sexta-feira, 13 de março de 2020

1047 – George Harrison – Isn't it a pity (1970)

Escrita por George Harrison, foi lançada em 23 de novembro de 1970 no compacto que tinha My sweet lord como Lado A. Foi escrita em 1966, mas nunca foi aceita pelos Beatles. Desde Revolver que George tentava emplacar Isn't it a pity em um disco dos Beatles e nada.

Chegou ao número 1 nos charts pop americanos, assim como número 1 no Canadá. Tem duas versões oficiais da canção. Uma mais longa com piano e a outra mais curta com Eric Clapton na guitarra.

A primeira versão teve George Harrison cantanto, no violão, backing vocals e slide guitar. Tony Ashton e Gary Wright no piano, Billy Preston no orgao, Bobby Whitlock no harmonium, Pete Ham, Tom Evans e Joey Molland no violão, Klaus Voorman no baixo, Ringo na bateria e Mike Gibbins no pandeiro.

Na versão dois, que é a que gosto mais, George canta, toca violão e faz backing vocals. Eric Clapton toca guitarra. Tony Ashton toca piano, Bobby Whitlock toca orgao, Carl Radle toca baixo, Ringo toca bateria e Mike Gibbins toca pandeiro.

Foi regravada por Nina Simone, Eric Clapton e Billy Preston, Grham Nash e Jonathan Wilson, Roberta Flack e Annie Lennox, entre outros artistas.

A letra:

Isn't it a pity
Isn't it a shame
How we break each other's hearts
And cause each other pain
How we take each other's love
Without thinking anymore
Forgetting to give back
Isn't it a pity

Some things take so long
But how do I explain
When not too many people
Can see we're all the same
And because of all their tears
Your eyes can't hope to see
The beauty that surrounds them
Now, isn't it a pity

Isn't it a pity, (oh-o)
Now, isn't is a shame
How we break each other's hearts
And cause each other pain
How we take each other's love
Without thinking anymore
Forgetting to give back
Now, isn't it a pity

A versão de George Harrison com Eric Clapton:


A versão mais longa, sem Eric Clapton:


A versão de Eric Clapton:

quarta-feira, 11 de março de 2020

1046 – Neil Young – Don't let it bring you down (1970)

Escrita por Neil Young, foi gravada entre o inverno de 1969 e junho de 1970 e lançada em 19 de setembro de 1970, no disco After the gold rush.

Foi regravada pelo Last Exit, a banda de Sting antes de ir pro Police. Foi regravada também por Victoria Williams, Annie Lennox, Seal e Guns and Roses, entre outros artistas,

A letra:

Old man lying
By the side of the road
With the lorries rolling by
Blue moon sinking
From the weight of the load
And the buildings scrape the sky

Cold wind ripping
Down the alley at dawn
And the morning paper flies
Dead man lying
By the side of the road
With the daylight in his eyes

Don't let it bring you down
It's only castles burning
Find someone who's turning
And you will come around

Blind man running
Through the light
Of the night
With an answer in his hand
Come on down
To the river of sight
And you can really understand

Red lights flashing
Through the window
In the rain
Can you hear the sirens moan?
White cane lying
In a gutter in the lane
If you're walking home alone

Don't let it bring you down
It's only castles burning
Just find someone who's turning
And you will come around

Don't let it bring you down
It's only castles burning
Just find someone who's turning
And you will come around

A versão de Neil Young:


A versão de Annie Lennox:


A versão de Seal:

terça-feira, 10 de março de 2020

1045 – Paul McCartney – That would be something (1970)

Escrita por Paul McCartney, foi gravada em dezembro de 1969 e lançada em 17 de abril de 1970 no disco McCartney. Paul canta, toca violão, baixo, guitarra, tom tom e cimbal. Paul também faz percussão vocal pra imitar uma bateria.

Foi regravada pelo Grateful Dead, entre outros artistas.

A letra:

That would be something
Really would be something
That would be something
To meet you in the fallin' rain momma
To meet you in the fallin' rain
To meet you in the fallin' rain momma
To meet you in the fallin' rain
That would be something
Really would be something
That would be something
To meet you in the fallin' rain momma
To meet you in the fallin' rain
To meet you in the fallin' rain momma
To meet you in the fallin' rain
To meet you in the fallin' rain momma
To meet you in the fallin' rain
That would be something
Really would be something
That would be something
To meet you in the fallin' rain momma
To meet you in the fallin' rain
To meet you in the fallin' rain momma
To meet you in the fallin' rain
To meet you in the fallin' rain momma
To meet you in the fallin' rain
To meet you in the fallin' rain momma
To meet you in the fallin' rain, wooh
To meet you in the fallin' rain momma
To meet you in the fallin' rain
To meet you in the fallin' rain momma
To meet you in the fallin' rain
To meet you in the fallin' rain momma
To meet you in the fallin' rain, wooh
To meet you in the fallin' rain momma
To meet you in the fallin' rain

A versão de Paul McCartney:


A versão de Douglas Mitchell:


A versão de Eric Bettencourt:

domingo, 8 de março de 2020

1044 – John Lennon – Mother (1970)

Escrita por John Lennon, foi gravada em setembro e outubro de 1970 e lançada em 11 de dezembro de 1970 no disco John Lennon/Plastic Ono Band e também em compacto em 28 de dezembro de 1970, que tinha Why de Yoko Ono como Lado B. Chegou ao número 43 nos charts pop americanos.

A letra é direcionada aos pais de John, pois ambos o abandonaram quando ele era criança. Seu pai Alfred abandonou a familia quando John era criança. Sua mae, Julia, não vivia com John, e ela foi atropelada por um policial bebado quando John tinha 17 anos.

John cantou e tocou piano. Ringo Starr tocou bateria e Klaus Voorman tocou baixo.

Foi regravada por Barbra Streisend, Christina Aguilera e Lou Reed, entre outros artistas.

A letra:

Mother, you had me
But I never had you
I wanted you
But you didn't want me
So
I just got to tell you
Goodbye
Goodbye
Father, you left me
But I never left you
I needed you
But you didn't need me
So
I just got to tell
Goodbye
Goodbye
Children, don't do
What I have done
I couldn't walk
And I tried to run
So
I just got to tell you
Goodbye
Goodbye
Mama don't go
Daddy come home
Mama don't go
Daddy come home
Mama don't go
Daddy come home
Mama don't go
Daddy come home
Mama don't go
Daddy come home
Mama don't go
Daddy come home
Mama don't go
Daddy come home
Mama don't go
Daddy come home
Mama don't go
Daddy come home
Mama don't go

A versão de John Lennon:


A versão de Christina Aguilera:


A versão de Barbra Streisend:

sábado, 7 de março de 2020

1043 – The Beatles – Dig a pony (1970)

Escrita por John Lennon mas creditada à dupla Lennon/McCartney, foi gravada em 30 de janeiro de 1969 e lançada em 8 de maio de 1970 no disco Let it be. Foi gravada no famoso Rooftop Concert. Foi escrita pra Yoko Ono.

John cantou e tocou guitarra base. Paul fez backing vocals e tocou baixo. George Harrison fez backing vocals e tocou guitarra solo. Ringo tocou bateria e Billy Preston tocou piano elétrico.

A letra:

I dig a pony
Well, you can celebrate anything you want
Yes, you can celebrate anything you want
Oh
I do a road hog
Well, you can penetrate any place you go
Yes, you can penetrate any place you go
I told you so
All I want is you
Everything has got to be just like you want it to
Because
I pick a moon dog
Well, you can radiate everything you are
Yes, you can radiate everything you are
Oh now
I roll a stoney
Well, you can imitate everyone you know
Yes, you can imitate everyone you know
I told you so
All I want is you
Everything has got to be just like you want it to
Because (woo)
Oh now
I feel the wind blow
Well, you…

A versão dos Beatles:



A versão dos Cinelli Brothers:


A versão dos Wooly Mamas:

sexta-feira, 6 de março de 2020

1042 – Crosby, Stills, Nash and Young – Carry on (1970)

Escrita por Stephen Stills, foi gravada em 5 de novembro de 1969 e lançada em 11 de março de 1970 no disco Deja Vu e também em setembro de 1970 no compacto que tinha Teach your children como Lado A.

A canção abre o disco Deja Vu.

A letra:

One morning I woke up and I knew you were really gone
A new day, a new way, and new eyes to see the dawn
Go your way, I'll go mine and carry on

The sky is clearing and the night has cried enough
The sun, he comes, the world to soften up
Rejoice, rejoice, we have no choice but to carry on

The fortunes of fables are able to sing the song
Now witness the quickness with which we get along
To sing the blues you've got to live the dues and carry on

Carry on, love is coming, love is coming to us all

Where are you going now my love? Where will you be tomorrow?
Will you bring me happiness? Will you bring me sorrow?
Oh, the questions of a thousand dreams, what you do and what you see
Lover, can you talk to me?

Girl, when I was on my own, chasing you down
What was it made you run, trying your best just to get around?
The questions of a thousand dreams, what you do and what you see
Lover, can you talk to me?

A versão de Crosby, Stills, Nash and Young:


A versão de Hartley Brothers:


A versão de Lukas Nelson and The Promise of the Real:

quinta-feira, 5 de março de 2020

1041 – George Harrison – Beware of darkness (1970)

Escrita por George Harrison, foi lançada em 27 de novembro de 1970, no disco All things mut pass. Fala sobre deixar a ilusão vencer as verdadeiras intenções.

George Harrison cantou, tocou guitarra base e slide guitar. Eric Clapton tocou guitarra solo. Dave Mason tocou violão. Bobby Whitlock tocou piano. Gary Wright tocou orgao. Carl Radle tocou baixo. Ringo tocou bateria.

Foi regravada por Leon Russell, Marianne Faithfull, Eric Clapton, Joe Cocker e Sheryl Crow, entre outros artistas.

A letra:

Watch out now, take care
Beware of falling swingers
Dropping all around you
The pain that often mingles
In your fingertips
Beware of darkness
Watch out now, take care
Beware of the thoughts that linger
Winding up inside your head
The hopelessness around you
In the dead of night
Beware of sadness
It can hit you
It can hurt you
Make you sore and what is more
That is not what you are here for
Watch out now, take care
Beware of soft shoe shufflers
Dancing down the sidewalks
As each unconscious sufferer
Wanders aimlessly
Beware of Maya
Watch out now, take care
Beware of greedy leaders
They take you where you should not go
While Weeping Atlas Cedars
They just want to grow, grow and grow
Beware of darkness

A versão de George Harrison:


A versão de Eric Clapton e amigos:


A versão de Sheryl Crow com Brandi Carlile:

quarta-feira, 4 de março de 2020

1040 – Neil Young – Cripple Creek ferry (1970)

Escrita por Neil Young, foi gravada entre o inverno de 1969 e o junho de 1970, no Sunset Sound, Em hollywood, California e lançada em 19 de setembro de 1970 no disco After the gold rush.

Neil escreveu-a especificamente pra um filme chamado After the gold rush, de Dean Stockwell e Herb Bermann. O filme nunca saiu do papel.

A letra:

Hey, hey
Cripple Creek ferry
Butting through
the overhanging trees
Make way
for the Cripple Creek ferry
The waters going down
it's a mighty tight squeeze.

All alone the captain stands
Hasn't heard
from his deck hands.
The gambler tips his hat
and walks towards the door.
It's the second half
of the cruise.
And you know he hates to lose.

Hey, hey Cripple Creek ferry
Butting through
the overhanging trees
Make way
for the Cripple Creek ferry
The waters going down
it's a mighty tight squeeze.

A versão de Neil Young:


A versão de Britanny Blake:


A versão de Elles Bailey and The True Strays:

segunda-feira, 2 de março de 2020

1039 – Paul McCartney – Junk (1970)

Escrita por Paul McCartney, foi gravada em fevereiro de 1970 e lançada em 17 de abril de 1970 no disco McCartney, o disco de estréia de Paul como artista solo. Foi escrita ainda no período da Índia, em 1968, mas não foi usada no Album Branco e nem no Abbey Road e muito menos no Let it be. Então Paul decidiu gravá-la sozinho.

Paul cantou, tocou violão, baixo, bateria e xylophone. Linda McCartney fez backing vocals.

Foi regravada por John Denver, Chet Atkins, Cilla Black, Jeff Lynne, entre outros artistas.

A letra:

Motor cars, handle bars,
Bicycles for two.
Broken hearted jubilee.

Parachutes, army boots,
Sleeping bags for two.
Sentimental jamboree.

Buy! buy!
Says the sign in the shop window.
Why? why?
Says the junk in the yard.

Da da ya da da da,
Da da da,
Da da ya da da,
Da da da da da da da.

Candlesticks, building bricks,
Something old and new.
Memories for you and me.

Buy! buy!
Says the sign in the shop window.
Why? why?
Says the junk in the yard.

A versão de Paul McCartney:


A versão de John Denver:


A versão de Pedro Aznar:

domingo, 1 de março de 2020

1038 – John Lennon – Love (1970)

Escrita por John Lennon, foi gravada entr 26 de setembro e 23 de outubro de 1970 e lançada em 11 de dezembro de 1970 no disco John Lennon/Plastic Ono Band.

John cantou e tocou violão. Phil Spector tocou piano.

The Lettermen gravou-a, Barbra Streisend, The Cure e Beck, entre outros artistas.

A letra:

Love is real, real is love
Love is feeling, feeling love
Love is wanting to be loved

Love is touch, touch is love
Love is reaching, reaching love
Love is asking to be loved

Love is you
You and me
Love is knowing
we can be

Love is free, free is love
Love is living, living love
Love is needing to be loved

A versão de John Lennon:


A versão de Celeste:


A versão de Barbra Streisend:

sábado, 29 de fevereiro de 2020

1037 – The Beatles – I me mine (1970)

Escrita por George Harrison, foi gravada em 3 de janeiro e 1 de abril de 1970 e lançada no disco Let it be em 8 de maio de 1970. I me mine significa o EGO, no contexto hindu. Fala sobre a crescente atmosfera de divisão dentro da banda. Foi a última canção gravada pelos Beatles e John não estava presente.

George Harrison cantou e fez backing vocals, além de tocar os violões e guitarra solo. Paul fez backing vocals, tocou baixo, piano elétrico e orgao Hammond. Ringo tocou bateria.

A letra:

All through' the day
I me mine, I me mine, I me mine.
All through' the night
I me mine, I me mine, I me mine.
Now they're frightened of leaving it
Ev'ryone's weaving it,
Coming on strong all the time,
All through' the day I me mine.
I-I-me-me mine, I-I-me-me mine,
I-I-me-me mine, I-I-me-me mine.
All I can hear
I me mine, I me mine, I me mine.
Even those tears
I me mine, I me mine, I me mine.
No-one's frightened of playing it
Ev'ryone's saying it,
Flowing more freely than wine,
All through' the day I me mine.
I-I-me-me mine, I-I-me-me mine,
I-I-me-me mine, I-I-me-me mine.
All I can hear
I me mine, I me mine, I me mine.
Even those tears
I me mine, I me mine, I me mine.
No-one's frightened of playing it
Ev'ryone's saying it,
Flowing more freely than wine,
All through' your life I me mine.

A versão dos Beatles:


A versão de George Fest:


A versão de Elliot Smith:

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

1036 – Crosby, Stills, Nash and Young – Everybody I love you (1970)

Escrita por Neil Young e Stephen Stills, foi gravada entre julho de 1969 e janeiro de 1970 e lançada em 11 de março de 1970 no disco da banda Deja Vu.

Foi cantada por Nash, Crosby e Stills. Crosby tocou guitarra base. Stills tocou guitarra também. Nash tocou teclado. Neil também tocou guitarra. Greg Reeves tocou baixo.

A letra:

Know you got to run
Know you got to hide
Still there is a great life
Engrained deep within your eyes
Open up, open up
Baby let me in
You expect for me to love you
When you hate yourself my friend la la la ...
Everybody I love you
Everybody I do
(Oh yeah)
Though your heart is an answer
I need your love to get through
(Oh yea, I really do now)
When I tell you I love you
(When I tell you)
You can believe that it's true
(Oh yes it is)
Everybody I love you
Everybody I do
(Oh, yes I really do now...)

A versão do CSNY:


A versão de Her majesty:


A versão de Four Way Street:

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

1035 – George Harrison – All things must pass (1970)

Escrita por George Harrison, foi gravada entre final de maio e começo de junho de 1970 e lançada no disco de mesmo nome em 27 de novembro de 1970. Harrison havia dado a canção para Billy Preston lançar antes, em 11 de setembro de 1970, pois os Beatles haviam a rejeitado pra inclusão no disco Let it be.

A canção mostra a influencia da Band na composição, depois de Harrison ter passado uma temporada com eles e Bob Dylan em Woodstock, New York, no final de 1968. Harrison teve The weight como ins piração pra essa canção e sempre imaginou Levon Helm cantando-a. Para letra, ele se inspirou em Timothy Leary no livro Psychodelic Prayers after the Tao Te Ching.

George Harrison cantou, tocou violão e fez backing vocals. Eric Clapton fez backing vocals e tocou violão. Pete Drake tocou pedal steel. Billy Preston tocou piano. Bobby Whitlock tocou harmonium e fez backing vocals. Klaus Voormann tocou baixo. Ringo tocou bateria e pandeiro. Jim Gordon tocou bateria Bobby Keys tocou sax. Jim Price tocou trumpete, trombone e fez os arranjos do sopro. John Barham fez os arranjos das cordas.

A letra:

Sunrise doesn't last all morning.
A cloudburst doesn't last all day
Seems my love is up and has left you with no warning
It's not always going to be this grey
All things must pass
All things must pass away
Sunset doesn't last all evening
A mind can blow those clouds away
After all this, my love is up and must be leaving
It's not always going to be this grey
All things must pass
All things must pass away
All things must pass
None of life's strings can last
So, I must be on my way
And face another day
Now the darkness only stays the night-time
In the morning it will fade away
Daylight is good at arriving at the right time
It's not always going to be this grey
All things must pass
All things must pass away
All things must pass
All things must pass away

A versão de George Harrison:


A versão de Paul McCartney com Eric Clapton e amigos:


A versão de Cat Stevens:

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

1034 – Neil Young – Tell me why (1970)

Escrita por Neil Young, foi gravada na primavera de 1970 e lançada em 31 de agosto de 1970, no disco After the gold rush. É a música que abre o album.

Os dois únicos instrumentos são dois violões, tocados por Neil Young e por Nils Lofgren, mas tem o backing vocal feito pelo Crazy Horse.

Foi regravada por Norah Jones, Radiohead e Flea, entre outros artistas.

A letra:

Sailing heart-ships
thru broken harbors
Out on the waves in the night
Still the searcher
must ride the dark horse
Racing alone in his fright.
Tell me why, tell me why

Is it hard to make
arrangements with yourself,
When you're old enough to repay
but young enough to sell?

Tell me lies later,
come and see me
I'll be around for a while.
I am lonely but you can free me
All in the way that you smile
Tell me why, tell me why

Is it hard to make
arrangements with yourself,
When you're old enough to repay
but young enough to sell?

Tell me why, tell me why
Tell me why, tell me why

A versão de Neil Young:


A versão de Norah Jones:


A versão do Ulmonaut:


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

1033 – Paul McCartney – Maybe I'm amazed (1970)

Escrita por Paul McCartney, foi gravada em 22 de fevereiro de 1970 e lançada em 17 de abril de 1970 no disco McCartney, o primeiro disco solo de Paul. Foi dedicada à sua esposa, Linda McCartney. É a música 347 das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Paul escreveu-a em 1969. Ele disse que Linda o ajudou muito nesse tempo difícil. Ele gravou-a no mesmo dia em que gravou Every night. Paul tocou todos os instrumentos: guitarras, baixo, piano, orgao e bateria. Linda fez backing vocals.

Paul disse que essa era a canção que ele gostaria de ser lembrado no futuro.

Foi regravada por Joe Cocker, Billy Joel e Nancy Sinatra, entre outros artistas.

A letra:

Maybe I'm amazed at the way you love me all the time
Maybe I'm afraid of the way I love you
Maybe I'm amazed at the way you pull me out of time
You hung me on the line
Maybe I'm amazed at the way I really need you
Maybe I'm a man
Maybe I'm a lonely man who's in the middle of something
That he doesn't really understand
Maybe I'm a man
And maybe you're the only woman who could ever help me
Baby, won't you help me to understand?
Ooh
Maybe I'm a man
Maybe I'm a lonely man who's in the middle of something
That he doesn't really understand
Maybe I'm a man
And maybe you're the only woman who could ever help me
Baby, won't you help me to understand?
Ooh
Maybe I'm amazed at the way you're with me all the time
Maybe I'm afraid of the way I leave you
Maybe I'm amazed at the way you help me sing my song
Right me when I'm wrong
Maybe I'm amazed at the way I really need you

A versão de Paul McCartney:


A versão de Joe Cocker:


A versão de Billy Joel:

1952 – George Harrison – Soft touch (1979)

Escrita por George Harrison, foi gravada entre abril e outubro de 1978 e lançada no disco George Harrison, o oitavo disco dele, em 14 d...