segunda-feira, 30 de agosto de 2010

45 – Elvis Presley - Trying to get to you (1956)

Essa canção foi gravada por Elvis Presley ainda nos tempos da Sun Records e lançada em 1956, quando este se mudou pra RCA Victor e levou com ele todos os originais. Foi escrita por Rose Marie McCoy e Charles Singleton e foi gravada pela primeira vez pelos The Eagles, em 1954.

Elvis gravou três versões desta música. A primeira em 23 de Março de 1955, a segunda em 11 de Julho de 1955 (que foi a versão que ficou definitiva) e a terceira foi ao vivo no show 68 comeback special.

Na primeira versão, Elvis gravou a canção tocando piano. Mas como seu piano não era muito bom, Sam Phillips apagou o som do piano do master take e assim, junto com os vocais de Elvis, só escutamos a guitarra solo, o baixo e a bateria.

Mas na versão de Julho o piano é ouvido e os vocais de Elvis é inspirado nos vocais dos The Eagles e a guitarra solo de Scotty Moore substitui o solo de saxofone da gravação dos The Eagles.

Essa música foi lançada no LP de estreia de Elvis na RCA Victor em Março de 1956 e foi também relançado no famoso LP The Sun Sessions, de 1976.

Roy Orbison gravou a sua versão dessa música em Abril de 1956, e saiu como Ooby Dooby no lado B. Eric Burdon and The Animals fizeram a gravação desta música em 1983. Foi também cantada por Faith Hill, entre muitos outros.

A letra:

I've been traveling over mountains
Even through the valleys, too
I've been traveling night and day
I've been running all the way
Baby, trying to get to you.

Ever since I read your letter
Where you said you loved me true
I've been traveling night and day
I've been running all the way
baby, trying to get to you

When I read your loving letter
Then my heart began to sing
There were many miles between us,
But they didn't mean a thing.

I just had to reach you, baby,
In spite of all that I've been through.
I kept traveling night and day,
I kept running all the way,
Baby, trying to get to you.

Well if I had to do it over
That's exactly what I'd do,
I would travel night and day,
And I'd still run all the way,
Baby, trying to get to you.

Well, there's nothing that could hold me
Or that could keep me away from you
When your loving letter told me
That you really loved me true

Lord above me knows I love you
It was He who brought me through,
When my way was dark as night,
He would shine His brightest light,
When I was trying to get to you.

Elvis cantando essa música no 68 comeback special, em 1968:



A versão de Roy Orbison, de 1956 (somente o áudio):



Eric Burdon and The Animals, show de 1983:

domingo, 22 de agosto de 2010

44 – Little Richard – She’s got it (1956)

Mais uma composição de Little Richard juntamente com John Marascalco, lançada pela Specialty records em 1956. Conta a história de uma garota que mora perto da casa do narrador, que todas as pessoas pensam que ela é careta, mas o narrador acredita que ela é uma doce menina. Ele a vê todos os dias quando ela passa caminhando e o narrador diz que ela é realmente demais.

Ela possui olhos azuis e um longo cabelo preto, lábios de rubi e belo quadril e por aí vai. Parece mais até a Garota de Ipanema do rock. E de fato, ele quer dizer é que: she’s got it.

Segue a letra:

There's a sweet little girl that lives down the street
Some people think she's square but I think she's sweet
You can see her every day, strollin' up and down the way
Lookin' so pretty and this is what I say
She's got it
Ooh baby, she's got it
Ooooh baby, she's got it
I can't do without her
Big blue eyes, long black hair
Dimpled cheeks and she's no square
Ruby lips, shapely hips
When she walks down the street all the cats flip
She loves to sing, hot rod queen
She's real gone in everything
She loves to sing, hot rod queen
She's real gone in everything
When the music's hot, she loves to bop
She'll dance till the jukebox pop
She's got it
Ooh baby, she's got it
Ooooh baby, she's got it
I can't do without her
Yeah, she's got it
Oh-oh, she's got it
Ooooh, she's got it
Yeah-yeah, she's got it
Oh-oh, oh-oh-oh
Yeah-yeah-yeah, hey
Aaaaaaaahhh...

A gravação original de Little Richard, somente o áudio:


A cena com She's got it no filme The girl can't help it:



Little Richard na França, cantando she's got it em 1966, juntamente com whole lotta shake going on:

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

43 – Elvis Presley - I Want You, I Need You, I Love You (1956)

Trata-se de uma música popular escrita por Maurice Mysels e Ira Kosloff. Ela foi o segundo lançamento de Elvis Presley pela RCA Victor e foi lançada em Maio de 1956, se tornando o segundo hit número 1 de Elvis nos charts de country music e chegando ao número 3 nos charts de música pop.

Em Abril de 1956, a Variety Magazine publicou que o primeiro compacto simples de Elvis pela RCA Victor, que era justamente Heartbreak Hotel, havia vendido um milhão de cópias. Steve Sholes, então produtor da RCA, estava procurando por um compacto forte pra seguir o sucesso de Heartbreak hotel e tinha a consciência de que não existia material de boa qualidade disponível. Alem disso, Elvis tinha uma agenda de shows lotada e Sholes tinha que coloca-lo no estúdio o quanto antes. Dessa forma, Elvis e sua banda alugaram um avião e foram pra Nashville, pra um dia de gravações entre os shows.

Saindo de Amarillo, o avião começou a ter uma pane no motor e caiu no céu várias vezes, dando aqueles solavancos. Chegando em Nashville, na manhã de 14 de Abril, os quatro estavam tremendo. Elvis chega aos estúdios sem ideias pra gravação e assim, aceitou as sugestões de Sholes e uma delas era I want you, I need you, I love you.

Cansado e ainda pensando nos problemas do avião, a gravação não saiu bem. Os takes estavam sendo arruinados um atrás do outro e a banda não relaxava. Elvis, que sempre aprendia as letras da música rapidamente, não conseguia aprender essa. Depois de 17 takes em três horas, Sholes decidiu que Elvis e a banda não estavam bons pra gravarem naquele dia e os mandou pra casa.

Depois da gravação, Sholes escutou os takes novamente. Ele não estava satisfeito com os resultados e considerava-os amadores e por conseguinte, uma sessão de gravação desperdiçada. Custou pra ele, na época, 1000 dólares pra trazer Elvis e sua banda num avião privado e Sholes ligou logo pro agente de Elvis, o Coronel Tom Parker, dizendo que estava insatisfeito e que queria material urgente pra um segundo disco. Ele sabia que como Elvis estava ocupado demais com shows e poderia levar meses até que pudesse voltar pro estúdio novamente.

Sholes então tomou uma providência bastante rara e que muitas vezes não dava certo nos anos 1950. Ele pegou duas partes que ele gostou dos takes 14 e do 17, cortou e colou-os de maneira que parecessem um só. Ficou tão bem feito que ninguém na RCA suspeitou de que se tratava de dois takes.

I want you, I need you, I love you teve My baby left me como lado B no compacto que foi lançado em 4 de Maio de 1956. Foram encomendadas 300 mil cópias antecipadas, o que foi a maior da história da RCA. Logo se tornou o seu segundo disco de ouro, vendendo a soma de 1.3 milhões de discos naquele ano.

A letra:

Hold me close, hold me tight
Make me thrill with delight
Let me know where I stand from the start
I want you, I need you, I love you
With all my heart

Ev'ry time that you're near
All my cares disappear
Darling, you're all that I'm living for
I want you, I need you, I love you
More and more

I thought I could live without romance
Before you came to me
But now I know that
I will go on loving you eternally

Won't you please be my own?
Never leave me alone
'Cause I die ev'ry time we're apart
I want you, I need you, I love you
With all my heart

Elvis na gravação original, somente o áudio:



Elvis cantando I want, I need you, I love you ao vivo no Steven Allen Show, em 1956:



Elvis no Milton Berle show, em junho de 1956:

terça-feira, 17 de agosto de 2010

42 – Little Richard – Ready Teddy (1956)


A música de número 42 dessa seleção foi escrita por John Marascalco e Robert Blackwell e ficou famosa na gravação de Little Richard, feita em 1956. E é justamente essa versão que temos aqui. Depois ela foi regravada por Buddy Holly e Elvis Presley, entre outros artistas. Hoje em dia ela é considerada um clássico do rock and roll.

Marascalco escreveu essa música enquanto estava sentado num campo de algodão, pois ele estava esperando por um amigo pra irem caçar coelhos. A música fala sobre uma garota que quer sexo, ou seja, quer um ready teddy.
Segue a letra:

Ready, set, go man go,
I got a girl that I love so,

I'm ready, ready, ready teddy,
I'm ready, ready, ready teddy,
I'm ready, ready, ready teddy,
I'm ready, ready, ready to a rock'n'roll.

Going to the corner, pick up my sweetie pie,
She's my rock'n'roll baby, she's the apple of my eye,
I'm ready, ...

All the flat top cats and the dungaree dolls,
Are headed for the gym to the sock hop ball,
The joint is really jumpin', the cats are going wild,
The music really sends me, I dig that crazy style,
I'm ready, ...

Gonna kick off my shoes, roll up my faded jeans,
Grab my rock'n'roll baby, pour on the steam,
I shuffle to the left, I shuffle to the right,
Gonna rock'n'roll to the early, early night,
I'm ready, ...

Little Richard com Ready Teddy:



Elvis Presley ao vivo:



Little Richard 10 anos depois do lançamento de Ready teddy, tocando-a na França, em 1966:


quarta-feira, 11 de agosto de 2010

41 – Jerry Lee Lewis – Crazy arms (1956)

 Essa música, composta por Ralph Mooney e Charles Seals, foi lançada em maio de 1956, em forma de country music, por Ray Price. Se transformou num hit e num clássico honky tonk. Foi o primeiro hit de Price. Mooney, que tocou na banda de Waylon Jennings por mais de 20 anos, disse que ele pegou a ideia da música baseado no fato que sua esposa tinha o deixado, por causa dos seus problemas com o alcoolismo.

A versão que temos na seleçao foi gravada por Jerry Lee Lewis, também em 1956, pra Sun Records. Sam Phillips estava viajando e o seu assistente foi quem comandou a gravação.

Mas Bing Crosby, Chuk Berry, Patsy Cline, Trini Lopez, Willie Nelson, Van Morrison e Jerry Garcia já fizeram regravações desse clássico.

Segue a letra:

Now blue ain't the word for the way that i feel
That old storm brewing in this heart of mine
Someday crazy arms will hold somebody new
But now I'm so lonely all the time

Crazy arms that needs to hold somebody new while
Your heart keeps sayin' your not mine not mine not
Mine not mine my troubled minds grows blue to
Another you'll be wed but now i'm so lonely all the time

Solo

Now take all those precious dreams i had for you
Dear and take all those love i thought was mine
Some day your crazy arms will hold somebody new
But now i 'm so lonely all the time

Crazy arms that reach to hold somebody new while
My yearning heart keeps saying your not mine not
Mine not mine not mine my troubled mind goes blue
To another you'll be wed but now i'm so lonely all the time

Jerry Lee Lewis, cantando Crazy Arms, no Canada, em 1986:



Jerry Lee Lewis com Emmylou Harris:



Agora Tom Jones, em 2001:

quinta-feira, 29 de julho de 2010

40 – Roy Orbison - Ooby Dooby (1956)

 A música de número 40 vem a ser “Ooby Dooby”. Minhas filhas adoram essa música e ficam o tempo todo cantando: “ooby dooby, ooby dooby…”

Wade Lee Moore e Dick Penner eram dois amigos de faculdade de Roy Orbison e foram eles que escreveram “Ooby dooby”. Roy então gravou-a em Dallas, no Texas no verão de 1955. A gravação foi feita pela banda que Orbison tocava na época, os Wink Westeners.

Mas essa gravação de Dallas não foi pra frente. A que ficou pra história foi a feita em Clovis, no Novo México, nos estúdios do famoso Norman Petty, que viria a ser o produtor de Buddy Holly pouco tempo depois. O single foi lançado em Março de 1956.

Então Sam Phillips, da Sun Records, após ter descartado Orbison por telefone, se interessou e regravou novamente, a musica ooby dooby. E relançou-a novamente. A gravação de ooby dooby pela Sun Records chegou aos charts nacionais em Junho de 1956. Nessa época, Orbison fazia turnês junto com Carl Perkins, Johnny Cash e Jerry Lee Lewis.

A letra:

Hey baby, jump over here
When you do the ooby-dooby I just gotta be near
Ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby
Ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby, dooby-do-wah-do-wah-do-wah
Well you wiggle to the left, you wiggle to the right
You do the ooby-dooby with all of your might
Ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby
Ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby, dooby-do-wah-do-wah-do-wah
Well you wriggle and you shake, like a bit rattle snake
You do the ooby dooby 'till you think her heart'll break
Ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby
Ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby, dooby-do-wah-do-wah-do-wah
Well you've been struttin' 'cause now you know
How to do the ooby dooby, baby let's go!
Ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby
Ooby-dooby, ooby-dooby, ooby-dooby, dooby-do-wah-do-wah-do-wah

Roy Orbison, tocando com Elvis Costello, Bruce Springsteen, James Burton, entre outros:



John Fogerty, ex-líder do CCR:



Agora segue o genial Jerry Lee Lewis, no seu piano, atacando de Ooby Dooby (somente o áudio):



terça-feira, 20 de julho de 2010

39 - B.B. King – Sweet little angel (1956)

Essa música também é conhecida como Black Angel Blues e também como Sweet Black Angel. Trata-se de um clássico do blues e foi gravada por vários artistas do mundo do blues. Ela foi inicialmente gravada por Lucille Bogan, em 1930, que vem uma das mais clássicas das cantoras de blues.

Em 1934, Tampa Red fez uma regravação e Robert Nighthawk em 1949, com Willie Dixon no baixo. Em 1950, Tampa Red fez uma segunda gravação e mudou a letra e o nome pra Sweet Little Angel. Em 1953, foi a vez de Earl Hooker grava-la, já como Sweet Little Angel.

A gravação, que é a que temos na lista, foi feita por B.B. King em 1956 e tornou-se um hit, atingindo o número 8 no Billboard R & B chart. Sweet Little Angel gravada por B.B. King está na lista das 500 canções que deram forma ao rock and roll, lista criada pelo rock and roll of fame museum.

A letra:

I got a sweet little angel,
I love the way she spread her wings
Yes, I got a sweet little angel,
I love the way she spread her wings
Yes, when she spread her wings around me,
I get joy in most everything

You know I asked my baby for a nickel,
And she gave me a twenty dollar bill
Oh, yes, I asked my baby for a nickel,
and she gave me a twenty dollar bill
You know I asked her for a little drink of liquor,
and she gave me a whiskey still!

Ah yes, asked my baby to quit me,
well, I do believe I will die
Yes, I asked my baby to quit me,
well, I do believe I will die
'Cause, if you don't love me little angel,
please, tell me the reason why.

B.B King ao vivo, somente o audio:



Segue B.B. King com Eric Clapton, Jeff Beck e Buddy Guy:



Agora B.B. King com James Brown:



segunda-feira, 12 de julho de 2010

38 – Ray Charles – Hallelujah I love her so (1956)

Esta é uma música escrita e lançada por Ray Charles em 1956. Trata-se de um rhythm and blues lançada pela Atlantic Records. Chegou ao número 5 do Billboard R & B.

Teve regravações entre outros de Eddie Cochran, Ella Fitzgerald, Connie Francis, Jerry Lee Lewis, Steve Wonder, Beatles, The Animals, Gerry and the Pacemakers, Frank Sinatra, entre outros.

A letra:

Let me tell you 'bout a girl I know
She is my baby and she lives next door
Every mornin' 'fore the sun comes up
She brings me coffee in my favorite cup
That's why I know, yes, I know
Hallelujah, I just love her so

When I'm in trouble and I have no friend
I know she'll go with me until the end
Everybody asks me how I know
I smile at them and say, "She told me so"
That's why I know, oh, I know
Hallelujah, I just love her so

Now, if I call her on the telephone
And tell her that I'm all alone
By the time I count from one to four
I hear her [KNOCK-KNOCK-KNOCK-KNOCK] on my door

In the evening when the sun goes down
When there is nobody else around
She kisses me and she holds me tight
And tells me, "Daddy, everything's all right"
That's why I know, yes, I know
Hallelujah, I just love her so

Now, if I call her on the telephone
And tell her that I'm all alone
By the time I count from one to four
I hear her [KNOCK-KNOCK-KNOCK-KNOCK] on my door

In the evening when the sun goes down
When there is nobody else around
She kisses me and she holds me tight
And tells me, "Daddy, everything's all right"
That's why I know, yes, I know
Hallelujah, I just love her so
Oh, hallelujah
Don't you know, I just love her so
She's my little woman, waitin' all this time
Babe, I'm a little fool for you, little girl...

Segue Ray Charles no Japão em 1982, cantando a música junto com o cantor japonês George Yanagi:



Agora Stevie Wonder:



Segue Eddie Cochran, somente o áudio:

segunda-feira, 5 de julho de 2010

37 – Chuck Berry – Too much monkey business (1956)

Trata-se de uma canção escrita por Chuck Berry e lançada em 1956 como um compacto simples. A sua letra fala das coisas chatas e repetitivas do dia-a-dia, que uma pessoa que tem um perfil de artista não aguenta nem ouvir falar. Mesmo quem não tem perfil de artista também não aguenta, mas temos que viver e ganhar dinheiro e assim vivemos.

A canção teve outras regravações famosas, como as de Elvis Presley, The Beatles, The Yardbirds, The Hollies, e The Kinks. A canção influenciou pesadamente Bob Dylan a escrever a sua “Subterranean Homesick Blues”.

Segue a letra:


Runnin’ to-and-fro - hard workin’ at the mill.
Never fail in the mail - yeah, come a rotten bill!
Too much monkey business. too much monkey business.
Too much monkey business for me to be involved in!

Salesman talkin’ to me - tryin’ to run me up a creek.
Says you can buy now, gone try - you can pay me next week, ahh!
Too much monkey business. too much monkey business.
Too much monkey business for me to be involved in!

Blond have good looks - tryin’ to get me hooked.
Want me to marry - get a home - settle down - write a book!
Too much monkey business. too much monkey business.
Too much monkey business for me to be involved in!

Same thing every day - gettin’ up, goin’ to school.
No need for me to complain - my objection’s overruled, ahh!
Too much monkey business. too much monkey business.
Too much monkey business for me to be involved in!

Take home - something wrong - dime gone - will hold
Order suit - hoppered up for telling me a tale - ahh!
Too much monkey business. too much monkey business.
Too much monkey business for me to be involved in!

Been to yokohama - been fightin’ in the war.
Army bunk - army chow - army clothes - army car, aah!
Too much monkey business. too much monkey business.
Too much monkey business for me to be involved in!

Workin’ in the fillin’ station - too many tasks.
Wipe the windows - check the tires - check the oil - dollar gas!
Too much monkey business. too much monkey business.
Don’t want your botheration, get away, leave me!

Too much monkey business for me!!

Chuck Berry com a companhia de Keith Richards:



Elvis Presley gravou-a no fim dos anos 1960. Segue somente o audio:



Agora os Beatles, tambem somente o audio, tirado do disco Live at BBC:



segunda-feira, 28 de junho de 2010

36 – Elvis Presley – Love me tender (1956)

A canção de número 36 dessa lista é um clássico do chamado rock romântico. Cantada por Elvis Presley, trata-se de uma adaptação da canção “Aura Lee”, uma balada sentimental da época da guerra civil. Aura Lee foi escrita por George Poulton e W. Fosdick e foi lançada em 1861 e logo se tornou popular nas ruas do país. Chegou a ser cantada na academia militar de West Point, em Nova York.

Elvis tocou Love me tender pela primeira vez no Ed Sullivan Show, em 9 de Setembro de 1956, pouco tempo antes do lançamento do compacto simples e um mês antes do lançamento do filme de mesmo nome. Curiosamente, este foi o único filme de Elvis que seu personagem morria. No dia seguinte ao show, a RCA recebeu um milhão de pedidos da música, se tornando um disco de ouro antes mesmo de ser lançada. O filme iria se chamar The Reno Brothers, mas mudou pra Love me tender pra poder lucrar com a popularidade da música.

Hal Wallis, o produtor do filme, não quis que Elvis gravasse a música com sua banda original, formada por Scotty Moore, DJ Fontana e Bill Black. Com isso, Red Robinson tocou bateria, Charles Prescott baixo, Vita Mumolo na guitarra e Jon Dodson nos vocais de fundo e lógico, Elvis nos vocais principais.

Os créditos da canção são de Elvis Presley e Vera Matson devido a um acordo feito com relação aos royalties, mas o principal autor da música foi Ken Darby, que era marido de Vera Matson. A canção foi publicada pela Elvis Presley Music. Como a música original era domínio popular já, não tiveram problemas. Quando perguntaram porque Derby adicionou também sua esposa como autora da música, ele respondia: porque ela também não a escreveu!

Elvis recebeu a parceria na música devido a um acordo que ele tinha que dizia que os compositores teriam que dar 50% dos créditos da canção caso eles quisessem que Elvis a gravasse, pois era sucesso certo. Elvis nunca escreveu nenhuma de suas canções, apesar de que quase todas as gravações da RCA, ele tomou o controle da produção e mudaria arranjos e letras a ponto da canção original quase ficar irreconhecível.

A gravação de Elvis chegou ao número 1 do país na semana que acabava em 3 de Novembro de 1956, permanecendo na mesma posição por 5 semanas e chegando ao número 11 dos charts na Grã-Bretanha. Chegou também ao número 3 dos charts de Rhythm and Blues. Foi um feito impressionante, uma vez que os números 1 anteriores tinham sido também de Elvis, como Hound Dog e Don’t be cruel.

Esta ocorrência marcou dois importantes eventos na história do Billboard. Durante este período, Elvis foi o artista solo que tinha ficado mais tempo ocupando o primeiro lugar dos charts, tendo ficado no topo por 16 semanas consecutivas. Love me tender gravada por Elvis ocupa o número 437 da lista das 500 melhores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone.

A letra:

Love me tender,
love me sweet,
never let me go.
You have made my life complete,
and I love you so.

Love me tender,
love me true,
all my dreams fulfilled.
For my darlin' I love you,
and I always will.

Love me tender,
love me long,
take me to your heart.
For it's there that I belong,
and we'll never part.
love me tender love me true all my dreams fulfill for my darling i love you and i always will
Love me tender,
love me dear,
tell me you are mine.
I'll be yours through all the years,
till the end of time
love me tender love me true
all my dreams fulfill for my darling i love you
And i always will

Elvis e Love me tender em 1956:



Elvis cantando Love me tender no Especial de 1968:



Agora Norah Jones, somente o áudio:



segunda-feira, 21 de junho de 2010

35 – Little Richard – Rip it up (1956)

A canção de número 35 dessa lista foi escrita por Robert Blackwell e John Marascalco. Foi lançada por Bill Haley and His Comets e por Little Richard, em 1956. Escolhemos a versão de Richard como sendo mais importante, pois ela chegou ao número 1 dos charts de Rhythm and blues e numero 17 nos populares.

John Lennon fez uma regravação dela em 1975, no seu álbum Rock and Roll, num medley junto com Readdy Teddy. Também os Beatles apresentaram a música num medley junto com Blue Suede Shoes e Shake, rattle and roll, no disco 3 do álbum Anthology. Também foi regravada por Elvis Presley, Chuck Berry e The Everly Brothers.

Segue a letra:

Well, it's Saturday night and I just got paid,
Fool about my money, don't try to save,
My heart says go go, have a time,
Saturday night and I'm feelin' fine,

I'm gonna rock it up, I'm gonna rip it up,
I'm gonna shake it up, gonna ball it up,
I'm gonna rock it up, and ball tonight.

Got me a date and I won't be late,
Picked her up in my 88,
Shag on down by the union hall,
When the joint starts jumpin' I'll have a ball,
I'm gonna rock it up, ...

'Long about ten I'll be flying high,
Walk on out unto the sky,
But I don't care if I spend my dough,
'Cause tonight I'm gonna be one happy soul,
I'm gonna rock it up, ...

Little Richard cantando Rip it up:



Gene Vincent em 1958:



Little Richard com Tom Jones:

sexta-feira, 18 de junho de 2010

0076 – Blueberry Hill - Fats Domino (1956)

Escrita por Vincent Rose, Larry Stock and Al Lewis, foi lançada inicialmente na década de 40, inclusive pela Orquestra de Glenn Miller e por Louis Armstrong. Mas a nossa versão é a que ficou mais conhecida, que é a de Fats Domino, gravada e lançada em 1956, em um compacto que tinha Honey Chile como Lado B. A versão de Fats Domino é o número 82 da lista da revista Rolling Stone das 500 greatest songs of all time.


I found my thrill on Blueberry Hill
On Blueberry Hill when I found you

The moon stood still on Blueberry Hill
And lingered until my dream came true


The wind in the willow played
Love's sweet melody
But all of those vows you made
Were never to be


Though we're apart you're part of me still
For you were my thrill on Blueberry Hill


The wind in the willow played
Love's sweet melody
But all of those vows you made
Were only to be


Though we're apart you're part of me still
For you were my thrill on Blueberry Hill


Segue Fats Domino muitos anos depois de 1956:



Segue agora Elvis, gravação de 1957 (somente o áudio):



Agora Johnny Hallyday e Celine Dion, num dueto muito bom:

domingo, 6 de junho de 2010

0092 – Brown eyed handsome man - Chuck Berry – (1956)

Escrita por Chuck Berry, foi gravada em 16 de abril de 1956 no Universal Recording Studio, em Chicago, Illinois, produzida por Leonard e Phil Chess. Foi lançada em setembro de 1956 no compacto que tinha Too much monkey business no Lado A. Saiu também no disco de estréia de Chuck, chamado After school session, em maio de 1957. Chuck teve a idéia de compor essa música quando visitou áreas de negros e hispanos na California e viu um homem sendo preso e uma mulher gritando com a polícia para soltá-lo. Essa foi sua inspiração. Johnni Johnson tocou o piano. L.C. Davis tocou sax tenor. Willie Dixon tocou o baixo e Fred Below tocou bateria. Chegou ao número 5 dos charts Billboard R&B. Foi regravada por Buddy Holly, Johnny Rivers, Nina Simone, Waylon Jennings, Robert Cray e Paul McCartney, entre outros artistas.


Arrested on charges of unemployment
He was sitting in the witness stand
The judges wife called up the district attorney
She said, "Free that brown-eyed man.
If you want your job, you better free that brown-eyed man."


Flying across the desert in a TWA,
I saw a woman walkin' 'cross the sand.
She'd been walking thirty miles en route to Bombay
To meet a brown-eyed handsome man,
Her destination was a brown-eyed handsome man.


Way back in history, three thousand years,
In fact ever since the world began,
There's been a whole lotta good women shedding tears
All for a brown-eyed handsome man,
It's a lot of trouble with a brown-eyed handsome man.


Beautiful daughter couldn't make up her mind
Between a doctor and a lawyer man.
Her mother told her, "Darling go out and find yourself
A brown-eyed handsome man,
Just like your daddy He's a brown-eyed handsome man."


Marlo Venus was a beautiful lass,
She had the world in the palm of her hand
She lost both her arms in a wrestling match
To meet a brown-eyed handsome man,
She fought and won herself a brown-eyed handsome man.


2-3 the count with nobody on
He hit a high fly into the stands
Roundin' third, he was headed for home
It was a brown-eyed handsome man that won the game
It was a brown-eyed handsome man.


 
Segue Chuck Berry e Robert Cray, com Keith Richards tocando guitarra tambem:



Paul McCartney, em 1999:



Agora Johnny Cash com Carl Perkins (somente o audio):

segunda-feira, 31 de maio de 2010

32 – Elvis Presley – Don’t be cruel (1956)

A música número 32 dessa seleção foi escrita por Otis Blackwell e gravada por Elvis Presley em 1956. A música é a número 197 das 500 melhores músicas de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Blackwell fez um acordo de dar 50% dos royalties e adicionar o nome de Elvis na música, somente pra que o cantor que era o sucesso do momento a gravasse. E assim foi feito.

A música foi gravada em New York City, nos estúdios da RCA, em 2 de Julho de 1956. Foi durante essa sessão que Elvis também gravou Hound Dog. Scotty Moore tocou guitarra, Elvis tocou violão, Bill Black no baixo e DJ Fontana na bateria. O backing vocal foi feito pelos Jordanaires.

Os créditos foram dados a Steve Sholes, mas na verdade quem produziu a música foi o próprio Elvis, que selecionou a música, retrabalhou o arranjo no piano e insistiu em 28 takes antes de ficar satisfeito com o resultado.

Em 13 de Julho, o compacto foi lançado, com Hound Dog no outro lado. Hound Dog chegou ao número 2 dos pop charts, com vendas acima de 1 milhão de cópias. Logo depois, Don’t be cruel passou Hound Dog e ficou sendo numero 1 nos 3 charts. No final de 1956, já havia vendido quatro milhões de cópias.

Elvis tocou Don’t be cruel em três apresentações no Ed Sullivan, entre Setembro de 1956 e Janeiro de 1957.

Don’t be cruel se tornou o maior número de vendas de Elvis em 1956, chegando a 6 milhões de cópias em 1961. Elvis tocou essa música nos seus shows ao vivo ate sua morte, em 1977. Ela era sempre acompanhada de Jailhouse Rock ou de Teddy Bear, a partir dos shows de 1969.

Covers famosos dessa música são: John Lennon, Jerry Lee Lewis e Neil Diamond.

A letra:

You know I can be found,
Sitting home all alone,
If you can't come around,
At least please telephone.
Don't be cruel to a heart that's true.

Baby, if I made you mad
For something I might have said,
Please, let’s forget the past,
The future looks bright ahead,
Don't be cruel to a heart that's true.
I don't want no other love,
Baby it's just you I'm thinking of.

Don't stop thinking of me,
Don't make me feel this way,
Come on over here and love me,
You know what I want you to say.
Don't be cruel to a heart that's true.
Why should we be apart?
I really love you baby, cross my heart.

Lets walk up to the preacher
And let us say I do,
Then you'll know you'll have me,
And I'll know that I'll have you,
Don't be cruel to a heart that's true.
I don't want no other love,
Baby it's just you I'm thinking of.

Don't be cruel to a heart that's true.
Don't be cruel to a heart that's true.
I don't want no other love,
Baby it's just you I'm thinking of.

Elvis cantando Don't be cruel em 1957:



Agora, Jerry Lee Lewis tocando-a em Toronto:



A versão de Ringo Starr, somente o audio:



domingo, 30 de maio de 2010

31 – Carl Perkins - Honey don’t (1956)

A música 31 dessa seleção foi outro produto da Sun Records e do produtor lendário Sam Phillips. Escrita por Carl Perkins, ela foi o lado B do compacto simples que trouxe o hit Blue Suede Shoes no lado A. Saiu logo no inicio de 1956 e se transformou num clássico do rockabilly. Honey Don’t foi gravada por muitos artistas, entre eles os Beatles, cantada por Ringo Starr no disco Beatles for Sale, de 1964 e cantada por John Lennon, no disco Live at BBC, alguns meses antes.

Ringo também cantou a música no show tributo à George Harrison, dizendo antes de toca-la que iria cantar essa música devido ao fato de George e dele gostarem muito de Carl Perkins e deles dois gostarem muito de Honey Don’t.

Carl Perkins trouxe a música pros ensaios de sua banda e Jay Perkins, seu irmão, que tocava violão e fazia backing vocal, reclamou dizendo que pra ele, a música continha escolhas velhas de acordes, indo pra um C7 depois de um E vindo de uma natural progressão de blues de A. Jay se recusou a tocar no inicio, mas Carl o convenceu dizendo se tratar de algo diferente, especial e hoje, a progressão de acordes é um dos aspectos mais interessantes dessa música.

Alem dos Beatles, Johnny Rivers gravou-a também. Raul Seixas fez uma versão da música e não deu os créditos à Perkins. A canção se chama o Rock do Diabo e estava no seu disco Novo Aeon, de 1975.

A letra:

Well how can you say you will when you won't,
Say you do, baby, when you don't?
Let me know, honey, how you feel
Tell the truth how is love real.

But oh well honey don't, well honey don't,
Honey don't, honey don't, honey don't
I say you will when you won't, oh honey, don't.

Well I love you, baby, and you ought to know
I like the way you wear your clothes,
If it's in a batch you were so doggone sweet,
You got that sand all over your feet.

Well sometimes I love you on a Saturday night,
Sunday morning you don't look right.
You've been out painting the town,
Uh baby, been stepping around.

Carl Perkins tocando Honey Don't em 1989:



A versão dos Beatles de 1964, com Ringo no vocal (somente o áudio):



Agora Ringo cantando com Carl Perkins e tocando bateria:



Pra curiosidade, Raul Seixas e sua versao de Honey don't, o rock do diabo:



2047 – ABBA – The winner takes it all (1980)

Escrita por Benny Andersson e Bjorn Ulvaeus, foi gravada em 1980 e lançada em 21 de julho de 1980, no compacto que tinha Elaine como La...