sexta-feira, 19 de outubro de 2012

158 – Roy Orbison – Crying (1961)

Escrita pro Roy Orbison e Joe Melson, foi lançada em julho de 1961, chegou ao numero 2 dos charts pop americanos em outubro do mesmo ano.

Em 1987, Roy Orbison gravou a cancao num dueto com K.D. Lang para a tilha sonora do filme Hiding out. Essa gravação ganhou um Grammy. Essa gravação chegou ao numero 13 dos charts ingleses. Em 2002, Crying entrou pro Grammy Hall of Fame. É também a numero 69 das 500 maiores cancoes de todos os tempos da revista Rolling Stone.

BJ Thomas gravou-a em 1975, Del Shannon em 1964 e Don McClean em 1980.

O presidenciavel Mitt Romney disse que Crying era uma das 10 melhores cancoes de todos os tempos.

A letra:

I was all right for a while, I could smile for a while
But I saw you last night, you held my hand so tight
As you stopped to say "Hello"
Aww you wished me well, you couldn't tell
That I'd been cry-i-i-i-ng over you, cry-i-i-i-ng over you
Then you said "so long". left me standing all alone
Alone and crying, crying, crying cry-i-ing
It's hard to understand but the touch of your hand
Can start me crying
I thought that I was over you but it's tru-ue, so true
I love you even more than I did before but darling what can I do-o-o-o
For you don't love me and I'll always be
Cry-i-i-i-ng over you, cry-i-i-i-ng over you
Yes, now you're gone and from this moment on
I'll be crying, crying, crying, cry-i-i-ing
Yeah crying, crying, o-o-o-o-ver you

Roy Orbison no famoso concerto a Black and White Night. 



Agora o dueto com K.D. Lang:



Del Shannon tocando Crying ao vivo em 1989:


sábado, 13 de outubro de 2012

157 – Del Shannon – Runaway (1961)

Charles Westover e o tecladista Max Crook tocavam juntos como membros da Charlie Johnson and The Big Little Show Band, em Battle Creek, Michigan, antes do grupo ganhar um contrato de gravação em 1960. Então, Westover adotou seu novo nome artístico, Del Shannon e Crook, que tinha inventado seu próprio teclado eletrônico chamado Musitron se tornou Maximilian.

Escrita por Del Shannon e Max Crook, Crook esse que era tecladista, foi gravada em 24 de janeiro de 1961 e lançada logo em Fevereiro do mesmo ano. Teve “Jody” como sendo o Lado B do compacto simples. A canção chegou ao número 1 dos charts pop americanos. Se tornou também um grande hit internacional. Foi eleita a número 466 do ranking da revista Rolling Stone das 500 maiores músicas de todos os tempos.

A primeira sessão de gravação deles pra Big Top Records em New York City foi um fracasso e então o Manager deles Ollie McLaughlin convenceu-os de reescreverem e regravarem uma canção que eles tinham no passado chamada Little Runaway, somente pra mostrar o som do teclado de Crook, que era único.

Em 24 de janeiro de 1961, eles gravaram Runaway no Bell Sound Recording Studios, com Harry Balk como produtor, Fred Weinburg como engenheiro de áudio e Al Caiola, um músico de estúdio, tocando guitarra, com Crook tocando a parte do Musitron.

Primeiro gravaram em Lá menor, e o produtor Balk aumentou a velocidade de gravação pra ficar um pouco abaixo de Si-Bemol menor. Dessa forma, Runaway foi lançada em fevereiro de 1961, e logo teve sucesso imediato.

Em abril, Shannon apareceu no Dick Clark’s American Bandstand, ajudando a catapultar a canção pro primeiro lugar dos charts pop americanos, onde ficou nessa mesma posição por 4 semanas. Dois meses depois, chegou também ao número 1 na Grã-Bretanha. Chegou ao número 3 dos charts de R&B. Em 1967, Shannon regravou a canção, chamada de Runaway 67, que não chegou ao charts.  

Elvis gravou-a em 1969, no seu álbum On Stage. Em 1977, Bonnie Raitt fez uma versão blues no seu álbum Sweet Forgiveness. A versão de Raitt saiu em compacto e chegou ao número 57 dos charts pop americanos.

Del Shannon regravou a canção pra TV NBC, pra passar na série Crime Story. A letra foi mudada e o Musitron foi substituído por uma guitarra elétrica. O supergrupo Travelling Wilburys lançou a versão deles com Tom Petty nos vocais.

Em 1989, no hit Runnin’ Down a Dream descreve o próprio Petty cantando Runaway com Shannon enquanto ele dirige escutando o radio. The Small Faces lançaram Runaway em 1967, no álbum From The Beginning.

A letra:

As I walk along, I wonder
A what went wrong whit our love
A love that was so strong

And as I still walk on
I think of the thing's we've done
Together, while our hearts were young

I'm a walkin' in the rain
Tears are fallin' and I feel a pain
A wishin' you were here by me
To end this misery

And I wonder, I wa wa wa wa wonder
Why a why why why why why
she ran away
And I wonder where she will stay
My little runaway
My run run run run runaway

I'm a walkin' in the rain
Tears are fallin' and I feel a pain
A wishin' you were here by me
To end this misery

And I wonder, I wa wa wa wa wonder
Why a why why why why why
she ran awayway
and I wonder where she will stay
My little runaway
A run run run run
runaway

And I wonder a where she will stay

My little runaway
a run run run run runaway

Del Shannon com Runaway nos anos 1960s:


Del Shannon com Runaway em 1988:


Del Shannon em 1982 com Burton Cummings no piano:


terça-feira, 9 de outubro de 2012

0106 – Can’t help falling in love - Elvis Presley (1961)

Escrita por Hugo Peretti, Luigi Creatore e George David Weiss, foi gravada por Elvis em 23 de março de 1961, no Radio Recorders, em Hollywood, California. Foi lançada em 1 de outubro de 1961 no compacto que tinha Rock-a-hula baby como Lado B. Saiu também no disco Blue Hawaii, em 20 de outubro de 1961. A melodia foi baseada em Plaisir D'amour, uma canção popular francesa, composta em 1784 por Jean Paul Égide Martini. Foi regravada por inúmeros artistas, entre eles Bob Dylan e UB40. É o número 403 das 500 greatest songs of all time, da revista Rolling Stone. Chegou ao número 1 no Reino Unido e ficou no topo por 4 semanas. Vendeu mais de um milhão de cópias por lá. Nos Estados Unidos, chegou ao número 3 do Billboard Hot100. Elvis cantou, The Jordanaires fizeram os backing vocals, Scotty Moore tocou guitarra, Hank Garland tocou violão, Floyd Cramer tocou piano, Dudley Brooks tocou piano, Bob Moore tocou stand up bass, D. J. Fontana tocou bateria, Hal Blaine e Bernie Mattinson tocaram percussão, Alvino rey tocou pedal steel guitar, Boots Randolph tocou Sax, George Fields tocou gaita e Fred Tavares tocou ukulele. Chegou também ao número 1 na África do Sul, número 2 na Nova Zelândia e Suécia, número 3 na Austrália, número 4 no Canadá, número 11 na Irlanda, Itália e Holanda e número 23 na Alemanha Ocidental. Foi regravada também por Andy Williams, em 1970.


Wise men say
Only fools rush in
But I can't help falling in love with you


Shall I stay?
Would it be a sin
If I can't help falling in love with you?


Like a river flows
Surely to the sea
Darling, so it goes
Some things are meant to be


Take my hand
Take my whole life too
For I can't help falling in love with you


Like a river flows
Surely to the sea
Darling, so it goes
Some things are meant to be


Take my hand
Take my whole life too
For I can't help falling in love with you
For I can't help falling in love with you


Elvis no grande finale de Aloha from Hawaii:



Agora o UB40:



Agora Andrea Bocelli:


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

155 – The Tokens – The lion sleeps tonight (1961)



Mas a versão que escolhemos é a dos Tokens, de 1961, que foi um hit numero 1 dos charts pop americanos. Eles chegaram a ganhar 15 milhões de dólares na época em royalties e direitos pra tocar em filmes.

Esta canção também é conhecida como “Wimoveh” e “Mbube”, foi gravada originalmente por Solomon Linda e os Evening Birds na Africa do Sul em 1939. Teve vários covers nos anos 1950s, entre eles The Weavers, Jimmy Dorsey, Yma Sumaco, Miriam Makeba e o Kingston Trio.

No meio dos anos 1990, ela voltou ao sucesso quando a Warner Bros. colocou-a no seu filme Ace Ventura e também a canção foi parar no clássico de Walt Disney “The Lion King”. Foi escrita por Solomon Linda, Hugo Peretti, Luigi Creatore, George David Weiss e Albert Stanton.

Mbube quer dizer leão na linguagem zulu. Assim, Solomon Linda, um cantor africano de origem zulu, compôs a música originalmente na linguagem dele. Em 1961, os produtores da RCA Hugo Peretti e Luigi Creatore chamaram George David Weiss para fazer um novo arranjo e colocar novas letras em inglês. Albert Stanton (pseudónimo de Al Brackman) era um dos donos da editora que era dona dos direitos das músicas dos Weavers, que haviam lançado a música anteriormente, totalmente diferente. Num acordo, eles cederam parte dos royalties pra editoria dos Weavers.

Chet Atkins também gravou uma versão desta canção em 1964, Brian Eno em 1975, Sandra Bernhard em 1989, R.E.M. em 1993, entre outros.

A letra:

(A-weema-weh, a-weema-weh, a-weema-weh, a-weema-weh)
(A-weema-weh, a-weema-weh, a-weema-weh, a-weema-weh)

In the jungle, the mighty jungle
The lion sleeps tonight
In the jungle the quiet jungle
The lion sleeps tonight

Near the village the peaceful village
The lion sleeps tonight
Near the village the quiet village
The lion sleeps tonight

Hush my darling don't fear my darling
The lion sleeps tonight
Hush my darling don't fear my darling
The lion sleeps tonight 


The Tokens, em 1961, com The Lions Sleeps Tonight:



R.E.M. com sua versão, somente áudio:



Agora The Tokens ao vivo em 2008:


2082 – Kenny Rogers – Lady (1980)

  Escrita por Lionel Ritchie, foi gravada em 1980 e lançada por Kenny Rogers em Setembro de 1980, no compacto que tinha Sweet music ma...