sábado, 30 de janeiro de 2010

15 – Ray Charles – I got a woman (1955)

A Chess Records foi formada por dois poloneses imigrantes, Phil e Leonard Chess, para promover o trabalho de Muddy Waters, cuja musica eles entenderam que poderiam vender para o public que vinha pra boite que eles tinham. Usando Sam Philips como caça-talento, Sam que seria o dono da Sun Records, eles encontraram Howlin’ Wolf, que ao lado de Little Walter, Bod Diddley e Chuck Berry, influenciariam uma nova onda de bandas de rock nos anos 1960 como The Animals, Fleetwood Mac e os Rolling Stones.

Enquanto que os anos 1930 foram anos de depressão económica, a geracao do pós guerra de brancos não estavam disposto a seguirem a cultura dos seus pais e o filme The Wild One de 1953, e o Rebel Without a Cause, de James Dean, de 1955, deram a esses indivíduos um modelo a seguir, ao mesmo tempo que Rock Around the Clock foi inclusa no filme The Blackboard Jungle de 1955.

Racionamentos, austeridade e tudo restrito não eram o que essa geracao estava costumada, eles viviam no mundo livre, mas sempre com o medo de uma deflagracao de uma guerra nuclear, então porque não viver cada dia como se fosse o ultimo?

Um artista genial nos presenteou com seu talento e essa sua musica aqui listada como numero 15, é um clássico. I got a woman foi escrita por Ray Charles e Renald Richard. Foi gravada em em Atlanta, Georgia e lançada em Janeiro de 1955, pelo selo Atlantic. Renald Richard era trompetista de Charles. Essa musica foi um dos protótipos pro que viria a ser chamada de soul music, anos mais tarde. A cancao é a numero 235 da lista das 500 melhores cancoes de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Os Beatles fizeram uma versão dessa musica ao vivo na BBC, Elvis também gravou a sua versão, Roy Orbison, The Monkees, Stevie Wonder, Johnny Cash, Jerry Lee Lewis, Bill Haley and His Comets, Tom Petty, e Bryan Adams, também regravaram-na.

A letra:

Well
I got a woman way over town that's good to me oh yeah
Say I got a woman way over town good to me oh yeah
She give me money when Im in need
Yeah she's a kind of friend indeed
I got a woman way over town that's good to me oh yeah

She saves her lovin early in the morning just for me oh yeah
She saves her lovin early in the morning just for me oh yeah
She saves her lovin just for me oh she love me so tenderly
I got a woman way over town that's good to me oh yeah

Sax Solo

She's there to love me both day and night
Never grumbles or fusses always treats me right
Never runnin in the streets and leavin me alone
She knows a womans place is right there now in her home

I got a woman way over town that's good to me oh yeah
Say I got a woman way over town that's good to me oh yeah
Oh she's my baby now don't you understand
Yeah and I'm her lover man
I got a woman way over town that's good to me oh yeah

A Don't ya know she's alright
A Don't ya know she's alright
she's alright she's alright
Whoa yeah oh yeah oh

Ray Charles tocando-a ao vivo em 1999:



Elvis, em 1970:



Agora Steve Wonder em homenagem a Ray Charles, quando este morreu:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

1937 – Dire Straits – Follow me home (1979)

Escrita por Mark Knopfler, foi gravada entre 28 de novembro e 12 de dezembro de 1978, no Compass Point, em Nassau e lançada em 5 de jun...