segunda-feira, 9 de maio de 2022

1530 – The Allman Brothers – Win, lose or draw (1975)

 

Escrita por Gregg Allman, foi gravada entre fevereiro e julho de 1975 e lançada no disco de mesmo nome, o quinto da banda, em 22 de agosto de 1975. Gregg Allman cantou, tocou orgão Hammond, clavinet e violão. Richard Betts tocou guitarra, slide guitar e violão. Jaimoe tocou bateria e percussão. Chuck Leavell tocou piano, piano eletrico Fender Rhodes, Moog Synthesizer, clavinet e fez backing vocals. Lamar Williams tocou baixo.


A letra:


Endlessly facing the cold concrete floor
Four cold grey walls, and no doors
I barely remember the last forty days
Or just what they're holdin' me for

So far away, they tell me
Boy, you're here to stay
Win, lose or draw


Letters unanswered and visits so few
Cold desperation I know
I guess I'd give most anything
Oh lord, if they would just let me go


I'm so far away
Day after lonely, lonely day
Win, lose or draw


Ma, she's dead and gone
Pa just don't seem to find the time
It makes me so sad that he's forsaken me
He's all I have left I call mine


I'm so far away
Day after lonely, lonely day
Win, lose or draw

There's two men in one room for ten long years
Still strangers that talk away the time
'Cause each time I think of your soft hand in mine
I lay here and die one more time

And I'm so far away
Day after lonely, lonely day
Win, lose or draw


If I'm far away
You know, chances
You gotta lose
You gonna lose


A versão do Allman Brothers:



A versão de Kurt Gruver:



A versão de John Ginty e Aster Pheonyx:




quinta-feira, 5 de maio de 2022

1529 – Led Zeppelin – Down by the seaside (1975)


Escrita por Jimmy Page e Robert Plant, foi gravada em 1971 no Island Studios, em Londres, e seria utilizada pro Led Zeppelin IV. Mas como não foi, usaram no Physical Graffiti e foi lançada em 24 de fevereiro de 1975. Foi escrita no cottage Bron-Yr-Aur. Seria uma canção acústica, com uma clara influencia de Neil Young. Virou elétrica, com uma mudança de lenta pra rápida e repetindo essa idéia. Robert Plant tocou gaita e cantou. Jimmy Page tocou violão, guitarra, lap steel e slide guitar. John Paul Jones tocou baixo, bandolim, violão e teclado. John Bonham tocou bateria e percussão.


A letra:


Down by the seaside
See the boats go sailin'
Can the people hear
What the little fish are sayin'


Oh, oh, the people turned away
Oh, the people turned away


Down in the city streets,
See all the folk go racin', racin'
No time left, to pass the time of day


Baby, baby baby... The people turned away
The People turned away
So far away, so far away


See how they run, see how they run,
See how they run, see how they run


Do you still do the twist
Do you find you remember things that well
I want to tell you
Some go twistin' every day
Though sometimes it's awful hard to tell


Oh, oh... Out in the country,
Hear the people singin'
Singin' 'bout their progress
Knowin' where they're goin'


Oh, oh, the people turned away
Yes, the people turned away


Sing loud for the sunshine
Pray hard for the rain
And show your love for lady nature
And she will come back again


The people turned away
The people turned away


A versão do Led Zeppelin:



A versão do Lez Zeppelin:



A versão de Dave Lombardo:



 

quarta-feira, 4 de maio de 2022

1528 – Bruce Springsteen - Meeting across the river (1975)

 

Escrita por Bruce Springsteen, foi gravada em 18 de julho de 1975, no Record Plant, em New York City e lançada em 25 de agosto de 1975 no disco Born to run. Apareceu também no Lado B do compacto que tinha Born to run como Lado A. É um personagem obscuro falando sob um trumpete assustador tocado por Randy Brecker, um piano tocado por Roy Bittan e um baixo em pé tocado por Richard Davis. Dá uma sensação de um “Film noir”. O personagem cruza o túnel sob o rio Hudson pra se encontrar com outro bandido mais poderoso em New York City. O tema é um criminoso de baixa categoria, que está com pouca sorte, que possui uma última chance de se dar bem depois desse encontro. Ele e seu amigo Eddie. O narrador está desesperado. Ele dinheiro e carona à Eddie. A namorada dele está ameaçando deixá-lo porque ele roubou o rádio dela pra vender. Se eles não tiverem sucesso, vão se fuder de verde e amarelo e o tom da canção deixa a entender que eles não terão sucesso. Mesmo ele não tendo muto talento pra ser bandido, o pagamento de 2 mil dólares pelo trabalho faz com que ele aceite o trabalho. Pensa ele que assim a namorada vai ficar com ele. Bruce Springsteen só cantou, Roy Bittan tocou piano, Richard Davis tocou baixo em pé e Randy Brecker tocou trompete.


A letra:


Hey, Eddie, can you lend me a few bucks
And tonight can you get us a ride
Gotta make it through the tunnel
Got a meeting with a man on the other side

Hey Eddie, this guy, he's the real thing
So if you want to come along
You gotta promise you won't say anything
'Cause this guy don't dance
And the word's been passed this is our last chance

We gotta stay cool tonight, Eddie
'Cause man, we got ourselves out on that line
And if we blow this one
They ain't gonna be looking for just me this time

And all we gotta do is hold up our end
Here stuff this in your pocket
It'll look like you're carrying a friend
And remember, just don't smile
Change your shirt, 'cause tonight we got style

Well Cherry says she's gonna walk
'Cause she found out I took her radio and hocked it
But Eddie, man, she don't understand
That two grand's practically sitting here in my pocket

And tonight's gonna be everything that I said
And when I walk through that door
I'm just gonna throw that money on the bed
She'll see this time I wasn't just talking
Then I'm gonna go out walking

Hey Eddie, can you catch us a ride?


A versão de Bruce Springsteen:



A versão de Jason Herr:



A versão de Syd Straw:


terça-feira, 3 de maio de 2022

1527 – Fleetwood Mac – Over my head (1975)


Escrita por Christine McVie, foi gravada em fevereiro de 1975 e lançada em 11 de julho de 1975 no disco Fleetwood Mac (The White Album). Sairia também em compacto, com I'm so afraid como Lado B, em 24 de setembro de 1975. Christine era vocalista e tecladista da banda. Foi o primeiro compacto a chegar ao Billboard Hot 100 desde Oh Well, acabando com um hiato de 6 anos da banda nesse chart. Ela compôs a música usando um piano elétrico Hohner, em um apartameno pequeno em Malibu, California, onde ela e o marido John McVie (baixista da banda) estavam morando após concluírem uma turnê pra divulgar o disco anterior. Ela disse que escreveu a letra pra falar do relacionamento de trabalho com outro membro da banda, Lindsay Buckingham. Ela disse que ele podia ser a melhor pessoa do mundo em um dia e frio como um gelo no outro. A banda não queria essa música como compacto, mas a Reprise Records insistiu e surpreendeu a todos. Chegou ao número 20 no Billboard Hot 100 e número 9 no Canadá. Ajudou o disco White Album a vender 8 milhões de cópias. Christine McVie cantou, tocou piano elétrico e um órgão Vox Continental. Lindsay Buckingham tocou guitarra, violão e fez backing vocals. Stevie Nicks fez backing vocals. John McVie tocou baixo. Mick Fleetwood tocou bateria e bongôs.


A letra:


If you can take me to paradise,

And then again you can be as cold ice.

I'm over my head,

(Over my head)

Oh, But it sure feels nice.


You can take me anytime you like,

I'll be around if you think you might love me baby,

(Over my head)

And hold me tight.


Your mood is like a circus wheel,

You're changing all the time,

Sometimes I can't help but feel,

That I'm wasting all of my time.


(Over my head)


Your mood is like a circus wheel,

You're changing all the time,

Sometimes I can't help but feel,

That I'm wasting all of my time.


I Think I'm looking on the dark side

But everyday you hurt my pride,

I'm over my head,

(Over my head)

Oh, But it sure feels nice,


I'm over my head,

(Over my head)

But it sure feels nice.


I'm over my head,

(Over my head)

But it sure feels nice.


A versão do Fleetwood Mac:



A versão de Cori Amato:



A versão de Earth Child One on One:



segunda-feira, 2 de maio de 2022

1526 – Michael Jackson – One day in your life (1975)

 

Escrita por Sam Brown III e Renée Armand, foi gravada por Michael entre outubro e dezembro de 1974 e lançada no disco Forever Michael, em 16 de janeiro de 1975. Seria relançada em 1981 no disco One day in your life e no compacto que tinha Take me back como Lado B, ambos em 25 de março de 1981. Apesar de ser um hit modesto nos Estados Unidos, chegando ao número 55 do Hot 100, chegou ao número 1 no Reino Unido, Bélgica, Holanda, Africa do Sul e Irlanda. Foi também número 9 na Australia.


A letra:


One day in your life
You'll remember a place
Someone touching your face
You'll come back and you'll look around, you'll

One day in your life
You'll remember the love you found here
You'll remember me somehow
Though you don't need me now
I will stay in your heart
And when things fall apart
You'll remember one day

One day in your life
When you find that you're always waiting
For a love we used to share
Just call my name, and I'll be there


You'll remember me somehow
Though you don't need me now
I will stay in your heart
And when things fall apart
You'll remember one day

One day in your life
When you find that you're always lonely
For a love we used to share
Just call my name, and I'll be there


A versão de Michael Jackson:



A versão de Johnny Mathis:



A versão de Kyla:



quinta-feira, 28 de abril de 2022

1525 – Bob Dylan – A simple twist of fate (1975)

 

Escrita por Bob Dylan, foi gravada em 19 de setembro de 1974 no A&R recording Studios, em New York City. Foi lançada em janeiro de 1975 no disco Blood on the tracks. É a segunda canção do disco. Fala sobre um relacionamento afetivo que é destinado à não funcionar. Como em Tangled up in blue, não é comum que comece a narrativa em terceira pessoa e depois mude pra primeira. A estrutura de acordes é semelhante à Can't take my eyes off you, sucesso na voz de Frankie Valli. Rolling Stone magazine disse que se trata da 15a. Melhor canção de Bob Dylan. Spectrum Culture colocou-a como uma das top 20 melhores canções de Bob Dylan dos anos 70s. Foi regravada por Joan Baez, Jery Garcia Band, Bryan Ferry e Diana Krall, entre outros artistas.


A letra:


They sat together in the park
As the evening sky grew dark
She looked at him and he felt a spark
Tingle to his bones
'Twas then he felt alone
And wished that he'd gone straight
And watched out for a simple twist of fate


… They walked alone by the old canal
A little confused, I remember well
And stopped into a strange hotel
With a neon burning bright
He felt the heat of the night
Hit him like a freight train
Moving with a simple twist of fate


… A saxophone someplace far off played
As she was walking on by the arcade
As the light bust through a beat up shade
Where he was waking up
She dropped a coin into the cup
Another blind man at the gate
And forgot about a simple twist of fate


… He woke up, the room was bare
He didn't see her anywhere
He told himself he didn't care
Pushed the window open wide
Felt an emptiness inside
To which he just could not relate
Brought on by a simple twist of fate


… He hears the ticking of the clocks
And walks along with a parrot that talks
Hunts her down by the waterfront docks
Where the sailors all come in
Maybe she'll pick him out again
How long must he wait?
One more time for a simple twist of fate


… People tell me it's a sin
To know and feel too much within
I still believe she was my twin but I lost the ring
She was born in spring
But I was born too late
Blame it on a simple twist of fate


A versão de Bob Dylan:



A versão de Bryan Ferry:



A versão de Joan Baez:



quarta-feira, 27 de abril de 2022

1524 – Rod Stewart – Drift away (1975)

 

Escrita por Mentor Williams, foi gravada inicialmente por John Henry Kurtz, em 1970 e lançada em 1972 no disco Reunion. No entanto a nossa versão é a de Rod Stewart, de 1975, do disco Atlantic Crossing, o sexto da carreira de Rod. Foi regravada tambem por Dobie Gray e se tornou um hit internacional em 1973, chegando ao número 5 do Billboard Hot100. Além deles, foi regravada por Roy Orbison, Ike and Tine Turner, Jackie DeShannon, Waylon Jennings, Ray Charles, Jon Bon Jovi, The Rolling Stones, Ringo Starr, e Bruce Springtsteen, entre outros artistas. A versão escolhida por nós, de Rod Stewart, foi gravada entre abril e junho de 1975 e lançada em 15 de agosto de 1975.


A letra:


Day after day I'm more confused
As I look for the light through the pouring rain
You know that's a game that I hate to lose
I'm feelin' the strain, ain't it a shame

Oh, give me the beat, boys, and sooth my soul
I wanna get lost in your rock and roll and drift away
Give me the beat, boys, and sooth my soul
I wanna get lost in your rock and roll and drift away

Beginning to think that I'm wasting time
I don't understand the things that I do
Cause the world outside looks so unkind
I'm countin' on you, to carry me through

Oh, give me the beat, boys, and sooth my soul
I wanna get lost in your rock and roll and drift away
Give me the beat, boys, and sooth my soul
I wanna get lost in your rock and roll and drift away

When my mind is free
Your melody can move me
When I'm feelin' blue
The guitar's comin' through to soothe me


Thanks for the joy that you've given me
I want you to know I believe in your song

The Rhythm and rhyme and harmony
You help me along, you're always makin' me strong

Oh, give me the beat, boys, and sooth my soul
I wanna get lost in your rock and roll and drift away
Give me the beat, boys, and sooth my soul

I wanna get lost in your rock and roll and drift away
 

Oh give me the beat, boys, and sooth my soul
I wanna get lost in your rock and roll and drift away
Give me the beat, boys, and sooth my soul
I wanna get lost in your rock and roll and drift away 

Won't you help me? Won't you help me? Won't you help me... 


A versão de Rod Stewart:



A versão de Dobie Gray:



A versão de Roy Orbison:

terça-feira, 26 de abril de 2022

1523 – Led Zeppelin – Ten years gone (1975)

 

Escrita por Jimmy Page e Robert Plant, foi gravada em 1974 no Headley Grange e no Olympic Studios, ambos na Inglaterra. Foi lançada em 24 defevereiro de 1975 no disco Physical Graffitt. Foi produzida por Jimmy Page. Jimjy queria que a música fosse somente instrumental, mas Robert colocou letra posteriormente. A letra foi dedicada à uma velha namorada dele, dez anos antes, que o fez escolher entre ela ou a música. Tem uma progressão semelhante à Dear Prudence, dos Beatles e Robert Plant se parece com Rod Stewart nessa gravação. Possui riffs de guitarra, um em cima do outro, gravados em overdub 14 vezes.


A letra:


Then as it was, then again it will be
And though the course may change sometimes
Rivers always reach the sea


Blind stars of fortune, each have several rays
On the wings of maybe, down in birds of prey
Kind of makes me feel sometimes, didn't have to grow
But as the eagle leaves the nest, it's got so far to go


Changes fill my time, baby, that's alright with me
In the midst I think of you, and how it used to be


Did you ever really need somebody
And really need 'em bad
Did you ever really want somebody
The best love you ever had

Do you ever remember me, baby
Did it feel so good
'Cause it was just the first time
And you knew you would


Through the eyes an' I sparkle
Senses growing keen
Taste your love along the way
See your feathers preen


Kind of makes makes me feel sometimes
Didn't have to grow
We are eagles of one nest
The nest is in our soul


Vixen in my dreams, with great surprise to me
Never thought I'd see your face
The way it used to be
Oh darlin', oh darlin'


Oh darlin', oh darlin'

Oh darlin', oh darlin'


I'm never gonna leave you
I never gonna leave
Holdin' on, ten years gone

Ten years gone, holdin' on, ten years gone
Ten years gone, holdin' on


A versão do Led Zeppelin:



A versão de Zepparella:



A versão de Gruhak:




segunda-feira, 25 de abril de 2022

1522 – Bruce Springsteen – Tenth Avenue freeze-out (1975)

 

Escrita por Bruce Springsteen, foi gravada em 13 de julho de 1975 e lançada em 25 de agosto de 1975 no disco Born to run. Foi lançada também em compacto, com She's the one como Lado B. É a segunda música do disco. A canção conta a história da formação da banda deles, a E Street Band. O protagonista da canção, Bad Scooter, é um pseudonimo pra Bruce Springsteen. Inclusive tem as mesmas iniciais. No terceiro verso, ele diz: Big man joined the band, se referindo à Clarence Clemons, o saxofonista da banda. Bruce fez os arranjos dos instrumentos de sopro juntamente com Steve Van Zandt. O compacto no entanto não vingou, chegando apenas ao número 83 do Billboard Hot100. No entanto é uma das favoritas dos fãs de Bruce Springsteen. Bruce tocou guitarra elétrica e cantou. Garry Tallent tocou baixo. Max Weinberg tocou bateria. Roy Bittan tocou piano. Clacence Clemons tocou sax tenor e falou na bridge. Randy Brecker tocu trompete e flugelhorn. Michael Brecker tocou sax tenor. Dave Sanborn tocou sax barítono. Wayne Andre tocou trombone.


A letra:


Tear drops on the city, Bad Scooter searching for his groove
Seem like the whole world walking pretty and you can't find a room to move
Well, everybody better move over, that's all
'Cause I'm running on the bad side and I got my back to the wall
Tenth Avenue freeze-out
Tenth Avenue freeze-out

Well, I was stranded in the jungle trying to take in all the heat they was giving
The night is dark but the sidewalk's bright and lined with the light of the living
From a tenement window a transistor blasts
Turn around the corner, things got real quiet real fast
I walked into a Tenth Avenue freeze-out
Tenth Avenue freeze-out

And I'm all alone, I'm all alone
(And kid, you better get the picture)
And I'm on my own, I'm on my own
And I can't go home

When the change was made uptown and the Big Man joined the band
From the coastline to the city, all the little pretties raise their hands
I'm gonna sit back right easy and laugh
When Scooter and the Big Man bust this city in half
With the Tenth Avenue freeze-out
Tenth Avenue freeze-out
Tenth Avenue freeze-out
Tenth Avenue freeze out
I'm talking 'bout a Tenth
Oh, nothing but a Tenth
I'm talking 'bout a Tenth
Yeah I'm talking bout a Tenth, Tenth, Tenth, Tenth, Tenth, Tenth, Tenth, Tenth
Tenth, Tenth, Tenth, Tenth, Tenth, I'm talking 'bout a tenth
Tenth Avenue freeze-out

Tenth Avenue freeze-out 

Tenth Avenue freeze-out 


A versão de Bruce Springsteen:



A versão de Afie Juvanen:



A versão de Matt Santry:



quinta-feira, 21 de abril de 2022

1521 – Fleetwood Mac – Warm ways (1975)

 

Escrita por Christine McVie, foi gravada em fevereiro de 1975 e lançada em 11 de julho no disco Fleetwood Mac, o décimo disco da banda. Saiu também em compacto em 27 de setembro de 1975, com Blue letter como Lado B. Foi escrita e cantada por Christine McVie, tecladista da banda. Assim, Christina McVue cantou e tocou teclado. Lindsey Buckinham tocou guitarra, violão e fez harmonia vocal. Stevie Nicks fez harmonia vocal. John McVie tocou baixo e Mick Fleetwood tocou bateria e gongô.


A letra:


Sleep easy by my side
Into gentle slumber you can hide
I, I'm waiting for the sun, to come up
I can't sleep
With your warm ways


Forever, forever love
Together, together love


You made me a woman tonight
Dream until the morning light
I, I'm waiting for the sun, to come up
I can't sleep
With your warm ways


Forever, forever love
Together, together love


A versão do Fleetwood Mac:



quarta-feira, 20 de abril de 2022

1520 – Pink Floyd – Shine on you crazy diamond (Part I-V) (1975)

 

Escrita por Roger Waters, David Gilmour e Richard Wright, foi gravada entre janeiro e julho de 1975, nos estúdios Abbey Road, em Londres e lançada em 15 de setembro de 1975, no disco Wish you were here, o nono disco do Pink Floyd. A letra foi escrita por Roger Waters. Foi produzida pela própria banda. A que escolhemos aqui é a denominada Part I-V. Foi escrita pra Syd Barrett, um dos fundadores da banda, que deixou o Pink Floyd em 1968, devido à um deterioramento de sua saúde mental. No seu lugar entrou David Gilmour. Barrett estava sem condições de se relacionar com qualquer pessoa, tocar, compor, trabalhar. Seu uso de drogas era intenso e não teve jeito até ser retirado da banda pelos seus companheiros. Gilmour era amigo de infância de Barrett, que tinha sido trazido pra banda por ele pra ser segundo guitarrista. Os membros da banda se sentiram culpados por terem tirado ele, mas viram como necessário, apesar de serem admiradores da criatividade de Barrett. Um dia, durante as gravações do disco, um homem surgiu no estúdio.. Muito gordo, completamente careca e sem sobrancelhas. Roger estava lá sozinho no estúdio e esse homem estranho estava sentado em um birô, atrás de Roger. Richard Wright chegou e viu esse cara por trás de Roger. Richard pensou que o sujeito era muito estranho. O sujeito se levantava, escovava os dentes e voltava e sentava de novo. Mas quieto. Richard então perguntou a Roger quem era o sujeito. Roger disse que não sabia quem era. Richard disse: “Eu pensei que era um amigo seu”. Roger respondeu novamente: “Eu não sei quem é”. Depois de 45 minutos olhando sem parar, Richard finalmente percebeu que o sujeito estranho era de fato Syd Barrett. E eles estavam colocando os vocais de Shine on you crazy diamond, que é basicamente sobre Syd. Ele escolheu justamente esse dia pra aparecer de surpresa. Fazia muito tempo que ninguém da banda o encontrava. Roger Waters quando o reconheceu, começou a chorar. No fim do dia, foram comemorar o casamento de Gilmour e Syd desapareceu. A parte 1 não tem letra, é so instrumental e vai até 3 minutos e 54 da canção. Começa com um fade-in de um Sol menor, feito com um EMS VCS3, com um ARP Solina, um órgão Hammond e um som de copo de vinho. Logo em seguida vem os sons de Minimoog de Richard Wright, que desemboca num solo de guitarra tocado por David Gilmour em uma Fender Stratocaster, usando um som comprimido e reverb. A parte 1 termina com um acorde de sintetizador sumindo. A parte dois começa no 3:54 e vai até 6:27. Começa com um tema de quatro notas (Si bemol, Fá, Sol e Mi). Esse tema era conhecido pelos membros da banda como o tema de Syd. Ele é repetido praticamente durenta toda essa segunda parte. O tema leva a harmonia até Dó maior e Nick Mason começa a tocar bateria e Roger começa a tocar seu baixo. Tem outro solo de Gilmour. A parte 3 começa aos 6:27 e vai até 8:41 e começa com um solo de minimoog de Richard Wright, acompanhada de uma variação menos complexa de bateria. Entra então o terceiro solo de Gilmour. A parte 4 começa em 8:41 e vai até 11:10. Então Roger canta a letra, com Gilmour, Wright e mulheres fazendo harmonias vocais. Elas era Venetta Fields e Carlena Williams. A quinta parte vai de 11:10 até 13:32, com duas guitarras repetindo a variacão de arpégio por mais ou menos um minuto. Um sax baítono entra por cima do sim, tocado por Dick Parry. Daí o sax muda de barítono pra tenor e a música se transforma em Welcome to the machine. Roger Waters tocou baixo, cantou, e fez som do copo de vinho. David Gilmour tocou as guitarras, fez backin vocals, tocou lap steel guitar, EMS Synth AKS e copo de vinho. Richard Wright tocou orgão Hammond, ARP String Ensemble, Minimoog, EMS VCS3, clavinet, piano Steinwey, copo de vinho e fez backing vocals. Nick Mason tocou bateria e percussão. Dick Parry tocou sax barítono e tenor. Carlena Williams e Venetta Fields fizeram backing vocals.


A letra:


Remember when you were young, you shone like the sun
Shine on you crazy diamond
Now there's a look in your eyes, like black holes in the sky
Shine on you crazy diamond
You were caught on the crossfire of childhood and stardom
Blown on the steel breeze

Come on you target for faraway laughter
Come on you stranger, you legend, you martyr, and shine

You reached for the secret too soon, you cried for the moon
Shine on you crazy diamond
Threatened by shadows at night, and exposed in the light
Shine on you crazy diamond
Well you wore out your welcome with random precision
Rode on the steel breeze

Come on you raver, you seer of visions
Come on you painter, you piper, you prisoner, and shine


A versão do Pink Floyd:



A versão de David Gilmour com Nash and Crosby:



A versão de David Gilmour acústica:



1952 – George Harrison – Soft touch (1979)

Escrita por George Harrison, foi gravada entre abril e outubro de 1978 e lançada no disco George Harrison, o oitavo disco dele, em 14 d...