quarta-feira, 3 de junho de 2020

1101 – John Lennon – Imagine (1971)

Escrita por John Lennon e Yoko Ono, foi gravada em 27 de maio de 1971 e lançada em 9 de setembro de 1971 no disco de mesmo nome e em 11 de outubro de 1971 no compacto que tinha It's so hard como Lado B.

O compacto foi o mais vendido da carreira solo de John Lennon, sua letra encoraja as pessoas para um mundo de paz sem fronteiras, divisoes, religioes ou nacionalidades e para considerar a possibilidade que a humanidade inteira poderia viver sem posses materais. Pouco antes de morrer, John disse que grande parte da letra veio de sua esposa Yoko Ono e em 2017 ela recebeu co-autoria.

Chegou ao numero 3 dos charts pop americanos, número 1 no Reino Unido. É uma das 100 musicas mais tocadas do seculo 20. É o número 30 da lista da RIAA das 365 Songs of The Century. Ganhou um Grammy e entrou no Rock and Roll Hall of Fame das 500 canções que deram forma ao rock and roll. É o número 3 da lista das 500 maiores canções de todos os tempos da Revista Rolling Stone. Desde 2005, toca todo ano no reveillon da Times Square.

Lennon tocou piano e cantou, Klaus Voorman tocou baixo e Alan White tocou bateria. Foi número 1 na Australia, Canada e Africa do Sul.

Foi regravada por mais de 200 artistas, incluindo Joan Baez, Diana Ross, Dolly Parton, Seal, Pink, Jeff Beck e Lady Gaga.

A letra:

Imagine there's no heaven
It's easy if you try
No hell below us
Above us only sky
Imagine all the people
Living for today... Aha-ah...

Imagine there's no countries
It isn't hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion, too
Imagine all the people
Living life in peace... You...

You may say I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope someday you'll join us
And the world will be as one

Imagine no possessions
I wonder if you can
No need for greed or hunger
A brotherhood of man
Imagine all the people
Sharing all the world... You...

You may say I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope someday you'll join us
And the world will live as one

A versão de John Lennon:


A versão de Coldplay:


A versão do Queen:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1941 – Leonard Cohen – The gypsy's wife (1979)

Escrita por Leonard Cohen, foi gravada entre abril e maio de 1979 e lançada em 27 de setembro de 1979, no disco Recent songs, o sexto d...