Tuesday, October 9, 2012

156 – Elvis Presley – Can’t help falling in love (1961)


A gravação de Elvis chegou ao número 1 nos charts britânicos em 1962. Vendeu também mais de um milhão de cópias nos Estados Unidos. Não conseguindo chegar ao número 1, a versão de Elvis chegou apenas ao número 2 nos charts pop americanos. Essa canção, durante os shows de Elvis do fim dos anos 1960s e nos anos 1970s, era sempre a última, a que encerrava o espetáculo. Canção escrita pelo mesmo trio que pôs a letra em inglês em The Lion Sleeps Tonight, ou seja, composta por Hugo Peretti, Luigi Creatore e George David Weiss. A melodia é baseada em cima de Plaisir d’Amour, um romance popular de Johann Martini, nascido em 1741. A música aparece no filme de Elvis Presley de 1961, Blue Hawaii e foi lançada como compacto simples em 1 de outubro de 1961. Esperaram um pouco, pois foi gravada em 23 de março de 1961. 

Pode ser encontrada no DVD Aloha from Hawaii, um dos melhores de Elvis, e ali também encerrando o show.

Em 1993, o grupo britânico UB-40 gravou uma versão dessa música que chegou ao número 1 nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha. Ficou incrivelmente no número 1 nos Estados Unidos por 7 semanas seguidas. Tudo isso porque teve uma grande ajuda de divulgação no filme Sliver.

Alem desses dois países, a música chegou também ao número 1 na Áustria, Holanda, Suécia, Canadá, Finlândia, Bélgica e Nova Zelândia.

Perry Como também gravou-a em 1962, Doris Day em 1963, Bob Dylan em 1973 e Raul Seixas em um lançamento póstumo. O U2 tocou essa canção durante a turnê Zoo TV. Pode ser encontrada no ZooTV: Live from Sidney. Bono gravou essa canção sozinho pra trilha sonora do filme Honeymoon em Vegas, de 1992. 

Bruno Mars faz uma participação no filme Honeymoon em Vegas, fazendo o papel de um cara que imita Elvis e canta essa canção. Rick Astley gravou-a em 2005 e em 2006 foi a vez de Andrea Bocelli.

Julio Iglesias também gravou e Dave Matthews sempre toca nos shows. Arlo Guthrie e Pete Seeger gravaram ao vivo em 1994, quando tocavam no Denmark Folk Festival. The Pretenders gravaram sua versão em 2008. Chris Isaak gravou-a também.

Celine Dion gravou-a no seu DVD de 1995 e o Pearl Jam gravou-a ao vivo em Las Vegas em 2000. The Who gravou-a em 2004. Outros a gravarem a canção incluem Barry Manilow, Bom Jovi, Kenny Rogers, Michael Bublé, Neil Diamond, Stray Cats, entre outros. 

A letra:

Wise men say only fools rush in
But I can't help falling in love with you
Shall I stay
Would it be a sin
If I can't help falling in love with you

Like a river flows surely to the sea
Darling so it goes
Some things are meant to be
Take my hand, take my whole life too
For I can't help falling in love with you

Like a river flows surely to the sea
Darling so it goes
Some things are meant to be
Take my hand, take my whole life too
For I can't help falling in love with you
For I can't help falling in love with you


Elvis no grande finale de Aloha from Hawaii:



Agora o UB40:



Agora Andrea Bocelli:


No comments:

Post a Comment