segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

10 - The Penguins - Earth Angel (1954)


Cleveland Duncan e Curtis Williams eram amigos de classe no Fremont High School, em Los Angeles, California. Williams havia se tornado membro de um grupo chamado The Hollywood Flames, mas no fim de 1953, os dois amigos decidiram formar um grupo vocal e chamaram mais dois sujeitos, chamados Dexter Tisby e Bruce Tate. 


The Penguins foi o nome escolhido pelos amigos pra ser usado na nova banda, porque como era uma banda de doo-wop e todas as bandas de doo-wop usavam nomes de pássaros, The Penguins foi a escolha, pois um dos membros usava um cigarro que se chamava “Kool”e que tinha o cartoon Willie The Penguin como garoto propaganda e como eles se achavam cool, adotaram esse nome.


O estilo que eles cantavam era um intermediário entre rhythm and blues e rock and roll. Curtis Williams tinha com ele uma música que havia composto com outro membro do Hollywood Flames, chamado Gaynel Hodge e um outro elemento chamado Jesse Belvin. Essa canção era “Earth Angel”.


Essa parceria se deu por causa de uma controversa disputa de autoria. A canção evoluiu a partir de vários grupos de Los Angeles da época e foi baseada na progressão de acordes de Blue Moon, um clássico doo-wop da época.


Foi influenciada também por Dream Girl, um sucesso que chegou ao numero 2 dos charts de rhythm and blues, composta por Jesse, que continha as mesmas infleccoes vocais de Earth Angel.


Earth Angel era o lado B do compacto que tinha “Hey Senorita” no lado A. Duncan foi o cantor de Earth Angel. A versão branca de Earth Angel foi lançada pelo grupo The Crew-Cuts, em 1955 e chegou ao numero 3 dos charts populares.


A frase “Will you be mine?”, que era tambem o subtitulo da canção, foi pego emprestado da musica de mesmo nome, dos Swallows, que chegou ao numero 9 dos charts de rhythm and blues. Também os Hollywood Flames gravara, uma musica chamada “I know”, em 1953, que tinha os mesmos acordes de Earth Angel, igualzinha, até a mesma introducao de piano usada em Earth Angel foi tocada pelo próprio Curtis, nas duas musicas.


O you-oo, you-oo, foi tirada de um hit dos Dominoes, qhe chegou ao numero 5 dos charts de rhythm and blues chamada “These foolish things remind me of you”.


Mas com tudo isso, Earth Angel foi a primeira gravação pura de doo-wop. Ela uniu a melodia pop e a inocência das letras com a emocao dita sem rodeios do gospel e do rhythm and blues. É uma balada com uma batida, e cantada sob um piano com pouquíssimo suporte instrumental. O vocal puro e as vozes de backing dão um tom amador, no melhor senso da palavra. 


A letra simples tem uma inocência que as vozes sem treino e o som de garagem servem somente pra aumentar a grandeza da canção. E foi mesmo gravada na garagem de Dootsie Williams, dono da Dootsie Records, que também foi o produtor da gravação.


The Penguins soaram como realmente eles eram, ou seja, um grupo de garotos do segundo grau cantando uma musica pra namoradinha deles. Ela despertou muitos garotos pra musica, pois todos podiam cantar a canção facilmente. Ao contrario de músicas difíceis como as de Louis Jordan, pra citar alguém da época.


Earth Angel chegou ao numero 1 dos charts de rhythm and blues e ficou lá por 3 semanas no começo de 1955 e chegou ao numero 8 dos charts populares. Foi na verdade o único hit Top 40 do grupo. É também a música de numero 151 da lista das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone e em 2004 foi uma das canções escolhidas pela Biblioteca do Congresso americano pra enmtrar na national Recording Registry.


Eu mesmo adoro tocar Earth Angel, pela simplicidade dos acordes e a beleza da melodia. E eu não toco nada bem, mas Earth Angel fica até bem.


Elvis Presley viria a gravar essa canção na Alemanha, que pode ser encontrada no seu álbum de 1984, chamado A Golden Celebration. No clássico dos anos 1980 “Back to the future”, estrelado por Michael J. Fox, Earth Angel é cantada por Marvin Berry and the Starlighters, numa festa da high school.  No filme Karate Kid II, também é tocada quando Kumiko tira Daniel San pra dançar em Okinawa. No Superman III, a canção é tocada numa reunião da high school quando Clark Kent dança com Lana Lang. 

Segue a letra:

Earth angel, earth angel
Will you be mine?
My darling dear
Love you all the time
I'm just a fool
A fool in love with you

Earth angel, earth angel
The one I adore
Love you forever and ever more
I'm just a fool
A fool in love with you

I fell for you and I knew
The vision of your love-loveliness
I hoped and I pray that someday
I'll be the vision of your hap-happiness oh, oh, oh, OH!

Earth angel, earth angel
Please be mine
My darling dear
Love you all the time
I'm just a fool
A fool in love with you-ou-ou

I fell for you and I knew
The vision of your loveliness
I hope and pray that someday
That I'll be the vision of your happiness

oh, oh, oh, oh, oh, oh , oh, oh, oh

Earth angel, earth angel
Please be mine
My darling dear
Love you all the time
I'm just a fool
A fool in love with you-ou (you, you, you)

Esse ano de 1954 foi o ano que viu o rock nascer, na minha opinião e também foi o ano em que minha mãe nasceu. E sempre que escuto Earth Angel me lembro dela, não sei porque. E com certeza, dessas 8 já listadas aqui, essa é a que mais gosto.

Segue aqui a gravação original dos Penguins, somente o áudio:



A gravacao dos Penguins foi lançada pelo selo Dootone, como o lado B de uma música chamada Hey Senorita. Ela se tornou hit em 1955 numa gravacao dos Crew-Cuts, atingindo grande posicoes nos charts da billboard. Mas foi a versão dos Penquins que entrou como 151 no ranking da Rolling Stones das 500 maiores canções de todos os tempos.

A musica foi inicialmente creditada a Curtis Williams, um dos integrantes doss Penguins, mas depois de uma longa disputa jurídica em 1956, Jesse Belvin e Gaynel Hodge, integrantes de outro grupo vocal chamado The Turks, foram adicionados como co-autores.

Segue agora os Penguins, 50 anos após a gravação original de Earth Angel, tocando ao vivo:



No filme De Volta para o Futuro I, quando Michael J Fox volta ao passado, ele encontra Marvin Berry and the Starlighters em cima do palco tocando Earth Angel e de fato, aquela é a gravacao original deles, que também fizeram um cover da musica. Eles estavam no baile de dança da escola. A mesma coisa aconteceu em Superman III, quando Clark Kent e Lana Lang dançam num baile de reunião de ex-alunos.

Segue a parte do filme De volta para o futuro I, citada no paragrafo anterior:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

1937 – Dire Straits – Follow me home (1979)

Escrita por Mark Knopfler, foi gravada entre 28 de novembro e 12 de dezembro de 1978, no Compass Point, em Nassau e lançada em 5 de jun...