Saturday, October 13, 2012

157 – Del Shannon – Runaway (1961)

Charles Westover e o tecladista Max Crook tocavam juntos como membros da Charlie Johnson and The Big Little Show Band, em Battle Creek, Michigan, antes do grupo ganhar um contrato de gravação em 1960. Então, Westover adotou seu novo nome artístico, Del Shannon e Crook, que tinha inventado seu próprio teclado eletrônico chamado Musitron se tornou Maximilian.

Escrita por Del Shannon e Max Crook, Crook esse que era tecladista, foi gravada em 24 de janeiro de 1961 e lançada logo em Fevereiro do mesmo ano. Teve “Jody” como sendo o Lado B do compacto simples. A canção chegou ao número 1 dos charts pop americanos. Se tornou também um grande hit internacional. Foi eleita a número 466 do ranking da revista Rolling Stone das 500 maiores músicas de todos os tempos.

A primeira sessão de gravação deles pra Big Top Records em New York City foi um fracasso e então o Manager deles Ollie McLaughlin convenceu-os de reescreverem e regravarem uma canção que eles tinham no passado chamada Little Runaway, somente pra mostrar o som do teclado de Crook, que era único.

Em 24 de janeiro de 1961, eles gravaram Runaway no Bell Sound Recording Studios, com Harry Balk como produtor, Fred Weinburg como engenheiro de áudio e Al Caiola, um músico de estúdio, tocando guitarra, com Crook tocando a parte do Musitron.

Primeiro gravaram em Lá menor, e o produtor Balk aumentou a velocidade de gravação pra ficar um pouco abaixo de Si-Bemol menor. Dessa forma, Runaway foi lançada em fevereiro de 1961, e logo teve sucesso imediato.

Em abril, Shannon apareceu no Dick Clark’s American Bandstand, ajudando a catapultar a canção pro primeiro lugar dos charts pop americanos, onde ficou nessa mesma posição por 4 semanas. Dois meses depois, chegou também ao número 1 na Grã-Bretanha. Chegou ao número 3 dos charts de R&B. Em 1967, Shannon regravou a canção, chamada de Runaway 67, que não chegou ao charts.  

Elvis gravou-a em 1969, no seu álbum On Stage. Em 1977, Bonnie Raitt fez uma versão blues no seu álbum Sweet Forgiveness. A versão de Raitt saiu em compacto e chegou ao número 57 dos charts pop americanos.

Del Shannon regravou a canção pra TV NBC, pra passar na série Crime Story. A letra foi mudada e o Musitron foi substituído por uma guitarra elétrica. O supergrupo Travelling Wilburys lançou a versão deles com Tom Petty nos vocais.

Em 1989, no hit Runnin’ Down a Dream descreve o próprio Petty cantando Runaway com Shannon enquanto ele dirige escutando o radio. The Small Faces lançaram Runaway em 1967, no álbum From The Beginning.

A letra:

As I walk along, I wonder
A what went wrong whit our love
A love that was so strong

And as I still walk on
I think of the thing's we've done
Together, while our hearts were young

I'm a walkin' in the rain
Tears are fallin' and I feel a pain
A wishin' you were here by me
To end this misery

And I wonder, I wa wa wa wa wonder
Why a why why why why why
she ran away
And I wonder where she will stay
My little runaway
My run run run run runaway

I'm a walkin' in the rain
Tears are fallin' and I feel a pain
A wishin' you were here by me
To end this misery

And I wonder, I wa wa wa wa wonder
Why a why why why why why
she ran awayway
and I wonder where she will stay
My little runaway
A run run run run
runaway

And I wonder a where she will stay

My little runaway
a run run run run runaway

Del Shannon com Runaway nos anos 1960s:


Del Shannon com Runaway em 1988:


Del Shannon em 1982 com Burton Cummings no piano:


No comments:

Post a Comment