quinta-feira, 13 de setembro de 2018

811 – Led Zeppelin – Whole lotta love (1969)

Escrita por John Bonham, John Paul Jones, Robert Plant e Jimmy Page, com créditos pra Willie Dixon sob acusação de plágio. Foi gravada em maio de 1969 e lançada em 7 de novembro de 1969 em um compacto que tinha Living, Loving Maid (She's just a woman) como Lado B.

Foi o primeiro hit do Zeppelin nos Estados Unidos, recebendo disco de ouro em 13 de abril de 1970, pois vendeu um milhão de cópias. Chegou ao número 4 nos charts pop americanos. Foi o único TOP 10 do Lez Zeppelin nos Estados Unidos.

Chegou ao número 1 na Alemanha e número 4 na Holanda. É a canção de número 75 da lista das 500 Maiores Canções de todos os tempos da revista Rolling Stone. A revista Q magazine disse que ela é a número 3 das 100 maiores canções de guitarras. Na lista de canções de guitarras da Rolling Stone, whole lotta love ficou em décimo primeiro lugar. VH1 disse que ela é a terceira maior canção de hard rock de todos os tempos. E a BBC disse que ela tem o melhor riff de guitarra de todos os tempos.

Jimmy Page apareceu com esse riff no verão de 1968.

A letra:

You need cooling
Baby I'm not fooling
I'm gonna send ya
Back to schooling
A-way down inside
A-honey you need it
I'm gonna give you my love
I'm gonna give you my love
Want to whole lotta love
Want to whole lotta love
Want to whole lotta love
Want to whole lotta love
You've been learning
Um baby I been learning
All them good times baby, baby
I've been year-yearning
A-way, way down inside
A-honey you need-ah
I'm gonna give you my love, ah
I'm gonna give you my love, ah oh
Whole lotta love
Want to whole lotta love
Want to whole lotta love
Want to whole lotta love
You've been cooling
And baby I've been drooling
All the good times, baby
I've been misusing
A-way, way down inside
I'm gonna give ya my love
I'm gonna give ya every inch of my love
I'm gonna give ya my love
Hey!
Alright! Let's go!
Whole lotta love
Want to whole lotta love
Want to whole lotta love
Want to whole lotta love
Way down inside
Woman, you need, yeah
Love
My, my, my, my
My, my, my, my
Lord
Shake for me girl
I wanna be your backdoor man
Hey, oh, hey, oh
Hey, oh, hey, oh
Ooh
Oh, oh, oh, oh
Cool, my, my baby
A-keep it cooling baby
A-keep it cooling baby
Ah-keep it cooling baby
Ah-keep it cooling baby
Ah-keep it cooling baby

A versão de Led Zeppelin:


A versão de Lenny Kravitz:


A versão de Robert Plant:

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

810 – Creedence Clearwater Revival – Green river (1969)

Escrita por John Fogerty, foi gravada entre março e junho de 1969, no Wally Heider Studios, em San Francisco, California e lançada em julho de 1969 no compacto que tinha Commotion como Lado B.

Chegou ao número 2 dos charts pop americanos, número 19 no Reino Unido, número 8 na Alemanha, número 5 no Canadá e na Austria.

Foi regravada por Mary Wilson das Supremes e por Bill Wyman's Rhythm Kings, além de outros artistas.

A letra:

Well, take me back down where cool water flows, yeah.
Let me remember things I love,
Stoppin' at the log where catfish bite,
Walkin' along the river road at night,
Barefoot girls dancin' in the moonlight.

I can hear the bullfrog callin' me.
Wonder if my rope's still hangin' to the tree.
Love to kick my feet 'way down the shallow water.
Shoefly, dragonfly, get back t'your mother.
Pick up a flat rock, skip it across Green River.
Welllllll!

Up at Cody's camp I spent my days, oh,
With flat car riders and cross-tie walkers.
Old Cody, Junior took me over,
Said, "You're gonna find the world is smould'rin'.
And if you get lost come on home to Green River."

Welllllll!
Come on home.

A versão do Creedence Clearwater Revival:


A versão de John Fogerty:


A versão de Gee Gee Kettel com sua filha Soluna Samay:

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

809 – The Rolling Stones – You can't always get what you want (1969)

Escrita por Mick Jagger e Keith Richards, foi gravada em 17 e 18 de novembro de 1968 e lançada em 4 de julho de 1969 no compacto que tinha Honky Tonk woman como Lado A. É o número 100 da lista das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Foi difícil de gravar pois Charlie Watts nao conseguiu fazer o groove e o produtor Jimmy Miller foi quem tocou a bateria. Al Kooper foi quem tocou piano e orgao. A letra fala sobre os temas em voga nos anos 60: Amos, política e drogas. A sequencia de cada verso é: otimismo, desilusão e o progmatismo do refrão.

Mick Jagger canta e toca violão. Keith Richards toca violão e guitarra e faz backing vocals. Bill Wyman toca baixo. Al Kooper toca piano e orgao. Jimmy Miller toca bateria. Rocky Dijon toca congas, maracas e pandeiro. Doris Troy faz backing vocals.

A letra:

I saw her today at the reception
A glass of wine in her hand
I knew she was gonna meet her connection
At her feet was her footloose man

You can't always get what you want
You can't always get what you want
You can't always get what you want
But if you try sometimes you might find
You get what you need

But I went down to the demonstration
To get your fair share of abuse
Singing, "We're gonna vent our frustration
If we don't we're gonna blow a fifty-amp fuse"

You can't always get what you want
You can't always get what you want
You can't always get what you want
But if you try sometimes well you just might find
You get what you need

I went down to the Chelsea drugstore
To get your prescription filled
I was standing in line with Mr. Jimmy
And man, did he look pretty ill
We decided that we would have a soda
My favorite flavor, cherry red
I sung my song to Mr. Jimmy
Yeah, and he said one word to me, and that was "dead"
I said to him

You can't always get what you want
You can't always get what you want
You can't always get what you want
But if you try sometimes you just might find
You get what you need
You get what you need, yeah, oh baby

I saw her today at the reception
In her glass was a bleeding man
She was practiced at the art of deception
Well I could tell by her blood-stained hands

You can't always get what you want
You can't always get what you want
You can't always get what you want
But if you try sometimes you just might find
You just might find
You get what you need

You can't always get what you want
You can't always get what you want
You can't always get what you want
But if you try sometimes you just might find
You just might find
You get what you need, oh yeah

A versão dos Rolling Stones ao vivo:


A versão do Jolly Boys:


A versão de Loveless Jam:

sábado, 8 de setembro de 2018

808 – Bob Dylan – Tonight I'll be staying here with you (1969)

Escrita por Bob Dylan, foi gravada em 17 de fevereiro de 1969 e lançada em outubro de 1969 num compacto que tinha Country pie como Lado B.

Dylan chegou pra gravação do disco Nashville syline com apenas 4 músicas prontas, incluindo Lay lady lay. Então ele precisava de mais músicas e então compôs Tonight I'll be staying here with you enquanto estava hospedado no hotel Ramada Inn.

A letra marca uma mudança nas letras anteriores de Dylan sobre amor. Aqui ele fala de uma mensagem positiva, que ele vai ficar ali com sua amada, naquele noite e pra sempre.

Foi regravada por Jeff Beck, Johnny Cash, Cher, Ben E King, Albert Lee, Ricky Nelson, The Black Crowes, entre outros.

A letra:

Throw my ticket out the window
Throw my suitcase out there, too
Throw my troubles out the door
I don’t need them anymore
’Cause tonight I’ll be staying here with you

I should have left this town this morning
But it was more than I could do
Oh, your love comes on so strong
And I’ve waited all day long
For tonight when I’ll be staying here with you

Is it really any wonder
The love that a stranger might receive
You cast your spell and I went under
I find it so difficult to leave

I can hear that whistle blowin’
I see that stationmaster, too
If there’s a poor boy on the street
Then let him have my seat
’Cause tonight I’ll be staying here with you

Throw my ticket out the window
Throw my suitcase out there, too
Throw my troubles out the door
I don’t need them anymore
’Cause tonight I’ll be staying here with you

A versão de Jeff Beck Group:


A versão do Black Crowes:


A versão de Cher:

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

807 – The Beatles – Get back (1969)

Escrita por Paul McCartney, mas creditada à dupla Lennon/McCartney, foi gravada em 29 e 28 de janeiro de 1969 e lançada em 11 de abril de 1969 no compacto que tinha Don't let me down como Lado B. Foi número 1 no Reino Unido, Estados Unidos, Irlanda, Canada, Nova Zelandia, Holanda, Australia, França, Alemanha, Mexico, Noruega, Suíça, Austria e Belgica. Foi o único compacto dos Beatles a ter o nome de outro artista.The Beatles with Billy Preston. Foi o primeiro lançamento dos Beatles nos Estados Unidos verdadeiramente Stereo.

Ficou no número 1 dos charts pop americanos por 5 semanas. Foi o primeiro compacto dos Beatles a já entrar nos charts britânicos como número 1. Foi o décimo sétimo número 1 dos Beatles, igualando aos 17 números 1 de Elvis Presley.

John disse que Get back era uma versão melhorada de Lady Madonna. E disse que cada vez que Paul cantava o verso get back to where you once belonged, ele olhava pra Yoko.

Billy Preston se juntou aos Beatles em 22 de janeiro de 1969, a convite de George Harrison, pra ver se o clima melhorava entre os membros.

Paul tocou baixo e cantou. John tocou guitarra solo, pois George Harrison havia saído da banda e John criou o solo. John também fez o backing vocal. George Harrison tocou guitarra ritmica. Ringo tocou bateria e Billy Preston tocou piano elétrico.

Foi regravada pelo próprio Billy Preston em 1978, entre outros artistas.

A letra:

Jojo was a man who thought he was a loner
But he knew it wouldn't last
Jojo left his home in Tucson, Arizona
For some California grass
Get back, get back
Get back to where you once belonged
Get back, get back
Get back to where you once belonged
Get back Jojo, go home
Get back, get back
Back to where you once belonged
Get back, get back
Back to where you once belonged
Get back Jo
Sweet Loretta Martin thought she was a woman
But she was another man
All the girls around her say she's got it coming
But she gets it while she can
Get back, get back
Get back to where you once belonged
Get back, get back
Get back to where you once belonged
Get back Loretta, go home
Get back, get back
Get back to where you once belonged
Get back, get back
Get back to where you once belonged
Get back, get back
Get back to where you once belonged
Get back, get back, get back

A versão de Lenny Kravitz:


A versão de Paul McCartney:


A versão de Billy Preston:

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

806 – Neil Young – Down by the river (1969)

Escrita por Neil Young, foi gravada em 17 de janeiro de 1969 e lançada em 14 de maio de 1969 no compacto que tinha Cinnamon girl como Lado B.

A letra fala de alguém que mata seu amor com um tiro, pois ela o traiu.

Neil Young tocou guitarra elétrica e cantou. Danny Whitten tocou guitarra elétrica e fez backing vocal. Billy Talbot tocou baixo e Ralph Molina tocou bateria e fez backing vocal.

Foi regravada por Dave Matthews Band, Inner Circle, entre outros, regravaram Down by the river.

A letra:

Be on my side,
I'll be on your side,
baby
There is no reason
for you to hide
It's so hard for me
staying here all alone
When you could be
taking me for a ride.

Yeah, she could drag me
over the rainbow,
send me away
Down by the river
I shot my baby
Down by the river,
Dead, oh, shot her dead.

You take my hand,
I'll take your hand
Together we may get away
This much madness
is too much sorrow
It's impossible
to make it today.

Yeah, she could drag me
over the rainbow,
send me away
Down by the river
I shot my baby
Down by the river,
Dead, oh, shot her dead.

Be on my side,
I'll be on your side,
baby
There is no reason
for you to hide
It's so hard for me
staying here all alone
When you could be
taking me for a ride.

Yeah, she could drag me
over the rainbow,
send me away
Down by the river
I shot my baby
Down by the river,
Dead, oh, shot her dead.

A versão original de Neil Young com o Crazy Horse:


A versão de Dave Matthews Band com Tim Reynolds:


A versão de Inner Circle:

terça-feira, 4 de setembro de 2018

805 – Led Zeppelin – Thank you (1969)

Escrita por Jimmy Page e Robert Plant, foi gravada em 1969 e lançada em 22 de outubro de 1969 no disco Led Zeppelin II. Essa composição mostra um amadurecimento de Robert Plant como letrista, pois foi a primeira vez que ele escreveria a letra completa de uma canção do Zeppelin. Jimmy Page chegou a conclusão aí nessa letra que Plant tinha capacidade agora de ser o letrista. Foi uma homenagem pra esposa de Plant, na época, Maureen.

A canção tem um um ormao Hammond tocado pelo baixista John Paul Jones.

Robert Plant cantou, Jimmy Page tocou guitarras e violão, John Paul Jones tocou baixo e orgao Hammond e John Bonham tocou bateria.

A letra:

If the sun refused to shine
I would still be loving you
When mountains crumble to the sea
There will still be you and me
Kind woman, I give you my all
Kind woman, nothing more
Little drops of rain whisper of the pain
Tears of loves lost in the days gone by
My love is strong, with you there is no wrong
Together we shall go until we die
My, my, my inspiration is what you are to me
Inspiration look, see
And so today, my world it smiles
Your hand in mine, we walk the miles
Thanks to you it will be done
For you to me are the only one
Happiness, no more be sad
Happiness, I'm glad
If the sun refused to shine
I would still be loving you
Mountains crumble to the sea
There will still be you and me

A versão do Led Zeppelin:


A versão de Chris Cornell:


A versão de Tori Amos:

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

804 – Creedence Clearwater Revival – Proud Mary (1969)

Escrita por John Fogerty, foi gravada no final de 1968 e lançada em janeiro de 1969 em um compacto que tinha Born in the Bayou como Lado B. Chegou ao número 2 nos charts pop americanos.

O cantor é um cara que ganha pouco e deixa seu emprego no cidade, que considera bom, mas mesmo sendo trabalho firme, ele passa horas debaixo da batuta de um chefe ditador. Então ele decide seguir seu impulso e ir embora pelo rio.

John Fogerty tocou guitarra solo, Tom Fogerty tocou guitarra rítmica, Stu Cook tocou baixo, Doug Clifford tocou bateria. Gravaram no RCA Studios em Hollywood California. John fez os vocais principais.

Foi também número 1 na Austria, Iuguslávia e Africa do Sul. Número 2 no Canadá, número 3 na Nova Zelandia, Número 4 na Alemanha, número 5 na Australia, número 6 na Noruega, número 7 na Bélgica, número 8 na Holanda e Reino Unido e numero 13 na Suécia.

Proud Mary é o número 155 da lista das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone. E recebeu dois Grammies, um pra Versão do Creedence e outro pela versão de Ike and Tina Turner.

Foi regravada por Solomon Burke, Tina and Ike Turner, Elvis Presley, entre outros artistas.

A letra:

Left a good job in the city,
Workin' for the man ev'ry night and day,
And I never lost one minute of sleepin',
Worryin' 'bout the way things might have been.

Big wheel keep on turnin',
Proud Mary keep on burnin',
Rollin', rollin', rollin' on the river.

Cleaned a lot of plates in Memphis,
Pumped a lot of 'pane down in New Orleans,
But I never saw the good side of the city,
'Til I hitched a ride on a river boat queen.

Big wheel keep on turnin',
Proud Mary keep on burnin',
Rollin', rollin', rollin' on the river.

Rollin', rollin', rollin' on the river.

If you come down to the river,
Bet you gonna find some people who live.
You don't have to worry 'cause you have no money,
People on the river are happy to give.

Big wheel keep on turnin',
Proud Mary keep on burnin',
Rollin', rollin', rollin' on the river.

Rollin', rollin', rollin' on the river.
Rollin', rollin', rollin' on the river.
Rollin', rollin', rollin' on the river.

A versão do Creedence Clearwater Revival:


A versão de Solomon Burke:


A versão de Tina and Ike Turner:

sábado, 1 de setembro de 2018

803 – The Rolling Stones – Honky tonk women (1969)

Escrita por Mick Jagger e Keith Richards, foi gravada em junho de 1969 e lançada em 4 de julho de 1969 no compacto que tinha You can't always get what you want como Lado B.

Foi escrita enquanto Mick Jagger e Keith Richards estavam de férias no Brasil e se inspiraram nas caipiras brasileiras, pois eles estavam hospedados em um rancho, no interior de São Paulo. Fala de uma dançarina que trabalha como prostituta.

Foi lançada um dia depois da morte de Brian Jones, chegando ao número 1 e ficando por 5 semanas nessa posição no Reino Unido. É a canção de número 116 da lista das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone. Foi também número 1 na Australia, Estados Unidos, Nova Zelandia, Suíça e Irlanda. Numero 2 no Canadá, Noruega e Alemanha. Número 4 na Holanda e Aústria e número 5 na Bélgica.

Mick cantou, Keith tocou guitarra solo, guitarra rítmica e fez backing vocals. Mick Taylor tocou guitarra solo, Bill Wyman tocou baixo e Charlie Watts tocou bateria. Reparata and The Delrons fizeram backing vocals, Nanette Worman fez backing vocals, Doris Troy fez backing vocals, Ian Stewart tocou piano, Jimmy Miller tocou sino de vaca e Steve Gregory e Bud Beadle tocaram sax.

Foi regravada por Waylon Jennings, Joe Cocker, Ricky Nelson, Hank Williams Jr., Elton John, Billy Joel, Willie Nelson e Leon Russell, Jerry Lee Lewis, entre outros.

A letra:

I met a gin-soaked, bar-room queen in Memphis
She tried to take me upstairs for a ride
She had to heave me right across shoulder
'Cause I just can't seem to drink you off my mind
It's the honky tonk women
Gimme, gimme, gimme the honky tonk blues
I laid a divorcée in New York City
I had to put up some kind of a fight
The lady then she covered me with roses
She blew my nose and then she blew my mind
It's the honky tonk women
Gimme, gimme, gimme the honky tonk blues
It's the honky tonk women
Gimme, gimme, gimme the honky tonk blues
It's the honky tonk women
Gimme, gimme, gimme the honky tonk blues

A versão dos Rolling Stones ao vivo em Copacabana:


A versão dos Black Crowes:


A versão de Waylon Jennings:

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

802 – Bob Dylan – Lay lady lay (1969)

Escrita por Bob Dylan, foi gravada em 14 de fevereiro de 1969 e lançada em julho de 1969 num compacto que tinha Peggy Day como Lado B. Chegou ao número 7 dos charts pop americanos e número 5 no Reino Unido.

Foi regravada pelos Byrds em 1969. Pelo Duran Duran em 1995. E também por Cher em 1969, The Isley Brothers em 1971, The Everly Brothers em 1984, Bryan Adams em 2014, entre outros artistas.

A letra:

Lay, lady, lay, lay across my big brass bed
Lay, lady, lay, lay across my big brass bed
Whatever colors you have in your mind
I'll show them to you and you'll see them shine.

Lay, lady, lay, lay across my big brass bed
Stay, lady, stay, stay with your man awhile
Until the break of day, let me see you make him smile
His clothes are dirty but his hands are clean
And you're the best thing that he's ever seen.

Stay, lady, stay, stay with your man awhile
Why wait any longer for the world to begin
You can have your cake and eat it too
Why wait any longer for the one you love
When he's standing in front of you.

Lay, lady, lay, lay across my big brass bed
Stay, lady, stay, stay while the night is still ahead
I long to see you in the morning light
I long to reach for you in the night
Stay, lady, stay, stay while the night is still ahead.

A versão de Everly Brothers:


A versão dos Isley Brothers:


A versão dos Byrds:

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

801 – The Beatles – Don't let me down (1969)

Escrita por John Lennon mas creditada à dupla Lennon/McCartney, foi gravada em 28 de janeiro de 1969, tendo a participação do tecladista Billy Preston. Foi lançada em 11 de abril de 1969, em um comapcto que tinha Get back como Lado A.

Foi escrita como uma canção de amor angustiada pra Yoko Ono. Don't let me down chegou ao numero 35 dos charts pop americanos.

John cantou e tocou guitarra rítmica. Paul tocou baixo e fez backing vocal. George Harrison tocou guitarra solo e fez backing vocal. Ringo tocou bateria e Billy Preston tocou piano elétrico.

Foi regravada por Annie Lennox, The Black Crowes, Stereophonics, Paul Weller, Matchbox 20, Maroon 5, John Mayer, entre outros.

A letra:

Don't let me down, don't let me down
Don't let me down, don't let me down
Nobody ever loved me like she does
Oh, she does, yeah, she does
And if somebody loved me like she do me
Oh, she do me, yes, she does
Don't let me down, don't let me down
Don't let me down, don't let me down
I'm in love for the first time
Don't you know it's gonna last
It's a love that lasts forever
It's a love that had no past
Don't let me down, don't let me down
Don't let me down, don't let me down
And from the first time that she really done me
Oh, she done me, she done me good
I guess nobody ever really done me
Oh, she done me, she done me good
Don't let me down, hey, don't let me down
Heee! Don't let me down
Don't let me down
Don't let me down, don't let me let down
Can you dig it? Don't let me down

A versão dos Beatles ao vivo no telhado:


A versão de John Mayer e Keith Urban:


A versão de Maroon 5:

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

800 – James Taylor – Something in the way she moves (1968)

Escrita por James Taylor, foi gravada por ele e lançada em 1968. O título da canção inspirou George Harrison a escrever a canção Something, inclusive usando o título pra começar Something. Essa foi a canção que ele tocou pra Paul McCartney e George Harrison para assinar com a Apple Records.

Foi regravada por Harry Belafonte, entre outros artistas,

A letra:

There's something in the way she moves
Or looks my way, or calls my name
That seems to leave this troubled world behind
If I'm feeling down and blue
Or troubled by some foolish game
She always seems to make me change my mind
And I feel fine anytime she's around me now
She's around me now
Almost all the time
And if I'm well you can tell she's been with me now
She's been with me now quite a long, long time
And I feel fine
Every now and then the things I lean on lose their meaning
And I find myself careening
In places where I should not let me go
She has the power to go where no one else can find me
Yes and silently remind me
The happiness and the good times that I know, but as I had got to know them
It isn't what she's got to say
But how she thinks and where she's been
To me, the words are nice, the way they sound
I like to hear them best that way
It doesn't much matter what they mean
What she says them mostly just to calm me down
And I feel fine anytime she's around me now
She's around me now
Almost all the time
If I'm well you can tell she's been with me now
She's been with me now quite a long, long time
Yes and I feel fine

A versão de James Taylor ao vivo:


A versão de Mo Pitney:


A versão de Harry Belafonte:

terça-feira, 21 de agosto de 2018

0054 – Ballerina - Van Morrison (1968)

Compositor: Van Morrison


  • Foi gravada em 15 de outubro de 1968 no Century Sound Studios, em New York City e lançada em novembro de 1968 no disco Astral weeks. O produtor foi Lewis Merenstein.

  • Foi feita pra Janet, sua futura esposa, em San Francisco, enquanto ele estava em turnê com o Them, nos Estados Unidos.

  • Van cantou e tocou violão. Jay Berliner tocou violão. Richard Davis tocou baixo. Connie Kay tocou bateria. John Payne tocou flauta. Warren Smith Jr. Tocou vibrafone.

A letra:

Spread your wings
Come on fly awhile
Straight to my arms
Little angel child
You know you only
Lonely twenty-two story block

And if somebody, not just anybody
Wanted to get close to you
For instance, me, baby
All you gotta do
Is ring a bell

Step right up, step right up
And step right up
Ballerina
Crowd will catch you
Fly it, sigh it, try it
Well, I may be wrong

But something deep in my heart tells me I'm right and I don't think so
You know I saw the writing on the wall
When you came up to me
Child, you were heading for a fall

But if it gets to you
And you feel like you just can't go on
All you gotta do
Is ring a bell

Step right up, and step right up
And step right up
Just like a ballerina
Stepping lightly
Alright, well it's getting late
Yes it is, yes it is

And this time I forget to slip into your slumber
The light is on the left side of your head
And I'm standing in your doorway
And I'm mumbling and I can't remember the last thing that ran through my head

Here come a man, here come a man and he say, he say the show must go on
So all you gotta do
Is ring the bell

And step right up, and step right up
And step right up
Just like a ballerina, yeah, yeah
Crowd will catch you
Fly it, sigh it, c'mon, die it, yeah
Just like a ballerina
Just like a, just like a, just like a, just like a ballerina

Get on up, get on up, keep a-moving, moving on, moving on, moving on up
Little bit higher, baby
You know, you know, you know, get on up baby
Alright, a-keep on, a-keep on, a-keep on pushing, keep on, keep on pushing
Stepping lightly

Just like a ballerina
Ooo-we baby, take off your shoes
Working on
Just like a ballerina


A versão de Van Morrison:


A versão de Warren Haynes:


A versão de Brett Andrew:


segunda-feira, 20 de agosto de 2018

798 – Glen Campbell – Wichita Lineman (1968)

Escrita por Jimmy Webb, foi gravada por Glen Campbell em 27 de maio de 1968 e 14 de agosto do mesmo ano e lançada em outubro de 1968, num compacto que tinha Fate of Man como Lado B.

Chegou ao número 3 dos charts pop americanos e número 1 dos charts de country americanos. Recebeu disco de ouro em janeiro de 1969. Chegou ao número 7 no Reino Unido e número 1 no Canadá.

É a canção número 195 da lista das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Jimmy Webb teve a inspiração da música quando dirigia pelo Washita County, na parte sudeste rural de Oklahome. Naquela época, muitas companhias telefonicas eram de propriedade dos condados e os “linemen” eram funcionários do condado. Dirigindo, Webb passou por incontáveis postes de telefones, todos iguais. Então lá no fundo, ele viu a figura de um solitário “Lineman” em cima de um desses postes.

Ele disse que se trata de uma foto de solidão. Webb então se coloca no lugar daquele trabalhador em cima do poste e coloca o telefone na sua mão e imagina o que o lineman estaria dizendo ao interlocutor.

Foi gravada por Tom Jones, Johnny Mathis, Andy Williams, Bobby Goldsboro, Jose Feliciano, Ray Charles, Sérgio Mendes, Kool and The Gang, Smokey Robinson and The Miracles, James Taylor, R.E.M., Johnny Cash, entre outros.

A letra:

I am a lineman for the county
And I drive the main road
Searchin' in the sun for another overload
I hear you singin' in the wire,
I can hear you through the whine
And the Wichita lineman is still on the line
I know I need a small vacation
But it don't look like rain
And if it snows that stretch down south won't ever stand the strain
And I need you more than want you,
And I want you for all time
And the Wichita lineman is still on the line
And I need you more than want you,
And I want you for all time
And the Wichita lineman is still on the line

A versão de Glen Campbell muitos anos depois, ao vivo:


A versão do R.E.M. de 2014:


A versão de Guns and Roses no Rock in Rio 2017:

domingo, 19 de agosto de 2018

797 – Bobby Goldsboro – Honey (1968)

Escrita por Bobby Russell, foi gravada por Bobby Goldsboro em 30 de janeiro de 1968 e lançada em 17 de fevereiro de 1968 no compacto que tinha Danny como Lado B. Foi anteriormente gravada por Bob Shane.

O narrador da canção fala sobre o seu amor que morreu, começando com ele olhando pra uma árvore no jardim e lembrando como era somente um graveto no dia que ela pantou, com o desaprovação dele. Essa canção chegou ao número 1 nos Estados Unidos uma semana após a morte de Martin Luther King Junior.

Além de chegar ao número dos charts pop americanos, também chegou ao número 1 dos charts de country americanos. Chegou também ao número 2 nos charts britânicos. Também foi número 1 na Austrália.

Foi regravada por Ray Conniff, Dean Martin, Andy Williams, The Four Tops, Hank Snow, Lynn Anderson, entre outros artistas.

A letra:

See the tree, how big it's grown
But friend it hasn't been too long
It wasn't big
I laughed at her and she got mad,
The first day that she planted it
Was just a twig
Then the first snow came and she ran out
To brush the snow away
So it wouldn't die
Came runnin' in all excited,
Slipped and almost hurt herself
And I laughed till I cried
She was always young at heart,
Kinda dumb and kinda smart
And I loved her so
And I surprised her with a puppy
Kept me up all Christmas Eve two years ago
And it would sure embarrass her
When I came in from workin' late
'Cause I would know
That she'd been sittin' there and cryin'
Over some sad and silly late, late show
And honey, I miss you and I'm bein' good
And I'd love to be with you if only I could
She wrecked the car and she was sad
And so afraid that I'd be mad
But what the heck
Though I pretended hard to be
Guess you could say she saw through me
And hugged my neck
I came home unexpectedly
And caught her cryin' needlessly
In the middle of a day
And it was in the early spring
When flowers bloom and robins sing
She went away
And honey, I miss you and I'm bein' good
And I'd love to be with you if only I could
One day while I was not at home
While she was there and all alone
The angels came
Now all I have is memories of honey
And I wake up nights and call her name
Now my life's an empty stage
Where honey lived and honey played
And love grew up
And a small cloud passes overhead
And cries down on the flower bed
That honey loved
And see the tree how big it's grown
But friend it hasn't been too long
It wasn't big
And I laughed at her and she got mad
The first day that she planted it,
Was just a twig

A versão de Bobby Goldsboro:


A versão de Dean Martin:


A versão de Andy Williams:

1952 – George Harrison – Soft touch (1979)

Escrita por George Harrison, foi gravada entre abril e outubro de 1978 e lançada no disco George Harrison, o oitavo disco dele, em 14 d...