Escrita
por Gregg Allman, foi gravada entre fevereiro e julho de 1975 e
lançada no disco de mesmo nome, o quinto da banda, em 22 de agosto
de 1975. Gregg Allman cantou, tocou orgão Hammond, clavinet e
violão. Richard Betts tocou guitarra, slide guitar e violão. Jaimoe
tocou bateria e percussão. Chuck Leavell tocou piano, piano eletrico
Fender Rhodes, Moog Synthesizer, clavinet e fez backing vocals. Lamar
Williams tocou baixo.
A
letra:
Endlessly
facing the cold concrete floor Four cold grey walls, and no
doors I barely remember the last forty days Or just what
they're holdin' me for
So
far away, they tell me Boy, you're here to stay Win, lose or
draw
Letters unanswered and visits so
few Cold desperation I know I guess I'd give most anything Oh
lord, if they would just let me go
I'm so far away Day after
lonely, lonely day Win, lose or draw
Ma, she's dead and gone Pa just
don't seem to find the time It makes me so sad that he's forsaken
me He's all I have left I call mine
I'm so far away Day after
lonely, lonely day Win, lose or draw
There's two men in one room for ten
long years Still strangers that talk away the time 'Cause each
time I think of your soft hand in mine I lay here and die one more
time
And I'm so far away Day after
lonely, lonely day Win, lose or draw
If I'm far away You know,
chances You gotta lose You gonna lose
Escrita
por Jimmy Page e Robert Plant, foi gravada em 1971 no Island Studios,
em Londres, e seria utilizada pro Led Zeppelin IV. Mas como não foi,
usaram no Physical Graffiti e foi lançada em 24 de fevereiro de
1975. Foi escrita no cottage Bron-Yr-Aur. Seria uma canção
acústica, com uma clara influencia de Neil Young. Virou elétrica,
com uma mudança de lenta pra rápida e repetindo essa idéia. Robert
Plant tocou gaita e cantou. Jimmy Page tocou violão, guitarra, lap
steel e slide guitar. John Paul Jones tocou baixo, bandolim, violão
e teclado. John Bonham tocou bateria e percussão.
A
letra:
Down
by the seaside See the boats go sailin' Can the people hear
What the little fish are sayin'
Oh, oh, the people turned away Oh,
the people turned away
Down in the city streets, See all
the folk go racin', racin' No time left, to pass the time of day
Baby, baby baby... The people turned
away The People turned away So far away, so far away
See how they run, see how they run,
See how they run, see how they run
Do you still do the twist Do you
find you remember things that well I want to tell you Some go
twistin' every day Though sometimes it's awful hard to tell
Oh, oh... Out in the country, Hear
the people singin' Singin' 'bout their progress Knowin' where
they're goin'
Oh, oh, the people turned away Yes,
the people turned away
Sing loud for the sunshine Pray
hard for the rain And show your love for lady nature And she
will come back again
Escrita
por Bruce Springsteen, foi gravada em 18 de julho de 1975, no Record
Plant, em New York City e lançada em 25 de agosto de 1975 no disco
Born to run. Apareceu também no Lado B do compacto que tinha Born to
run como Lado A. É um personagem obscuro falando sob um trumpete
assustador tocado por Randy Brecker, um piano tocado por Roy Bittan e
um baixo em pé tocado por Richard Davis. Dá uma sensação de um
“Film noir”. O personagem cruza o túnel sob o rio Hudson pra se
encontrar com outro bandido mais poderoso em New York City. O tema é
um criminoso de baixa categoria, que está com pouca sorte, que
possui uma última chance de se dar bem depois desse encontro. Ele e
seu amigo Eddie. O narrador está desesperado. Ele dinheiro e carona
à Eddie. A namorada dele está ameaçando deixá-lo porque ele
roubou o rádio dela pra vender. Se eles não tiverem sucesso, vão
se fuder de verde e amarelo e o tom da canção deixa a entender que
eles não terão sucesso. Mesmo ele não tendo muto talento pra ser
bandido, o pagamento de 2 mil dólares pelo trabalho faz com que ele
aceite o trabalho. Pensa ele que assim a namorada vai ficar com ele.
Bruce Springsteen só cantou, Roy Bittan tocou piano, Richard Davis
tocou baixo em pé e Randy Brecker tocou trompete.
A
letra:
Hey, Eddie, can you
lend me a few bucks And tonight can you get us a ride Gotta
make it through the tunnel Got a meeting with a man on the other
side
Hey Eddie, this guy, he's the real thing So if you
want to come along You gotta promise you won't say anything 'Cause
this guy don't dance And the word's been passed this is our last
chance
We gotta stay cool tonight, Eddie 'Cause man, we got
ourselves out on that line And if we blow this one They ain't
gonna be looking for just me this time
And all we gotta do is
hold up our end Here stuff this in your pocket It'll look like
you're carrying a friend And remember, just don't smile Change
your shirt, 'cause tonight we got style
Well Cherry says she's
gonna walk 'Cause she found out I took her radio and hocked it But
Eddie, man, she don't understand That two grand's practically
sitting here in my pocket
And tonight's gonna be everything
that I said And when I walk through that door I'm just gonna
throw that money on the bed She'll see this time I wasn't just
talking Then I'm gonna go out walking
Escrita
por Christine McVie, foi gravada em fevereiro de 1975 e lançada em
11 de julho de 1975 no disco Fleetwood Mac (The White Album). Sairia
também em compacto, com I'm so afraid como Lado B, em 24 de setembro
de 1975. Christine era vocalista e tecladista da banda. Foi o
primeiro compacto a chegar ao Billboard Hot 100 desde Oh Well,
acabando com um hiato de 6 anos da banda nesse chart. Ela compôs a
música usando um piano elétrico Hohner, em um apartameno pequeno em
Malibu, California, onde ela e o marido John McVie (baixista da
banda) estavam morando após concluírem uma turnê pra divulgar o
disco anterior. Ela disse que escreveu a letra pra falar do
relacionamento de trabalho com outro membro da banda, Lindsay
Buckingham. Ela disse que ele podia ser a melhor pessoa do mundo em
um dia e frio como um gelo no outro. A banda não queria essa música
como compacto, mas a Reprise Records insistiu e surpreendeu a todos.
Chegou ao número 20 no Billboard Hot 100 e número 9 no Canadá.
Ajudou o disco White Album a vender 8 milhões de cópias. Christine
McVie cantou, tocou piano elétrico e um órgão Vox Continental.
Lindsay Buckingham tocou guitarra, violão e fez backing vocals.
Stevie Nicks fez backing vocals. John McVie tocou baixo. Mick
Fleetwood tocou bateria e bongôs.
A letra:
If you
can take me to paradise,
And then again you can be
as cold ice.
I'm over my head,
(Over my head)
Oh, But it sure feels
nice.
You can take me anytime
you like,
I'll be around if you
think you might love me baby,
Escrita
por Sam Brown III e Renée Armand, foi gravada por Michael entre
outubro e dezembro de 1974 e lançada no disco Forever Michael, em 16
de janeiro de 1975. Seria relançada em 1981 no disco One day in your
life e no compacto que tinha Take me back como Lado B, ambos em 25 de
março de 1981. Apesar de ser um hit modesto nos Estados Unidos,
chegando ao número 55 do Hot 100, chegou ao número 1 no Reino
Unido, Bélgica, Holanda, Africa do Sul e Irlanda. Foi também número
9 na Australia.
A
letra:
One
day in your life You'll remember a place Someone touching your
face You'll come back and you'll look around, you'll
One day in your life You'll remember
the love you found here You'll remember me somehow Though you
don't need me now I will stay in your heart And when things
fall apart You'll remember one day
One day in your life When you find
that you're always waiting For a love we used to share Just
call my name, and I'll be there
You'll remember me somehow Though
you don't need me now I will stay in your heart And when things
fall apart You'll remember one day
One day in your life When you find
that you're always lonely For a love we used to share Just call
my name, and I'll be there
Escrita
por Bob Dylan, foi gravada em 19 de setembro de 1974 no A&R
recording Studios, em New York City. Foi lançada em janeiro de 1975
no disco Blood on the tracks. É a segunda canção do disco. Fala
sobre um relacionamento afetivo que é destinado à não funcionar.
Como em Tangled up in blue, não é comum que comece a narrativa em
terceira pessoa e depois mude pra primeira. A estrutura de acordes é
semelhante à Can't take my eyes off you, sucesso na voz de Frankie
Valli. Rolling Stone magazine disse que se trata da 15a. Melhor
canção de Bob Dylan. Spectrum Culture colocou-a como uma das top 20
melhores canções de Bob Dylan dos anos 70s. Foi regravada por Joan
Baez, Jery Garcia Band, Bryan Ferry e Diana Krall, entre outros
artistas.
A
letra:
… They
sat together in the park As the evening sky grew dark She
looked at him and he felt a spark Tingle to his bones 'Twas
then he felt alone And wished that he'd gone straight And
watched out for a simple twist of fate
… They walked alone by the old
canal A little confused, I remember well And stopped into a
strange hotel With a neon burning bright He felt the heat of
the night Hit him like a freight train Moving with a simple
twist of fate
… A saxophone someplace far off
played As she was walking on by the arcade As the light bust
through a beat up shade Where he was waking up She dropped a
coin into the cup Another blind man at the gate And forgot
about a simple twist of fate
… He woke up, the room was bare He
didn't see her anywhere He told himself he didn't care Pushed
the window open wide Felt an emptiness inside To which he just
could not relate Brought on by a simple twist of fate
… He hears the ticking of the
clocks And walks along with a parrot that talks Hunts her down
by the waterfront docks Where the sailors all come in Maybe
she'll pick him out again How long must he wait? One more time
for a simple twist of fate
… People tell me it's a sin To
know and feel too much within I still believe she was my twin but
I lost the ring She was born in spring But I was born too
late Blame it on a simple twist of fate
Escrita
por Mentor Williams, foi gravada inicialmente por John Henry Kurtz,
em 1970 e lançada em 1972 no disco Reunion. No entanto a nossa
versão é a de Rod Stewart, de 1975, do disco Atlantic Crossing, o
sexto da carreira de Rod. Foi regravada tambem por Dobie Gray e se
tornou um hit internacional em 1973, chegando ao número 5 do
Billboard Hot100. Além deles, foi regravada por Roy Orbison, Ike and
Tine Turner, Jackie DeShannon, Waylon Jennings, Ray Charles, Jon Bon
Jovi, The Rolling Stones, Ringo Starr, e Bruce Springtsteen, entre
outros artistas. A versão escolhida por nós, de Rod Stewart, foi
gravada entre abril e junho de 1975 e lançada em 15 de agosto de
1975.
A
letra:
Day
after day I'm more confused As I look for the light through the
pouring rain You know that's a game that I hate to lose I'm
feelin' the strain, ain't it a shame
Oh, give me the beat,
boys, and sooth my soul I wanna get lost in your rock and roll and
drift away Give me the beat, boys, and sooth my soul I wanna get
lost in your rock and roll and drift away
Beginning to think
that I'm wasting time I don't understand the things that I do Cause the
world outside looks so unkind I'm countin' on you, to carry me
through
Oh, give me the beat, boys, and sooth my soul I
wanna get lost in your rock and roll and drift away Give me the
beat, boys, and sooth my soul I wanna get lost in your rock and
roll and drift away
When my mind is free Your melody can
move me When I'm feelin' blue The guitar's comin' through to
soothe me
Thanks for the joy that you've given me I want you to
know I believe in your song
The Rhythm and rhyme and harmony You
help me along, you're always makin' me strong
Oh, give me the
beat, boys, and sooth my soul I wanna get lost in your rock and
roll and drift away Give me the beat, boys, and sooth my soul
I
wanna get lost in your rock and roll and drift away
Oh give me the
beat, boys, and sooth my soul I wanna get lost in your rock and
roll and drift away Give me the beat, boys, and sooth my soul I
wanna get lost in your rock and roll and drift away
Won't you help me? Won't you help me? Won't you help me...
Escrita
por Jimmy Page e Robert Plant, foi gravada em 1974 no Headley Grange
e no Olympic Studios, ambos na Inglaterra. Foi lançada em 24
defevereiro de 1975 no disco Physical Graffitt. Foi produzida por
Jimmy Page. Jimjy queria que a música fosse somente instrumental,
mas Robert colocou letra posteriormente. A letra foi dedicada à uma
velha namorada dele, dez anos antes, que o fez escolher entre ela ou
a música. Tem uma progressão semelhante à Dear Prudence, dos
Beatles e Robert Plant se parece com Rod Stewart nessa gravação.
Possui riffs de guitarra, um em cima do outro, gravados em overdub 14
vezes.
A
letra:
Then
as it was, then again it will be And though the course may change
sometimes Rivers always reach the sea
Blind
stars of fortune, each have several rays On the wings of maybe,
down in birds of prey Kind of makes me feel sometimes, didn't have
to grow But as the eagle leaves the nest, it's got so far to go
Changes fill my time, baby, that's
alright with me In the midst I think of you, and how it used to be
Did you ever really need somebody And
really need 'em bad Did you ever really want somebody The best
love you ever had
Do you ever remember me, baby Did
it feel so good 'Cause it was just the first time And you knew
you would
Through the eyes an' I sparkle Senses
growing keen Taste your love along the way See your feathers
preen
Kind of makes makes me feel
sometimes Didn't have to grow We are eagles of one nest The
nest is in our soul
Vixen in my dreams, with great surprise
to me Never thought I'd see your face The way it used to be Oh
darlin', oh darlin'
Oh darlin', oh darlin'
Oh darlin', oh darlin'
I'm never gonna leave you I never
gonna leave Holdin' on, ten years gone
Ten years gone, holdin' on, ten years
gone Ten years gone, holdin' on
Escrita
por Bruce Springsteen, foi gravada em 13 de julho de 1975 e lançada
em 25 de agosto de 1975 no disco Born to run. Foi lançada também em
compacto, com She's the one como Lado B. É a segunda música do
disco. A canção conta a história da formação da banda deles, a E
Street Band. O protagonista da canção, Bad Scooter, é um
pseudonimo pra Bruce Springsteen. Inclusive tem as mesmas iniciais.
No terceiro verso, ele diz: Big man joined the band, se referindo à
Clarence Clemons, o saxofonista da banda. Bruce fez os arranjos dos
instrumentos de sopro juntamente com Steve Van Zandt. O compacto no
entanto não vingou, chegando apenas ao número 83 do Billboard
Hot100. No entanto é uma das favoritas dos fãs de Bruce
Springsteen. Bruce tocou guitarra elétrica e cantou. Garry Tallent
tocou baixo. Max Weinberg tocou bateria. Roy Bittan tocou piano.
Clacence Clemons tocou sax tenor e falou na bridge. Randy Brecker
tocu trompete e flugelhorn. Michael Brecker tocou sax tenor. Dave
Sanborn tocou sax barítono. Wayne Andre tocou trombone.
A
letra:
Tear
drops on the city, Bad Scooter searching for his groove Seem like
the whole world walking pretty and you can't find a room to
move Well, everybody better move over, that's all 'Cause I'm
running on the bad side and I got my back to the wall Tenth Avenue
freeze-out Tenth Avenue freeze-out
Well, I was stranded in the jungle
trying to take in all the heat they was giving The night is dark
but the sidewalk's bright and lined with the light of the living From
a tenement window a transistor blasts Turn around the corner,
things got real quiet real fast I walked into a Tenth Avenue
freeze-out Tenth Avenue freeze-out
And I'm all alone, I'm all alone (And
kid, you better get the picture) And I'm on my own, I'm on my
own And I can't go home
When the change was made uptown and the
Big Man joined the band From the coastline to the city, all the
little pretties raise their hands I'm gonna sit back right easy
and laugh When Scooter and the Big Man bust this city in half With
the Tenth Avenue freeze-out Tenth Avenue freeze-out Tenth
Avenue freeze-out Tenth Avenue freeze out I'm talking 'bout a
Tenth Oh, nothing but a Tenth I'm talking 'bout a Tenth Yeah I'm
talking bout a Tenth, Tenth, Tenth, Tenth, Tenth, Tenth, Tenth,
Tenth Tenth, Tenth, Tenth, Tenth, Tenth, I'm talking 'bout a tenth Tenth
Avenue freeze-out
Escrita
por Christine McVie, foi gravada em fevereiro de 1975 e lançada em
11 de julho no disco Fleetwood Mac, o décimo disco da banda. Saiu
também em compacto em 27 de setembro de 1975, com Blue letter como
Lado B. Foi escrita e cantada por Christine McVie, tecladista da
banda. Assim, Christina McVue cantou e tocou teclado. Lindsey
Buckinham tocou guitarra, violão e fez harmonia vocal. Stevie Nicks
fez harmonia vocal. John McVie tocou baixo e Mick Fleetwood tocou
bateria e gongô.
A
letra:
Sleep
easy by my side Into gentle slumber you can hide I, I'm waiting
for the sun, to come up I can't sleep With your warm ways
Forever, forever love Together,
together love
You made me a woman tonight Dream
until the morning light I, I'm waiting for the sun, to come up I
can't sleep With your warm ways
Escrita
por Roger Waters, David Gilmour e Richard Wright, foi gravada entre
janeiro e julho de 1975, nos estúdios Abbey Road, em Londres e
lançada em 15 de setembro de 1975, no disco Wish you were here, o
nono disco do Pink Floyd. A letra foi escrita por Roger Waters. Foi
produzida pela própria banda. A que escolhemos aqui é a denominada
Part I-V. Foi escrita pra Syd Barrett, um dos fundadores da banda,
que deixou o Pink Floyd em 1968, devido à um deterioramento de sua
saúde mental. No seu lugar entrou David Gilmour. Barrett estava sem
condições de se relacionar com qualquer pessoa, tocar, compor,
trabalhar. Seu uso de drogas era intenso e não teve jeito até ser
retirado da banda pelos seus companheiros. Gilmour era amigo de
infância de Barrett, que tinha sido trazido pra banda por ele pra
ser segundo guitarrista. Os membros da banda se sentiram culpados por
terem tirado ele, mas viram como necessário, apesar de serem
admiradores da criatividade de Barrett. Um dia, durante as gravações
do disco, um homem surgiu no estúdio.. Muito gordo, completamente
careca e sem sobrancelhas. Roger estava lá sozinho no estúdio e
esse homem estranho estava sentado em um birô, atrás de Roger.
Richard Wright chegou e viu esse cara por trás de Roger. Richard
pensou que o sujeito era muito estranho. O sujeito se levantava,
escovava os dentes e voltava e sentava de novo. Mas quieto. Richard
então perguntou a Roger quem era o sujeito. Roger disse que não
sabia quem era. Richard disse: “Eu pensei que era um amigo seu”.
Roger respondeu novamente: “Eu não sei quem é”. Depois de 45
minutos olhando sem parar, Richard finalmente percebeu que o sujeito
estranho era de fato Syd Barrett. E eles estavam colocando os vocais
de Shine on you crazy diamond, que é basicamente sobre Syd. Ele
escolheu justamente esse dia pra aparecer de surpresa. Fazia muito
tempo que ninguém da banda o encontrava. Roger Waters quando o
reconheceu, começou a chorar. No fim do dia, foram comemorar o
casamento de Gilmour e Syd desapareceu. A parte 1 não tem letra, é
so instrumental e vai até 3 minutos e 54 da canção. Começa com um
fade-in de um Sol menor, feito com um EMS VCS3, com um ARP Solina, um
órgão Hammond e um som de copo de vinho. Logo em seguida vem os
sons de Minimoog de Richard Wright, que desemboca num solo de
guitarra tocado por David Gilmour em uma Fender Stratocaster, usando
um som comprimido e reverb. A parte 1 termina com um acorde de
sintetizador sumindo. A parte dois começa no 3:54 e vai até 6:27.
Começa com um tema de quatro notas (Si bemol, Fá, Sol e Mi). Esse
tema era conhecido pelos membros da banda como o tema de Syd. Ele é
repetido praticamente durenta toda essa segunda parte. O tema leva a
harmonia até Dó maior e Nick Mason começa a tocar bateria e Roger
começa a tocar seu baixo. Tem outro solo de Gilmour. A parte 3
começa aos 6:27 e vai até 8:41 e começa com um solo de minimoog de
Richard Wright, acompanhada de uma variação menos complexa de
bateria. Entra então o terceiro solo de Gilmour. A parte 4 começa
em 8:41 e vai até 11:10. Então Roger canta a letra, com Gilmour,
Wright e mulheres fazendo harmonias vocais. Elas era Venetta Fields e
Carlena Williams. A quinta parte vai de 11:10 até 13:32, com duas
guitarras repetindo a variacão de arpégio por mais ou menos um
minuto. Um sax baítono entra por cima do sim, tocado por Dick Parry.
Daí o sax muda de barítono pra tenor e a música se transforma em
Welcome to the machine. Roger Waters tocou baixo, cantou, e fez som
do copo de vinho. David Gilmour tocou as guitarras, fez backin
vocals, tocou lap steel guitar, EMS Synth AKS e copo de vinho.
Richard Wright tocou orgão Hammond, ARP String Ensemble, Minimoog,
EMS VCS3, clavinet, piano Steinwey, copo de vinho e fez backing
vocals. Nick Mason tocou bateria e percussão. Dick Parry tocou sax
barítono e tenor. Carlena Williams e Venetta Fields fizeram backing
vocals.
A
letra:
Remember
when you were young, you shone like the sun Shine on you crazy
diamond Now there's a look in your eyes, like black holes in the
sky Shine on you crazy diamond You were caught on the crossfire
of childhood and stardom Blown on the steel breeze
Come on you target for faraway
laughter Come on you stranger, you legend, you martyr, and shine
You reached for the secret too soon,
you cried for the moon Shine on you crazy diamond Threatened by
shadows at night, and exposed in the light Shine on you crazy
diamond Well you wore out your welcome with random precision Rode
on the steel breeze
Come on you raver, you seer of
visions Come on you painter, you piper, you prisoner, and shine