foram dados a Steve Sholes, mas na verdade quem produziu a música foi o próprio Elvis, que selecionou a música, retrabalhou o arranjo no piano e insistiu em 28 takes antes de ficar satisfeito com o resultado.

Em 13 de Julho, o compacto foi lançado, com Hound Dog no outro lado. Hound Dog chegou ao número 2 dos pop charts, com vendas acima de 1 milhão de cópias. Logo depois, Don’t be cruel passou Hound Dog e ficou sendo numero 1 nos 3 charts. No final de 1956, já havia vendido quatro milhões de cópias.

Elvis tocou Don’t be cruel em três apresentações no Ed Sullivan, entre Setembro de 1956 e Janeiro de 1957.

Don’t be cruel se tornou o maior número de vendas de Elvis em 1956, chegando a 6 milhões de cópias em 1961. Elvis tocou essa música nos seus shows ao vivo ate sua morte, em 1977. Ela era sempre acompanhada de Jailhouse Rock ou de Teddy Bear, a partir dos shows de 1969.

Covers famosos dessa música são: John Lennon, Jerry Lee Lewis e Neil Diamond.

A letra:

You know I can be found,
Sitting home all alone,
If you can't come around,
At least please telephone.
Don't be cruel to a heart that's true.

Baby, if I made you mad
For something I might have said,
Please, let’s forget the past,
The future looks bright ahead,
Don't be cruel to a heart that's true.
I don't want no other love,
Baby it's just you I'm thinking of.

Don't stop thinking of me,
Don't make me feel this way,
Come on over here and love me,
You know what I want you to say.
Don't be cruel to a heart that's true.
Why should we be apart?
I really love you baby, cross my heart.

Lets walk up to the preacher
And let us say I do,
Then you'll know you'll have me,
And I'll know that I'll have you,
Don't be cruel to a heart that's true.
I don't want no other love,
Baby it's just you I'm thinking of.

Don't be cruel to a heart that's true.
Don't be cruel to a heart that's true.
I don't want no other love,
Baby it's just you I'm thinking of.

Elvis cantando Don't be cruel em 1957:



Agora, Jerry Lee Lewis tocando-a em Toronto:



A versão de Ringo Starr, somente o audio:



domingo, 30 de maio de 2010

31 – Carl Perkins - Honey don’t (1956)

A música 31 dessa seleção foi outro produto da Sun Records e do produtor lendário Sam Phillips. Escrita por Carl Perkins, ela foi o lado B do compacto simples que trouxe o hit Blue Suede Shoes no lado A. Saiu logo no inicio de 1956 e se transformou num clássico do rockabilly. Honey Don’t foi gravada por muitos artistas, entre eles os Beatles, cantada por Ringo Starr no disco Beatles for Sale, de 1964 e cantada por John Lennon, no disco Live at BBC, alguns meses antes.

Ringo também cantou a música no show tributo à George Harrison, dizendo antes de toca-la que iria cantar essa música devido ao fato de George e dele gostarem muito de Carl Perkins e deles dois gostarem muito de Honey Don’t.

Carl Perkins trouxe a música pros ensaios de sua banda e Jay Perkins, seu irmão, que tocava violão e fazia backing vocal, reclamou dizendo que pra ele, a música continha escolhas velhas de acordes, indo pra um C7 depois de um E vindo de uma natural progressão de blues de A. Jay se recusou a tocar no inicio, mas Carl o convenceu dizendo se tratar de algo diferente, especial e hoje, a progressão de acordes é um dos aspectos mais interessantes dessa música.

Alem dos Beatles, Johnny Rivers gravou-a também. Raul Seixas fez uma versão da música e não deu os créditos à Perkins. A canção se chama o Rock do Diabo e estava no seu disco Novo Aeon, de 1975.

A letra:

Well how can you say you will when you won't,
Say you do, baby, when you don't?
Let me know, honey, how you feel
Tell the truth how is love real.

But oh well honey don't, well honey don't,
Honey don't, honey don't, honey don't
I say you will when you won't, oh honey, don't.

Well I love you, baby, and you ought to know
I like the way you wear your clothes,
If it's in a batch you were so doggone sweet,
You got that sand all over your feet.

Well sometimes I love you on a Saturday night,
Sunday morning you don't look right.
You've been out painting the town,
Uh baby, been stepping around.

Carl Perkins tocando Honey Don't em 1989:



A versão dos Beatles de 1964, com Ringo no vocal (somente o áudio):



Agora Ringo cantando com Carl Perkins e tocando bateria:



Pra curiosidade, Raul Seixas e sua versao de Honey don't, o rock do diabo:



segunda-feira, 17 de maio de 2010

30 – Little Richard – Long Tall Sally (1956)

Por coincidência, a música número 10 dessa seleção foi um blues tradicional de Chicago. A música número 20 foi um country cantando por Elvis e agora a música numera 30 é um exemplo do mais puro rock and roll. Little Richard canta o clássico Long tall Sally, no estilo 12-bar blues, escrita por ele, por Robert Blackwell e Enotris Johnson e lançada em Março de 1956 pela Specialty Records.

Ela foi lado A justamente do compacto que tinha Slippin and Sliddin no lado B, que vem a ser música numero 25 desse seleção aqui. As duas canções foram relançadas em 1957, no álbum de Little Richard lançando também pela Specialty chamado “Here’s Little Richard”.

Long Tall Sally chegou ao número 1 dos charts de rhythm and blues e no número 6 nos charts de música popular. Ela é a música número 56 da lista da Rolling Stone magazine das 500 melhores músicas de todos os tempos. Se tornou um clássico, regravada por muitos artistas.

Como Little Richard havia feito Tutti-Frutti e ela havia se tornado um hit, um dos grandes astros brancos da época, Pat Boone regravou-a e fez mais sucesso do que Richard, devido ao veto aos negros nas rádios de brancos e também nas vendas de discos. Com medo disso acontecer, mesmo que Pat Boone tenha feito Richard rico, como ele mesmo costuma dizer, Richard queria gravar uma música tão rápida que Pat Boone não seria capaz de imitar. Mesmo assim Boone fez a sua própria gravação da música no mesmo ano de 1956. Assim como Elvis Presley, também em 1956.

Blackwell, um dos co-autores da música foi apresentado a uma garota chamada Enotris Johnson por um disc-jockey famoso na época, que por sua vez, escreveu a música pra Little Richard gravar, pra ela poder pagar o tratamento de uma tia doente. A parte que ela escreveu dizia assim: “Saw Uncle John with Long Tall Sally/They saw Aunt Mary coming/So they ducked back in the Alley”.

Sem querer fazer raiva ao disc jockey, Blackwell aceitou a oferta e levou a idéia pra Little Richard, que não queria no começo. Mas apesar disso, a frase “ducked back in the alley” era exatamente o que eles estavam procurando e Richard ficou praticando até cantar o mais rápido possível. Trabalharam na música, adicionaram versos e refrão, até chegarem no hit que eles queriam.

A gravação foi feita em Fevereiro de 1956, em New Orleans, no J&M Studio, o estúdio de gravação de propriedade do lendário Cosimo Matassa, na esquina das ruas Rampart e Dumaine, onde Fats Domino e outros grandes de New Orleans gravaram seus sucessos.

Tutti-frutti também foi gravada ali. Blackwell foi o produtor e tiveram o grande Earl Palmer na bateria, alem de Edgard Blanchard na guitarra, Frank Field no baixo, Lee Allen no sax tenor, Alvin “Red” Tyler no sax barítono e o próprio Little Richard no piano e voz.

Alem de Pat Boone e Elvis Presley, The Kinks, Jerry Lee Lewis, os Beatles, Scorpions, entre outros, também tiveram a sua própria regravação deste sucesso.

A letra:

I'm gonna tell Aunt Mary 'bout Uncle John
he said he had the misery but he got a lot of fun
Baby, yeah now baby Woo baby, some fun tonight I saw Uncle John with Long Tall Sally
he saw Aunt Mary comin' and
he ducked back in the alley

Oh, baby, yeah now baby
Woo baby, some fun tonight

Well Long Tall Sally's built pretty sweet

She got everything that Uncle John need
Baby, yeah now baby Woo baby, some fun tonight Well, we're gonna have some fun tonight have some fun tonight Everything's all right have some fun tonight have some fun yeah, yeah, yeah, We're gonna have some fun tonight have some fun tonight Everything's all right have some fun tonight Yeah, we'll have some fun some fun tonight

Segue Little Richard em 1956:



Agora os Beatles em 1964:



Paul McCartney, em 1986:

domingo, 9 de maio de 2010

29 – Johnny Cash - I walk the line (1956)

I walk the line é uma música composta por Johnny Cash e gravada em 1956. Cash teve seu primeiro hit número 1 das paradas com essa música. A música é bem simples, como a maioria das músicas de Cash e a letra conta uma história.

É usado o ritmo “boom-chicka-boom”, ou como também é conhecido, ritmo de “trem de carga", que é bastante comum nas músicas de Cash. Na gravação original, tem uma mudança de nota entre cada um dos cinco versos e Cash faz o som de “hummm” pra compor a nova nota chave antes de cantar cada verso.

O verso final, que é uma reprise do primeiro verso, é cantado com uma oitava cheia menor do que no primeiro verso. De acordo com Cash, ele amava o som de um tamborzinho, mas como tamborzinhos não eram utilizados na country music daquela época, ele colocou um pedaço de papel nas cordas do violão e criou o seu próprio som de tamborzinho. Nos shows, ele colocava o pedaço de papel nas cordas, contava a história e tocava assim. A galera ia ao delírio.

A progressão de acordes única dessa música foi inspirada em uma vez que por acaso, Cash tocou uma fita de trás pra frente, enquanto ainda estava na Força Aérea. Algum tempo depois, ele escreveu a letra nos camarins de um show no Texas, em 1955, depois de uma discussão com o amigo Carl Perkins, que deu corda pra Johnny Cash usar o titulo “I Walk the line” nessa música.

A intenção de Cash inicialmente era usar a música como uma balada lenta, mas o grande e legendário produtor Sam Phillips aconselhou-o a usar um arranjo mais rápido. Cash gostou da sugestão e ainda mais quando essa versão sugerida por Phillips começou a fazer bastante sucesso.

Uma vez quando tocava essa música num show de TV, Cash disse pra plateia, com um sorriso, que ele fazia o “hummmmmmm” entra o verso e outro, pra dar tempo dele se localizar entre as notas diferentes. Então ele estava cantando numa determinada nota e tinha que mudar. Ai ele fazia o “hummmmmm” e mudava de nota.

A gravação original foi feita nos Sun Studios em 2 de Abril de 1956 e foi lançada em primeiro de Maio. E foi pro topo de quase todos os charts. A canção foi regravada 4 vezes por Johnny Cash. Em 1964 pro album “I walk the line”. Em 1969 pro album “At San Quentin”. Em 1970 pra trilha Sonora do filme “I Walk the Line”, com Gregory Peck e em 1988, pro álbum “Classic Cash: Hall of fame series”.

Ela é a música de número 30, da lista das 500 melhores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone. The Band gravou-a ao vivo pro especial Good Rockin tonight: the legacy of Sun Records, em 2001.

Em 2005, um filme foi feito sobre a vida de Johnny Cash chamado I walk the line, estrelando Joaquim Phoenix, no papel de Johnny Cash e Reese Witherspoon no papel de June Carter. O filme foi dirigido por James Mangold.

A letra:

I keep a close watch on this heart of mine
I keep my eyes wide open all the time
I keep the ends out for the tie that binds
Because you're mine, I walk the line

I find it very, very easy to be true
I find myself alone when each day is through
Yes, I'll admit that I'm a fool for you
Because you're mine, I walk the line

As sure as night is dark and day is light
I keep you on my mind both day and night
And happiness I've known proves that it's right
Because you're mine, I walk the line

You've got a way to keep me on your side
You give me cause for love that I can't hide
For you I know I'd even try to turn the tide
Because you're mine, I walk the line

I keep a close watch on this heart of mine
I keep my eyes wide open all the time
I keep the ends out for the tie that binds
Because you're mine, I walk the line

Segue Johnny Cash em meados dos anos 1950 tocando ao vivo “I walk the line”:



Johnny Cash em 1982:



Agora Johnny Cash ao vivo em Montreaux, muitos anos depois e com o papelzinho nas cordas do violão:

domingo, 2 de maio de 2010

28 – Chuck Berry - Roll over Beethoven (1956)

Essa música de número 28 dessa seleção foi originalmente lançada em um compacto simples pela gravadora Chess em 1956, tendo “Drifting Heart” no lado B. A letra da música fala do desejo de o rock and roll e o blues substituírem a música clássica. Ela foi eleita a número 97 da seleção da Rolling Stone das melhores 500 músicas de todos os tempos.

Chuck Berry escreveu a música em resposta à irmã dele, que sempre usava o piano da família pra tocar música clássica, todas as vezes que Berry queria que fosse tocada música contemporânea e popular.

Alem dos compositores clássicos Beethoven e Tchaikovski, a letra menciona ou faz alusão a muitos outros artistas populares. Quando ele diz “Early in the morning”, ele está se referindo ao nome de uma musica de Louis Jordan, assim como menciona “Blue Suede Shoes”, a música numero 26 dessa seleção. O mesmo ocorre com “Hey diddle, diddle”, que vem da canção infantil “The cat and the fiddle” e é uma referencia indireta a Bo Diddley, que assim como Chuck Berry, também era um artista da Chess Records, e que também tocava violino muito bem.

Apesar da letra dizer as palavras “rocking and rolling”, a música que é suposta substituir os clássicos é referida como “rhythm and blues”. Essa música foi considerada um marco de uma nova era da música popular americana. É uma obra-prima que ajudou a definir o rock and roll.

É uma das músicas que mais tiveram versões cover na música popular. Entre eles estão Jerry Lee Lewis, Beatles, Leon Russel, Rolling Stones, Byrds, Gene Vincent e Iron maiden. Até Raul Seixas já gravou uma versão dela.

Os Beatles já tocavam a música mesmo antes de serem beatles. E continuaram tocando até sua tour nos Estados Unidos, em 1964. A versão de estúdio que eles gravaram foi gravada em 30 de Julho de 1963 e inclusa no seu segundo LP, “With the Beatles”. Quem canta é George Harrison, que também toca guitarra solo. Foi lançada em Novembro do mesmo ano.

Em 1994, os Beatles lançaram a versão ao vivo no disco “Live at the BBC”. Esta versão ao vivo foi gravada em 28 de Fevereiro de 1964 e foi ao ar em 30 de Março de 1964, como parte da série que tinha os Beatles como estrela, chamado “From us to you”. O diretor de Superman III, Richard Lester, que dirigiu os filmes Help e A Hard day’s night, dos Beatles, incluiu Roll Over Beethoven, com os Beatles, no filme Superman III.

Segue a letra:

I'm gonna write a little letter,
Gonna mail it to my local DJ.
Yeah an' it's a jumpin' little record
I want my jockey to play.
Roll Over Beethoven, I gotta hear it again today.

You know, my temperature's risin'
The jukebox's blowin' a fuse.
My heart's beatin' rhythm
And my soul keeps a-singin' the blues.
Roll Over Beethoven and tell Tschaikowsky the news.

I got the rockin' pneumonia,
I need a shot of rhythm and blues.
I caught the rollin' arthiritis
Sittin' down at a rhythm review.
Roll Over Beethoven they're rockin' in two by two.

Well, if you feelin' like it
Go get your lover, then reel and rock it.
Roll it over and move on up just
A trifle further and reel and rock with it,
Roll it over,
Roll Over Beethoven, dig these rhythm and blues.

Well, early in the mornin' I'm a-givin' you a warnin'
Don't you step on my blue suede shoes.
Hey diddle diddle, I am playin' my fiddle,
Ain't got nothin' to lose.
Roll Over Beethoven and tell Tschaikowsky the news.

You know she wiggles like a glow worm,
Dance like a spinnin' top.
She got a crazy partner,
Ya oughta see 'em reel and rock.
Long as she got a dime the music wont never stop.

Roll Over Beethoven,
Roll Over Beethoven,
Roll Over Beethoven,
Roll Over Beethoven,
Roll Over Beethoven, dig these rhythm and blues.

Segue Chuck Berry, tocando Roll Over Beethoven, nos anos 50:



Segue os Beatles, nos anos 60, numa versão mais curta:



Jerry Lee Lewis, na Grécia, em 1990:



sexta-feira, 23 de abril de 2010

27 - Elvis Presley - Heartbreak Hotel (1956)

Essa vigésima sétima canção dessa lista é o rock and roll Heartbreak Hotel, gravada por Elvis Presley em Janeiro de 1956, em Nashville, Tennessee. A cancao foi o primeiro compacto simples de Elvis pela RCA. A musica também apresentou Elvis pro publico nacional. Foi lançada no mesmo mês, se transformando no primeiro numero 1 de Elvis e o compacto mais vendido de 1956.

A musica foi inspirada no suicídio de um jovem rapaz que deixou uma nota dizendo: “I walk a lonely street”. Os compositores Tommy Durden, um musico e Mae Boren Axton, uma professora de Jacksonville, na Florida, escreveram essa música em 30 minutos, ainda em 1955. Mae trabalhava pra Hank Snow, que por sua vez era contratado do ColonemlTom Parker, que depois seria manager de Elvis.

Mae tinha certeza de que a musica seria um hit e ofereceu-a ao manager de Elvis, na época era Bob Neal e ela disse logo que essa seria a primeira musica que Elvis iria gravar que iria fazer com que ele vendesse um milhão de copias. Em Novembro de 1955, apos ouvir a fita demo pela primeira vez, Elvis concordou e prometeu gravar a musica.

Mae ainda ofereceu a Elvis um terço dos royalties, caso ele lançasse essa musica como seu primeiro compacto simples na RCA. Elvis tocou-a pela primeira vez no Estado do Arkansas em Dezembro de 1955 e declarou que esta musica seria de fato o seu primeiro hit.

Heartbreak hotel foi a segunda musica gravada por Elvis na RCA, em Nashville. Ele chegou ao estúdio com a musica pronta pra gravar, antes de perguntar se a RCA queria ou não lança-la. O produtor Steve Sholes não gostou, mas resolveu gravar mesmo assim, baseando-se no fato de achar que Elvis sabia o que estava fazendo.

Outros funcionários da RCA também pensavam que era um erro tremendo ir em frente com essa musica. Especialmente depois que escutaram o resultado final e em nada se parecia com os discos de elvis da Sun Records. Scotty Moore, Bill Black e DJ Fontana acompanharam elvis na gravacao. Mas alem deles, Chte Atkins também tocou guitarra.

Steve Sholes usou um corridor do studio pra conseguir um eco pra musica. Sholes estava tentando recpaturar o som da Sun Records, mas não sabia que Sam Phillips usava dois gravadores e um pequeno espaço de tempo de atraso entre um e outro pra criar esse eco nos discos de Elvis pela Sun. Sam Phillips não gostou nada da gravacao do seu ex-pupilo.

Elvis mudou tanto a musica que seus compositores não reconheceram mais a própria depois que saiu do estúdio. Elvis mudou o tempo, as frases, a letra e o som de forma geral. Isso se tornaria rotina pra ele mudar as musicas depois. Elvis sempre era o produtor de suas gravacoes. Em Heartbreak Hotel ele fez um uso muito pesado do eco, o que já aboliu em Hound Dog, que ele gravou alguns meses depois.

As vendas atingiram 1 milhao em Abril e Elvis recebeu seu primeiro disco de ouro. A musica sempre esteve presente nos shows de Elvis, entre 1956 e 1977, ano de sua morte. Heartbreak hotel é a musica de numero 45 da lista da rolling stone magazine das 500 maiores cancoes de todos os tempos.

A Uncut Magazine disse que a primeira apresentacao de Elvis de heartbreak hotel na TV em 1956 foi o segundo maior e mais importante evento cultural da era do rock and roll. Hoje em dia, heartbreak hotel é o nome de um hotel de verdade, localizado em frente a Graceland, que é a casa de Elvis, em Memphis, Tennessee. O hotel tem 128 quartos e passa vídeos de elvis 24 horas pros hospedes. Willie Nelson e Leon Russel regravaram a música em 1979.

Segue a letra:

Well, since my baby left me,
I found a new place to dwell.
It's down at the end of lonely street
at Heartbreak Hotel.

You make me so lonely baby,
I get so lonely,
I get so lonely I could die.

And although it's always crowded,
you still can find some room.
Where broken hearted lovers
do cry away their gloom.

You make me so lonely baby,
I get so lonely,
I get so lonely I could die.

Well, the Bell hop's tears keep flowin',
and the desk clerk's dressed in black.
Well they been so long on lonely street
They ain't ever gonna look back.

You make me so lonely baby,
I get so lonely,
I get so lonely I could die.

Hey now, if your baby leaves you,
and you got a tale to tell.
Just take a walk down lonely street
to Heartbreak Hotel.

Segue Elvis ao vivo em 1956:



Agora Willie Nelson e Leon Russel:



Agora Elvis em 1970:



sábado, 17 de abril de 2010

0075 – Blue suede shoes - Carl Perkins (1956)


Escrita por Carl Perkins, foi gravada por ele em 19 de dezembro de 1955 e lançada em janeiro de 1956 no compacto que tinha Honey don't como Lado B. Foi gravada na Sun Records, tendo Sam Phillips como produtor, em Memphis, Tenessee. É um dos primeiros rockbillies, que mistura elementos de blues, country e pop music. Foi gravada logo em seguida, no mesmo ano, por Elvis Presley. Depois seria gravada por Buddy Holly e Eddie Cochran, entre outros monstros sagrados do rock. Foi escrita em 17 de dezembro de 1955, dois dias antes de ser gravada. Já no dia 17 de março, Carl Perkins, com Blue suede shoes, se tornou o primeiro artista country a chegar ao número 3 dos charts Billboard de R&B. Chegou também ao número 2 nos charts Billboard Hot 100 e Billboard Country, perdendo somente pra Heartbreak Hotel, de Elvis, em ambos os charts. No meio de abril, vendeu mais de um milhão de cópias. Foi a primeira vez que um disco country que vendeu um milhão de cópias chegou tão longe nos outros charts pop e de blues. Carl foi o primero artista da Sun Records a conseguir esse feito. Blue suede shoes é uma das 500 songs that shaped rock and roll. Em 1999, foi inclusa no National Public Radio, na NPR 100, que foram as 100 músicas mais importantes do século 20. É a música número 95 da lista da revista Rolling Stone das 500 greatest songs of all time. Em 2006, a National Recording Registry, da Library of Congress, colocou-a na National Recording Preservation Board, que todo ano selecionam músicas que são significantes culturalmente, historicamente e esteticamente. 

A letra:

Well it's one for the money, two for the show
Three to get ready now go cat go
But don't you, step on my blue suede shoes
You can do anything but lay off of my blue suede shoes

You can knock me down, step on my face
Slander my name all over the place
And do anything that you wanna do
But uh, uh, honey lay off of my shoes
And don't you, step on my blue suede shoes
You can do anything but lay off of my blue suede shoes

Ah, go cat!


You can burn my house, Steal my car
Drink my liquor from an old fruit jar
Do anything that you wanna do
But uh uh honey lay off of them shoes
And don't you, step on my blue suede shoes
You can do anything but lay off of my blue suede shoes

Rock!


Well it's one for the money, two for the show
Three to get ready now go cat go
But don't you, step on my blue suede shoes
You can do anything but lay off of my blue suede shoes

Well it's blue, blue, blue suede shoes
Blue, blue, blue suede shoes, yeah
Blue, blue, blue suede shoes, baby
Blue, blue, blue suede shoes
You can do anything but lay off of my blue suede shoes



Segue Carl Perkins no Johnny Cash show:



Video de Elvis da música Blue Suede Shoes (Dá pra ver como ficou sua versão):



Paul McCartney na sua cerimonia de aceitacao no rock and roll of fame em 1999. Ele tá acompanhado de Eric Clapton e Robbie Robertson:



1941 – Leonard Cohen – The gypsy's wife (1979)

Escrita por Leonard Cohen, foi gravada entre abril e maio de 1979 e lançada em 27 de setembro de 1979, no disco Recent songs, o sexto d...