segunda-feira, 1 de outubro de 2012

155 – The Tokens – The lion sleeps tonight (1961)



Mas a versão que escolhemos é a dos Tokens, de 1961, que foi um hit numero 1 dos charts pop americanos. Eles chegaram a ganhar 15 milhões de dólares na época em royalties e direitos pra tocar em filmes.

Esta canção também é conhecida como “Wimoveh” e “Mbube”, foi gravada originalmente por Solomon Linda e os Evening Birds na Africa do Sul em 1939. Teve vários covers nos anos 1950s, entre eles The Weavers, Jimmy Dorsey, Yma Sumaco, Miriam Makeba e o Kingston Trio.

No meio dos anos 1990, ela voltou ao sucesso quando a Warner Bros. colocou-a no seu filme Ace Ventura e também a canção foi parar no clássico de Walt Disney “The Lion King”. Foi escrita por Solomon Linda, Hugo Peretti, Luigi Creatore, George David Weiss e Albert Stanton.

Mbube quer dizer leão na linguagem zulu. Assim, Solomon Linda, um cantor africano de origem zulu, compôs a música originalmente na linguagem dele. Em 1961, os produtores da RCA Hugo Peretti e Luigi Creatore chamaram George David Weiss para fazer um novo arranjo e colocar novas letras em inglês. Albert Stanton (pseudónimo de Al Brackman) era um dos donos da editora que era dona dos direitos das músicas dos Weavers, que haviam lançado a música anteriormente, totalmente diferente. Num acordo, eles cederam parte dos royalties pra editoria dos Weavers.

Chet Atkins também gravou uma versão desta canção em 1964, Brian Eno em 1975, Sandra Bernhard em 1989, R.E.M. em 1993, entre outros.

A letra:

(A-weema-weh, a-weema-weh, a-weema-weh, a-weema-weh)
(A-weema-weh, a-weema-weh, a-weema-weh, a-weema-weh)

In the jungle, the mighty jungle
The lion sleeps tonight
In the jungle the quiet jungle
The lion sleeps tonight

Near the village the peaceful village
The lion sleeps tonight
Near the village the quiet village
The lion sleeps tonight

Hush my darling don't fear my darling
The lion sleeps tonight
Hush my darling don't fear my darling
The lion sleeps tonight 


The Tokens, em 1961, com The Lions Sleeps Tonight:



R.E.M. com sua versão, somente áudio:



Agora The Tokens ao vivo em 2008:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1942 – The Police – Message in a bottle (1979)

Escrita por Sting, foi gravada em fevereiro de 1979 no Surray Sound Studios e lançada em 7 de setembro de 1979 no compacto que tinha La...