segunda-feira, 2 de junho de 2014

304 – The Beatles – You can’t do that (1964)




Escrita por John Lennon mas creditada à Lennon/McCartney, foi gravada em 25 de fevereiro de 1964, nos estudios EMI em Londres, o Abbey Road. Foi lançada em 16 de julho de 1964. Foi lançada no LP A hard day’s night e em compacto simples, como Lado B do compacto que tinha Can’t buy me love como Lado A.  

Uma das canções semi-autobiograficas de John. Contradiz o tom genial com ameaças tensas e paranoia sexual. O tema de ciumes dessa canção foi revisitado por John em Run for your life e em Jealous guy. John tocou a guitarra solo, solo esse que ele criou. Isso era raro. 

John foi influenciado pelo ainda desconhecido Wilson Pickett na composicao dessa música. A cancao reflete o amor de John pelo Rhythm and Blues americano hard core.  

Quando as filmagens de A hard day’s night começaram, o diretor Dick Lester precisava que os Beatles trouxessem material inédito,e You can’t do that foi selecionada como parte da cena do Scala Theatre, onde eles tocam ao vivo, mas no final foi cortada juntamente com I’ll cry instead e I call your name. A gravacao levou 9 takes pra ser finalizada e ia ser o proximo Lado de um compacto, até que Paul escreveu Can’t buy me love e essa passou a ser o Lado A e You can’t do that o Lado B.  

Um take somente com o guia vocal de John foi inclusa no Anthology. Foi a primeira canção aser terminada na semana antes do começo das gravacoes de A hard day’s night. I should have known better e And I love her foram começadas no mesmo dia. 

Quando estavam em New York pro programa The Ed Sullivan Show, George Harrison ganhou de presente uma Rickenbacker 360 Deluxe, uma guitarra elétrica de 12 cordas que valia em 1964 a bagatela de 900 dolares. Essa guitarra foi a segunda produzida pela Rickenbacker. Ela foi ouvida pela primeira vez em You can’t do that. Ela tinha sido usada em Can’t buy me love, mas foi perdida na mixagem, entao fica sendo You can’t do that como a primeira.

George iria tocar a Rickenbacker em quase todas as músicas do LP A hard day’s night e foi a grande inspiracao pra Riger McGuinn, que depois fundaria os Byrds. 

Foi lançada primeiro nos Estados Unidos, em 16 de março de 1964 e em 20 de março no Reino Unido. Foi o sétimo compacto americano e o sexto ingles. Foi depois inclusa no album A hard day’s night. 

Os Beatles foram filmados cantando You can’t do that no sho que encerra o filme. A gravacao foi em 31 de março de 1964 no Scala Theatre, em Londres, mas não foi usada como dito anteriormente. Foi tocada no The Ed Sullivan Show de 24 de maio. Essa performance foi inclusa no filme The Makinf of A hard day’s night. 

Os Beatles gravaram You can’t do that 4 vezes pra radio BBC em 1964. Se tornou parte do repertorio ao vivo da banda naquele ano e era a segunda música do setlist, logo depois de Twist and Shout, durante as turnês americana e australiana. 

George Martin colocou um piano no dia 22 de maio, mas essa versao com o piano de Martin nunca foi usada. 

John cantou, tocou guitarra ritmica e solo. Paul tocou baixo, sino de vaca e fez backing vocals. George Harrison fez backing vocals e a guitarra solo numa Ricekbacker de 12 cordas. Ringo tocou bateria e congas. 

Foi regravada por Harry Nilsson, no seu primeiro album Pandemonium Shadow Show, de 1967. Ficou mais devagar. Foi o primeiro hit de Nilsson como performer. Chegou somente ao número 122 dos charts americanos, mas foi Top 10 no Canada. 

Nilsson se tornou no artista favorito dos Beatles. John Lennon dissse ter ouvido o disco Pandemonium Shadow Show por 36 horas seguidas quando recebeu uma cópia dada de presente por Derek Taylor. John entao ligou pra Nilsson pra dar os parabens pelo disco e começaram uma amizade que durou até o fim da vida de John. 

Em 1968, numa conferencia de imprensa quando foram formar a Apple Corps, perguntaram a John Lennon qual era o seu artista americano favorito e ele disse Harry Nilsson. Paul McCartney foi questionado da mesma forma e respondeu Harry Nilsson. 

As Supremes tambem fizeram uma versao em 1964 de You can’t do that. Danielle Licari em 1966, Vanilla Fidge, Andy Ellison, tambem fizeram uma versao dessa canção. Em 1991, The Bobs fizeram uma versao a cappella. The Punkies tambem fizeram uma versao, Amanda Overmyer cantou no American Idol, The Head Cat gravou em 2011 e Jim Schoenfeld gravou-a em 1972. 

A letra:

I got something to say that might cause you pain
If I catch you talking to that boy again
I'm gonna let you down
And leave you flat
Because I told you before, oh
You can't do that

Well, it's the second time I've caught you talking to him
Do I have to tell you one more time, I think it's a sin
I think I'll let you down (Let you down)
And leave you flat (Gonna let you down and leave you flat)
Because I've told you before, oh
You can't do that

Everybody's green
Cos I'm the one who won your love
But if they'd seen
You're talking that way they'd laugh in my face

So please listen to me, if you wanna stay mine
I can't help my feelings, I'll go out of my mind
I'm gonna let you down (Let you down)
And leave you flat (Gonna let you down and leave you flat)
Because I've told you before, oh
You can't do that, oh

(You can't do that
You can't do that
You can't do that
You can't do that
You can't do that)

Everybody's green
Cos I'm the one who won your love
But if they'd seen
You're talking that way they'd laugh in my face

So please listen to me, if you wanna stay mine
I can't help my feelings, I'll go out of my mind
I'm gonna let you down (Let you down)
And leave you flat (Gonna let you down and leave you flat)
Because I've told you before, oh
You can't do that

A versao original dos Beatles, de 1964:


A versao de Harry Nilsson, de 1967:


A versao das Supremes, de 1964:

domingo, 1 de junho de 2014

303 – Henry Mancini – The Pink Panther Theme (1964)


Escrita por Henry Mancini, foi gravada em 1963 pro filme The Pink Panther. Foi lançada como compacto simples em 1964, pela RCA Victor. O sax tenor foi tocado por Plas Johnson. A música ganhou tres Grammy Awards. 
 
Foi gravado originalmente em E menor e ficou famosa por sua uso diferente do cromaticismo que é derivado de uma escala menor Hungara (escala cigana/romana), que é aumentada em quarto e sétimo graus. 

Em 1988, a Tibou Toussaint Orchestra gravou uma versao no disco Sound of Movies: 20 Greatest Themes. Em 1993, Bobby Ferrin gravou uma versao única, feita no estilo acapella. Em 2006, Christophe Beck fez uma versao nova pra música. E em 2007, o saxofonista Dave Koz gravou uma versao pro seu album de clássicos chamado The Movies. 

A versao de Henry Mancini (ao piano) e sua banda, com Plas Johnson no sax tenor:


A versão acapella de Bobby McFerrin:


A versao de Dave Koz:

quinta-feira, 22 de maio de 2014

302 – Herman’s Hermits – I’m into something good (1964)


Escrita por Carole King e Gerry Goffin, foi feito famosa pelos Herman’s Hermits em 1964, apesar de ter sido lançada originalmente por Earl-Jean, das Cookies e ter chegado ao número 38 dos charts pop americanos em 1964. 
 
Mas pouco tempo depois, no compacto de estreia, os Herman’s Hermits lançaram e chegaram ao número 1 no Reino Unido, em 14 de setembro de 1964, ficando lá por duas semanas. Chegou ao número 13 nos Estados Unidos. Teve os arranjos do guitarrista dos Hermits Derek Lecknby. 

Herman’s Hermits lançaram sua versao no top da Invasao Britanica, ao mesmo tempo que Carole King e Gerry Goffin estavam com medo de ficarem obsoletos, uma vez que todos da Invasao Britanica escreviam suas proprias músicas. Foi bom pra todos os envolvidos. 

O vocalista dos Hermits Peter Noone gravou uma versao em 1988, que entrou no filme The Naked Gun: From the files of Police Squad. Em 2008, Brian Wilson dos Beach Boys gravou uma versao com Carole King. Marianne Faithfull gravou uma versao em 2002, chamando apenas de Something good. 

A letra:

Woke up this morning feelin' fine
There's something special on my mind
Last night I met a new girl in the neighborhood, whoa yeah
Something tells me I'm into something good
(Something tells me I'm into something)

She's the kind of girl who's not too shy
And I can tell I'm her kind of guy
She danced close to me like I hoped she would
(She danced with me like I hoped she would)
Something tells me I'm into something good
(Something tells me I'm into something)

We only danced for a minute or two
But then she stuck close to me the whole night through
Can I be fallin' in love?
(She's everything I've been dreamin' of)
She's everything I've been dreamin' of

I walked her home and she held my hand
I knew it couldn't be just a one-night stand
So I asked to see her next week and she told me I could
(I asked to see her and she told me I could)
Something tells me I'm into something good
(Something tells me I'm into something)
(Something tells me I'm into something, ahhh)

I walked her home and she held my hand
I knew it couldn't be just a one-night stand
So I asked to see her next week and she told me I could
(I asked to see her and she told me I could)
Something tells me I'm into something good
(Something tells me I'm into something)
Something tells me I'm into something good
(Something tells me I'm into something)
To something good, oh yeah, something good
(Something tells me I'm into something)
To something good, something good, something good


A gravação original dos Herman's Hermits, de 1964:



A versao de Brian Wilson com Carole King, uma das compositoras: 



A versao de Peter Noone, ex vocalista dos Herman's Hermits, de 1988 que saiu no filme The Naked Gun:

quarta-feira, 21 de maio de 2014

0105 – Can't buy me love - The Beatles (1964)




Escrita por John Lennon e Paul McCartney, foi gravada em 29 de janeiro e 25 de fevereiro de 1964, no Pathé Marconi, em Paris e nos estúdios Abbey Road, em Londres. Foi lançada em 16 de março de 1964 no compacto que tinha You can't do that como Lado B. Saiu também no disco A hard day's night, em 10 de julho de 1964. Foi número 1 no Billboard Hot100, ficando 5 semanas no primeiro lugar. Também foram número 1 no Reino Unido, na Suécia, na Nova Zelândia, Holanda, Irlanda e Austrália. Número 3 na Finlandia e Noruega. Número 5 na Bélgica. No Reino Unido, foi o quarto compacto mais vendido dos anos 60s. Foi escrita em um piano na suíte do hotel George V, em Paris. Foi composta na pressão após o sucesso de I want to hold your hand, que tinha chegado ao número 1 na América. Foi o primeiro hit dos Beatles sem as famosas harmonias vocais. A maioria foi gravada no dia 29 de janeiro. No dia 25 eles refizeram os vocais de Paul no final da canção e George Harrison refez o solo, embora o solo antigo possa ser ouvido no background. Ringo também adicionou algums cymbals no dia 25 de fevereiro. Foi a única canção em inglês que eles gravaram fora do Reino Unido. Can't buy me love conseguiu a proeza de ter quatro recordes no Billboard Hot100. 1) Foi a canção que teve o maior pulo de posições, pulando da 27a pra primeira posição. 2) Deu aos Beatles o terceiro número 1 seguidos. As outras duas foram I want to hold your hand e She loves you. Foi a única vez que um artista teve três primeiros lugares consecutivos nesse chart. 3) Quando Can't buy me love chegou ao número 1, em 4 de abril de 1964, os Beatles tinham os outros 4 primeiros lugares também. Twist and shout, She loves you. I want to hold your hand e Please please me, eram nessa ordem, as cinco primeiras canções do Billboard Hot100. Nenhum outro artista conquistou as cinco primeiras posições ao mesmo tempo. 4) Durante a segunda semana que Can't buy me love estava no topo, os Beatles tinham 14 canções no total, ao mesmo tempo, dentro do Billboard Hot100. No Reino Unido, terra deles, Can't buy me love foi o quarto número 1 e terceiro compacto a vender acima de 1 milhão de cópias. Vendeu 1.53 milhões de cópias até novembro de 2012. Em dezembro de 2018 ja havia se tornado o 35o maior sucesso de vendas de todos os tempos do Reino Unido. É a canção de número 295 da lista da revista Rolling Stone das 500 greatest songs of all time. Foi regravada por Ella Fitzgerald em 1964, entre outros artistas. Paul cantou e tocou baixo. John tocou violão. George Harrison tocou guitarra solo e guitarra de 12 cordas. Ringo tocou bateria.


Can't buy me love, love
Can't buy me love


I'll buy you a diamond ring my friend
If it makes you feel alright
I'll get you anything my friend
If it makes you feel alright
'Cause I don't care too much for money
For money can't buy me love


I'll give you all I've got to give
If you say you love me too
I may not have a lot to give
But what I've got, I'll give to you
I don't care too much for money
Money can't buy me love


Can't buy me love, everybody tells me so
Can't buy me love, no, no, no, no


Say you don't need no diamond rings
And I'll be satisfied
Tell me that you want the kind of things
That money just can't buy
I don't care too much for money
Money can't buy me love


Oww


Can't buy me love
Everybody tells me so
Can't buy me love
No, no, no, no


Say you don't need no diamond rings
And I'll be satisfied
Tell me that you want the kind of things
That money just can't buy
I don't care too much for money
Money can't buy me love


Can't buy me love, love
Can't buy me love, oh



A versão original dos Beatles:



A versao de Johnny Rivers, muito massa:



A versao de Michael Bublé:


 

quarta-feira, 7 de maio de 2014

300 – Gino Paoli – Sapore di sale (1963)




Sapore de Sale é provavelmente a canção de maior sucesso de todo o repertório de Gino Paoli, gravado em 1963. Foi arranjada pelo famoso Ennio Morricone

Foi lançado um disco de mesmo nome e o álbum inteiro, de acordo com o autor Poali, foi inspirada em sua relação com a atriz Stefania Sandrelli

O compacto se tornou um sucesso, graças à sua participação no famoso festival italiano de verão chamado Cantagiro, que agradou ao público em demasia.

A letra:

Sapore di sale,
sapore di mare,
che hai sulla pelle,
che hai sulle labbra,
quando esci dall'acqua
e ti vieni as draiare
vicino a me
vicino a me.

Sapore di sale,
sapore di mare,
un gusto un po' amaro
di cose perdute,
di cose lasciate
lontano da noi
dove il mondo è diverso,
diverso da qui.

Qui tempo è dei giorni
che passano pigri
e lasciano in bocca
il gusto del sale.
Ti butti nell'acqua
e mi lasci a guardarti
e rimango da solo
nella sabbia e nel sole.

Poi torni vicino
e ti lasci cadere
così nella sabbia
e nelle mie braccia
e mentre ti bacio,
sapore di sale,
sapore di mare,
sapore di te.


A versao original de Gino Paoli de 1963:



A versao de Rita Pavone:



Gino Paoli ao vivo em 2009:

1951 – Supertramp – Child of vision (1979)

  Escrita por Roger Hogson, foi gravada entre maio e dezembro de 1978 e lançada no disco Breakfast in America, o sexto disco da banda....