quarta-feira, 18 de novembro de 2009

3 - The Drifters - Money Honey (1953)


Clyde McPhatter nasceu em Durham, Carolina do Norte, em 15 de Novembro de 1932, filho de uma família altamente religiosa e quando sua família se mudou pro Harlem, em New York City nos anos 1940, Clyde começou a cantar com um grupo gospel. A voz de Clyde era tenor e não apenas alta, mas também poderosa.  Clyde começou a carreira com os Dominoes em 1950. Em 1953, Clyde deixa os Dominoes e funda os Drifters, com David Baldwin, James Johnson, William Anderson e David Baughan, e são levados pela Atlantic Records, do famoso Ahmet Ertegun, em 7 de Maio de 1953 para gravarem algumas fitas demo. Depois de umas sessões de gravações, Ahmet Ertegun descobre que os companheiros de Clyde não eram tão bons assim e pede para que o mesmo arranje outra banda. Clyde então trouxe os irmãos Gerhart  e Andrew Thrasher e outro amigo chamado Bill Pinkney. O quinto membro da banda seria Willie Ferbie. Em 9 de Agosto de 1953, os Drifters tiveram sua segunda sessão de gravação na Atlantic Records. Alem de Clyde (Vocal principal), Pinkney (Primeiro Tenor) Andrew Thrasher (segundo Tenor). Gerhart Trasher (Barítono) e Willie Ferbie (Baixo), tiveram ainda Walter Adams como guitarrista. Tiveram ainda Mickey Baker na outra guitarra e o lendário Sam “The Man” Taylor no sax tenor. Gravaram 5 canções nesse dia, entre elas a nossa número 3 da lista, Money Honey. Logo em Setembro, o primeiro discos dos Drifters foi lançado, tendo Money no lado A e The Way I feel, no lado B. Logo arranjaram uma turnê, mas perderam dois membros da banda. Willie Ferbie sofreu um acidente e não podia mais tocar e Walter Adams, que estava tocando guitarra, morreu nessa acidente. Assim, Jimmy Oliver substituiu Adams e eles decidiram que somente 4 pessoas iriam cantar. Depois de experimentarem muito, decidiram que Gerhart viraria Tenor, Andrew viraria Barítono e Bill foi ser Baixo. Em 9 de Outubro de 1953, os Drifters fizeram a primeira aparição deles no Apollo Theater e no dia seguinte, Money Honey estava sendo listada como a escolha da semana, pois estava vendendo bem em Dallas, Cleveland, Durham, Los Angeles e em Pittsburgh. Jesse Stone, o compositor de Money Honey, era amigo dos Drifters e a sua Money Honey, com os Drifters, chegaria também ao número 1 dos charts de rhythm and blues e ficaria lá por 11 semanas. Em um dos seus rankings, a revista Rolling Stone escolheu a gravação de Money Honey com os Drifters como sendo a número 252, das 500 maiores canções de todos os tempos. A canção teve uma regravação ao vivo do grande Eddie Cochran e também por Elvis Presley, sendo este último em 1956, mesmo ano que gravou Lawdy Miss Clawdy. Michael Jackson gravaria a canção no começo dos anos 1970, mas que só seria lançada em 1995, na caixa de CDs chamada “Soulsation”. Clyde McPhatter morreu em 13 de Junho de 1972, em Teaneck, New Jersey, vítima de um ataque cardíaco. 

A letra de Money Honey:

You know, the landlord rang my front door bell
I let it ring for a long, long spell
I went to the window, I peeked through the blind,
And asked him to tell me what was on his mind.
He said, "Money, honey! Money, honey! Money, honey,
If you wanna stay here with me."

I was cleaned and screened and so hard-pressed
I called the woman that I love the best
I finally got my baby 'bout a half past three
She said, "I'd like to know what you want with me."
I said, "Money, honey! Money, honey! Money, honey,
If you wanna get along with me."

She screamed and said, "What's wrong with you?
From this day on, our romance is through."
I said, "Tell me, baby, face to face
A-how could another man take my place?"
She said, "Money, honey! Money, honey! Money, honey,
If you wanna get along with me."

Well, I learned my lesson and now I know
The sun may shine and the wind may blow
Women may come, and the women may go,
But before I say I love 'em so, I want money, honey!
Money, honey! Money, honey,
If you wanna get along with me.

(If you wanna get along) Well, make some money
(If you wanna get along) Well, I ain't jivin' you, honey
(If you wanna get along) You better give up some money
If you wanna get along with me

Segue o audio da gravação original dos Drifters:



Segue abaixo uma apresentação de Elvis na TV, em 1956.



E agora Eddie Cochran:



segunda-feira, 16 de novembro de 2009

2 - Big Mama Thornton - Hound dog (1953)


Em 12 de Agosto de 1952, Mike Stoller recebeu um telefonema de Johnny Otis. Ele queria um hit pra grande dama do selo Peacock, Big Mama Thornton. Stoller e Leiber tinham 19 anos de idade e compuseram a música em questões de minutos. Foram mostrar a música e na casa de Otis, Mike foi pro piano e Big Mama pegou a partitura das mãos de Jerry e começou a cantar de uma forma que não era a que os compositores queriam. Jerry pediu licença e tentou dizer a senhora que não era assim que eles queriam e ela se irritou, dizendo que sabia como era. E no mesmo instante, começou a balançar a língua, como se estivesse fazendo sexo oral em outra mulher. Jerry continuou tentando, procurando achar as palavras certas. Então ele disse: “Talvez se você atacasse a canção com um pouco mais de agressividade...”. Então ela disse: “Venha aqui, meu rapaz, eu vou lhe dizer o que você pode atacar. Ataque isso aqui!!!”, e apontou pra própria vagina. Ela tinha uns 200 quilos. Johnny Otis pediu pra Jerry cantar e mostrar a Big Mama como ele queria. Ela gostou da ideia e cruzou os braços, pronta pra rir do garoto branco que iria cantar o blues pra ela. Com Mike no piano, Jerry atacou: “You ain’t nothing but a hound dog, quit snooping ‘round my door...” De repente, a gozação cessou e Big Mama ficou boquiaberta com a nova canção que estava sendo dada pra ela. Novamente, tomou a partitura das mãos de Jerry e começou a cantar do jeito que a dupla de compositores queria. Em 13 Agosto, Big Mama Thornton entrava no Radio Recorders estúdios, em Los Angeles, para gravar Hound Dog. No estúdio, Otis tocou bateria. Como Otis era o produtor, sobrou pros dois compositores a cadeira de produtor. A gravação foi uma obra-prima. Big Mama fez um vocal perfeito, como um animal rugindo. O Groove que Otis fez na bateria foi espetacular. O solo de Peter Lewis também ficou direito demais. O guitarrista Peter Lewis, ao fazer o solo, fica “dialogando” com Big Mama de forma maravilhosa. Na verdade, ela que comanda o dialogo. O baixista foi Albert Winston. O release só se deu em Março de 1953, pelo selo Peacock Records e assim como Lawdy Miss Clawdy, ficou sete semanas como numero 1 dos charts de rhythm and blues. A versão que Elvis iria gravar alguns anos mais tarde, era mais rápida e ficou no número 1 dos charts principais americanos por 11 semanas seguidas, o que foi um recorde que só foi quebrado em 1992. Stoller odiava a gravação feita por Elvis, pois dizia ser muito rápida, nervosa e branca demais. Ele diz que só começou a gostar dela quando ela vendeu 8 milhões de cópias. Segundo ele, a gravação de Big Mama Thornton dava de dez a zero. Existe um vídeo de Hound Dog inesquecível com Big Mama cantando e tendo nada mais, nada menos, do que o gigante bluesman Buddy Guy fazendo o solo. Você pode encontrá-la no Youtube. John Lennon também toca Hound Dog no seu disco Live in New York City, gravado em 1973, ao vivo. Big Mama Thornton morreu em 26 de Julho de 1984, em Los Angeles, California, vítima de um ataque cardíaco.

A letra, na versão dela:

You ain't nothing but a hound dog
Been snoopin' 'round the door
You ain't nothing but a hound dog
Been snoopin' 'round my door
You can wag your tail
But I ain't no feed you no more

You told me you was high class
But I could see through that
Yes, you told me you was high class
But I could see through that
And daddy I know
You ain't no real cool cat

You ain't nothing but a hound dog
Been snoopin' 'round the door
You're just an old hound dog
Been snoopin' 'round my door
You can wag your tail
But I ain't no feed you no more

You made me feel so blue
You made me weep and moan
You made me feel so blue
Well you made me weep and moan
'Cause you ain’t looking for a woman
All you lookin' is for a home

You ain't nothing but a hound dog
Been snoopin' 'round the door
You ain't nothing but a hound dog
Been snoopin' 'round my door
You can wag your tail
But I ain't no feed you no more

Aqui, Big Mamma tocando com o grande bluesman, Buddy Guy, na guitarra, em 1965:



Elvis Presley no Milton Berle show, em 5 de junho de 1956:


Segue a versão de John Lennon, ao vivo, New York City, 1972:

domingo, 15 de novembro de 2009

1 - Lloyd Price - Lawdy miss Clawdy (1952)


Evidentemente que a história da música não começou aqui neste ponto onde iremos começar a nossa conversa. Ela vem muito antes disso. Mas, o ponto que escolhi pra começar a nossa viagem é o ano de 1952, com um jovem de 19 anos chamado Lloyd Price. Nascido em 9 de Março de 1933, em Kenner, Estado da Louisiana, nos Estados Unidos, Price cresceu nos subúrbios de New Orleans. Price conhecia um pouco de piano e trumpete e sua mãe possuía um restaurante chamado Fish'n'frie.

Nessa época, Price trabalhava na rádio WBOK, criando jingles e lá havia um DJ chamado James Okey Dokey Smith que sempre repetia a frase Lawdy Miss Clawdy. Price então fez uma canção inspirada nessa frase do seu amigo DJ. 
 
A história conta que um dia o manda-chuva da Specialty Records, um sujeito chamado Art Rupe, estava na cidade procurando novos talentos. Rupe gostou de Lawdy Miss Clawdy criada por Price e decidiu gravar. Price não tinha uma banda e então Rupe decidiu chamar o lendário Dave Bartholomew, que na sua maravilhosa e famosa banda tinha nada menos do que Fats Domino no piano. 
 
Lawdy Miss Clawdy foi gravada em 13 de março de 1952 no Cosimo Matassa J&M Studios, em New Orleans. Dave Bartholomew foi o produtor da gravação. Também na gravação estava o lendário baterista Earl Palmer. 
 
Specialty Records lançou Lawdy Miss Clawdy em Abril de 1952. Já em Maio ela entrou nos charts de Rhythm and Blues, chegando ao número 1, permanecendo nessa posição por 7 semanas consecutivas. Venderam mais de um milhão de cópias naquele momento. 
 
Lawdy Miss Clawdy se tornou a música que mais vendeu no setor da música negra do ano de 1952 e acabou atingindo a audiência branca também. Naquela época a segregação racial e musical eram enormes, tornando o feito ainda mais incrível. Lawdy Miss Clawdy foi a gravação do ano de 1952 no mundo de R&B e Lloyd Price ganhou o prêmio de melhor novo cantor de R&B de 1952. 
 
Em 1995, Lawdy Miss Clawdy foi eleita uma das 500 canções que deram forma ao Rock and Roll. O começo da nossa história se deu com essa música pois muitos classificam Lawdy Miss Clawdy como a primeira música de Rock and Roll já criada. Além disso, era uma música de jovens criada por um jovem. 
 
Lloyd Price foi um dos primeiros artistas do mundo de R&B que atraiu a atenção dos jovens brancos do sul dos Estados Unidos, entre eles um adolescente chamado Elvis Presley, que viria alguns anos mais tarde a gravar uma versão de Lawdy Miss Clawdy. Até o presente momento, Lloyd Price está vivo e muito bem de vida morando em um subúrbio de New York City. 
 
Lawdy Miss Clawdy foi regravada por Elvis Presley, Little Richard, Larry Williams, Johnny Rivers, The Hollies, The Animals, The Buckinghams, The Beatles, Joe Cocker, The Dave Clark Five, Fats Domino, Carl Perkins, Paul McCartney, Eric Burdon, só pra ficar com alguns nomes, mas foi regravada por muitos outros artistas. 
 
Lawdy Miss Clawdy com Lloyd Price entrou no Ranking HOT 100 do Site Discografia Obrigatória três vezes: Em 2011 ficou na posição 49; Em 2012 ficou na posição 89 e em 2013 ficou na posição 99. No ano de 2014 não entrou no ranking.

Canção: Lawdy Miss Clawdy. Artista: Lloyd Price. Compositor: Lloyd Price. Gravadora: Specialty Records. Duração: 2:33. Cidade: New Orleans. Ano: 1952.

Oh, now lawdy lawdy lawdy, Miss Clawdy,
Girl, you sure look good to me.
Well, please don't excite me, baby,
Though it can't be me.

Because I give you all of my money,
Girl, but you just won't treat me right.
You like to ball in the morning,
Don't come back till late at night.

I'm gonna tell, tell my mama, lawdy I swear to God
What you been doing to me.
I'm gonna tell everybody that I'm
Down in misery.

Well, now lawdy lawdy lawdy, Miss Clawdy,
Lord, I swear to God you look good to me.
You’re just wheeling and rocking, baby,
Just as fine as you can be.

Well, so bye, bye, bye, baby,
Girl, I won't be trouble no more.
Goodbye, Clawdy, oh darling,
Down the road I'll go

Lloyd Price com Little Richard tocando Lawdy Miss Clawdy em 1994:


Elvis Presley no Comeback Special 1968:



Paul McCartney, ao vivo, em 1987.

1941 – Leonard Cohen – The gypsy's wife (1979)

Escrita por Leonard Cohen, foi gravada entre abril e maio de 1979 e lançada em 27 de setembro de 1979, no disco Recent songs, o sexto d...